Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes




Resenhas - Como Eu Era Antes de Você


5434 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


MiCandeloro 29/04/2013

Extremamente emocionante! Uma lição de vida!
Olá pessoal, hoje vou falar sobre o livro Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Esse livro meio que chegou às minhas mãos por acaso. A Editora Intrínseca enviou uma lista de sugestões de lançamentos de livros que eu poderia pedir e dentre eles estava este. Fui procurar por ele no skoob e nada me chamou atenção, nem a capa (que de perto é linda, super delicada, com uma ilustração bem sugestiva e condizente com o tema), nem a sinopse, que me deu a impressão de ser uma história bem clichê e, para piorar, ainda não tinha nenhuma resenha escrita sobre ele, então não tinha a mínima ideia se iria gostar ou não. E por que ainda assim pedi para resenhá-lo? Sinceramente, não sei, mas foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, fazia tempo que não lia um livro tão emocionante e que não chorava tanto!!

Peço que desculpem pelo tamanho da resenha, foi muito difícil escrevê-la e colocar em palavras tudo o que senti ao lê-lo. Aliás, nada do que eu diga aqui será suficiente para descrevê-lo.

O que você faria se o amor da sua vida desistisse de viver? Lutaria por ele ou deixaria morrê-lo em paz?

Will e Lou são pessoas completamente diferentes. Viviam praticamente em universos paralelos. Will era um CEO de sucesso em Londres, ambicioso, rico, tinha uma namorada perfeita, digna de capas de revistas e adorava uma aventura. Vivia sua vida ao máximo!

Lou morava numa pequena cidade turística do interior que girava em torno de um Castelo histórico. Tinha 26 anos, trabalhava em um café, morava com os pais, tinha um namorado chamado Patrick e nenhuma ambição ou objetivo na vida.

Até que um dia eles são obrigados a sair de suas zonas de conforto e encarar uma realidade muito diferente. Will sofre um acidente e fica tetraplégico. Lou é demitida do café em que trabalhava há 6 anos e se vê sem emprego, sem experiência e sem qualificação, tendo que procurar por um emprego qualquer para ajudar nas despesas da casa.

O único emprego aparentemente para o qual ela seria apta a se candidatar era o de cuidadora de um tetraplégico. Mas ela não tinha experiência alguma como cuidadora, muito menos com "tetras". Mesmo assim acaba sendo contratada pela Sra. Traynor e é dessa forma que Will e Lou acabam se conhecendo.

Num primeiro momento Lou odeia o emprego. Will é muito hostil, amargo e agressivo com ela, mas Lou tenta aguentar firme pelo dinheiro. Aos poucos eles acabam se aproximando e construindo uma relação intensa de intimidade e amizade que se transforma em amor. Não somente no amor romântico, mas no amor verdadeiro, que rompe todos os obstáculos, que se flexibiliza, que vê beleza onde não há.

O problema é que Lou descobre que Will não só é um potencial suicida como deu um prazo de 6 meses de vida para os seus pais se despedirem dele e se acostumarem com a ideia de não tê-lo por perto para depois finalmente se suicidar na clínica Dignitas, na Suiça.

Lou fica chocada e arrasada com a notícia e tenta com todas as suas forças fazer Will desistir dessa ideia. Ela tem 6 meses para mostrar para Will que ele tem motivos para viver e ser feliz, e ela não está disposta a perder essa batalha. Será que ela irá conseguir? Leiam e descubram.

***

Como eu era antes de você é uma linda história de amor, não daqueles tipos de clichês que vemos por aí, em que os mocinhos se apaixonam à primeira vista e salvam e transformam suas vidas, com um lindo final feliz. Não!! O livro é o retrato fiel da vida, com todos os seus percalços e sofrimentos. A relação de Will e Lou é construída dia após dia e vai se transformando do descaso à profunda admiração e orgulho. Eles eram completos estranhos, mas adversidade da vida acabou aproximando-os e mudando por completo a trajetória de ambos.

Depois do acidente Will havia ficado muito infeliz. Ele tinha frequentes dores, infecções, limitações absurdas e dependia de todos. Além disso, tinha que lidar com olhares de descaso e piedade e com pessoas decidindo tudo por ele. Para alguém que havia sido cheio de vida, orgulhoso, cheio de opinião própria, era algo muito difícil de conviver e principalmente de se aceitar.

Como convencer alguém que está nessa condição de que é melhor continuar vivendo desse jeito? Quem tem o direito de dizer se devemos ou não morrer? A sociedade, o judiciário, nossos pais, Deus?

O livro traz como pano de fundo um tema extremamente delicado e polêmico: o direito de morrer. Eu nem sabia que essa clínica chamada Dignitas de fato existisse. Depois que terminei a leitura do livro fui pesquisar na internet e confesso que fiquei meio chocada com as informações que encontrei.

Durante boa parte do livro fiquei revoltada com Will e seus pais. Como poderia uma pessoa decidir tirar sua própria vida? Mas depois de certo tempo pensei: quem sou eu para julgar? Nunca passei por uma situação dessas e não tenho a mínima noção do sofrimento de um deficiente físico. Realmente vale a pena manter uma sobrevida nesse estado, como o de Will? Bom, é algo que dá muito pano para manga. Pensem.

Como disse no início, chorei litros de lágrimas, não só porque a história é triste ou tão bem escrita que poderia ser uma história real, não só por ter tocado tão profundamente meu coração, não só por ter me feito enxergar como é dura à vida dos deficientes físicos e como pouquíssimos se importam com isso, não só por trazer lindas lições de superação, mas porque foi tristemente lindo ver como a vida de Will e Lou se transformou desde que se conheceram. Algumas pessoas entram nas nossas vidas apenas para mudarem o rumo delas, nos fazerem enxergar coisas que antes nem imaginávamos que existiam e isso é mágico!

O livro é muito gostoso de ler e li muito rápido, em um dia. Ele é predominantemente narrado em primeira pessoa por Lou, mas temos alguns esparsos capítulos narrados por outros personagens fazendo com que a gente conheça outros pontos de vista da história.

A história é tão real que algumas vezes parece que estamos lendo um diário ou espiando por uma fechadura a vida de outras pessoas. Ela poderia ter ficado maçante e arrastada por conter tantos detalhes, ser tão descritiva em algumas partes, mas não.

Leitura super recomendada. Um livro que muda nossa forma de encarar o mundo e nos faz pensar um bocado. Amei!

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2013/04/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html
Cris 07/05/2013minha estante
Mi...
Adorei a sua resenha... vc escreveu tudo aquilo que o livro quer passar...
Se eu não tivesse lido o livro, com sua resenha não teria pensado 2 vezes antes de começar a ler...
Parabéns!!!


MiCandeloro 07/05/2013minha estante
Oi Cris, fico muito feliz que tenha gostado! O livro é maravilhoso, né?! Beijão e obrigada pelo carinho.


Lucy 08/05/2013minha estante
Resenha excelente! Realmente é um dos livros mais emocionantes que já li !!!!


MiCandeloro 08/05/2013minha estante
Digo o mesmo Lucy, fazia tempos que não me emocionava dessa forma, que não chorava tanto!! Esse livro é uma lição de vida. Beijos


MiCandeloro 12/05/2013minha estante
Me senti como você Cah! Obrigada pelo carinho. Beijos e boa leitura.


rntgog 12/05/2013minha estante
Ia escrever a resenha mas a sua esta completa, nunca um livro mexeu com os sentimentos como esse, história perfeita, super bem escrita, me identifiquei muito com Lou, queria tanto um final diferente, só de pensar no final fico com os olhos cheios de água, lindo demais.


MiCandeloro 12/05/2013minha estante
Oi rntgog, fico feliz que tenha gostado da resenha e do livro. Nossa, nem me fale, torci até o último minuto por um final diferente, quase morri chorando.. Linda demais essa história, profunda e tocante! Beijos


Christies 14/05/2013minha estante
Não me recordo se eu deixei um comentário no seu blog, mas eu já tinha lido a sinopse e pensei, é quem sabe para quando eu não tiver vontade para ler outra coisa, mas quando li a sua resenha, eu realmente fui buscar o livro. O terminei ontem noite, e dormi chorando. Ainda estou com o rosto um pouco inchado, mas realmente é um livro emocionante.
E acho que nem sei se quero escrever uma resenha, ainda estou triste com todo o livro, e sua resenha resume bastante tudo o que estou sentindo. Bjs


MiCandeloro 14/05/2013minha estante
Oi Lyla, obrigada pelo recadinho e pelo carinho. Realmente entendo o que você está sentindo. Apesar de ter amado o livro, de ter me emocionado profundamente, também sofri demais e estou sentindo dificuldades até agora em engrenar numa nova leitura. Sinto falta de Lou e Will. Será que sou louca? hehe Tire um tempo para digerir a história e depois tente resenhá-la de uma forma mais distante, de repente. Beijocas e boa semana!


Izadora 27/05/2013minha estante
Acabei de ler livro. Comecei a ler por causa das recomendações, mas fui com um pé atras, achei a sinopse ruim, n me atraiu em nada.
Mas nos primeiros capítulos o livro me cativou, n me lembro de ter chorado lendo um livro, e esse copiosamente. É realmente uma lição de vida.
Como eu era antes de você entrou para lista dos meu livros favoritos.


MiCandeloro 27/05/2013minha estante
Oi Izadora, concordo com você. A sinopse não me cativou em nada e não tive o mínimo interesse em ler. Achei que fosse ser um outro livro bobinho e clichê. Nem sei porque acabei solicitando o livro para a Editora, mas ainda bem que o fiz, porque esse livro arrebatou meu coração. Por isso senti a necessidade de expor na resenha pormenores que não são apresentados na sinopse, para tentar seduzir as pessoas que assim como eu e você talvez não leriam o livro se dependêssemos apenas do que está descrito na sinopse. Sei que tem gente que não curtiu, que achou que soltei spoilers, mas na real não contei os principais acontecimentos, só quis fomentar a curiosidade dos leitores e demonstrar que esse livro tem uma história divina e profunda por trás e que merece ser lido. Fico muito feliz em saber que você gostou da história. Até hoje sinto falta do Will e da Lou.. hehe Beijão


Paula1921 29/05/2013minha estante
Em uma semana li 3 romances e 2 suspense.
E um dos romances foi este.
Simplesmente amei, chorei horrores e fique com este livro empreguiçado na minha mente, volta e meia me deparo lembrando da historia. Creio que ele vai causar em mim a mesma sensação nostálgica que o livro A Menina Que Roubava Livros.


MiCandeloro 29/05/2013minha estante
Oi Paula, esse livro é tudo né?! Fazia tempo que não chorava tanto. Fiquei dias remoendo a história e até hoje me pego pensando no livro e nos personagens. Me marcou fundo, assim como A Menina que Roubava Livros. Beijos


Geíza 31/05/2013minha estante
Descreveu exatamente tudo! Logo quando apareceu o nome "dignitas" eu fui pra internet pesquisar mas não tive muita curiosidade nos sites que encontrei. Achei que tudo daria certo e chorei tanto mas tanto... Estou chorando até agora. Ótima resenha!


MiCandeloro 31/05/2013minha estante
Olá Geíza, fico feliz que tenha gostado do livro. Também morri chorando. Quase nem acreditei em tudo que encontrei na net sobre o Dignitas, bizarro. Não sei muito o que pensar sobre isso. Obrigada pelo elogio. Beijos


Fran 04/06/2013minha estante
Li recentemente e AMEI!!! Realmente muda nossa forma de pensar, de olhar o mundo. Chorei horrores na última parte do livro... ainda bem q estava em casa. rs


MiCandeloro 04/06/2013minha estante
Realmente Fran, se você chorou o tanto que eu chorei, não ia ser divertido estar na frente de outras pessoas nessa hora.. hehe Fico feliz que tenha gostado do livro. Beijão


MiCandeloro 22/06/2013minha estante
Olá Caroline, eu me emociono só de lembrar do livro. Prepare-se porque muito mais lágrimas estão por vi :o( É realmente muito difícil falar de um livro desses, extremamente real e perfeito! Beijos e boa leitura.


May 04/08/2013minha estante
Adorei a sua resenha! Muito bem escrita, li ela antes (só o começo) e fui ler o livro.
Nem tenho palavras direito para descrever.. realmente é um livro emocionante! Chorei no final, como raríssimos livros me fazem chorar. É uma história que te faz pensar na vida de uma pessoa deficiente. E te faz pensar refletir sobre a história mostrada.
Quando li que ele iria se suicidar, pensei até o último segundo "por favor, não faça isso, você tem que sobreviver." E isso não foi possível, mas entendi.
Recomendo muito esse livro! Li em um dia também, realmente te faz querer mais, não dá vontade de parar e quando vê, já acabou e está chorando. rsrs.


MiCandeloro 04/08/2013minha estante
Oi May, obrigada pelo carinho. Fico feliz que tenha gostado da resenha e do livro. Esse livro marca a nossa vida de tal forma, né?! Impressionante a quantidade de emoções que ele nos desperta. Beijos e curta sua ressaca literária.. hehe


Ana 06/08/2013minha estante
Realmente é um livro que faz você pensar na vida, e que você se coloca no lugar da pessoa ! Amei a resenha, foi tudo que eu senti lendo o livro.
A muito tempo não lia algo que me tocasse, como esse livro, resenha maravilhosa!


MiCandeloro 06/08/2013minha estante
Oi Ana, que bom que gostou de ambos. Esse livro dá um tapa na nossa cara e nos acorda para a vida, né?! Muito bom!! Beijos


Mayara 09/08/2013minha estante
Realmente emocionante, lindo demais. Faz vocês olhar a vida com outros olhos, faz você realmente pensar sobre tudo. Se colocar no lugar dos personagens. Me apaixonei tanto por Will e Lou, que me senti tão envolvida com a história que não larguei o livro em um só segundo. Chorei tanto. Nunca tinha visto um livro como esse. Realmente depois dessa leitura, vou encarar o mundo de outro forma.
Adorei a resenha.


MiCandeloro 10/08/2013minha estante
Oi Mayara, senti tudo exatamente o que você sentiu, engasgo só de lembrar do livro. Que romance perfeito, tirei o chapéu para a Jojo. Curta a sua ressaca literária, porque provavelmente você vai ter.. kkk Beijos


Ludy Vieira 20/08/2013minha estante
Quando ouvi falar a 1ª vez deste livro através duma amiga, pensei "Ah legal, um romance clichê para ler no fim de semana". Como eu estava enganada!!
Não fazia ideia do que iria encontrar e a cada página eu me divertia com a Lou e sua autenticidade e o jeito sarcástico meio dark de Will!
É uma história de amor, direito de escolha, que nos faz pensar "O que estou fazendo da minha vida enquanto tenho saúde, enquanto posso vivê-la plenamente?"
Traz temas polêmicos também e pra ser sincera até hoje não tenho uma opinião certa sobre as escolhas de Will, afinal acho q foi isso q a autora quis passar: que não tem como saber qual é o verdadeiro sofrimento de uma pessoa no estado de Will a não ser que passemos pela mesma situação...
Pra mim, sem dúvida, foi um dos livros mais emocionantes que já li, quebrou meu coração e após 3 dias de ter acabado a leitura ainda fico com lágrimas nos olhos e aquele nó na garganta quando a história repassa pela minha cabeça!
Fui pesquisar na internet sobre a clínica Dignitas e a autora Jojo disse em uma entrevista q assisti que ela se inspirou em um ex-jogador de rugbi inglês q aos 23 anos ficou tetra após um acidente num treino e convenceu os pais dele a levarem-no para a Suiça...
Muito triste :(


MiCandeloro 20/08/2013minha estante
Oi Lu, no fim o livro arrebatou seu coração da mesma forma que fez com o meu. Nossa, não sabia disso sobre o jogador, que a Jojo se inspirou realmente em alguém para falar sobre a história de Will. Muito mais triste, por saber que é algo real. Obrigada pela info. Beijão e boa ressaca literária.. hehe


Thayza Fonseca 22/08/2013minha estante
Mi se você diz que é bom eu acredito :)

Adorei a resenha e estou me corroendo para começar logo essa leitura mesmo sabendo de antemão que irei chorar litros.

Beijos


MiCandeloro 22/08/2013minha estante
Oi Thayza, agradeço a confiança!! Espero que goste do livro, depois me conte o que achou. Beijos


Giseli 25/08/2013minha estante
Adorei sua resenha, e amei o livro, mas ele me deixou um pouquinho mal. Não queria aquele final e num momento de reflexão fiquei me sentindo tão egoísta e tão mal por desejar que alguém infeliz e com dor vivesse só pelo bem de outro. E mesmo sabendo que é errado não consigo evitar esse pensamento egoísta ( e nem estou falando da visão "religiosa da coisa" de certo ou errado) Bem no dia seguinte fui reler a última parte na esperança que as lágrimas teriam nublado minha percepção e ele no último momento poderia ter desistido... Bem, não sei se lerei de novo esse livro...


MiCandeloro 25/08/2013minha estante
Oi Giseli, entendo perfeitamente o que você sentiu porque senti o mesmo. Não acreditei que a Jojo levou aquela final adiante. Doeu muito em meu coração. E acho que você traduziu perfeitamente nosso sentimento como egoísmo. Como querer que alguém continue vivendo nas condições dele? Fazer a Lou feliz a que preço? É complicado neh.. Foi um dos livros mais maravilhosos que já li, mas não sei quando o lerei de novo.. Beijos


Ana Paula 03/09/2013minha estante
Eu acabei de ler, portanto não estou recuperada ainda. Estou sob forte emoção e pensando mil coisas sobre o assunto. Claro, não queria esse final, mas entendi completamente o motivo de ser. O livro é lindo, e trata desse tema de forma sensível e delicada. É fácil pensarmos como alguém seria capaz de fazer tal coisa com sua própria vida, mas a história nos faz pensar, sob o ponto de vista do Will, em como seria viver assim e ainda q não possamos saber na realidade como seria, acabamos entendendo seus motivos e aceitando o desfecho.


MiCandeloro 06/09/2013minha estante
Verdade Ana Paula. Imagino o quanto você ainda esteja abalada. Foi difícil de me recuperar. Mas achei formidável o jeito que a autora abordou o assunto e como ela conseguiu criar personagens tão apaixonantes quando a Lou e o Will né?! Beijos


Hélidy 15/09/2013minha estante
Também li super rápido. Comprei em um dia e no outro já tinha devorado. É lindo! Emocionante! Apaixonante! Lou e Will ficarão em minha memória durante um bom tempo...


MiCandeloro 15/09/2013minha estante
Verdade Hélidy. Lou e Will marcam as novas vidas! Beijos e fico feliz que também tenha gostado.


Ellen 08/10/2013minha estante
eu chorei quando terminei, e td vez que leio uma resenha desse livro, choro d'novo rs
é lindo d'mais


MiCandeloro 08/10/2013minha estante
Oi Ellen, acho impossível não chorar, né?! Esse livro é demais! Beijos


Celly 09/10/2013minha estante
Livro maravilhoso! Li em um dia de tão bom! Fantástico. Se tornou uma das minhas leituras favoritas, se não a favorita. Incrível, sem palavras. Jojo Moyes tá de parabéns.


MiCandeloro 09/10/2013minha estante
Oi Celly, concordo com você, esse livro também se tornou um dos meus favoritos. A Jojo arrasou mesmo. Super emocionante. Beijos


Maria Alanna 11/10/2013minha estante
DESABAFO- Nossa gente, eu estou arrasada!!! Acabei de terminar a leitura do livro " Como eu era antes de você", chorei muito, tô com uma raiva da autora, como ela pôde dar esse fim ao livro? Tô revoltada!!!


MiCandeloro 11/10/2013minha estante
Oi Maria, realmente é muito triste a forma que o livro acaba, mas a autora se inspirou numa história real e, portanto, não teria como terminar de outra forma. Além disso, acho que ela quis justamente nos abalar e nos fazer pensar sobre tudo o que ela abordou no texto. Mesmo assim, fiquei até o final torcendo para tudo dar certo. Beijos


Josi 21/10/2013minha estante
Terminei de ler ontem. Nossa, como eu chorei! Estou quase depressiva... Embora tenha um final triste, é um livro excelente.


MiCandeloro 21/10/2013minha estante
Oi Josi, realmente esse livro mexe demais com a gente. Apesar de ser triste e de eu ter torcido até o final para que as coisas fossem diferente, Como eu era antes de você é uma tremenda lição de vida. Beijos


Laala 12/11/2013minha estante
Terminei de ler ele agora e realmente é um livro excelente. É uma história que em muitas vezes pensei que seria bem previsível e que tudo terminaria bem e tals. Mais é muito diferente e me apaixonei pelos dois. Admirei a coragem e força de Lou que fez de tudo para reverter a situação. Muito emocionante e chorei muito, muito mesmo.


MiCandeloro 12/11/2013minha estante
Oi Laala, verdade, acho que chegou a me doer muito mais pela Lou ter lutado o que lutou e não ter conseguido reverter o quadro do que pelo Will ter entregado os pontos, que já era previsível. Que bom que gostou. Beijos


Regiane 25/11/2013minha estante
Terminei de lê o livro ontem e confesso que quando li sua resenha mais lágrimas vieram por me lembrar do quão linda é essa estória. Quando terminei o livro tinha um nó na minha garganta e minha visão estava embaçada.
Essa estória me fez refleti sobre várias coisas e a leitura me mudou e é ótimo quando um livro lhe proporciona isso.


MiCandeloro 25/11/2013minha estante
Oi Regiane, é sim.. é lindo quando uma história tem a capacidade de nos transformar. Que bom que gostou. Beijos


Luh 26/11/2013minha estante
Acabei agora e estou em prantos, lindoooo! Apesar de o final não ser o que sonhei, mas lindo! Segundo livro que leio da autora apaixonei.


Isabella 26/11/2013minha estante
Quando comecei a ler o livro, deseja um final diferente. Mas o surpreendente disso tudo é que o livro é perfeito dessa forma, chorei muito, fiquei meio mal por uns dias mas isso me fez refletir sobre algumas coisas. Emocionada por ter o privilegio de lê-lo!


MiCandeloro 26/11/2013minha estante
Oi Lu e Isabella, fico feliz que tenham gostado da história.. realmente, o final não é o que desejávamos, mas a autora conseguiu dar um desenrolar muito satisfatório a trama, além de belo. Beijos


Lanne 29/12/2013minha estante
Eu também chorei muito, chorei tanto que solucei.
Juguei o will, mas depois tentei me imaginar no lugar dele, e também cheguei a conclusão de que eu faria o mesmo no lugar dele.


MiCandeloro 29/12/2013minha estante
Verdade Lanne, impossível julgar uma pessoa que comete tal ato sem ter passado pelo o que ela passou né?! No fim não considero Will covarde, mas sim, um homem muito corajoso. Beijos


Desireé Alves 06/01/2014minha estante
Perfeita, vc conseguiu transmitir a essência desse livro e sua história. Também chorei demais e amei e me apaixonei pelos personagens protagonistas. Recomendo com certeza!!!


MiCandeloro 06/01/2014minha estante
Oi Desireé, fico feliz que tenha gostado da resenha e amado o livro tanto quanto eu. Beijos


Amanda 26/01/2014minha estante
Com certeza eu nunca mais irei esquecer esse livro, e toda vez que penso nele me da uma vontade louca de chorar.


MiCandeloro 26/01/2014minha estante
Pois é Amanda, pelo visto isso acontece com todos nós. Agora estou doida para ler o novo livro da Jojo. Beijos


Roberta 28/01/2014minha estante
Acabei de ler o livro,e nossa,sem sombra de dúvida o livro que mais me emocionou, tocou realmente a minha alma, vivi a história junto com eles,pareceu tudo mt real pra mim. Concordo muito com vc qdo diz que parece que estamos lendo um diário de uma pessoa, pois foi asssim que senti. Chorei, chorei, chorei e confesso que fiquei bastante abalada. É um livro que faz a gente parar e refletir na vida, acho que todos que leram vão enxergar a vida de um modo diferente agora, pelo menos eu sei que vou.. Amei sua resenha.. SUPER recomendo o livro, ficou da lista dos meus livros favoritos....


MiCandeloro 28/01/2014minha estante
Oi Roberta, este livro também transformou a minha vida. Fico feliz que tenha gostado. Beijos


Débora 12/02/2014minha estante
Ola MiCandeloro, ótima a sua resenha, terminei o livro ontem e Adoreeei e odiei o livro. Quando terminei tive vontade de me "jogar pela janela" devido a sensação de perda. A história é maravilhosa, e quando mais o leitor avança na história, melhor se compreende a terrível situação de Will.A Autora consegue perfeitamente provocar a empatia e reflexão do leitor para assuntos como a tragédia,as limitações e dificuldades de um deficiente físico, o direito de morrer e, é claro,
o amor.


MiCandeloro 12/02/2014minha estante
Oi Débora, obrigada, fico feliz que tenhas gostado da resenha e do livro. Sim, você resumiu perfeitamente a essência da história, e acho fantástico o fato da Jojo ter conseguido trabalhar tão bem com essas temáticas. Beijos


pedrobbsi 15/02/2014minha estante
Maravilhosa resenha, com ela decidi que vou ler o mais rápido possível esse livro


MiCandeloro 15/02/2014minha estante
Que bom Pedro, fico feliz em saber. Beijos


Thais 31/03/2014minha estante
Agora tô deprimida...


MiCandeloro 31/03/2014minha estante
Infelizmente o final do livro realmente dá uma ressaca literária muito forte com direito a litros de lágrimas.


Bruna 02/04/2014minha estante
Estou com ressaca literária. Terminei o livro hoje e estou super deprimida...


MiCandeloro 02/04/2014minha estante
Ai Bruna, entendo perfeitamente. Melhoras por aí. Beijos


Marcelo 28/04/2014minha estante
Após sua resenha decidi e vou comprar esse livro.. as vezes estamos em situação parecida com os personagens em nossa vida real.


MiCandeloro 28/04/2014minha estante
Verdade Marcelo. A situação dessa história parece ser tão real que nos angustia como se tivesse acontecendo conosco. Espero que goste. Beijos


Fabiana 23/05/2014minha estante
Eu li ontem de madrugada e estou deprimida até agora, com saudade do will e triste. rs. Sou louca?


MiCandeloro 26/05/2014minha estante
Não Fabi, você não é.. não tem que não tenha morrido chorando ao ler a história.. todos ficaram com ressacas literárias de dias.. Boa sorte aí. Beijão


Lari 27/06/2014minha estante
Adorei a resenha, você conseguiu descrever tudo o que eu estou sentindo agora. Acabei de ler e ainda estou aos prantos. A história é muito emocionante.


MiCandeloro 27/06/2014minha estante
Obrigada Larissa, fico feliz em saber.. lembro também o quanto morri chorando. Esse livro é demais :) Beijos


Tatiane 04/07/2014minha estante
Chorei rios ;( Mas muito linda a história. Faz a gente ter outra visão sem ser o nosso mundinho.


MiCandeloro 06/07/2014minha estante
Verdade Tati, é uma bela lição de vida. Beijos


Adriana 11/07/2014minha estante

Nossa super emocionante, chorei horrores. Torci muito para que o final fosse um super clichê, mas realmente o livro retrata muito bem a vida real.


MiCandeloro 11/07/2014minha estante
Ai Adri, eu também, nunca torci tanto para ler um final clichê.. kkk


Inês 07/08/2014minha estante
Cara eu estou muito indignada com o final do livro...Cara '-' chorei .. e estou com vontade de queimar o livro de tanta raiva Afeee...


MiCandeloro 07/08/2014minha estante
kkkk Não fica assim Inês. O final é triste mesmo, mas não tinha como ser diferente. O importante são todas as lições que a autora nos ensina através dessa história.


SABRINA 19/09/2014minha estante
Fiquei arrasada , porém amei o livro. rs
Impossivel não se apaixonar pela Lou e pelo seu estilo peculiar de se vestir. Parabens pela resenha


MiCandeloro 19/09/2014minha estante
Verdade, Jojo soube escrever essa história como ninguém :) Bjs


Ariana 22/09/2014minha estante
o livro é ótimo mas o final triste. Como a autora pode fazer isso com Will, estava esperando que o personagem mudasse de ideia e tivesse uma segunda chance com a Lou


MiCandeloro 22/09/2014minha estante
O fim não tinha como ser diferente, Ariana, infelizmente :(


Kelly 03/12/2014minha estante
Minha única frase que reflete o que senti quando terminei o livro: Eu era feliz antes de você.


Josiane 14/12/2014minha estante
Eu realmente fiquei muito mal depois de terminar o livro. Até agora, não me cabe na cabeça que ele a amava, pois como assim? uma pessoa amar a outra e fazer o que ele fez? eu ainda estou mal com a história. Me tocou demais. Mas estou tentando ver o lado dele, a real história com que nos deparamos todos os dias, e que são, na maioria das vezes, infelizes. Claro que não gosto de clichês, mas... puxa, mexeu profundamente comigo. Penso na tristeza dela, indo à Paris e lendo a carta dele. Não sei se seguiria minha vida normalmente, depois de um baque desses. Desculpem pelo desabafo.


muriel.caroline 28/12/2014minha estante
Completamente apaixonada pela historia, um enredo completo, livre de clichês, uma emocionante entrega. Jojo escreve com uma delicadeza impecável, nos permitindo mergulhar no cotidiano de Will e Lou numa proximidade incrível... Este livro é de longe o mais motivador e emocionante que já li.
''Como eu era antes de você'' , um divisor de águas entre os romances água com açúcar e aqueles que realmente nos fazem acreditar que o amor nasce e cresce quando menos esperamos, que a vida nos permita enxergar e valorizar os amores que realmente façam valer a pena... Que venham livros de amores tão genuínos como de Will e Lou!


Dayane 08/01/2015minha estante
Também li o livro bem rápido e concordo com a sua resenha... Para o mim o pensamento que ficou dentre tantos que tive durante a leitura foi: "Devemos sempre respeitar as decisões alheias, mesmo quando não concordamos.". Cada um sabe o que sente em cada situação e conhece os seus limites.


Kelly 21/01/2015minha estante
Comprei o livro hoje. E estou super ansiosa pela chagada dele.


Daniel 16/02/2015minha estante
parabens, uma otima resenha, agora fiquei com vontade de ler o livro.


Vivi 27/03/2015minha estante
Eu terminei a leitura ontem a noite e confesso que também chorei muito. Fui dormir com os olhos inchados. Sonhei e ainda acordei pensando sobre os fatos. Sua resenha está muito bem escrita. Parabéns.


Diego.Monteiro 06/04/2015minha estante
Realmente o melhor livro que já li,foi muito triste o final,mas eu não chorei por ter lido no meio da madrugada e estava com muito sono,rsrsrs. Mas quando terminei e fui ler as resenhas,essa resenha foi a que mais se encaixou sobre a descrição do livro,simplesmente perfeito. Eu espero comprar-lo e reler novamente.Adorei a resenha Mi,abraços!!


Elys Carla 14/04/2015minha estante
ótima resenha, lí também o livro mas não gostei emocionante, só que ele reforça muito os pontos negativos de ser um tetra, eu tenho um amigo que sofreu pacas para se adaptar mas fez com uma garra de gigante e hoje leva uma vida legal dentro dos seus limites ele sai com os amigos ele namora, bebe e se diverte, ele optou pela vida e muitos livros o ajudou, no caso eu nunca recomendaria este livro pra ele e nem para outra pessoa que de forma equivocada se ache um peso na vida dos que amam.


Natália 22/04/2015minha estante
Eu cometi o terrível erro de lê o final. Foi tão chocante. Me esforcei muito para continuar a leitura, pois não parava de chorar. Esse é um livro que realmente te leva questionar certas coisas da vida. Com certeza foi uma boa leitura!


Ester 26/04/2015minha estante
Ameei a resenha sobre o livro.. Esse com certeza, esse foi o livro que eu mais chorei durante a leitura e após, sabe chorei de soluçar.. Até hoje estou com aquela depressão pós livro.. E se eu não tivesse lido este livro, com certeza essa resenha me faria ir em alguma livraria para comprar um exemplar e começar a ler hoje mesmo rsrs.


SUELY 24/06/2015minha estante
Adorei a resenha. Chorei muitoooooo com esse livro. É lindo, apaixonante, triste, mas, real. Torci até o último momento, mas, valeu a pena ler.


ivanice.santos. 21/08/2015minha estante
Adorei esse livro, sencaionaal um livro que te prende você não quer desgrudar nem um minuto,
leitura fácil . Amei super recomendado.


Izabela Bahiense 09/09/2015minha estante
Tinha comprado esse livro ano passado, mas nunca era minha primeira escolha para leitura.
Até que por fim, comecei a ler e quis me matar por não ter iniciado antes!

Esse livro é lindo, me deixou sem ar.... Me fez refletir sobre tantas coisas, me fez querer repensar sobre meu modo de viver, me fez querer ser muito mais.
Ao terminá-lo, fiquei chorando como uma boba no meio do trem...rsrs

Esperava um final melhor, mais feliz... Mas nem sempre a vida é assim, não é mesmo? O que vale são os momentos que temos o prazer de vivenciar no decorrer do caminho! :)

O último livro que tinha me deixado assim foi Um dia.


Cris 28/09/2015minha estante
Simplesmente LINDA HISTÓRIA, chorei tanto e só de me lembrar me emociono!!!


01/10/2015minha estante
Eu li faz dois dias e estou super pensativa sobre este livro.
Lindooo, bem escrito, mexe com suas emoções e faz você questionar sobre como devemos viver, quem deve decidir que tipo de vida levar e como você pode sempre melhorar a forma em que se vive.
ameiiii. um livro que ficará gravado em mim!!!


Mercia 06/02/2016minha estante
Parabéns pela resenha...E uma história muito linda...Fique com muita vontade de ler o livro...!!!


Van 20/03/2016minha estante
boa resenha MiCandeloro, embora discordemos em alguns termos como por exemplo seu título "...uma lição de vida" não vejo como lição a desistência da vida seja ela como for e aqui não estou entrando no mérito de julgar ou não, só acho meio paradoxo dizer que foi uma lição alguém tirar a própria vida, no mais gostei de como você passou a ideia central do livro que para mim não o "amor" entre as personagens, mas sim a discursão sobre a eutanásia. Valeu e parabéns


Ju.Carvalho 05/04/2016minha estante
Estou lendo o livro, lentamente, pois tenho que conciliá-lo com uma vida corrida de trabalho e faculdade mas, estou completamente apaixonada e me apaixonei ainda mais com a sua resenha.


Natalia.Lourenço 17/04/2016minha estante
O livro é maravilhoso , me emocionei muito .


josiane.santos 23/05/2016minha estante
Oi,
Amei sua resenha. Também parei para pensar, tive empatia pelo Will. Geralmente achamos egoísmo da parte dele, que ele não amou a Lou. Mas eu penso exatamente o contrário...Ele não era apenas tetraplégico. Ele tinha outras complicações que viviam mantendo-o em constante vigilância. E aos que estavam mais próximos dele também. Continuar assim seria sofrimento não só para ele, o que geralmente achamos. Geralmente pensamos que ele só sente vergonha ou raiva por depender dos outros para tudo, que ele não se aceita da forma como está por ter sido tão ativo e tudo mais...Mas, imaginem: não é só ele quem sofre...quando está doente (e parece que isso é fácil para ele), toda uma mobilização se faz necessária...Imagina o que ele pensou que seria da vida da Lou com ele dessa forma...sempre em vigilância, sempre tendo que ficar dias no hospital. É muito a se pensar. No geral, amei o livro e, como é leitura recente, ainda choro ao me lembrar do dois. Leitura maravilhosa, a história se desenrola e a gente não quer parar de ler.


Jade 26/06/2016minha estante
Sinceramente, eu não gostei do livro. Não sei se é porque eu esperava mais dele, se o problema é comigo, sei lá, mas eu não consegui me apaixonar pela história, pelo romance, eu esperava bem mais. Achei os personagens ótimos, Louisa é maravilhosamente alegre, cheia de cores, de vida, possui aquela loucura jovial e Will é encantador, achei até um charme a mistura entre o humor oscilante, a inteligência sarcástica dele e o temperamento difícil, e vê-lo de repente se tornando meigo, doce, gentil, sorrindo, e aos poucos abrindo mão da vida cinza que ele levava e aderindo às infinitas cores propostas por Lou me fez ter um pouquinho de esperança, mas no fim, não gostei do muito do livro, senti que faltava ALGO, estou torcendo para que o filme me faça sentir o que o livro não fez.


rany 30/06/2016minha estante
Adorei a resenha, ja deveria ter lido a mt tempo, mas dps dessa resenha perfeita, ja to indo la pegar o livro.


mo 19/07/2016minha estante
gostei tanto da sua resenha que vou ler me interessei tanto que agora quero ler de todo jeito


Magaly 02/08/2016minha estante
olá pessoal, adorei sua resenha, mas como o livro ta todo na moda, eu estou interessada em comprar, mas tenho um certo receio de o drama da historia ser meio "cópia" do filme/livro os intocáveis. o que me diz?
sera que compensa ou vai ser mais do mesmo?
beijosss!


Maryellen 10/10/2016minha estante
Uma ótima resenha, ainda não li o livro, mas assisti o filme. Parabéns!!


Marla.Santos 07/11/2016minha estante
eu amei o livro e o seu resumo me ajudou mt no trabalho da escola mt obrigado


Sandra.Nogueira 30/12/2016minha estante
Olá, Mi!! Parabéns pela resenha! Li o livro somente agora, após conhecer o filme... Confesso que estou tentando criar o hábito de leitura e esse foi o segundo livro que li do início ao fim. Realmente é uma história emocionante que faz repensar na vida e nas pessoas próximas. Abraços!!!


Rozeliny 29/01/2017minha estante
Que resenha maravilhosa! O livro é mesmo excelente, me prendeu e me fez chorar muiiiitoo. Amo amo


Danny.Silva 15/03/2017minha estante
qual o nome da cidade que se passa a história


patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.


Mah corazza 19/12/2018minha estante
Sei que muitas pessoas querem me matar quando digo isso mas simplismente não consigo gostar deste livro, não gostei da narrativa da autora que não conseguiu me prender em momento algum, não consegui me apegar aos personagens achei a lou totalmente infantil e o will o personagem mais chato que eu ja li, que se acha no direi de destratar as pessoal porque ele esta em uma situação horrivel, onde ninguem tem culpa , peguei tanta raiva desse comportamente escroto dele que não consegui nem chorar quando ele morreu, totalmente DESCEPCIONANTE.


Carolina 10/02/2020minha estante
Como ler nesse aplicativo, eu não estou conseguindo?


Van 14/07/2020minha estante
O livro traz uma mensagem de otimismo. Uma boa reflexão sobre as escolhas que fazemos na vida e nossas possibilidades. Amei!


Pique-bandida 20/07/2020minha estante
Gente, em que botou da pra ler?


Gisinha 21/07/2020minha estante
Eu iria por outro caminho ao fazer a minha própria resenha, já que o meu clube de leitura está focado em leituras que mostrem mulheres e sua luta diária, mas a sua ajudou muito no sentido de avaliar o quanto Lou Clark cresceu na narrativa, e como ela cresceu.
Sua resenha é excelente, parabéns!


Duda.Motta 13/08/2020minha estante
Um dos livros que mais chorei em toda minha vida, nunca vou superar o final mas creio que nenhum outro final teria sido tão impactante.
A Lou tem todo meu amor e coração, a carta do fim ME DESTRUIU.
Tenho nem palavras, só amor


Manu 10/09/2020minha estante
Onde clica para ler???


Carla 05/10/2020minha estante
Chorei igual uma loka


Emi 17/11/2020minha estante
Estou amando o livro!


Rafaella.Silva 19/11/2020minha estante
Oi como faço pra ler ele todo




@aprendilendo_ 22/09/2020

Resenha de Como eu era antes de você
De acordo com recente relatório da OMS, cerca de 90% dos traumas na medula espinhal são causados por acidentes de trânsito. Quando falamos em lesões nessa parte do corpo, naturalmente surge a ideia das para e tetraplegias, sendo a primeira caracterizada pela perda do controle nos membros inferiores e a segunda pelo não movimento, tantos do abaixo, quanto dos órgãos superiores. Em resumo, a coluna vertebral de um adulto é composta por 24 vértebras, sendo as primeiras (perto ao pescoço) as cervicais, de C1 A C7. As fraturas nas vértebras a partir da C6 (de baixo para cima) causam a chamada tetraplegia. Nesse contexto, em Como eu era antes de você, temos a história de como Will Traynor, rapaz o qual sofre uma lesão nas vértebras C5 e C6 após ser atropelado, conhece Louise Clark.

Sobre a história: Narrado em primeira pessoa por Louise, de 27 anos que mora em uma pequena cidade britânica e não tem muitas perspectivas quanto a seu futuro, acompanhamos, no livro, o desenrolar de um relacionamento quando, após a jovem perder seu emprego, encontra como única opção, cuidar de uma pessoa deficiente física. Aqui, é apresentando Will, um ex-CEO de 35 anos o qual dois anos após seu trágico acidente, remoí todos os dias um rancor por sua vida e pelas pessoas à sua volta.

Com suas 100 primeiras páginas calmas, o romance não tem pressa em se desenvolver. Para alguns, isso pode soar como defeito, mas no contexto da obra torna-se um grande atributo. Pois é a partir da sútil transformação do relacionamento entre os protagonistas e da forma como a monotonia dos dois muda que nos apegamos aos personagens e passamos a torcer pelos dois. Esse balanceamento facilita na familiarização com cada sujeito e nos auxilia a entender os porquês de certas decisões e omissões, trazendo consigo uma carga de profundidade nas personalidades. Em congruência com isso, a autora acertou ao colocar alguns capítulos os quais vemos a perspectiva de diferentes pessoas além de Louise, esses pontos de vista apenas incrementam nas individualidades e impedem os indivíduos secundários de tornarem-se ocos ou desnecessários. Cabe aqui ressaltar, o começo devagar é futuramente compensado por um meio e fim mais movimentados e emocionantes.

Há aqui uma liberdade dada por Jojo Moyes ao leitor para ponderar sobre as questões abordadas e suas consequências, a história não toma partidos e isso torna a obra algo além de um romance, tendo contornos reflexivos nas entrelinhas. Dito isso, o livro se sai muito bem na criação de um belo romance enquanto aperfeiçoa os personagens à sua volta (apesar de eu ter sentido falta de um foco maior em Camila, mãe de Will) e propõem um debate pertinente sobre a problemática de uma situação tão difícil. Com personagens bem construídos e carismáticos, Como eu era antes de você é um livro encantador e ótima leitura.

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
aprendilendo.com.br
@aprendilendo_ 22/09/2020minha estante
Bom receber a opinião de quem tem esse livro como favorito. Realmente gostei dessa parte de acabar tendo uma pegada mais reflexiva também, além de mostrar não apenas como as pessoas podem ir mudando, mas revelando seus sentimentos de forma sincera com a intimidade.


Lucilia.Cristina 23/09/2020minha estante
Segue com a sequência, pois acho que você vai gostar, ela mostra como a decisão de uma pessoa afeta todos ao seu redor cada um de uma forma. E também mostra como a maioria das pessoas e a sociedade não conseguem lidar e entender algo tão profundo como a decisão que Will tomou para si.


@aprendilendo_ 23/09/2020minha estante
OK!! Obrigado pela dica, acredito que vou seguir sim então.


Ludmila 26/09/2020minha estante
Eu gosto desse livro justamente porque vai além do romance e trata de questões pessoais da Lou e de como ela cresceu, se desenvolveu ao longo do livro. Para mim, passa a reflexão de conquistar lugares maiores, ir atrás de sonhos e, acima de tudo, evoluir. Muito boa a resenha!


almeidalewis 26/09/2020minha estante
Ótima resenha ( como sempre Pedro ??) julgando pela capa não me interessaria,mas pela sua explicação já acende uma luz amarela.
Essa história me lembrou de Henry Nouwen quando cuidou de Adam ( descrito como Adam o amado de Deus ) na A arca ( casa de cuidados ) e tudo que ele aprendeu com Adam ele chegar a dizer que o verdadeiro cuidado é mútuo.


@aprendilendo_ 26/09/2020minha estante
Muito obrigado, Ludmila e Alex!!


Gabi 26/09/2020minha estante
Muito legal você ler e fazer resenhas...
Quero muito ler esse livro


@aprendilendo_ 28/09/2020minha estante
Muito obrigado!!


Gabi 28/09/2020minha estante
?


Wanessa.Oliveira 30/09/2020minha estante
Ai, quero muito ler esse livro. Vi só o filme. Já me desmanchei toda assistindo, imagina lendo...


Paula 01/10/2020minha estante


Ana 13/12/2020minha estante
Gente tem como ler o livro completo?


Nataly 28/12/2020minha estante
Gente esse livro tenho q pagar pra ler ele ?


@aprendilendo_ 29/12/2020minha estante
Oii, tudo bem? No caso, aqui o skoob não é uma plataforma para ler livros, mas sim uma rede social na qual se comenta sobre eles, sabe?


Luane.Amorim 16/01/2021minha estante
Como faço pra lê, gente?


Amanda.Kamila 30/01/2021minha estante
Como eu faço pra ler,sou nova e não sei mexer


Luciane.Cristina 26/05/2021minha estante
Como eu faso para ler ????


Suzy 11/10/2021minha estante
Poxa queria ler ele mas tá difícil não abre


Amandinha 15/11/2021minha estante
Eu gosto muito desse livro ??


Michelly 08/12/2021minha estante
Este livro foi um dos mais emocionante que já li, a história de Louise e Will encanta qualquer um, recomendo ler a sequência... é incrível


Buarque 16/02/2022minha estante
esse livro é tudo, me emocionei mas principalmente refleti muito...


Sarah 03/03/2022minha estante
Lindo amei chorei no final eu chorei super recomendo?


Janaina 20/04/2022minha estante
Ótima resenha. Só um aviso. A coluna possui 33 vértebras e não 24 como está descrito na resenha


Magda 21/07/2022minha estante
Como se ler ele nesse aplicativo?


Andressa 26/07/2022minha estante
Gente alguém me ajuda a ler os livros não sei como ler livros aqui não sei onde apertar ????????


Nicole 03/09/2022minha estante
Gente onde posso ler esse livro online de graça?


Nathi 03/09/2022minha estante
Eu amo esse livro, chorei muito no final dele


Miranda 07/09/2022minha estante
Livro triste do começo ao fim ,mas ao mesmo tempo perfeito


RosenA.Paula 19/09/2022minha estante
Como faz pra ler nesse app


Vitória 15/10/2022minha estante
Adorei esse livro pena que o personagem principal morre mas amei a experiência de ler.
Assisti o filme um trilhão de vezes mas achei melhor o livro


Vitória 15/10/2022minha estante
Adorei esse livro pena que o personagem principal morre mas amei a experiência de ler.
Assisti o filme um trilhão de vezes mas achei melhor o livro


Maria 22/11/2022minha estante
Como ler um livro não estou conseguindo ler


VerAnica 28/11/2022minha estante
E
Meu livro favorito. Nunca vou superar o final.


FlAvia.Manuelly 18/12/2022minha estante
Um livro na qual realmente amei! Aconselho para quem quiser uma leitura romântica e calma


Annynhah 31/12/2022minha estante
O livro perfeito exite sim (na minha opinião),esse livro é perfeito, além de mostrar o quando o Will se tornar uma pessoa muito importante na vida de Lou ,como também eles enfrentam a dificuldade e consegue uma amizade linda ,e até um romance.


Emilly.karolinny 06/04/2023minha estante
Gente, como q lê? Sou nova aqui!!


Ariane194 27/04/2023minha estante
Como faço pra ler, não consigo sair da primeira página?


skuser02844 28/04/2023minha estante
chorei q nem cachorra


Gabriela2422 26/06/2023minha estante
Alguém me ajuda como faço pra ler, não consigo


Lorena1036 23/01/2024minha estante
Eu realmente amei esse livro, mas acho q falta alguma coisa


Lorena1036 23/01/2024minha estante
Eu realmente amei esse livro, mas acho q falta alguma coisa


Richely.Sousa 02/02/2024minha estante
Eu estava lendo, mas a letras são muito pequenas, infelizmente não vou terminar, estou sentindo muita dor de cabeça ???


Maria1691 17/03/2024minha estante
Esse livro é perfeito! Eu senti a dor do Will e senti o amor deles eu me conectei d+ com a história e chorei muito tbm, se tornou um livro especial e aconchegante pra mim




Evy 13/10/2013

Nunca antes um livro tinha me deixado tão indignada!
Tive que esperar alguns meses pra poder escrever essa resenha sem tanta emoção. Indignação seria a palavra correta pra expressar meu sentimento em relação a essa história. E eu sei que a maioria das pessoas que leu esse livro são do tipo "é o melhor livro que eu já li na vida" ou "uma lição de vida", mas eu não poderia concordar menos com essas duas expressões. Longe de mim querer criar uma polêmica, mas o livro me indignou tanto que tive que tirá-lo da minha casa no dia seguinte.

Isso posto, sou obrigada a dizer que a autora é realmente excelente. Porque não é qualquer autor que, primeiro, consegue me fazer ler um livro em quatro horas e segundo, ter tantas reações com uma história a ponto de me deixar pensando nela por tanto tempo com o mesmo sentimento de indignação e raiva.

Mas não me levem a mal. A história é muito boa, os personagens são cativantes e eu me vi torcendo demais por um final feliz, coisa que eu geralmente costumo não gostar. A narrativa da autora é rica e apaixonante, mas o final foi demais pra mim. Não é o fato de ter sido triste, porque eu costumo amar finais tristes. Mas acredito que a atitude do personagem fugiu muito dos meus princípios. E a apatia de todos os demais me deixou indignada.

Eu poderia me aprofundar nos detalhes e enumerar todas as razões pelas quais a escolha da autora por esse tipo de abordagem me fizeram quase dar apenas uma estrela pra esse livro, mas seria spoiler demais. Acredito que todos devam ler e tirar suas próprias conclusões.

Como eu me dei um tempo pra absorver os sentimentos, ficaram as duas estrelas atuais, pela narrativa e coragem da autora.

site: http://lyani.wordpress.com/2013/10/13/resenha-como-eu-era-antes-de-voce/
Iara 09/10/2013minha estante
Curiosa! kkkkkkkkkkkkkkk Tá na minha lista.


Franciane 10/10/2013minha estante
Eu li esse livro ontem e concordo com você. Fiquei arrasada com esse final.


Kátia Nery 10/02/2014minha estante
Nossa ate que enfim encontrei alguem que pensa como eu! O livro é bom e a autora tambem, pois conseguiram mexer com meus sentimentos! Acho que o egoismo é o carro chefe desse livro. Li na sexta e ainda estou passada, com raiva e indignada!rs


W Pereira 03/03/2014minha estante
Estranho. Se o livro é tão bom, porque apenas 2 estrelas?


Evy 04/03/2014minha estante
Weberson, expliquei isso na resenha ;)


Tati 14/03/2014minha estante
Também me envolvi com a história, torci, mas o final me deixou frustrada.


Isabella Pimenta 03/11/2014minha estante
Vc expôs exatamente o que senti. Amei o livro, mas aquele final e a atitude dos personagens foi, para dizer no mínimo, frustrante


Renata 04/03/2015minha estante
Também fiquei assim. Absurdamente indignada e triste com este final. Não descarto o livro e nem desmereço a escrita da autora, que por sinal, é espetacular, mas acho que o curso da história podia ter sido outro.
Não apenas por desejar um final feliz puramente, mas por esperar que uma mensagem positiva de superação fosse passada através deste livro.
Se eu que não tenho nenhuma limitação física me senti realmente abatida com o final, fico pensando uma pessoa com deficiência o que sentiria com esta história...com este fim (...)


Demas 12/04/2015minha estante
A reação da mãe de Lou no final do livro ilustra bem os sentimentos descritos nos comentários aqui. Aceitar a decisão de Wil não me pareceu fácil em nenhum trecho do livro: a revolta da irmã e o desconsolo da mãe dele são a prova disso. O cara é adulto e bem resolvido e já tinha tentado resolver "seu problema" com as próprias mãos. Buscar a Dignitis foi apenas uma maneira (digamos) mais digna de concretizar seu desejo. Achei o desfecho bem coerente com a personalidade/escolhas de Wil. Afinal, o que é realmente essencial é inegociável, imutável... Isso é a vida real.


Demas 12/04/2015minha estante
Veja o que encontrei sobre a Dignitas: http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2012/06/depoimentos-de-brasileiros-que-se-inscreveram-na-clinica-especializada-em-morte.html


Tamires Figueiredo 16/09/2015minha estante
Até que enfim encontrei algum comentário que traduza EXATAMENTE o que sinto. Acabei de ler, e até o sentimento de querer tirar esse livro de minha casa - que você descreveu - eu estou sentindo. É complexo avaliar porque o livro é maravilhoso: a escrita, a autenticidade dos personagens, o modo irônico, engraçado, reflexivo e belo como tudo acontece. Mas o final.. Foi demais para mim. Nos últimos capítulos parecia que eu estava lendo um manifesto em apoio ao suicídio ao invés de estar lendo o romance que existia no início do livro. Não acho que todo romance deve terminar com um final feliz, o meu romance preferido não tem um final feliz, mas a forma seca e apática como terminou a história (excetuando obviamente a personagem da Lou), me deixaram indignada.


Ivanete.Bampi 10/11/2015minha estante
Se há história de amor, é de um amor não correspondido. Detestei a forma como ela não desenvolveu os sentimentos do Will, apenas transcreveu mais sua rotina e, o final, me pareceu uma transação comercial, triste, seca e frustrante. Odiei a falta de emoção do Will.


Eli 23/11/2015minha estante
Já sei o que irá acontecer.... KKK


Vanessa 07/04/2016minha estante
Tirando a parte da autora ser excelente (pra mim ela é só OK), concordo com você!


Kell Mendes 16/06/2016minha estante
Nossa!! Exatamente o que eu senti!!! Eu terminei agora o livro e, por enquanto, meu sentimento é de indignação, nervosismo e incredulidade.. Tive exatamente a mesma reação, tirei o livro de vista! Por enquanto, não consigo mais lidar com essa história.. quero esquecer que li.
Pensei que terminaria de ler e sairia correndo para assistir ao filme, mas não vai acontecer.
Mas a escrita é, de fato, maravilhosa e tenho que reconhecer a coragem em escrever um final com uma realidade tão crua.


Gabi 28/06/2016minha estante
Faço minhas as suas palavras.
Assim que terminei, disponibilizei para troca no Skoob, e na mesma semana já tinha sido enviado. Simplesmente não podia continuar com esse livro.
É exatamente o que você disse, o livro é ótimo, a autora escreve maravilhosamente bem, a história envolve de verdade.
Justamente por envolver tanto, por talvez quase entender o que se passava na cabeça de cada personagem, que eu não pude aceitar o final desse livro.
A história me deixou uma lição de vida bem bonita, mas não tem como concordar com esse desfecho depois de passar tanto tempo com Lou e Will.
Também sou fã de finais tristes, ou pelo menos realistas, e pra mim esse final NÃO foi realista.


Cams 25/07/2016minha estante
Concordo totalmente com o Ademar. Era a personalidade do cara, ele era adulto e essa era a unica coisa que ele nao suportaria que acontecesse e aconteceu. Para ELE era pior que a propria morte.


patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.


Ca 30/04/2017minha estante
O meu problema com esse livro é meio ambíguo: apesar de eu não condenar a decisão de Will se matar, acho que ele deveria ter dado um tempo a mais de vida. Não é possível que ele não percebeu o quanto a Lou estava apaixonada por ele e que a motivação dela ia além de uma mera compaixão




dudiiss 10/10/2022

como eu era antes de você
o livro conta a história de uma menina que trabalhava em uma cafeteria e acabou perdendo o seu emprego. Então ela acha um emprego como cuidadora em uma casa de uma família rica, no começo eles se davam bem, mas que no final eles acabam de apaixonando e vivendo um romance, até acontecer algo trágico.
achei o livro muito bom, um romance lindo, mas o final é algo bem trágico que me desanimou um pouco, mas isso não deixa o livro ser ruim. recomendo bastante.
Felipe.Pruner 10/10/2022minha estante
Boa Resenha!!


Errertizério sigo de volta 10/10/2022minha estante
Não gostei eca


Dertg 10/10/2022minha estante
Boa!!! Muito bem!!!! Parabéns para vc ?????


Dertg 10/10/2022minha estante
Isso ai


Dertg 10/10/2022minha estante
Boa resenha


Dertg 10/10/2022minha estante
Adorei


Errertizério sigo de volta 10/10/2022minha estante
Adoroooooo


Dertg 10/10/2022minha estante
Que livro


Dertg 10/10/2022minha estante
Maravilhoso


Errertizério sigo de volta 10/10/2022minha estante
Muito boa sua resenha


Dertg 10/10/2022minha estante
Duda arasou


Errertizério sigo de volta 10/10/2022minha estante
Very good!!!!


Dertg 10/10/2022minha estante
Isso ai


Errertizério sigo de volta 10/10/2022minha estante
Uauuuuuu!!!!!! Que legal


Errertizério sigo de volta 10/10/2022minha estante
Oiiii!!!!!!


Mariana 10/10/2022minha estante
Muito boa, adorei


Pedrini.b 10/10/2022minha estante
Legal! Até leria se o final não fosse trágico.




Monique 18/03/2019

Boa história
O livro estava indo bem até chegar no final.
Eu estava ficando revoltada até a Jojo contornar a história e resolver o desfecho do romance.
Eu ainda estive pensando que se não fosse o acidente, ele não conheceria a Lou. Parece um grande nada isso, mas ao ler a historia, você vê que ele tinha tudo e uma vida bem ideal; nada ali era incomodo ou prejudicial pra ele querer voltar para a casa dos pais e, por acaso, encontrar a Lou ali.
Somente o encontro diário fez os dois - sim, a Lou também - mudar seus aspectos de vida.
Eu falo isso porque parece algo cinematográfico mesmo.
Não deixa de ser uma boa história que eu gostei muito de ler!
Dei continuidade e estou lendo "Depois de Você".
Alcione13 18/03/2019minha estante
Rsrs
Eu do contra mas achei o romance forçado. Uma amizade gigante valeria muito mais a leitura


Monique 18/03/2019minha estante
ele nao diz que a ama né?
fiquei pensando em todas as milhares de declarações que ele fez, menos a principal.


Alcione13 18/03/2019minha estante
Nem me fale!!! Eu achei forçado repito. E ele a amou do jeito dele


Monique 19/03/2019minha estante
Sem contar a parte que a vida dele era bem no eixo e perfeita, algo que o distanciava e muito de, sequer, pensar em voltar pra casa e trombar com a Lou por lá. Digo quase o mesmo para a Lou, que se sentia satisfeita pela vida que vivia e só se daria conta de que não era bem, depois que o conheceu. Desse jeito meio cinematográfico rs


Alcione13 19/03/2019minha estante
Compreendo. Um pouco dramalhão mexicano demais rsrsrs


Monique 19/03/2019minha estante
Drama foi aquele show que ela deu ao descobrir que Will não voltaria atrás na decisão, sendo que, até então, ele nem sabia que ela sabia.


Alcione13 19/03/2019minha estante
Melhor nem comentar. Pior foi ter três livros disso....


Monique 19/03/2019minha estante
3 livros? Eu achei que eram 2.
Qual que eu to perdendo?


Monique 19/03/2019minha estante
Ainda sou eu! Caramba!
O Will já morreu e a historia continua? hahaha
Acho que isso ai envolve propina da editora, por causa do sucesso.


Alcione13 19/03/2019minha estante
O segundo é bastante chato e uma questão ética ali me pegou feio. O casal não tem cola. Nem quis ler o último


Monique 21/03/2019minha estante
Reza a lenda de que o terceiro é melhor e, enfim, a historia acaba.
Eu consegui o ebook dele, acho que vou ler assim que acabar o segundo.
Se a Lou não tivesse ido ficar com o Will no final, eu acho que queimaria o livro, porque ela fez muito drama pra nao aceitar a historia toda.


Alcione13 21/03/2019minha estante
Prefiro nem arriscar hahaha


Monique 22/03/2019minha estante
ceus!




Lina_2013 02/04/2021

Se eu tivesse terminado de ler aos 15 anos, teria perdido muita coisa
A muitos anos atrás comecei a ler esse livro, o filme ia sair e os protagonistas eram meus crushes cinematográficos da época então precisava terminar a tempo. Sempre quis ler "A garota que você deixou para trás" primeiro, mas não era o luxo que poderia me dar com a estreia de Como eu era antes de você tão próxima.
Comecei a ler e já comecei a amar, mas não tive tempo de concluir a leitura antes de ir ao cinema então pausei a leitura até que levasse tempo suficiente de esquecer o filme para terminá-lo kkkkkk Faço muito disso.
Não esqueci, mas cansei de esperar e disse a mim mesma que desse ano não passaria, e assim foi feito.
Em todos os anos, nessa indústria vital, ainda não sei como me impressiono com um livro ser muito melhor que o filme... Tem tantos detalhes, cenas e explicações para certos comportamentos coesos com as situações que no filme haviam ficado raso.
O capítulo narrado pela mãe do Will foi tudo para mim. Ter capítulos narrados por outras pessoas dava perspectiva, um entendimento maior sobre os posicionamentos dos outros personagens, que se fosse só na visão da Louisa não geraria o mesmo impacto.
Foi triste, sofri o que com o filme não tinha nem fungado - eu não estava psicologicamente preparada para o capítulo da mãe do Will! No final fiquei um pouco angustiada se teria o mesmo final do filme ou se seria diferente (a questão principal, no caso), mas agora passo bem depois de ter esperado um tempo para absorver bem a história kkk
Recomendo a leitura, muito bom. E pessoalmente, agora estou pensando em formar um grupo de estudos para fazer a análise. Quando? Não sei. Mas é uma ideia.
Gisinha 02/04/2021minha estante
Mal acho que o ponto de vista principal foi esquecido, ñ sei você, eu queria ver o ponto de vista do Will nessa narrativa.


Lina_2013 02/04/2021minha estante
Seria interessante mesmo.


lilac 02/04/2021minha estante
tua resenha me deu vontade de ler!!


Gisinha 02/04/2021minha estante
É um livro maravilhoso ?


Vivisdays 02/04/2021minha estante
Aaaahhhhh eu amo Como eu era antes de você ?? chorei horrores. Vi o filme depois de ler o livro, chorei horrores tb kkkkkkkkkk


Gisinha 02/04/2021minha estante
Não chorei com o filme, mas o livro me desidratou, ?


Lina_2013 02/04/2021minha estante
Com o filme não chorei também, mas com o livro, chorei mais do que me orgulho kkkkkk


Vivisdays 02/04/2021minha estante
Eu achei que não ia chorar no filme, mas me lembrava dos detalhes do livro é do q senti quando li ?


Thayn.Ferr 03/04/2021minha estante
Já vi o filme e chorei um pouco. também li o livro anos atrás, chorei bastante, mas não lembro dos detalhes por isso já estou marcando de reler


Lina_2013 03/04/2021minha estante
Sempre bom.




Micheli.Fernanda 17/02/2022

A Resposta:
Era Pobre! É isso que li, uma garota pobre sem opinião própria que herda uma fortuna de um cara mimado que decidiu realizar eutanásia após ficar tetraplégico e por isso sentiu que a vida pra ele acabou!...ah ricos mimizentos. Não gostei do livro.
Maria 17/02/2022minha estante
Tenta ler o segundo e o terceiro!


Maria 17/02/2022minha estante
Acho que vc vai mudar de opinião ?


Micheli.Fernanda 17/02/2022minha estante
Oi Maria, estão na minha lista, tomara que eu mude, porque esse primeiro deixou a desejar rsrsrs


Maria 17/02/2022minha estante
Ele deixa essa empressão mesmo, mas vale apena o final???


Lisa 17/02/2022minha estante
Cada um com sua opinião sobre os livros , mais me desculpe, eu não achei isso você consegue se colocar no lugar dele?


Lisa 17/02/2022minha estante
Me desculpe mais uma vez Micheli, nada que eu escrever aqui é pra ofender suas opiniões, mas o Will muda os pensamentos dela sobre : "ser sem opiniões e ambições" .


Maria 17/02/2022minha estante
Verdade,ele ajuda ela em vários aspéctos ??


Micheli.Fernanda 17/02/2022minha estante
Tá desculpada Lisa rsrsrs, mas o que não me entra na cabeça é o fato dele querer morrer, isso que não entendo.


Lisa 18/02/2022minha estante
Micheli, KKKK , sim claro entendo , de primeira não entrou na minha cabeça tbm .
Mais dps de reler eu consigo compreender, pois ser um tetraplégico não é fácil , não poder mecher nada pra baixo do pescoço, eu no lugar dele seria tão fraca quanto KKKK.
Ah , e ele não queria ser um peso pra ela ( Louisa) , pois ele queria que ela tivesse mais ambições e opiniões, se ele ficasse com ela , ela de certa forma , nunca realizaria as ambições, e teria mais preocupações.
Não pense que eu acho que a morte foi a melhor escolha dele .
TEXTO PENOSO.




Natália Simião 27/03/2021

Sinceramente pra que esse final? A vida não é um mar de rosas, mas acho que não precisava terminar assim! ??
Vicky 27/03/2021minha estante
Naty acredito que a autora quis dizer exatamente isso, a vida não é um mar de rosas e exercer nosso livre arbítrio afeta as pessoas que amamos, mas ainda sim o fazemos pq por mais difícil que seja, as vezes devemos nos priorizar!


Adoro ler 27/03/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro da Jojo que li... amei!
Apesar de triste, amei a história. Nunca quis ver o filme para não estragar a imagem do livro...
A Jojo sempre escreve suas histórias com histórias reais... nesse caso, ela resolveu escrever esse livro, qdo leu uma história real de um homem... como no livro.
Ao saber disso, eu comecei a questionar a opção dele, a tentar se colocar no lugar dele, de sua família, etc...e então, gostei mais da história...
Não sei se vc já leu outros livros dela, mas são maravilhosos! O navio das noivas, ela explica que é a história da avó dela...


Natália Simião 27/03/2021minha estante
É verdade meninas! Pensando por esse lado! É um assunto complicado e delicado o que se passa no livro né? Muito obrigada pelas sugestões de livros dela, estou de olho em alguns darei mais uma chance a ela. Muito obrigada meninas! ?


Adoro ler 27/03/2021minha estante
Dê, sim Naty! Jojo é maravilhosa... sua escrita é sempre comovente.
A garota que você deixou para trás, é lindo!
É uma das minhas autoras prediletas. Ela, Lucinda Riley, Kate Morton...e muuuuitas outras ??


Natália Simião 27/03/2021minha estante
Com certeza! Adoro ler , muito obrigada! ?


Adoro ler 27/03/2021minha estante
As ordens ??


Cassi 09/04/2021minha estante
eu chorei muuuuuito com esse livro.


Natália Simião 09/04/2021minha estante
Com certeza Cassi, esse livro dói no coração! ??


Cassi 09/04/2021minha estante
Dói demaissssss.




zbll 25/05/2022

Fui na laia da minha amiga e li. Confesso que é um bom livro, mas não é muito pra mim. Tem drama demais, não curto muito. Mas não minto, esse livro fazia eu tirar boas risadas. Não gostei da atitude da Lou no final, mas fazer o que.
Um ponto negativo é pra edição, a fonte é pequena demais pra uma pessoa míope como eu.

Não acho que por enquanto vou ler a continuação, vou esperar um pouco, pois acho que vai ser meio ruinzinho e não quero entrar em uma ressaca sendo que acabei de sair de uma.

Leiam! :D
julhez 25/05/2022minha estante
só quero ressaltar que eu nunca te obriguei a ler esse livro. KSTSAJKSYHJAKAKA


zbll 25/05/2022minha estante
mas recomendou ???


zbll 25/05/2022minha estante
JSGSJHAKSGWKWHQLWJ


julhez 25/05/2022minha estante
essa história ta mal contada. Eu não recomendei em todos os sentidos da palavra, apenas falei que era bom (minha opinião) KSDTWJKSUSYAJSKSUSJKA


zbll 25/05/2022minha estante
ihh desculpinha ??
BRINCADEIRA PFV


julhez 25/05/2022minha estante
AH NAO KAUSGWJKSUSHSJAKKA


zbll 25/05/2022minha estante
mas é bom, só tem drama demais


julhez 25/05/2022minha estante
eu achei que você também gostava de um bom drama ??? KAUAHAKKA


zbll 25/05/2022minha estante
JWGWKEHKWYWIWGQKEHEKAHKQ MANO ???




steph (@devaneiosdepapel) 17/07/2015

Como eu era antes de você - Jojo Moyes
[Resenha originalmente postada no blog Devaneios de Papel]

Acredito que, como muitas pessoas, fiquei curiosa sobre este livro devido a tantas resenhas positivas que saíram desde o ano passado, falando sobre como a história era maravilhosa e triste. E recentemente mais atenção ainda foi dada à obra, já que em breve ganhará uma adaptação cinematográfica. Todo este bafafá contribuiu e muito para que minhas expectativas fossem às alturas, e quando isso acontece, a chance de decepção é enorme. Mas não foi o que ocorreu aqui.

Vou começar falando da Lou. Meu Deus, que personagem incrível! Tinha tudo para ser caricata, forçada, clichê; mas se demonstrou verossímil e muito completa. Me identifiquei muito com ela e seus dilemas, aquela coisa de não saber o que quer da vida, tão típica da fase entre os 20-30 anos. Suas inseguranças falaram diretamente comigo e me fizeram ter uma empatia enorme por ela. Acredito que esta personagem é meu maior motivo para ter dado nota máxima à obra.

E o Will? Bom, o Will é detestável. Mas só no começo. Também poderia ser clichê, mas não foi. Moyes conseguiu construir tão bem o caráter dele, criar camadas e mais camadas que íamos descobrindo ao longo da história, o que me surpreendeu bastante. Eu consegui enxergar claramente como deve ser insuportável viver preso à uma cadeira de rodas, dependendo de todos até para comer. E a empatia por ele também foi enorme, compreendi seu sofrimento e suas angústias. E considerei suas atitudes muito corajosas, todas elas (quem leu, sabe bem do que estou falando...).

Quem já leu outras resenhas minhas, sabe que costumo falar pouco do enredo. E aqui também não quero me prolongar muito, mas achei toda a jornada de Lou em relação a Will muito bem-construída, com obstáculos que me pareceram bem reais com os resultados nem sempre positivos. Mais uma vez, Jojo Moyes conseguiu me aproximar do que deve ser conviver com uma pessoa deficiente e enfrentar os problemas diários de uma pessoa na condição de Will.

Gostei bastante de todo o desenrolar do enredo. As relações de Lou com a família, seu namorado e os outros personagens foram exploradas com maestria, com conflitos bem estruturados e que alguma vez na vida já vivemos ou vimos alguém vivenciar. Sei que é repetitivo, mas não dá pra deixar de dizer que tudo o que a autora trabalhou em Como eu Era Antes de Você se aproxima demais da realidade. Isso até poderia me incomodar um pouco, mas com este livro, só me deixou ainda mais fascinada.

Aprendi muito com esta leitura. Sobre a vida, as escolhas que fazemos, a família e até que ponto podemos interferir nas vidas de quem amamos. A autora aborda um assunto extremamente delicado e que me deixou pensando muito a respeito após terminar a leitura. Este assunto vai além da deficiência e é pouco abordado tanto em livros quanto em filmes. Acho que precisamos falar mais sobre ele, pesquisar e procurar entender. Não vou revelar sobre o que estou falando, apesar de não considerar um spoiler enorme.

Já esperava tristeza e romance, mas não achava que a carga emocional seria tão pesada. Me pegava pensando nos personagens sempre que deixava a leitura de lado. Ainda lembro de cada um com carinho (menos o Patrick haha) como se fossem meus amigos, minha família. A sensação que CEEAV deixou em mim foi, ao mesmo tempo, de alegria e pesar. Ainda vou pensar muito em cada acontecimento, cada diálogo, e principalmente, cada cena final. Para muitos, foi um final devastador, cruel; para mim, foi triste, porém justo. Meu coração ficou em paz após ler a última palavra daquele epílogo.

site: http://www.devaneiosdepapel.com.br/2015/07/resenha-como-eu-era-antes-de-voce_17.html
Naty 18/07/2015minha estante
Nossa preciso ler esse livro !


steph (@devaneiosdepapel) 18/07/2015minha estante
Leia, é incrível *-*


Naty 19/07/2015minha estante
Vou ler ! >


Larissa.Lara 23/07/2015minha estante
Preferido da vida s2
Chorei como se não houvesse amanhã haha


steph (@devaneiosdepapel) 24/07/2015minha estante
É triste né '-' mas eu adorei o final, nem queria que tivesse continuação :(


Larissa.Lara 24/07/2015minha estante
Tem continuação ?


steph (@devaneiosdepapel) 24/07/2015minha estante
Sim, parece que vai lançar esse ano, se chama "Me After You"


Larissa.Lara 24/07/2015minha estante
Tomara que a autora não se perca :( Vou confessar que sempre me pego pensando na Lou, agora vou matar a curiosidade haha


steph (@devaneiosdepapel) 25/07/2015minha estante
Sim, também penso no "destino" dela depois desse livro. Vamos aguardar pra que seja tão bom quanto o primeiro!




Sueli 26/05/2013

Como Eu Era Antes de Você!
Eu preciso dizer que as minhas exigências em relação a um livro se restringem basicamente ao texto. Pra mim, o texto é que faz a diferença. Capa, fonte, papel, etc, são secundários... Mas, um bom título, nós temos que concordar, é a isca principal.
E, “Como eu era antes de você” é um senhor título, não é mesmo? Desde a primeira vez que vi esse livro, o título não saiu da minha cabeça. Pensei sobre mil possibilidades. Já que acredito que cada pessoa deixa em nós um pouco de si mesma ao passar por nossa vida, e com isso, vai nos modificando um pouquinho mais....
Lógico que antes de comprar, me informei sobre o assunto, e não pensei muito sobre a minha resolução de não sofrer mais por opção. Comprei! Dias depois fiquei sabendo que iria chorar. Chorar muito! Só não imaginei que fosse tanto....
Leitor, você deve saber que na contabilidade de nossas vidas, quanto mais tempo vivemos, mais perdemos. Perdemos amigos, parentes, amores, saúde, enfim, perdemos....
Entramos nesse jogo, que é a vida, sabendo o placar final. Dizem os cientistas que somos os únicos animais a saber, mas eu duvido....
E, somos também, os únicos animais a produzir histórias maravilhosas que multiplicam nossas vidas e nossas experiências infinitamente. E, posso dizer que os romances modificaram muito a minha vida. Nos livros os personagens são eternos! Caso eu decida reler um livro, encontrarei o mesmo casal adorável que rejuvenesceu as minhas emoções, e me deu momentos de incrível encantamento e alegria.
Portanto, eu tenho grandes reservas em ler livros nos quais eu tenha que me despedir de alguém muito querido....A vida já se encarrega disso por mim...
Mas justamente nessa hora eu li a coluna da Vivi. Puxa vida, ela é brilhante! Suas reflexões sempre tão lógicas e coerentes fizeram que eu compreendesse e concordasse que estamos lendo muito do mesmo!
Foi só o empurrãozinho que eu precisava para começar a ler “Como eu era antes de você”. Aí, você pode estar pensando: Bem feito, Sueli! Você sabia exatamente onde estava se metendo!
E, concordo, eu sabia. Mas, não resisto a um bom livro. E, este, sem dúvida nenhuma, é um ótimo livro.
De acordo com a minha postura em não dar spoillers, não posso dividir muito as questões levantadas neste livro sem dar nenhuma pista do final.
Mas, se você for como eu, certamente em determinado ponto vai ler o final do livro! E, se eu puder lhe dar um conselho: Faça isso! Ajuda a diminuir as expectativas, e talvez a frustração.
Chega de blá, blá, blá, e vamos ao livro!
Um acidente muda completamente a vida perfeita, do perfeito Will Traynor, trinta e cinco anos, solteiro, e empresário rico e poderoso da City londrina. Um homem acostumado a desfrutar dos melhores prazeres da vida, que após esse infortúnio torna-se permanentemente um tetraplégico. Algo inadmissível para alguém que pensava que a vida era um privilégio, e ele a brindava vivendo intensamente cada momento.
Para Will, Jojo Moyes, trouxe Louisa Clark, uma jovem mulher, de vinte seis anos, solteira, mas namorando um corredor compulsivo e entediante. Que morava com os pais, em uma casa apertada, e sem nenhuma perspectiva de futuro melhor.
Após um princípio conflitante, como era de se esperar, os dois se entendem, e Louisa passa a oferecer a Will o material necessário para que ele desempenhasse um papel parecido com o de Mr. Higgins, da peça de George Bernard Shaw, Pigmaleão. Aliás, penso que Will, é o Mr. Higgins, um personagem arrogante, misógino (a tetraplegia substituindo a misoginia), que fazia apostas com Nathan ,sobre o cotidiano de Louisa, muito semelhante à peça escrita em 1938.
Contudo, a bondade e a honestidade de Louisa afetam favoravelmente os dias de sofrimento de Will, e o empenho dela em diminuir o sofrimento dele, faz com que floresça uma amizade sincera entre eles.
Infelizmente, as lesões de Will eram de caráter irreversível, os danos permanentes, e seu sofrimento atroz. E, Will decide morrer.
Louisa não aceita a decisão de Will, e parte em uma missão que será a luta de sua vida, em busca de algo que o prenda a dele.
Apesar de torcer ardentemente por Louisa durante todo o livro, entendi a posição de Will, independente do aspecto religioso da questão. Resolvi abordar o desejo de Will através do aspecto puramente objetivo, e me questionar: A quem pertence a vida? E, se a qualidade de vida interferiria em minhas decisões sobre continuar ou não vivendo.
Pensei em várias personalidades que por um motivo ou outro perderam a capacidade de controle sobre seus corpos, como por exemplo: Christopher Reeve, Stephen Hawking, entre outros. O que me fez questionar a inteligência e a capacidade de aceitação de uma nova maneira de viver de Will.
Principalmente, por ele ser jovem demais para ter tanta certeza de não haver mais nenhuma razão para viver.
Mais uma vez, rendo-me a uma protagonista maravilhosa. Louisa queria que Will fosse feliz, como apenas os que amam verdadeiramente são capazes. Com sua maravilhosa percepção ela sabe que quando algo ruim acontece não existe nenhuma razão para minimizar o dano, apenas precisamos saber como prosseguir apesar dele.
E, aqui, eu peço emprestado os versos de Roberto Carlos, para explicar como me senti ao finalizar a leitura desse livro: “Se chorei, ou se sorri”, “O importante é que emoções eu vivi.”
Leitor, eu chorei muito! Mas, não deixaria de ler essa história de amor e de entrega incondicional por nada no mundo!
Um livro emocionante!
Lais Ribeiro 27/05/2013minha estante
Estava na dúvida sobre comprar ou não esse livro... Vou pagar o boleto hoje e roer as unhas até o livro chegar, excelente resenha :)


Sueli 27/05/2013minha estante
Prepare a caixa de lenços de papel!
Obrigada por comentar!
Bj


Jullya 06/06/2013minha estante
Nossa só de pensar nesse livro já me dá vontade de chorar... Pra pessoas como eu, mera romântica, o fato de ter um final triste quase me matou... Eu tinha plena fé que ou ele melhoraria ou pelo menos decidiria viver... Bem, mas na vida real nem sempre são finais felizes não é? E esse livro me fez pensar em várias vezes em: baseado em fatos verídicos kkk
Bem é um livro meio denso, pelo tema abordado, na minha opinião... Mas eu não me arrependo de ter lido, me fez ter uma visão maior sobre o tema e me emocionou muito!


Sueli 07/06/2013minha estante
Jullya, até hoje, passado tanto tempo, ainda não me refiz desse livro.
Acho que o Will poderia ter dado mais tempo para a relação deles. Ele foi implacável em sua decisão...
Obrigada pelo seu cometário!
Bjks


Cláudia 01/10/2013minha estante
Como assim "ler o final do livro"!??!!?!??! Já conversou com um profissional sobre isso? rsrsrs
Ótima resenha!


Sueli 02/10/2013minha estante
Claudia, converso muito com profissionais, sim!
E, desconfio que se não fossem essas conversas, certamente eu teria desistido desse livro! Mas, preciso esclarecer que sou das raras leitores que não se importa com spoilers! Da mesma forma com que assisto filmes de suspense, com o mesmo entusiasmo várias e várias vezes! Obrigada pelo comentário. Volte mais vezes, ok?


Ida 12/08/2014minha estante
Que resenha maravilhosa Sueli, gosto de romances com histórias fortes e que me deixe, ápos a leitura, uma lembrança de como o livro mexeu com meus sentimentos. Obg!


Sueli 12/08/2014minha estante
Esse livro não vai abandoná-la por muito tempo, Ida.
Triste, polêmico, mas maravilhoso!
Bjs


Paloma 09/12/2015minha estante
Que resenha maravilhosa!! Vc escreve muito bem conseguiu passar o que senti , e sem dar sopiler para que ainda não leu kkkk , chorei muito , um livro lindo e único que deveria ser leitura obrigatória rsrsr.




spoiler visualizar
Andrea 02/05/2013minha estante
No seu primeiro paragrafo você diz tudo!!! A vida já dura buscamos conforto e final feliz nos livros..é um livro que vou colocar na minha pilha de leitura mas não para agora..otima a sua resenha. abs


Lu Galvao 06/05/2013minha estante
Concordo!!
Acabei de ler e estou me debulhando em lagrimas, de tanto que acreditei ate o ultimo momento que ficariam juntos, que o amor teria esperanças, sim o livro mexeu com meus conceitos de como viver a vida, entrou na minha lista de favoritos, mas e um livro que nunca mais lerei....
Parabéns pela Resenha!!


Vanessa 09/06/2013minha estante
Concordo com você.
Achei o livro ótimo, o romance é lindo, mas achei o final muito triste. Ao que eu entendi, o tema do livro tinha o objetivo de mostrar as possibilidades positivas na vida de uma pessoa tetraplégica. Também busco um pouco de "fuga da realidade" quando leio romances e esse livro ao contrário só me mostrou que na realidade há problemas sem solução, independente de seus esforços. De qualquer jeito, é um ótimo livro que vale a pena ser lido.


Cláudia 01/10/2013minha estante
Sim, a estória é sobre ela, sobre como a sua vida foi transformada pelo amor... e pela dor. Achei muito triste o final, torci muito para que o amor fosse suficiente e fiquei chocada (e magoada por ela) quando ele disse claramente que ela não era o bastante. Nem tudo são flores, não é mesmo? E isso fez com que a estória fosse tão crível e tão dolorosa... Eu também não leria novamente, mas é uma bela estória.


Camila F 29/01/2014minha estante
Nossa, não acrescentaria nenhuma palavra na sua legenda! "Realmente não gosto de ler livros assim porque acabo me envolvendo demais e acabo por ficar dias sofrendo e pensando no que acabei de ler... com essa história não foi diferente." É EXATAMENTE como eu to me sentindo! Depois de ler esse livro só consigo pensar em todo o tempo que eu vou ficar relembrando da história, pensando que sim, sabemos que muitas vezes o amor não é suficiente mas que no fundo, bem no fundo, eu queria MUITO que fosse! No aniversário dela, o jeito como ela sabia exatamente o que Will queria, nossa, me dá um aperto no coração só de pensar! Lindo livro, mas não leria de novo


Josiane 14/12/2014minha estante
Eu realmente fiquei muito mal depois de terminar o livro. Até agora, não me cabe na cabeça que ele a amava, pois como assim? uma pessoa amar a outra e fazer o que ele fez? eu ainda estou mal com a história. Me tocou demais. Mas estou tentando ver o lado dele, a real história com que nos deparamos todos os dias, e que são, na maioria das vezes, infelizes. Claro que não gosto de clichês, mas... puxa, mexeu profundamente comigo. Penso na tristeza dela, indo à Paris e lendo a carta dele. Não sei se seguiria minha vida normalmente, depois de um baque desses. Desculpem pelo desabafo.


Isabel 24/09/2015minha estante
Concordo plenamente, é lindo mas....de difícil já basta a realidade....


Jaque Assunção 18/10/2017minha estante
Chorei dez dias com a história do Will e da Lou... Eu amei o livro!




Marcela @ler_sim_ler_sempre 22/05/2015

Emocionante
O livro conta a historia de Louise, uma garota comum (exceto pelas roupas ) de 26 anos que tem um namorado “maratonista” e que mora na casa dos pais juntamente com a irmã solteira e seu filhinho Thomas.
Louise trabalha em um café e adora oque faz, porem em um final de dia de trabalho é surpreendida pelo dono com a noticia do fechamento do estabelecimento e por consequência fica desempregada.
Ela se cadastra em uma agencia de empregos e se candidata a algumas vagas porem não se adapta. Como a família vive em um momento de crise financeira em sua ultima chance de conseguir algo melhor, Louise acaba aceitando a vaga de cuidar de um tetraplégico mesmo não tendo experiência alguma na área.
E por sua surpresa acaba sendo aprovada na vaga.
Ao conhecer seu novo “patrão” Louise se depara com Will, um rapaz de 35 anos que há 2 anos sofreu um acidente e ficou tetraplégico mas que antes tinha uma vida ativa como CEO de uma empresa e que adorava esportes e viajar. Ele se apresenta como uma pessoa mal humorada que só faz lhe ofender.
A principio Lou quer desistir do emprego, porem devido a possibilidade da perca de trabalho do pai e da mudança de sua Irma para uma universidade, ela se vê sem saída e continua no emprego .Onde no decorrer da historia aprende a lidar com Will e seu humor ácido.

(...) _ Conhecimento, é poder _ Will (...)

Mas como nem tudo são flores, após conseguir conquistar a amizade de Will ela descobre que é considerada pela família dele a última esperança, pois Will deseja não viver mais, e deu para família apenas Seis meses de prazo. O mesmo prazo de seu contrato de trabalho.
E nisso, Lou desesperadamente tenta todas as formas possíveis de mostrar a Will que ele ainda tem muita vida pela frente.

(...)- Quero... Ser apenas um homem que foi a um concerto com uma garota de vestido vermelho. Só por mais alguns minutos.(...)


Uma historia divertida e que você consegue ler em uma “sentada” só, pois não da vontade de parar. Com um contexto emocionante que nos faz repensar se estamos tratando os nossos semelhantes com respeito ou se estamos impondo as nossas vontades a eles. Fazendo-nos entender que nossas escolhas são únicas e exclusivamente nossas, pois no fundo de cada um, há um lugar profundo, onde os medos, as alegrias e as dores são camuflados. E que podemos mudar sim, ampliar os nossos horizontes e descobrir novas coisas a experimentar. Pois muitas vezes vivemos em um mundinho fechado e achamos que apenas com “alto poder aquisitivo” e só os denominados “mais inteligentes” podem seguir em frente ou fazer algo melhor.
Realmente um livro emocionante, sem duvida minha melhor leitura até agora de 2015
E hoje eu digo Como eu era Antes de “ler” você.
Leisiane Peloi 22/05/2015minha estante
Linda sua resenha!! Muito bem escrita, ao ler senti a mesma emoção de quando estava lendo este livro... Jojo Moyes tocou em um assunto tão delicado que me fez refletir em como a vida do próximo pode ser bem mais difícil que a minha, "E hoje eu digo Como eu era Antes de ler Você"!! ;)


Marcela @ler_sim_ler_sempre 22/05/2015minha estante
Sinceramente esse livro é um dos mais lindos que ja li. E se quisermos serve como liçao de vida sim. Muito obrigada pelo incentivo em me fazer ler. Se soubesse que ia mexer tanto assim comigo tinha lido bem antes.


Leisiane Peloi 22/05/2015minha estante
Pra mim tbm é um dos livros mais lindo que já li...
Agora eu estou criando coragem para ler os outros da Jojo Moyes...


Marcela @ler_sim_ler_sempre 22/05/2015minha estante
fala nao Por enquanto vou de Sophie Kinsella


Leisiane Peloi 22/05/2015minha estante
Melhor, é mais tranquilo, depois que se recuperar do choque dai volta para Jojo ahuahauha


Marcela @ler_sim_ler_sempre 22/05/2015minha estante
Isso ai kkkkk


Flavinha 05/07/2015minha estante
http://www.livrosecitacoes.com/noticia-de-livros-segura-o-forninho-sequencia-de-como-eu-era-antes-de-voce-e-confirmada/


Marcela @ler_sim_ler_sempre 06/07/2015minha estante
Ja to louca pra vê esse filme rsrsrsrs




Duda 29/03/2016

História triste, mas que vale a pena cada página. Amei cada linha e sofri muito também. Um livro muito intenso. Indico sem dúvidas!
bru 01/04/2016minha estante
vou começar!!


Duda 04/04/2016minha estante
começa por favor! eu amei e as pessoas que indiquei também. depois lê "uma curva no tempo" que foi o último que li e também ameeeii


bru 13/04/2016minha estante
comecei ontem! já to viciada hahauehuaehe


bru 13/04/2016minha estante
quero comprar todos os livros dela


Duda 06/05/2016minha estante
eu já tenho 3! kkkkk estão na lista, todos.


bru 08/05/2016minha estante
assim que der vou comprar


bru 21/05/2016minha estante
li e amei! to no segundo.


Duda 23/05/2016minha estante
o depois de você?? ganhei de aniver o como era, vou trocar pelo depois que ainda não tenho!




Maria.Thereza 18/01/2021

Chorando muito
Já tinha assistido ao filme no cinema, mas confesso que não conseguir não chorar de novo.. Muito lindo! Que livro sensível! Eu tô amando ler jojo MOYES
Leticia 18/01/2021minha estante
Esse livro ??


Eund 18/01/2021minha estante
Também chorei poucos rios de lágrimas haha. ?


Maria.Thereza 18/01/2021minha estante
Nooossa.. Achei q tendo visto o filme estaria mais preparada!! Mas socorro, não... Hahaha chorei demais, demais


Gabriela 18/01/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos ????


Thainara.Beatriz 18/01/2021minha estante
O livro q eu mais chorei lendo com certeza foi esse kkkkk depois q eu me toquei do q tava aconteceu não conseguia parar de chorar


Laura.Bianchini 18/01/2021minha estante
Sem condições para esse livro, é tocante demaisss!




5434 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR