The 100

The 100 Kass Morgan

Resenhas - The 100

bibia 24/03/2021

Esse é um livro para ler se você é fã da série ou senta falta dela, porque da aquele gostinho do início.
Mas se você nunca viu ou não gostou, eu não recomendo. O livro fala que é uma distopia mas eu descreveria como romance, porque literalmente só tem casal na história toda e 1% sobre sobrevivência, é bem paradinho.
Eu li por causa do casal principal (Bellamy e Clarke) e não vou reclamar porque teve, além de umas falas maravilhosas. Mas não acho que o autor conseguiu expressar bem os sentimentos.
Thcylla 06/06/2022minha estante
Na série eles são um casal, no livro são? ///passei a série shipando eles

mafe 13/12/2020

chato
se vc quer ler achando que eh um livro bom simplesmente não leia
nath 13/12/2020minha estante
ai eu ja li esses livros, perda de tempo

Kenia 07/04/2015

"Mas a verdade é que as coisas mais bonitas são as que mais podem magoar."

Comecei a assistir a série "The 100" quando já estava na segunda temporada e assim, me apaixonei! Adoro distopias, todo mundo sabe disso, e assistindo que descobri que a série foi baseada nos livros. Decidi correr atrás dos livros e descobrir o que ele conta de mais interessante!
Essa é a minha resenha de The 100, Os Escolhidos é o primeiro livro da trilogia da escritora Kass Morgan, uma ótima leitura com muita ação, romance, e principalmente questões inteligentes quenos fazem pensar mais sobre a natureza humana.

Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

"Os humanos tinham abandonado a Terra em seu momento mais sombrio; ela não se importaria com quantos morreriam tentando retornar."

O planeta Terra foi assolado por uma guerra nuclear, o que o deixou inabitável. Os poucos sobreviventes conseguiram se salvar embarcando em uma gigantesca nave espacial. Nessa gigantesca nave, há três estações principais chamadas Phoenix, Walden e Arcadia onde a população é dividida por castas, de acordo com suas condições financeiras.

Tudo nelas é rigoroso, como o controle de natalidade, pois não há espaço para todos. Qualquer crime cometido na nave é punido com a morte e caso o indivíduo seja menor de idade, este é confinado até que complete 18 anos para ser julgado ou executado.

Os governantes da nave decidem então enviar para a Terra 100 desses jovens delinquentes, que estão aguardando na fila para a execução, com o objetivo de saber se a ela pode ou não ser habitada novamente.

"Esse era o problema dos segredos - você tinha que carregá-los consigo para sempre, independentemente do custo."

O livro é narrado em terceira pessoa e podemos ver a história e os acontecimentos pelo lado de quatro personagens: Clarke, Wells, Bellamy e Glass.

Clarke é filha de dois médicos muito importantes na colônia, que infelizmente foram executados. Ela estava em treinamento para ser médica, mas acabou no confinamento. Quando chegam a Terra ela fica responsável por cuidar dos feridos.

Wells é filho do Chanceler da nave. Ele queimou a única árvore que existia na colônia, só para ir para a Terra e proteger Clarke – sua ex-namorada. Quando chegam a Terra o seu espírito de liderança vai se afirmando e ele ajuda a organizar tudo.

Bellamy também cometeu uma loucura para poder estar na missão com o intuito de proteger sua irmã Octavia.

Glass ao contrario de Wells e Bellamy, conseguiu fugir da nave antes que fosse mandada para Terra, e fez tudo isso para poder ficar junto de seu grande amor Luke. É através dela que ficamos sabendo de tudo que acontece na colônia.

"Você precisa se permitir ser feliz. Se não fizer isso, de que adianta qualquer coisa?"

A historia parece algo simples: um grupo de 100 jovens delinquentes que vivem no espaço, pois a Terra está imprópria para habitação por motivos de radiação, são escolhidos para a missão mais importante da nave, descobrir se já é possível viver na Terra. É claro que quando eles pousam e se dão conta do que realmente está acontecendo a coisas ficam mais complicada. Além da complexidade de descobrirem como sobreviver nessa nova Terra, eles tem que aprender a lidar com seu passado e seus próprios segredos, traições e suas mentiras.

"Pessoas boas podem cometer erros. Isso não quer dizer que você deixa de se importar com elas."

Como fã da série, não deixei de me empolgar com o livro e comparar o que acontece no livro e o que é exibido na série de tv. Eu adorei as narrativas dos quatro personagens, principalmente do Bellamy e da Glass. Na série e no livro a Clarke possui as mesmas atitudes, o que dá muita raiva ás vezes, ela é uma personagem bem chata!
Na série, ela chegou a namorar o Wells quando estava na colônia e parecia ser muito apaixonada por ele. Mas quando chega na Terra, as coisas mudam. Ela o trata muito mal, o culpando pela morte de seus pais. Ele a salva, e os sentimentos voltam. Wells faz outra coisa que a deixa chateada e ela volta a trata-lo mal. O que resulta em seu interesse repentino pelo Bellamy.
Bellamy é o típico bad boy do bem. O personagem mais fiel, tanto na série quanto no livro e de longe o meu preferido. De espírito aventureiro e sempre disposto a salvar sua irmã, Octavia, são as melhores narrativas.
E tem a Glass, que é a parte fofinha da história. Foi bacana saber mais detalhes da colônia e como funcionava as regras e punições. Mas além disso, foi ter a leveza nesse mundo caótico!

Para aqueles que assistem a série, há possibilidades de não curtirem o livro, pois a adaptação é bem diferente e alguns personagens do livro não existem na série e outros não existem no livro e são os principais na série.
E quem espera um livro cheio de ação e adrenalina, vai se decepcionar. Esse primeiro livro é mais emocional, ele foca nos dramas pessoais dos personagens. Ação mesmo só nos últimos capítulos. O final te deixa desesperado para ler mais. Por isso que já comecei a ler "Dia 21"!

Aos que se interessaram na resenha e despertou a curiosidade de assistir a série, segue o trailer da adaptação para a tv que eu super recomendo! A série foi renovada para uma terceira temporada.

Mariana.Oliveira 20/06/2020minha estante
Como eu leio n consigo?

bobbie 23/09/2018

Leitura leve e despretenciosa
Como era de se esperar, a série não é 100% fiel ao livro que lhe deu origem. Elas nunca são. O livro tem uma pegada mais leve, mais romântica, mais "adolescente". Há tramas mais romantizadas do que na série, que tem uma pegada bem mais tensa e sci-fi. Há, no livro, alguns personagens não existentes na série, bem como flashbacks que mostram ao leitor o passado desses personagens. Por sua vez, a série também tem personagens que sequer aparecem no livro. Contudo, essa análise é muito rasa. A trama do livro consegue instigar o leitor e prender sua atenção e, por ser de leitura leve e fluída, certamente conquista aqueles que têm dificuldade de manter um ritmo de leitura frequente. No geral, trata-se de uma série que se inicia de maneira muito instigante e promete bons momentos de entretenimento.

barb 20/03/2022

nada parecido à série, mas adorei demaissss!!!! recomendo a TODOS!! leiam é incrível, que amorrrrrrrrrr

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 10/11/2016

JÁ LI
O que me levou a ter interesse por esta obra foi a premissa da estória, com cara de ficção-científica: após 300 anos de um apocalipse nuclear, os seres humanos vivem em uma nave que vaga pela galáxia, esperando que a Terra volte a ser habitável para que eles retornem para o mundo de seus antepassados. Nesta nave, há uma estrutura governamental que zela pelas leis, costumes, regras, classes sociais e economia do lugar, assim como perpetua as memórias do que havia na Terra antes do seu aniquilamento. Ao contrário do que li por aí, esta obra não é uma distopia, e sim, uma ficção-científica YA e, com esta observação, vamos em frente.

A estória é narrada em terceira pessoa e os capítulos se alternam entre os pontos-de-vista das personagens centrais da trama: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Eles são quatro dos cem escolhidos para retornar à Terra e checar se ela pode ser habitada novamente. Estes escolhidos são, na verdade, presidiários da Nave, senteciados à morte por crimes cometidos antes dos 18 anos. Eles poderiam receber um perdão quando completassem a maioridade, mas o Governo precisava de seres humanos para testar a atmosfera da Terra e, uma vez que eles são considerados o lixo de sua sociedade, estes cem presidiários são colocados numa nave e forçados em direção àTerra.

Clarke era uma médica em treinamento antes de ser presa. Wells é filho do Chanceler da Nave, Chanceler este que exerce um papel semelhante a de um Presidente. Glass é uma garota rica (da parte chamada Phoenix da Nave) que se apaixonou por um rapaz da parte pobre (chamada Walden), Luke. Bellamy é o único que não deveria estar na Terra pois ele não estava confinado anteriormente, e sim, ele invade a missão para salvar sua irmã, Octavia. Glass se aproveita do tumulto que Bellamy causou para entrar na missão e foge para ficar ao lado de Luke.

Kass Morgan não nos conta, logo de cara, os crimes cometidos por cada uma das personagens. Ela alterna momentos do presente com flashbacks de suas experiências antes da Colônia (a prisão da Nave). Particularmente, achei que estes flashbacks foram mal posicionados ao longo do enredo, pois eles começam tão "de repente" nos capítulos que, se estamos um pouco desatentos na leitura, nos perdemos no que está acontecendo. Acredito que o editor pudesse ter sugerido algum tipo de diagramação para ressaltar os flashbacks e dividí-los dos momentos presentes. De qualquer forma, este clima de mistério e de segredo que permeia a leitura é bastante interessante, pois queremos saber o que aqueles adolescentes fizeram para merecerem a pena de morte.

Ao chegarem na Terra, Bellamy, Wells e Clarke enfrentam uma série de dificuldades, principalmente relacionadas à saúde e à ausência de medicamentos. Além disso, a missão lhes proveu suprimentos para apenas um mês e os cem escolhidos precisam encontrar maneiras de sobreviver na Terra que, então, descobriu-se estar habitável novamente. Glass, ao fugir, conta ao leitor o que está acontecendo na Nave, fornecendo a perspectiva complementar da obra.

A leitura, apesar de fluida e criativa, não me agradou. No fundo, este é um livro de amor, e não de ficção-científica e, por isso, me decepcionei. Digo que é uma estória de amor pois é este sentimento que move todas as personagens: Clarke e seu amor pelos seus pais, por Wells e pela amiga Thalia; Bellamy com seu amor por Octavia; Glass e Luke; Wells e seu amor por Clarke. Seria muito mais interessante se Morgan tivesse pensado em personagens mais heterogêneas, com motivações e objetivos diferentes entre si, o que também traria mais conflitos à obra. Desta forma, achei um livro meloso, que pecou por não aproveitar seu enorme potencial de aventuras, fantasia e scifi, desperdiçando uma excelente premissa.

Quando disse no início que este livro não se trata de uma distopia, é uma consequência desta falta de aprofundamento da estória. O Chanceler e o Governo não são explorados a ponto de tornarem-se totalitários e opressivos como uma (boa) distopia pede. Logo, em vez de escrever uma ficção-científica, Kass Morgan poderia ter caminhado na direção de uma distopia, o que também não o fez. Assim, minha sensação é de que este livro é mais uma estória de amor adolescente, apenas com um pano de fundo diferente.

Não é uma leitura que eu recomendo e não pretendo continuar a trilogia, que prossegue com 21 Dias e De Volta.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/11/ja-li-28-100-os-escolhidos-de-kass.html

bendtherules 19/09/2020

if you are waiting for something like the tv series, it's not like it. I think the only thing that's equal is that in both of them they go to earth, besides that it's hard to find similarities.

ferds 03/10/2021

não importa quantas vezes eu leia esse livro, sempre vou sentar como se fosse a primeira vez. Sim, não tem como comparar com a série, o livro em muitos momentos ficou parado, mas o final? só aquela frase do wells me deixa toda arrepiada. Pelo menos os bellarke stan são felizes.

Nathália 19/06/2015

The 100
Sinopse: "Ever since a devastading nuclear war, humanity has lived on spaceship fas above Earth's radioactive surface. Now, one hundred juvenile delinquents are being sent on a dangerous mission: to recolonize the planet. It could be their second chance at life... or it could be a suicide mission.
Clark was arrested for treason, though she's haunted by the memory of what she really did. Wells came to Earth for the girl he loves - but will she ever forgive him? Bellamy fought his way onto the transport pod to protect his sister, and Glass managed to escape, only to find that life on the ship is just as dangerous as she feared it would br on Earth.
In a savage land, the hundred must fight to survive. They were never meant to be heroes, but they may be mankind's last hope"

Resenha: Comecei a assistir a série, de mesmo nome, quando já estava na metade da segunda temporada. Ainda nos primeiros capítulos me interessei bastante pela história ( que eu não duvido nada que possa acontecer).
Quando cheguei quase na metade da segunda temporada resolvi procurar um pouco mais sobre a série. Acabei descobrindo que a série é baseada numa trilogia. Logo comprei os livros e tive diversas reações.
Primeiro: Se você pensa que vai encontrar no livro uma retratação perfeita da série, e vice versa, está enganado. Logo nas primeiras páginas é possível notar a diferença. Não que eu me incomode com isso, até acho um ponto bom. Os leitores e espectadores não tem ideia do que pode acontecer. Na série, assim como no livro, é possível se deparar com personagens diferentes, acontecimentos "fora de ordem", relações entre personagens diferentes, e por ai vai.
Segundo: Esperava um pouco mais de ação nesse livro, mesmo que sendo o primeiro. Acho que por conta da série, que tem sempre algo acontecendo, algum problema pra resolver, ou até mesmo coisas que sempre dão errado. Senti um pouco a falta desses aspectos no livro. Esse primeiro é mais introdutório. Você conhece um pouco do passado dos personagens, personalidades, os motivos por quererem ou não irem pra terra etc.

Adoro a escrita com diferentes personagens. Até porque era meio que impossível manter a história em dois lugares diferentes (Terra e na Colonia) com apenas um personagem. A Autora também se apoia na cronologia, mudando entre passado e presente a gente pose entender melhor o rumo que as coisas tomara, porque os personagens principais acabaram presos etc.
Minha personagem preferida continua sendo a Clark. Mesmo que no primeiro livro ela seja um pouco chata. Adoro essa personalidade forte que ela tem, mesmo que muitas vezes ela fique sufocada por sempre querer colocar as pessoas em primeiro lugar. Ao mesmo tempo alguém que só quer ter uma vida normal, ou pelo menos sobreviver.
Enfim, curti o livro, só esperava um pouco mais de ação e menos "romance", porém, creio o segundo será recheado de conflitos, mortes, ação simplesmente porque - "The hundred might have been the first humans to set foot on the planet in three centuries, but they weren't alone. Some people had never left."

Michela.Cantarini 25/07/2019

Definindo expectativas...
É uma leitura leve e muito gostosa. Quem tem a expectativa de ser fiel ao seriado, pode se decepcionar, pois logo no início já dá para perceber que os rumos são bem diferentes, o que não tira o brilho nem dos livros e nem da série.