A Minha Mulher

A Minha Mulher Anton Tchekov

Resenhas - A Minha Mulher

Mari 08/09/2023

Na minha edição (é uma portuguesa da coleção Essenciais da Literatura), além do conto que dá nome ao livro, há outros três do autor.

A minha mulher, que é o mais longo, fala sobre uma crise conjugal. Há dois anos que eles vivem na mesma casa, mas em andares diferentes, levando vidas separadas, até que ele decide ajudar numa causa e a chama para participar, mas ele vai percebendo que não é querido. É interessante porque o personagem é descrito com uma virtuosidade exagerada, do tipo que leva uma vida seguindo todas as regras, sem errar, mas que em seu caso, isso o torna um misantropo aos olhos de sua esposa (e dos outros também rs).

O segundo conto é Um caso médico, que é curtinho, e fala de uma jovem que adoece de infelicidade por ser rica e não ter propósito na vida, além de não querer as obrigações que estão atreladas ao dinheiro.

O monge negro fala sobre um homem que via uma aparição que o convence do quanto ele é genial, mas as pessoas ao redor acham que ele está louco e começam a trata-lo. Só que o tratamento piora sua relação com os outros e o torna uma pessoa infeliz. É uma história interessante que nos faz pensar sobre saúde mental.

O último é A Noiva, que aborda basicamente uma jovem prestes a casar, que percebe que não é isso que ela quer da vida e tem o desejo de se libertar.

Em suma, são bons contos para conhecer a escrita do autor!