As Deusas e a Mulher

As Deusas e a Mulher Jean Shinoda Bolen

Resenhas - As Deusas e a Mulher

Cibeli Sebajes 23/08/2020

Qual Deusa habita em você?
Ótimo livro com uma escrita fluída, até mesmo quem não possui uma base da abordagem junguiana não terá dificuldade na leitura, abordagem a qual a autora inclusive propõe um olhar além. Para as mulheres que estão abertas a transformação (e homens que querem entender melhor as mulheres que convivem) é um livro com poder transformador também, durante a apresentação dos arquétipos das 7 deusas contempladas no livro haverão momentos de identificação, o que torna a leitura ainda melhor e deixará aquela sensação de que se ganhou algo para além do prazer de ler.

raskova 02/09/2020

nada como ler um livro e enxergar sua imagem refletida, principalmente quando a autora pinta essa imagem literalmente através de arquétipos de deusas gregas. eu dou muita porrada em certas caraterísticas minhas, e nessa eu acho que acabo perdendo o todo de quem eu sou. meus defeitos são tanto meus quanto minhas qualidades. deusas não são perfeitas - perfeição não existe. ou talvez exista justamente em todas as imperfeições que fazem sermos quem somos

Carla.Parreira 08/11/2023

As deusas e a mulher
As deusas são classificadas em: virgens, vulneráveis e alquímicas. As três deusas virgens são: A deusa da caça e da lua, Ártemis; a da sabedoria e das artes, Atenas; e a da lareira, Héstia, são consideradas deusas virgens, não por serem intocadas sexualmente, mas por serem independentes e ativas. Portanto, representam estas características nas mulheres. Virgem, significa ?não pertencente ao homem?, ou seja, não há dependência do homem e nem de sua aprovação. Por isso, não faz nada com a única finalidade de agradar a um homem, faz porque quer, porque sente que assim deve fazer. Ela segue sua própria escala de valores que não foram afetados pela coletividade. As mulheres com aspectos das deusas virgens são aquelas que sacrificam os relacionamentos com os homens para relacionarem-se mais profundamente consigo próprias. Mas cada uma das Deusas virgens tem sua peculiaridade.
Ártemis, apartou-se do convívio com os homens, e hoje podemos observá-la nas feministas convictas e nas mulheres extremamente rígidas e individualistas. Já Atenas, não se apartou e conviveu com os homens como uma igual; é a mulher atual que compete, lado a lado, profissionalmente, com os homens.
E Héstia é a que se retraiu e ficou sozinha. É a mulher que abandona a sua feminilidade assim evitando atrair o interesse masculino e se recolhe em tarefas diárias (acho que carrego esse arquétipo).
As três deusas vulneráveis são:
Hera, deusa do casamento e que representa a esposa; Deméter, do cereal e que representa a mãe; e Perséfone, do inferno, que representa a filha.
São denominadas de vulneráveis, pois foram vitimadas de alguma forma por deuses ou humanos. São deusas orientadas para o relacionamento, sendo motivadas pelas recompensas que o mesmo traz. Sua percepção e consciência são difusas, percebendo tudo ao seu redor. Portanto, estão atentas aos estímulos sensoriais que o meio oferece. São capazes de perceber o tom emocional de uma conversa ou ideia; são sensíveis e empáticas com os outros.
Hera foi a esposa ciumenta de Zeus; muito vingativa com as deusas, com as mortais, ou com os filhos que Zeus teve fora do casamento, mas jamais com o próprio Zeus. As mulheres tipo Hera são aquelas que almejam e sonham com o casamento; não lhes bastam relações informais. Todo o ritual da cerimônia de casamento é imprescindível. São fiéis e capazes de suportar dificuldades com o marido. São dependentes do marido e por isso tendem a transferir a culpa deles para outrem. Quando traídas a reação é de pura raiva vingativa. Para elas, a outra é a 🤬 #$%!& , a sem-vergonha, a desqualificada, não importando se esta outra foi vítima de sedução.
Deméter foi a mãe de Perséfone, raptada por Hades e levada aos infernos. Deméter não descansou até encontrar e ter a filha de volta. Ela é a responsável pelos chamados Mistérios de Elêusis, os mais sagrados e importantes rituais religiosos da Grécia antiga. As mulheres Deméter são as mais passíveis de sofrerem a síndrome do ?ninho vazio? e intensa solidão, levando-as a fortes crises depressivas, pois toda a realização está no desempenho do papel de mãe. Elas não se desenvolveram, não cresceram enquanto viviam para serem mães. Outra característica é seu lado de não permitir que os filhos ?cresçam?. Elas dificilmente os incentivam a tornarem-se confiantes, seguros e com autonomia.
Perséfone foi adorada como deusa ou rainha do Inferno, ou como Coré (jovem garota). Foi raptada por Hades, e com a ajuda de Hermes (deus mensageiro) saiu do Inferno e pode reencontrar a mãe, passando a viver com ela em dois terços do ano e um terço viveria com Hades. As mulheres do tipo Perséfone são de pouco agir, pois são conduzidas pelos outros, não sabem o que querem ou para onde vão. Fazem de tudo para agradar a mãe, são as boas meninas, obedientes, cautelosas, recatadas, passivas e dependentes. Possuem fortes tendências para a mentira e manipulação (para evitar o confronto ou a raiva do outro), como também para o narcisismo. Elas fazem de tudo para se adaptarem, posteriormente, aos desejos de um homem. São do tipo mulher-criança combinando forte poder de atratividade e ingenuidade. Muitas vezes, sua sexualidade está adormecida, há falta de paixão, de emoção, parecem esperar pelo "príncipe encantado" que virá acordá-las, ou são sexualmente não responsivas que se sentem estupradas ou submissas quando fazer amor.
Afrodite é a deusa alquímica por seu grande poder de transformação pois, simboliza o poder transformativo e criativo do amor. Afrodite é a deusa do amor e da beleza.
Teve vários relacionamentos eróticos com deuses e com mortais. Enquanto arquétipo rege o prazer do amor, da beleza, do sexo e da sensualidade. Ela, também, representa a composição harmoniosa entre os aspectos das deusas virgens e das vulneráveis. Não é vulnerável pois jamais sofreu, seus relacionamentos eram correspondidos, e, não é virgem pois valorizava as experiências emocionais e os relacionamentos, mas não como permanentes e duradouros. Ela impregna de beleza e amor os relacionamentos, não apenas os sexuais. Ela permite a empatia entre as pessoas.
Ela visa seus próprios objetivos e interesses (consciência enfocada) sem abrir mão da receptividade ao outro. Ela pede pela conexão com o outro pois, sem essa conexão nada se cria e, portanto, não há transformação.
As mulheres do tipo Afrodite encontram dificuldades, principalmente, se este arquétipo for o dominante. Elas gostam de exercer seu poder de atratividade sobre os homens e se não estiver muito consciente, agirá conforme seus desejos e impulsos sem avaliar as consequências. As mulheres Afrodite se apaixonam com extrema facilidade, e é sempre para valer. Essas são as sete deusas e aproveitei o assunto para pesquisar na internet sobre os deuses e os homens. Vejamos os oito deuses que encontrei: Poseidon é o deus do reino das águas. Os mortais cujo perfil se assemelha ao de Poseidon costumam ser impetuosos e também dominadores. Traem, mas não toleram ser traídos.
No amor e no sexo, são apaixonados e se empenham em dar prazer ás mulheres. Eles não tem medo de expressar seus sentimentos, ainda que não durem muito, já que costumam ser aventureiros. Zeus é o Senhor do céu e da terra, era o principal deus do Olimpo. Por isso, os homens que exercem liderança e poder se identificam com ele. Casou-se sete vezes, a ultima com Hera, deusa ciumenta e vingativa. Teve dezenas de amantes inclusive algumas mortais, as quais seduziu, valendo-se de disfarces, do poder e da força. Prolífico, teve muitos filhos.
Homens desse perfil tem comportamento semelhante ao do deus que os inspira. São emocionalmente imaturos, não são bons amantes, em geral são egoístas em relação ao sexo, porque sua finalidade principal é a conquista. Normalmente, soa materialmente generosos, inclusive com gastos supérfluos.
Quando envelhecem é comum procurarem companhia feminina bem mais jovem. Hades é o irmão mais velho de Zeus e governava o mundo subterrâneo (dos mortos), também conhecidos como Hades ou Pluto (que quer dizer rico, já que o subsolo contém metais e sementes).
Homens desse perfil são introspectivos, reclusos em tudo o que fazem e se aplicam profundamente. Não trafegam bem no mundo dos exibicionistas e quando nele aparecem são tachados de estranhos. Quando escolhem uma mulher para companheira é comum que seja para sempre. Quase não são infiéis. Sexualmente podem ser ardentes ou abstêmios, já que seu comportamento sexual depende do entrosamento com a companheira.
Apolo é o filho favorito de Zeus, representava o equilíbrio e a temperança. Foi o pai de Asclépio, o deus da medicina. Homens com esse perfil são racionais e direcionados para objetivos claros. Para eles o trabalho e o mundo dos negócios são mais importantes do que as mulheres.
Eles escolhem com cuidado as parceiras, preferindo as de seu nível social e cultural. Intolerantes com a infidelidade, eles tem dificuldades em expressar sentimentos e podem amar uma mulher a vida toda sem jamais se declararem a ela. Ares é filho de Zeus e Hera, o deus da guerra, um tanto desprezado por conta de seu caráter belicoso e jeito rude. Sentimentalmente e emocionalmente desequilibrado, além de guerreiro, foi o principal amante de Afrodite (esposa de seu irmão Hefesto). Ciumento e vingativo, ele matou Adonis, jovem mortal por quem Afrodite se apaixonou.
Homens desse perfil são amantes por excelência, demostram ainda jovens o apreço pelas formas femininas e seus mistérios. Fazer amor para um homem com o perfil de Ares é um prazer físico, que envolve todos os sentidos. Incansáveis no sexo, adoram fazer a vontade das mulheres e só cultivam a amizade com homens, companheiros de boêmia. Quase nunca são fiéis, mas se forem traídos, podem cometer um crime.
Hermes é o deus da comunicação, filho de Zeus e Maia. Usava sandálias de ouro com asas, que lhe permitiam andar e voar, para entrar em todos os reinos. Precoce, inventivo e bem humorado, era, sobretudo, um grande sedutor.
Ninguém resistia ao seu charme e lábia. Eterno adolescente, permaneceu solteiro, mas teve vários filhos, entre eles, Hermafrodito, com a deusa Vênus (Afrodite). Homens desse perfil são irresistíveis e isentos de preconceitos, inspiram confiança graças a seu jeito moleque e amigável. Suas relações (de amor e de amizade) são superficiais, pois não conseguem se ligar a ninguém profundamente.
Sabem como agradar uma mulher, cumprindo todos os rituais que tornam o encontro inesquecível. Assim como não se comprometem, nunca terminam um relacionamento.
As mulheres é que se cansam da sua indefinição. Hefesto é o filho desprezado de Zeus e Hera. Apreciador da arte e da beleza, foi casado com a mais exuberante de todas as deusas, Afrodite, que o traiu com o irmão, Ares. Também se interessou pela deusa Atena, que o rejeitou. Homens desse perfil são reclusos e devotados ao trabalho, mas não necessariamente as artes.
Muitos são cirurgiões, arquitetos, operários especializados, etc. Tímidos, só abordam uma mulher se seguros de sua aceitação. Quando amam são fieis, embora não dediquem muito tempo a relação. Sexualmente ardentes valem-se da sua criatividade para inventar jogos amorosos. Apesar disso, passam longos períodos sem sexo. Dionísio é o filho protegido de Zeus e Sêmele, foi criado como menina para fugir da ciumenta Hera. Assim, conheceu o mundo feminino profundamente. Enquanto Apolo obedecia regras, Dionísio as transgredia. Viveu feliz com Ariadne, a mulher que amou, em uma constelação.
Homens desse perfil são libertários e exagerados. Eles levam as experiências afetivas e eróticas as últimas consequências. De sexualidade natural e intensa, eles adoram a alma e o corpo feminino, geralmente levando sua parceira ao êxtase. Podem permanecer fiéis a uma musa ou apaixonados. Para eles, o sexo pode ser uma forma de transcender o conhecido. Bem, por hoje isso é tudo. A vastidão dos personagens da mitologia grega é praticamente infindável.

Naturopata 16/07/2023

Esclarecedor e completo
Uma leitura muito rica especialmente para quem está iniciando o estudo sobre os arquétipos das deusas e como isso influencia na nossa vida moderna.
Cada capítulo mostra de forma muito profunda os aspectos relacionados desde a infância até a vida adulta.
Gostei muito!