Livre

Livre Cheryl Strayed

Resenhas - Livre

Lorayne.Stinguel 25/03/2024

Assisti o filme antes e quis ler o livro. A jornada, as descobertas, o sofrimento e a resiliência foram maravilhosos. Às vezes, realmente precisamos nos esvaziar completamente para começarmos a nos encher de coisas boas.

Fenrir 06/02/2024

Um best-seller para autoconhecimento
Não é um livro de auto ajuda mas, como tbm sou trilheiro consigo entender bem os conflitos internos e descobertas que a autora foi passando durante o trekking, aqui como sempre, o livro melhor que filme! Mais detalhes em todo o seu processo de ?libertação?. Um livro que eu recomendo principalmente para as mulheres pois, vcs são capazes!

Adriana1161 26/01/2024

O despertador muitas vezes é solitário.
Após a perda da mãe e de seu divórcio, Cheryl Strayed decide, através de uma longa trilha, ir ao seu próprio encontro, uma jornada de autoconhecimento, reflexão e cura. Um livro inspirador e que nos leva a grandes questionamentos. Super recomendo.

Ana Seerig 21/01/2024

Para provocar autorreflexões
Assisti o filme "Livre" em um voo imenso, não só porque ele atravessava o Atlântico, mas especialmente porque a razão da viagem tenha se perdido dias antes. Minha cabeça tava longe e o único motivo para eu escolher esse filme foi a atriz. Gostei tanto que, anos depois, encontrei o livro no sebo e o comprei sem pensar - mesmo não simpatizando com livros com capa de filmes.

Quase cinco anos depois, resgatei o livro na estante para fugir ao máximo do que li nos últimos anos: foram as férias que não tive durante as férias. A narrativa da Cheryl não é um dramalhão nem um livro de autoajuda - é mais uma forma dela mesma digerir a caminhada que fez anos antes. Isso e muitos outros pequenos grandes detalhes fizeram com que eu me identificasse, em horas boas e ruins. Ela caminhou sozinha por três meses, eu fui para um país estranho e não fiz esforço nenhum para conversar com pessoas e fazer amigos - mas ainda assim os fiz.

Viajei muito sozinha no tempo de au pair e as reações eram as mais diversas: preocupação, estranhamento, pena - enquanto meu sentimento era um só: alívio. Então entendendo porque a Cheryl achou que fazer uma trilha imensa sozinha era a maneira mais óbvia de absorver anos difíceis, assim como conheço a sensação de confiar em um estranho e só minutos depois questionar a própria sanidade - além de reconhecer a sensação do cérebro acelerado quando um alarme interno dispara e você não tem para onde correr. Também reconheci a gratidão imensa pelos pequenos milagres do dia a dia e as autorreflexões que fazem com que tu declare ódio e amor pela mesma pessoa - além de questionar a própria sanidade.

Talvez nem todos que leiam sintam a mesma identificação, simplesmente porque nunca seguiram um impulso que soaria absurdo depois de dois minutos de reflexão. Talvez não entendam que, no fim, o medo maior é volta para onde se estava antes - medo de se acomodar outra vez ou de não se encaixar nunca mais.

Tô longe das minhas viagens solitárias e com os centavos contados, mas ler "Livre" me ajudou a lembrar da importância delas, que nem todo mundo cabe na vida tradicional da sociedade e que certas dores não vão embora, mas temos que aprender a conviver com elas.

Mariana.Bernhart 14/01/2024

Agradavelmente real
A leitura desse livro é um grande exemplo de experiência onde o foco é no caminho e não no destino. Acompanhar a jornada da Cheryl é reconfortante, real, imperfeito, emocionante, e por isso, inspirador.
Não posso negar, no entanto, que no meu coração Cheryl Strayed o tempo todo foi, na verdade, Lorelai Gilmore.

Fabispleao 31/12/2023

Uma das melhores leituras que fiz na vida. A caminha é realmente libertadora, você se encontra a cada página.

Sara 13/12/2023

Ser livre
O livro retrata um relato descritivo da vida de Cheryl, uma mulher que perdeu a mãe para o câncer há um ano, seu luto trouxe a ela um sentimento pesado que ela buscava de diversas maneiras contornar. Porém um dia ela decide fazer a trilha PCT sozinha, enfrentando diversos perigos e desafios, enquanto busca por seu próprio autoconhecimento e liberdade dos traumas e arrependimentos que a prendiam.

O livro tem descrições bonitas e bem detalhadas, me surpreendeu muito positivamente a respeito da protagonista, ela é única, mas comum, simples mas interessante. A história de vida dela é marcada por traumas e situações ruins, o que dá a motivação que ela precisa para seguir.

O defeito do livro existe no final desleixado, as ultimas páginas demonstram que a autora focou tanto no trajeto que não soube como finalizar a obra, resumindo em 5 parágrafos tudo que aconteceu na vida de Cheryl depois da PCT.

Por fim, recomendo o livro para quem gosta de leituras minuciosas, aventura e histórias comoventes de superação e relatos de vida.

Luci 11/12/2023

Comecei a leitura logo após assistir ao filme, o que acredito ter quebrado um pouco do encanto. A leitura não fluiu como eu esperava, e quando terminei a sensação foi a mesma que tive no fim do filme, de que Cheryl deu sorte da PCT no fim dessa jornada ter sido ao mesmo tempo seu purgatório e sua salvação.
Não fiquei com vontade de fazer a trilha e o conselho que fica no fim da leitura é de que é bem melhor seguir em frente e lidar com as perdas e desilusões da vida, do que se por em risco na PCT.
Como diria a Dory de Procurando Nemo "Continue a nadar!".

Felipe1503 28/11/2023

Essencial para quem viu o filme
Esse livro tem uma história fantástica de superação e de como aprender a se perdoar e a se amar. O contraste de passado e futuro prende a leitura, a tornando muito imersiva. Recomendo a todos que viras e gostaram do filme!!

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Impressionante
Narra a impressionante viagem de autodescoberta de Strayed. Após enfrentar tragédias pessoais e autodestruição, Cheryl decide caminhar mais de 1.600 quilômetros na Trilha do Pacífico, buscando cura e um novo começo. O livro relata suas experiências, desafios e reflexões ao longo dessa jornada transformadora, destacando sua determinação e resiliência para superar suas dificuldades pessoais. Cheryl Strayed utiliza a natureza selvagem como cenário para sua busca por redenção e sua história inspiradora cativa os leitores, lembrando a todos da capacidade humana de se reerguer após a adversidade.

Alan kleber 30/09/2023

Uma jornada de autoconhecimento e redenção
Este livro ousado e cru nos leva a uma jornada pela trilha acidentada da vida de Strayed, repleta de perdas, desilusões e desafios inimagináveis.

"**Livre**, de Cheryl Strayed, é uma obra notável que se destaca não apenas por sua escrita habilidosa, mas também pela profundidade dos dramas pessoais da autora que a inspiraram a embarcar em uma jornada de autodescoberta e redenção. Esta é uma narrativa corajosa e comovente que nos leva não apenas às trilhas acidentadas do Pacific Crest Trail, mas também às trilhas turbulentas da vida de Strayed.

Cheryl Strayed enfrentou desafios monumentais em sua vida. Ela perdeu sua mãe para o câncer quando tinha apenas 22 anos, um evento que deixou uma ferida profunda em sua alma. Esse luto insondável foi seguido por um divórcio doloroso e uma espiral autodestrutiva que a levou a experimentar drogas e relacionamentos tumultuados. A vida de Strayed estava desmoronando ao seu redor, e ela estava perdendo a si mesma.

Foi nesse ponto de desespero que Cheryl Strayed tomou uma decisão surpreendente: caminhar mais de mil milhas pelo Pacific Crest Trail, uma trilha desafiadora que se estende desde a fronteira do México até o Canadá. Ela não tinha experiência em caminhadas de longa distância, mas essa jornada se tornou um ato de coragem e uma busca por redenção.

A trilha torna-se um cenário majestoso, mas também implacável, para a autora enfrentar seus próprios demônios internos. À medida que enfrenta os desafios físicos da trilha, Cheryl Strayed também enfrenta os desafios emocionais de sua vida. O peso de sua mochila na trilha é uma metáfora brilhante para o fardo emocional que ela carregou consigo.

A escrita de Strayed é crua e honesta. Ela compartilha seus erros, suas fraquezas e seus medos com uma sinceridade que é comovente. Ao mesmo tempo, sua jornada pelo Pacific Crest Trail é descrita com detalhes vívidos que fazem com que o leitor sinta a poeira sob seus pés e o vento cortante em seu rosto.

**Livre** é uma história de resiliência humana, autoconhecimento e redenção. Cheryl Strayed nos mostra que, mesmo quando a vida nos lança à beira do abismo, há uma maneira de encontrar força interior para continuar. Este livro é uma inspiração para todos nós, uma lembrança de que, às vezes, precisamos nos perder no mundo para nos encontrarmos novamente."

Marília 23/09/2023

Gostei bastante desse livro pois mostra o processo de amadurecimento e cura da protagonista. Durante a caminhada várias questões dela são resolvidas.

Luc1l 22/09/2023

É ela: a rainha da PCT
Cheryl decide fazer a Pacific Crest Trail, uma trilha de 1770 quilômetros (s/ ter qualquer experiência em trilhas longas), pq essa trilha significaria não apenas 1 aventura extrema, mas tb seria a
última chance de se recuperar após o luto.
Vi o filme anos atrás e sempre quis ler o livro pra entender melhor a cabeça dela e foi absolutamente sublime (o filme é também muito bom mesmo!!!!) Vê-la enfrentando frio, medo, fome, exaustão, calor extremo, sede brutal e milhao de outras coisas foi angustiante (ainda + sendo mulher enfrentando tudo sozinha) - mas ela conquistou tudo. Definitivamente a Rainha da PCT!

p.s.: o filme faz páreo duro com o livro!!!! Atualmente tem na Star+

Natália Ranhel 13/09/2023

Quando vi o filme lembro que fiquei muito impactada e isso me deu vontade de ler a obra original.
Recentemente fiz minha primeira viagem sozinha, bem diferente da trilha PCT, mas esse livro foi a melhor companhia que poderia ter levado comigo.
Os pensamentos dela estavam muito alinhados com o meu naquele momento então senti como se fosse uma narrativa minha a cada página que lia.
Com certeza um livro inspirador.

Aline221 18/08/2023

Uma longa jornada e leitura.
Demorei mais de 2 anos para finalizar esse livro e essa demora me fez perceber que não sou mais apaixonada por livros físicos, pois só consegui terminar do Kidle.
Apesar de ter sido trilheira e por adorar esse estilo de vida não consegui achar a historia interessante a ponto de me apaixonar por ela e com isso demorei todo esse tempo para finalizar.
Finalizo realçando a força da personagem e sua coragem por ter feito algo tão inimaginável e vivido dias de auto conhecimento e cura. Serve para nos alertar de que se faz necessário sentir nossas dores, pois um dia elas vão nos curar de nos mesmos.