Memórias da Emília

Memórias da Emília Monteiro Lobato

Resenhas - Memórias da Emília

Bianca 04/10/2023

Leitura em família
Um livro lindo com as histórias da bonequinha do Sítio do Picapau Amarelo, suas memórias (até mesmo as inventadas por ela).

Esse exemplar tem muitas figuras/ilustrações que cativam, por aqui a criança de 4 anos amou conhecer as memórias da boneca Emília.

OtAvio129 16/05/2023minha estante
Me segue?

OtAvio129 16/05/2023minha estante
Rosângela

Marlisom 27/04/2023

"O que eu, Emília, quero dizer é que o amor não se mede por tamanho, nem por idade, nem por espécie.
O amor é uma coisa esquisita, que nasce do nada e cresce porque sim"

soso â 26/03/2023

Não é bom, mas não é ruim ???
Sei lá o que pensar, eu li ele para um trabalho de escola.
Única consideração é que não sou grande leitora de clássicos, por isso esse tipo de história não me atrai tanto quanto outras.

Thay 24/09/2022

nunca tinha lido nada do monteiro lobato e do universo do sítio do Pica-Pau amarelo. achei muito divertido acompanhar as memórias de emilia, mas foi tenebroso perceber o quanto de racismo existe na personagem emilia. não dela né, do próprio autor. é incrível como muita gente ainda diz que lobato não era racista.

vou deixar aqui alguns trechos que são auto explicativos:

"Burrona! Negra beiçuda! Deus que te marcou, alguma coisa em ti achou. Quando ele preteja uma criatura é por castigo" (p.105)

"Só não compreendo por que Deus faz uma criatura tão boa e prestimosa nascer preta como carvão" (p.147)

"É verdade que as jabuticabas, as amoras, os maracujás também são pretos. Isso me leva a crer que a tal cor preta é uma coisa que só desmerece as pessoas aqui neste mundo." (p.147-148)
fariaxt 26/09/2022minha estante
caraca q pesado

Tinna 30/04/2022

Encantador!
Emília é uma personagem querida da nossa literatura, e quando ela resolve contar suas memórias, recebemos de presente momentos de sonho, diversão e filosofia.

A danadinha coloca Visconde para escrever a maior parte do livro! São duas histórias principais: a do anjinho de asa quebrada que Emília trouxe para o sítio e da viagem dela, Visconde e do anjinho à Hollywood.

Monteiro Lobato faz críticas à sociedade da época através dos comentários de Emília. Deve-se ter em mente que o livro foi lançado na década de 1930 e que a democracia engatinhava ainda no Brasil. Apesar da abolição da escravatura, a transição foi lenta. É necessário ver a linguagem de Emília para falar sobre Tia Nastácia nesse contexto.

Uma leitura agradável que proporciona bons momentos de reflexão!

Mi 16/03/2022

Nada demais
Parece um título bem ruim né, mas estou referindo a leitura feito por uma adulta... Li com os meus alunos e acredito que para eles a história gerou curiosidade, ainda que pouca.
Já para mim, não surgiu grandes efeitos, mas ainda é um história bem escrita, por um autor que eu gosto muito.
Ainda quero reler Chave do tamanho, um livro que li na infância e amava!

Leticia2449 04/01/2022

Esse livro é incrível, já li pela 3 vez e sinceramente me sinto encantada toda vez que leio. Amo livros de fantasia e esse com certeza é meu preferido. Eu recomendo muito!

Tori 17/09/2021

Essa é uma boa leitura para passar o tempo e eu aproveitei bastante quando criança. A história é bem interessante e rápida de ler.

Vini Dias 11/09/2021

Livro maravilhoso, basicamente uma continuação de Viagem Ao Céu. Adoro todos os personagens, a história é maravilhosa.

Lissa 23/05/2021

Literatura infanto juvenil
Um livro infantil que dá para fazer debate e fazer as feias raciocinarem sobre o racismo. Afinal o monteiro Lobato colocou neste livro diversas frases racistas. Bom livro!

Diego 16/05/2021

A principal personagem do Sítio
Emília é a principal personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, isso todos sabem.
Estas memórias são uma saborosíssima sequência de historinhas que, marcadas pelo tempo, trazem uma boa quantidade de reflexões filosóficas. Uma espécie de introdução muito sutil à filosofia para as crianças leitoras.
Não perca!

Rodrigo 10/11/2020

Uma viagem ao mundo da imaginação
Memórias de Emília, livro de Monteiro Lobato, foi publicado em 1936.

Com capítulos curtos, a boneca Emília designa o Visconde de Sabugosa para escrever grande parte das aventuras que viveu no Sítio do Pica Pau Amarelo.

Filosófica em alguns trechos, compara a vida a um rosário de piscadas. "Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre".

Rica em imaginação, apresenta-nos a personagens da literatura infanto-juvenil mundial, como Peter Pan, Capitão Gancho, Alice, Popeye, Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança, a atriz de Hollywood Shirley Temple.

Mas, infelizmente, traços preconceituosos são verificados em sua obra, merecendo atenção especial para explicar como a sociedade lidava com a emancipação do negro após anos do fim da escravidão na década de 30 do século passado, sustentados por teorias eugenistas de que o negro era inferior ao branco em termos de aprendizado.

João Pedro 15/10/2020

Memórias (Nem tão verdadeiras eu diria) da Marquesa de Rabicó.
Um ótimo livro para crianças. O livro mostra Emília escrevendo suas memórias, ou melhor, o visconde escrevendo! Onde ela conta principalmente a história de um anjinho.
O livro é cheio de personagens de outras histórias famosas, e cheio de ideias filosóficas e doideiras da Emília as quais fazem agente refletir um pouco, levando-nos a ver um outro
lado das coisas.

"Bem sei que tudo na vida não passa de mentiras, e sei também que é nas memórias que os homens mentem mais. Quem escreve memórias arruma as coisas de jeito que o leitor fique fazendo uma alta ideia do escrevedor. Mas para isso ele não pode dizer a verdade, porque senão o leitor fica vendo que era um homem igual aos outros. Logo, tem de mentir com muita manha, para dar ideia de que está falando a verdade pura." EMÍLIA