Filosofia do Turismo

Filosofia do Turismo Alexandre Panosso Neto

Resenhas - Filosofia do Turismo

Humberto 19/08/2009

Colocando a ênfase no turista
Panosso Netto é um autor que vem se destacando nas reflexões turísticas; e este seu livro vem para valorizar o papel do turista e suas representações sociais, o que, em última instância, subjetiva o processo de deslocamento.

Embora o capítulo 2 (Fases teóricas do turismo) seja apenas uma contextualização, ou melhor dizendo, um "abre-alas" para a parte II (A fenomenologia), eu o considero uma das melhores partes do livro, pois apresenta um resumo das diversas correntes e pesquisadores em turismo.

No entanto, julgo que o autor foi muito neutro em suas discussões deste capítulo 2: ao revisar e categorizar as correntes/pesquisadores, o autor se esquiva de nos mostrar possíveis complementos/distorções/incoerências entre as diversas formas de se pensar a atividade turística (por exemplo: qual as relações entre Raymundo Cuervo, Salah-Eldin Abdel Wahab e Neil Leiper? ou entre Krippendorf e Jafar Jafari?)...E, se o autor não faz, este papel acaba à cargo do leitor, o que não deixa de ser uma excelente reflexão e exercício intelectual.

Daniel de Ponte 12/06/2009

Muito bom!!!
O livro traz uma abordagem diferente do fenômeno turístico por meio do estudo de quem faz turismo: o turista.
São idéias fascinantes com uma nova ótica que abre a mente para quem quer estudar ou entender um pouco mais esta atividade.
Recomendado!