Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

@aprendilendo_ 22/09/2020

Resenha de Como eu era antes de você
De acordo com recente relatório da OMS, cerca de 90% dos traumas na medula espinhal são causados por acidentes de trânsito. Quando falamos em lesões nessa parte do corpo, naturalmente surge a ideia das para e tetraplegias, sendo a primeira caracterizada pela perda do controle nos membros inferiores e a segunda pelo não movimento, tantos do abaixo, quanto dos órgãos superiores. Em resumo, a coluna vertebral de um adulto é composta por 24 vértebras, sendo as primeiras (perto ao pescoço) as cervicais, de C1 A C7. As fraturas nas vértebras a partir da C6 (de baixo para cima) causam a chamada tetraplegia. Nesse contexto, em Como eu era antes de você, temos a história de como Will Traynor, rapaz o qual sofre uma lesão nas vértebras C5 e C6 após ser atropelado, conhece Louise Clark.

Sobre a história: Narrado em primeira pessoa por Louise, de 27 anos que mora em uma pequena cidade britânica e não tem muitas perspectivas quanto a seu futuro, acompanhamos, no livro, o desenrolar de um relacionamento quando, após a jovem perder seu emprego, encontra como única opção, cuidar de uma pessoa deficiente física. Aqui, é apresentando Will, um ex-CEO de 35 anos o qual dois anos após seu trágico acidente, remoí todos os dias um rancor por sua vida e pelas pessoas à sua volta.

Com suas 100 primeiras páginas calmas, o romance não tem pressa em se desenvolver. Para alguns, isso pode soar como defeito, mas no contexto da obra torna-se um grande atributo. Pois é a partir da sútil transformação do relacionamento entre os protagonistas e da forma como a monotonia dos dois muda que nos apegamos aos personagens e passamos a torcer pelos dois. Esse balanceamento facilita na familiarização com cada sujeito e nos auxilia a entender os porquês de certas decisões e omissões, trazendo consigo uma carga de profundidade nas personalidades. Em congruência com isso, a autora acertou ao colocar alguns capítulos os quais vemos a perspectiva de diferentes pessoas além de Louise, esses pontos de vista apenas incrementam nas individualidades e impedem os indivíduos secundários de tornarem-se ocos ou desnecessários. Cabe aqui ressaltar, o começo devagar é futuramente compensado por um meio e fim mais movimentados e emocionantes.

Há aqui uma liberdade dada por Jojo Moyes ao leitor para ponderar sobre as questões abordadas e suas consequências, a história não toma partidos e isso torna a obra algo além de um romance, tendo contornos reflexivos nas entrelinhas. Dito isso, o livro se sai muito bem na criação de um belo romance enquanto aperfeiçoa os personagens à sua volta (apesar de eu ter sentido falta de um foco maior em Camila, mãe de Will) e propõem um debate pertinente sobre a problemática de uma situação tão difícil. Com personagens bem construídos e carismáticos, Como eu era antes de você é um livro encantador e ótima leitura.

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
aprendilendo.com.br
@aprendilendo_ 22/09/2020minha estante
Bom receber a opinião de quem tem esse livro como favorito. Realmente gostei dessa parte de acabar tendo uma pegada mais reflexiva também, além de mostrar não apenas como as pessoas podem ir mudando, mas revelando seus sentimentos de forma sincera com a intimidade.

Lucilia.Cristina 23/09/2020minha estante
Segue com a sequência, pois acho que você vai gostar, ela mostra como a decisão de uma pessoa afeta todos ao seu redor cada um de uma forma. E também mostra como a maioria das pessoas e a sociedade não conseguem lidar e entender algo tão profundo como a decisão que Will tomou para si.

@aprendilendo_ 23/09/2020minha estante
OK!! Obrigado pela dica, acredito que vou seguir sim então.

Ludmila 26/09/2020minha estante
Eu gosto desse livro justamente porque vai além do romance e trata de questões pessoais da Lou e de como ela cresceu, se desenvolveu ao longo do livro. Para mim, passa a reflexão de conquistar lugares maiores, ir atrás de sonhos e, acima de tudo, evoluir. Muito boa a resenha!

almeidalewis 26/09/2020minha estante
Ótima resenha ( como sempre Pedro ??) julgando pela capa não me interessaria,mas pela sua explicação já acende uma luz amarela.
Essa história me lembrou de Henry Nouwen quando cuidou de Adam ( descrito como Adam o amado de Deus ) na A arca ( casa de cuidados ) e tudo que ele aprendeu com Adam ele chegar a dizer que o verdadeiro cuidado é mútuo.

@aprendilendo_ 26/09/2020minha estante
Muito obrigado, Ludmila e Alex!!

Gabi 26/09/2020minha estante
Muito legal você ler e fazer resenhas...
Quero muito ler esse livro

@aprendilendo_ 28/09/2020minha estante
Muito obrigado!!

Gabi 28/09/2020minha estante

Wanessa.Oliveira 30/09/2020minha estante
Ai, quero muito ler esse livro. Vi só o filme. Já me desmanchei toda assistindo, imagina lendo...

Paula 01/10/2020minha estante

Ana 13/12/2020minha estante
Gente tem como ler o livro completo?

Nataly 28/12/2020minha estante
Gente esse livro tenho q pagar pra ler ele ?

@aprendilendo_ 29/12/2020minha estante
Oii, tudo bem? No caso, aqui o skoob não é uma plataforma para ler livros, mas sim uma rede social na qual se comenta sobre eles, sabe?

Luane.Amorim 16/01/2021minha estante
Como faço pra lê, gente?

Amanda.Kamila 30/01/2021minha estante
Como eu faço pra ler,sou nova e não sei mexer

Luciane.Cristina 26/05/2021minha estante
Como eu faso para ler ????

Suzy 11/10/2021minha estante
Poxa queria ler ele mas tá difícil não abre

Amandinha 15/11/2021minha estante
Eu gosto muito desse livro ??

Michelly 08/12/2021minha estante
Este livro foi um dos mais emocionante que já li, a história de Louise e Will encanta qualquer um, recomendo ler a sequência... é incrível

Buarque 16/02/2022minha estante
esse livro é tudo, me emocionei mas principalmente refleti muito...

Sarah 03/03/2022minha estante
Lindo amei chorei no final eu chorei super recomendo?

Janaina 20/04/2022minha estante
Ótima resenha. Só um aviso. A coluna possui 33 vértebras e não 24 como está descrito na resenha

Magda 21/07/2022minha estante
Como se ler ele nesse aplicativo?

Andressa 26/07/2022minha estante
Gente alguém me ajuda a ler os livros não sei como ler livros aqui não sei onde apertar ????????

Nicole 03/09/2022minha estante
Gente onde posso ler esse livro online de graça?

Nathi 03/09/2022minha estante
Eu amo esse livro, chorei muito no final dele

Miranda 07/09/2022minha estante
Livro triste do começo ao fim ,mas ao mesmo tempo perfeito

RosenA.Paula 19/09/2022minha estante
Como faz pra ler nesse app

Vitória 15/10/2022minha estante
Adorei esse livro pena que o personagem principal morre mas amei a experiência de ler.
Assisti o filme um trilhão de vezes mas achei melhor o livro

Vitória 15/10/2022minha estante
Assisti o filme um trilhão de vezes mas achei melhor o livro

Maria 22/11/2022minha estante
Como ler um livro não estou conseguindo ler

VerAnica 28/11/2022minha estante
E
Meu livro favorito. Nunca vou superar o final.

FlAvia.Manuelly 18/12/2022minha estante
Um livro na qual realmente amei! Aconselho para quem quiser uma leitura romântica e calma

Annynhah 31/12/2022minha estante
O livro perfeito exite sim (na minha opinião),esse livro é perfeito, além de mostrar o quando o Will se tornar uma pessoa muito importante na vida de Lou ,como também eles enfrentam a dificuldade e consegue uma amizade linda ,e até um romance.

Emilly.karolinny 06/04/2023minha estante
Gente, como q lê? Sou nova aqui!!

Ariane194 27/04/2023minha estante
Como faço pra ler, não consigo sair da primeira página?

skuser02844 28/04/2023minha estante
chorei q nem cachorra

Gabriela2422 26/06/2023minha estante
Alguém me ajuda como faço pra ler, não consigo

Lorena1036 23/01/2024minha estante
Eu realmente amei esse livro, mas acho q falta alguma coisa

Lorena1036 23/01/2024minha estante
Eu realmente amei esse livro, mas acho q falta alguma coisa

Richely.Sousa 02/02/2024minha estante
Eu estava lendo, mas a letras são muito pequenas, infelizmente não vou terminar, estou sentindo muita dor de cabeça ???

Maria1691 17/03/2024minha estante
Esse livro é perfeito! Eu senti a dor do Will e senti o amor deles eu me conectei d+ com a história e chorei muito tbm, se tornou um livro especial e aconchegante pra mim

MiCandeloro 29/04/2013

Extremamente emocionante! Uma lição de vida!
Olá pessoal, hoje vou falar sobre o livro Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Esse livro meio que chegou às minhas mãos por acaso. A Editora Intrínseca enviou uma lista de sugestões de lançamentos de livros que eu poderia pedir e dentre eles estava este. Fui procurar por ele no skoob e nada me chamou atenção, nem a capa (que de perto é linda, super delicada, com uma ilustração bem sugestiva e condizente com o tema), nem a sinopse, que me deu a impressão de ser uma história bem clichê e, para piorar, ainda não tinha nenhuma resenha escrita sobre ele, então não tinha a mínima ideia se iria gostar ou não. E por que ainda assim pedi para resenhá-lo? Sinceramente, não sei, mas foi a melhor coisa que eu poderia ter feito, fazia tempo que não lia um livro tão emocionante e que não chorava tanto!!

Peço que desculpem pelo tamanho da resenha, foi muito difícil escrevê-la e colocar em palavras tudo o que senti ao lê-lo. Aliás, nada do que eu diga aqui será suficiente para descrevê-lo.

O que você faria se o amor da sua vida desistisse de viver? Lutaria por ele ou deixaria morrê-lo em paz?

Will e Lou são pessoas completamente diferentes. Viviam praticamente em universos paralelos. Will era um CEO de sucesso em Londres, ambicioso, rico, tinha uma namorada perfeita, digna de capas de revistas e adorava uma aventura. Vivia sua vida ao máximo!

Lou morava numa pequena cidade turística do interior que girava em torno de um Castelo histórico. Tinha 26 anos, trabalhava em um café, morava com os pais, tinha um namorado chamado Patrick e nenhuma ambição ou objetivo na vida.

Até que um dia eles são obrigados a sair de suas zonas de conforto e encarar uma realidade muito diferente. Will sofre um acidente e fica tetraplégico. Lou é demitida do café em que trabalhava há 6 anos e se vê sem emprego, sem experiência e sem qualificação, tendo que procurar por um emprego qualquer para ajudar nas despesas da casa.

O único emprego aparentemente para o qual ela seria apta a se candidatar era o de cuidadora de um tetraplégico. Mas ela não tinha experiência alguma como cuidadora, muito menos com "tetras". Mesmo assim acaba sendo contratada pela Sra. Traynor e é dessa forma que Will e Lou acabam se conhecendo.

Num primeiro momento Lou odeia o emprego. Will é muito hostil, amargo e agressivo com ela, mas Lou tenta aguentar firme pelo dinheiro. Aos poucos eles acabam se aproximando e construindo uma relação intensa de intimidade e amizade que se transforma em amor. Não somente no amor romântico, mas no amor verdadeiro, que rompe todos os obstáculos, que se flexibiliza, que vê beleza onde não há.

O problema é que Lou descobre que Will não só é um potencial suicida como deu um prazo de 6 meses de vida para os seus pais se despedirem dele e se acostumarem com a ideia de não tê-lo por perto para depois finalmente se suicidar na clínica Dignitas, na Suiça.

Lou fica chocada e arrasada com a notícia e tenta com todas as suas forças fazer Will desistir dessa ideia. Ela tem 6 meses para mostrar para Will que ele tem motivos para viver e ser feliz, e ela não está disposta a perder essa batalha. Será que ela irá conseguir? Leiam e descubram.

***

Como eu era antes de você é uma linda história de amor, não daqueles tipos de clichês que vemos por aí, em que os mocinhos se apaixonam à primeira vista e salvam e transformam suas vidas, com um lindo final feliz. Não!! O livro é o retrato fiel da vida, com todos os seus percalços e sofrimentos. A relação de Will e Lou é construída dia após dia e vai se transformando do descaso à profunda admiração e orgulho. Eles eram completos estranhos, mas adversidade da vida acabou aproximando-os e mudando por completo a trajetória de ambos.

Depois do acidente Will havia ficado muito infeliz. Ele tinha frequentes dores, infecções, limitações absurdas e dependia de todos. Além disso, tinha que lidar com olhares de descaso e piedade e com pessoas decidindo tudo por ele. Para alguém que havia sido cheio de vida, orgulhoso, cheio de opinião própria, era algo muito difícil de conviver e principalmente de se aceitar.

Como convencer alguém que está nessa condição de que é melhor continuar vivendo desse jeito? Quem tem o direito de dizer se devemos ou não morrer? A sociedade, o judiciário, nossos pais, Deus?

O livro traz como pano de fundo um tema extremamente delicado e polêmico: o direito de morrer. Eu nem sabia que essa clínica chamada Dignitas de fato existisse. Depois que terminei a leitura do livro fui pesquisar na internet e confesso que fiquei meio chocada com as informações que encontrei.

Durante boa parte do livro fiquei revoltada com Will e seus pais. Como poderia uma pessoa decidir tirar sua própria vida? Mas depois de certo tempo pensei: quem sou eu para julgar? Nunca passei por uma situação dessas e não tenho a mínima noção do sofrimento de um deficiente físico. Realmente vale a pena manter uma sobrevida nesse estado, como o de Will? Bom, é algo que dá muito pano para manga. Pensem.

Como disse no início, chorei litros de lágrimas, não só porque a história é triste ou tão bem escrita que poderia ser uma história real, não só por ter tocado tão profundamente meu coração, não só por ter me feito enxergar como é dura à vida dos deficientes físicos e como pouquíssimos se importam com isso, não só por trazer lindas lições de superação, mas porque foi tristemente lindo ver como a vida de Will e Lou se transformou desde que se conheceram. Algumas pessoas entram nas nossas vidas apenas para mudarem o rumo delas, nos fazerem enxergar coisas que antes nem imaginávamos que existiam e isso é mágico!

O livro é muito gostoso de ler e li muito rápido, em um dia. Ele é predominantemente narrado em primeira pessoa por Lou, mas temos alguns esparsos capítulos narrados por outros personagens fazendo com que a gente conheça outros pontos de vista da história.

A história é tão real que algumas vezes parece que estamos lendo um diário ou espiando por uma fechadura a vida de outras pessoas. Ela poderia ter ficado maçante e arrastada por conter tantos detalhes, ser tão descritiva em algumas partes, mas não.

Leitura super recomendada. Um livro que muda nossa forma de encarar o mundo e nos faz pensar um bocado. Amei!

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2013/04/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html
Cris 07/05/2013minha estante
Mi...
Adorei a sua resenha... vc escreveu tudo aquilo que o livro quer passar...
Se eu não tivesse lido o livro, com sua resenha não teria pensado 2 vezes antes de começar a ler...
Parabéns!!!

MiCandeloro 07/05/2013minha estante
Oi Cris, fico muito feliz que tenha gostado! O livro é maravilhoso, né?! Beijão e obrigada pelo carinho.

Lucy 08/05/2013minha estante
Resenha excelente! Realmente é um dos livros mais emocionantes que já li !!!!

MiCandeloro 08/05/2013minha estante
Digo o mesmo Lucy, fazia tempos que não me emocionava dessa forma, que não chorava tanto!! Esse livro é uma lição de vida. Beijos

MiCandeloro 12/05/2013minha estante
Me senti como você Cah! Obrigada pelo carinho. Beijos e boa leitura.

rntgog 12/05/2013minha estante
Ia escrever a resenha mas a sua esta completa, nunca um livro mexeu com os sentimentos como esse, história perfeita, super bem escrita, me identifiquei muito com Lou, queria tanto um final diferente, só de pensar no final fico com os olhos cheios de água, lindo demais.

MiCandeloro 12/05/2013minha estante
Oi rntgog, fico feliz que tenha gostado da resenha e do livro. Nossa, nem me fale, torci até o último minuto por um final diferente, quase morri chorando.. Linda demais essa história, profunda e tocante! Beijos

Christies 14/05/2013minha estante
Não me recordo se eu deixei um comentário no seu blog, mas eu já tinha lido a sinopse e pensei, é quem sabe para quando eu não tiver vontade para ler outra coisa, mas quando li a sua resenha, eu realmente fui buscar o livro. O terminei ontem noite, e dormi chorando. Ainda estou com o rosto um pouco inchado, mas realmente é um livro emocionante.
E acho que nem sei se quero escrever uma resenha, ainda estou triste com todo o livro, e sua resenha resume bastante tudo o que estou sentindo. Bjs

MiCandeloro 14/05/2013minha estante
Oi Lyla, obrigada pelo recadinho e pelo carinho. Realmente entendo o que você está sentindo. Apesar de ter amado o livro, de ter me emocionado profundamente, também sofri demais e estou sentindo dificuldades até agora em engrenar numa nova leitura. Sinto falta de Lou e Will. Será que sou louca? hehe Tire um tempo para digerir a história e depois tente resenhá-la de uma forma mais distante, de repente. Beijocas e boa semana!

Izadora 27/05/2013minha estante
Acabei de ler livro. Comecei a ler por causa das recomendações, mas fui com um pé atras, achei a sinopse ruim, n me atraiu em nada.
Mas nos primeiros capítulos o livro me cativou, n me lembro de ter chorado lendo um livro, e esse copiosamente. É realmente uma lição de vida.
Como eu era antes de você entrou para lista dos meu livros favoritos.

MiCandeloro 27/05/2013minha estante
Oi Izadora, concordo com você. A sinopse não me cativou em nada e não tive o mínimo interesse em ler. Achei que fosse ser um outro livro bobinho e clichê. Nem sei porque acabei solicitando o livro para a Editora, mas ainda bem que o fiz, porque esse livro arrebatou meu coração. Por isso senti a necessidade de expor na resenha pormenores que não são apresentados na sinopse, para tentar seduzir as pessoas que assim como eu e você talvez não leriam o livro se dependêssemos apenas do que está descrito na sinopse. Sei que tem gente que não curtiu, que achou que soltei spoilers, mas na real não contei os principais acontecimentos, só quis fomentar a curiosidade dos leitores e demonstrar que esse livro tem uma história divina e profunda por trás e que merece ser lido. Fico muito feliz em saber que você gostou da história. Até hoje sinto falta do Will e da Lou.. hehe Beijão

Paula1921 29/05/2013minha estante
Em uma semana li 3 romances e 2 suspense.
E um dos romances foi este.
Simplesmente amei, chorei horrores e fique com este livro empreguiçado na minha mente, volta e meia me deparo lembrando da historia. Creio que ele vai causar em mim a mesma sensação nostálgica que o livro A Menina Que Roubava Livros.

MiCandeloro 29/05/2013minha estante
Oi Paula, esse livro é tudo né?! Fazia tempo que não chorava tanto. Fiquei dias remoendo a história e até hoje me pego pensando no livro e nos personagens. Me marcou fundo, assim como A Menina que Roubava Livros. Beijos

Geíza 31/05/2013minha estante
Descreveu exatamente tudo! Logo quando apareceu o nome "dignitas" eu fui pra internet pesquisar mas não tive muita curiosidade nos sites que encontrei. Achei que tudo daria certo e chorei tanto mas tanto... Estou chorando até agora. Ótima resenha!

MiCandeloro 31/05/2013minha estante
Olá Geíza, fico feliz que tenha gostado do livro. Também morri chorando. Quase nem acreditei em tudo que encontrei na net sobre o Dignitas, bizarro. Não sei muito o que pensar sobre isso. Obrigada pelo elogio. Beijos

Fran 04/06/2013minha estante
Li recentemente e AMEI!!! Realmente muda nossa forma de pensar, de olhar o mundo. Chorei horrores na última parte do livro... ainda bem q estava em casa. rs

MiCandeloro 04/06/2013minha estante
Realmente Fran, se você chorou o tanto que eu chorei, não ia ser divertido estar na frente de outras pessoas nessa hora.. hehe Fico feliz que tenha gostado do livro. Beijão

MiCandeloro 22/06/2013minha estante
Olá Caroline, eu me emociono só de lembrar do livro. Prepare-se porque muito mais lágrimas estão por vi :o( É realmente muito difícil falar de um livro desses, extremamente real e perfeito! Beijos e boa leitura.

May 04/08/2013minha estante
Adorei a sua resenha! Muito bem escrita, li ela antes (só o começo) e fui ler o livro.
Nem tenho palavras direito para descrever.. realmente é um livro emocionante! Chorei no final, como raríssimos livros me fazem chorar. É uma história que te faz pensar na vida de uma pessoa deficiente. E te faz pensar refletir sobre a história mostrada.
Quando li que ele iria se suicidar, pensei até o último segundo "por favor, não faça isso, você tem que sobreviver." E isso não foi possível, mas entendi.
Recomendo muito esse livro! Li em um dia também, realmente te faz querer mais, não dá vontade de parar e quando vê, já acabou e está chorando. rsrs.

MiCandeloro 04/08/2013minha estante
Oi May, obrigada pelo carinho. Fico feliz que tenha gostado da resenha e do livro. Esse livro marca a nossa vida de tal forma, né?! Impressionante a quantidade de emoções que ele nos desperta. Beijos e curta sua ressaca literária.. hehe

Ana 06/08/2013minha estante
Realmente é um livro que faz você pensar na vida, e que você se coloca no lugar da pessoa ! Amei a resenha, foi tudo que eu senti lendo o livro.
A muito tempo não lia algo que me tocasse, como esse livro, resenha maravilhosa!

MiCandeloro 06/08/2013minha estante
Oi Ana, que bom que gostou de ambos. Esse livro dá um tapa na nossa cara e nos acorda para a vida, né?! Muito bom!! Beijos

Mayara 09/08/2013minha estante
Realmente emocionante, lindo demais. Faz vocês olhar a vida com outros olhos, faz você realmente pensar sobre tudo. Se colocar no lugar dos personagens. Me apaixonei tanto por Will e Lou, que me senti tão envolvida com a história que não larguei o livro em um só segundo. Chorei tanto. Nunca tinha visto um livro como esse. Realmente depois dessa leitura, vou encarar o mundo de outro forma.
Adorei a resenha.

MiCandeloro 10/08/2013minha estante
Oi Mayara, senti tudo exatamente o que você sentiu, engasgo só de lembrar do livro. Que romance perfeito, tirei o chapéu para a Jojo. Curta a sua ressaca literária, porque provavelmente você vai ter.. kkk Beijos

Ludy Vieira 20/08/2013minha estante
Quando ouvi falar a 1ª vez deste livro através duma amiga, pensei "Ah legal, um romance clichê para ler no fim de semana". Como eu estava enganada!!
Não fazia ideia do que iria encontrar e a cada página eu me divertia com a Lou e sua autenticidade e o jeito sarcástico meio dark de Will!
É uma história de amor, direito de escolha, que nos faz pensar "O que estou fazendo da minha vida enquanto tenho saúde, enquanto posso vivê-la plenamente?"
Traz temas polêmicos também e pra ser sincera até hoje não tenho uma opinião certa sobre as escolhas de Will, afinal acho q foi isso q a autora quis passar: que não tem como saber qual é o verdadeiro sofrimento de uma pessoa no estado de Will a não ser que passemos pela mesma situação...
Pra mim, sem dúvida, foi um dos livros mais emocionantes que já li, quebrou meu coração e após 3 dias de ter acabado a leitura ainda fico com lágrimas nos olhos e aquele nó na garganta quando a história repassa pela minha cabeça!
Fui pesquisar na internet sobre a clínica Dignitas e a autora Jojo disse em uma entrevista q assisti que ela se inspirou em um ex-jogador de rugbi inglês q aos 23 anos ficou tetra após um acidente num treino e convenceu os pais dele a levarem-no para a Suiça...
Muito triste :(

MiCandeloro 20/08/2013minha estante
Oi Lu, no fim o livro arrebatou seu coração da mesma forma que fez com o meu. Nossa, não sabia disso sobre o jogador, que a Jojo se inspirou realmente em alguém para falar sobre a história de Will. Muito mais triste, por saber que é algo real. Obrigada pela info. Beijão e boa ressaca literária.. hehe

Thayza Fonseca 22/08/2013minha estante
Mi se você diz que é bom eu acredito :)

Adorei a resenha e estou me corroendo para começar logo essa leitura mesmo sabendo de antemão que irei chorar litros.

Beijos

MiCandeloro 22/08/2013minha estante
Oi Thayza, agradeço a confiança!! Espero que goste do livro, depois me conte o que achou. Beijos

Giseli 25/08/2013minha estante
Adorei sua resenha, e amei o livro, mas ele me deixou um pouquinho mal. Não queria aquele final e num momento de reflexão fiquei me sentindo tão egoísta e tão mal por desejar que alguém infeliz e com dor vivesse só pelo bem de outro. E mesmo sabendo que é errado não consigo evitar esse pensamento egoísta ( e nem estou falando da visão "religiosa da coisa" de certo ou errado) Bem no dia seguinte fui reler a última parte na esperança que as lágrimas teriam nublado minha percepção e ele no último momento poderia ter desistido... Bem, não sei se lerei de novo esse livro...

MiCandeloro 25/08/2013minha estante
Oi Giseli, entendo perfeitamente o que você sentiu porque senti o mesmo. Não acreditei que a Jojo levou aquela final adiante. Doeu muito em meu coração. E acho que você traduziu perfeitamente nosso sentimento como egoísmo. Como querer que alguém continue vivendo nas condições dele? Fazer a Lou feliz a que preço? É complicado neh.. Foi um dos livros mais maravilhosos que já li, mas não sei quando o lerei de novo.. Beijos

Ana Paula 03/09/2013minha estante
Eu acabei de ler, portanto não estou recuperada ainda. Estou sob forte emoção e pensando mil coisas sobre o assunto. Claro, não queria esse final, mas entendi completamente o motivo de ser. O livro é lindo, e trata desse tema de forma sensível e delicada. É fácil pensarmos como alguém seria capaz de fazer tal coisa com sua própria vida, mas a história nos faz pensar, sob o ponto de vista do Will, em como seria viver assim e ainda q não possamos saber na realidade como seria, acabamos entendendo seus motivos e aceitando o desfecho.

MiCandeloro 06/09/2013minha estante
Verdade Ana Paula. Imagino o quanto você ainda esteja abalada. Foi difícil de me recuperar. Mas achei formidável o jeito que a autora abordou o assunto e como ela conseguiu criar personagens tão apaixonantes quando a Lou e o Will né?! Beijos

Hélidy 15/09/2013minha estante
Também li super rápido. Comprei em um dia e no outro já tinha devorado. É lindo! Emocionante! Apaixonante! Lou e Will ficarão em minha memória durante um bom tempo...

MiCandeloro 15/09/2013minha estante
Verdade Hélidy. Lou e Will marcam as novas vidas! Beijos e fico feliz que também tenha gostado.

Ellen 08/10/2013minha estante
eu chorei quando terminei, e td vez que leio uma resenha desse livro, choro d'novo rs
é lindo d'mais

MiCandeloro 08/10/2013minha estante
Oi Ellen, acho impossível não chorar, né?! Esse livro é demais! Beijos

Celly 09/10/2013minha estante
Livro maravilhoso! Li em um dia de tão bom! Fantástico. Se tornou uma das minhas leituras favoritas, se não a favorita. Incrível, sem palavras. Jojo Moyes tá de parabéns.

MiCandeloro 09/10/2013minha estante
Oi Celly, concordo com você, esse livro também se tornou um dos meus favoritos. A Jojo arrasou mesmo. Super emocionante. Beijos

Maria Alanna 11/10/2013minha estante
DESABAFO- Nossa gente, eu estou arrasada!!! Acabei de terminar a leitura do livro " Como eu era antes de você", chorei muito, tô com uma raiva da autora, como ela pôde dar esse fim ao livro? Tô revoltada!!!

MiCandeloro 11/10/2013minha estante
Oi Maria, realmente é muito triste a forma que o livro acaba, mas a autora se inspirou numa história real e, portanto, não teria como terminar de outra forma. Além disso, acho que ela quis justamente nos abalar e nos fazer pensar sobre tudo o que ela abordou no texto. Mesmo assim, fiquei até o final torcendo para tudo dar certo. Beijos

Josi 21/10/2013minha estante
Terminei de ler ontem. Nossa, como eu chorei! Estou quase depressiva... Embora tenha um final triste, é um livro excelente.

MiCandeloro 21/10/2013minha estante
Oi Josi, realmente esse livro mexe demais com a gente. Apesar de ser triste e de eu ter torcido até o final para que as coisas fossem diferente, Como eu era antes de você é uma tremenda lição de vida. Beijos

Laala 12/11/2013minha estante
Terminei de ler ele agora e realmente é um livro excelente. É uma história que em muitas vezes pensei que seria bem previsível e que tudo terminaria bem e tals. Mais é muito diferente e me apaixonei pelos dois. Admirei a coragem e força de Lou que fez de tudo para reverter a situação. Muito emocionante e chorei muito, muito mesmo.

MiCandeloro 12/11/2013minha estante
Oi Laala, verdade, acho que chegou a me doer muito mais pela Lou ter lutado o que lutou e não ter conseguido reverter o quadro do que pelo Will ter entregado os pontos, que já era previsível. Que bom que gostou. Beijos

Regiane 25/11/2013minha estante
Terminei de lê o livro ontem e confesso que quando li sua resenha mais lágrimas vieram por me lembrar do quão linda é essa estória. Quando terminei o livro tinha um nó na minha garganta e minha visão estava embaçada.
Essa estória me fez refleti sobre várias coisas e a leitura me mudou e é ótimo quando um livro lhe proporciona isso.

MiCandeloro 25/11/2013minha estante
Oi Regiane, é sim.. é lindo quando uma história tem a capacidade de nos transformar. Que bom que gostou. Beijos

Luh 26/11/2013minha estante
Acabei agora e estou em prantos, lindoooo! Apesar de o final não ser o que sonhei, mas lindo! Segundo livro que leio da autora apaixonei.

Isabella 26/11/2013minha estante
Quando comecei a ler o livro, deseja um final diferente. Mas o surpreendente disso tudo é que o livro é perfeito dessa forma, chorei muito, fiquei meio mal por uns dias mas isso me fez refletir sobre algumas coisas. Emocionada por ter o privilegio de lê-lo!

MiCandeloro 26/11/2013minha estante
Oi Lu e Isabella, fico feliz que tenham gostado da história.. realmente, o final não é o que desejávamos, mas a autora conseguiu dar um desenrolar muito satisfatório a trama, além de belo. Beijos

Lanne 29/12/2013minha estante
Eu também chorei muito, chorei tanto que solucei.
Juguei o will, mas depois tentei me imaginar no lugar dele, e também cheguei a conclusão de que eu faria o mesmo no lugar dele.

MiCandeloro 29/12/2013minha estante
Verdade Lanne, impossível julgar uma pessoa que comete tal ato sem ter passado pelo o que ela passou né?! No fim não considero Will covarde, mas sim, um homem muito corajoso. Beijos

Desireé Alves 06/01/2014minha estante
Perfeita, vc conseguiu transmitir a essência desse livro e sua história. Também chorei demais e amei e me apaixonei pelos personagens protagonistas. Recomendo com certeza!!!

MiCandeloro 06/01/2014minha estante
Oi Desireé, fico feliz que tenha gostado da resenha e amado o livro tanto quanto eu. Beijos

Amanda 26/01/2014minha estante
Com certeza eu nunca mais irei esquecer esse livro, e toda vez que penso nele me da uma vontade louca de chorar.

MiCandeloro 26/01/2014minha estante
Pois é Amanda, pelo visto isso acontece com todos nós. Agora estou doida para ler o novo livro da Jojo. Beijos

Roberta 28/01/2014minha estante
Acabei de ler o livro,e nossa,sem sombra de dúvida o livro que mais me emocionou, tocou realmente a minha alma, vivi a história junto com eles,pareceu tudo mt real pra mim. Concordo muito com vc qdo diz que parece que estamos lendo um diário de uma pessoa, pois foi asssim que senti. Chorei, chorei, chorei e confesso que fiquei bastante abalada. É um livro que faz a gente parar e refletir na vida, acho que todos que leram vão enxergar a vida de um modo diferente agora, pelo menos eu sei que vou.. Amei sua resenha.. SUPER recomendo o livro, ficou da lista dos meus livros favoritos....

MiCandeloro 28/01/2014minha estante
Oi Roberta, este livro também transformou a minha vida. Fico feliz que tenha gostado. Beijos

Débora 12/02/2014minha estante
Ola MiCandeloro, ótima a sua resenha, terminei o livro ontem e Adoreeei e odiei o livro. Quando terminei tive vontade de me "jogar pela janela" devido a sensação de perda. A história é maravilhosa, e quando mais o leitor avança na história, melhor se compreende a terrível situação de Will.A Autora consegue perfeitamente provocar a empatia e reflexão do leitor para assuntos como a tragédia,as limitações e dificuldades de um deficiente físico, o direito de morrer e, é claro,
o amor.

MiCandeloro 12/02/2014minha estante
Oi Débora, obrigada, fico feliz que tenhas gostado da resenha e do livro. Sim, você resumiu perfeitamente a essência da história, e acho fantástico o fato da Jojo ter conseguido trabalhar tão bem com essas temáticas. Beijos

pedrobbsi 15/02/2014minha estante
Maravilhosa resenha, com ela decidi que vou ler o mais rápido possível esse livro

MiCandeloro 15/02/2014minha estante
Que bom Pedro, fico feliz em saber. Beijos

Thais 31/03/2014minha estante
Agora tô deprimida...

MiCandeloro 31/03/2014minha estante
Infelizmente o final do livro realmente dá uma ressaca literária muito forte com direito a litros de lágrimas.

Bruna 02/04/2014minha estante
Estou com ressaca literária. Terminei o livro hoje e estou super deprimida...

MiCandeloro 02/04/2014minha estante
Ai Bruna, entendo perfeitamente. Melhoras por aí. Beijos

Marcelo 28/04/2014minha estante
Após sua resenha decidi e vou comprar esse livro.. as vezes estamos em situação parecida com os personagens em nossa vida real.

MiCandeloro 28/04/2014minha estante
Verdade Marcelo. A situação dessa história parece ser tão real que nos angustia como se tivesse acontecendo conosco. Espero que goste. Beijos

Fabiana 23/05/2014minha estante
Eu li ontem de madrugada e estou deprimida até agora, com saudade do will e triste. rs. Sou louca?

MiCandeloro 26/05/2014minha estante
Não Fabi, você não é.. não tem que não tenha morrido chorando ao ler a história.. todos ficaram com ressacas literárias de dias.. Boa sorte aí. Beijão

Lari 27/06/2014minha estante
Adorei a resenha, você conseguiu descrever tudo o que eu estou sentindo agora. Acabei de ler e ainda estou aos prantos. A história é muito emocionante.

MiCandeloro 27/06/2014minha estante
Obrigada Larissa, fico feliz em saber.. lembro também o quanto morri chorando. Esse livro é demais :) Beijos

Tatiane 04/07/2014minha estante
Chorei rios ;( Mas muito linda a história. Faz a gente ter outra visão sem ser o nosso mundinho.

MiCandeloro 06/07/2014minha estante
Verdade Tati, é uma bela lição de vida. Beijos

Adriana 11/07/2014minha estante

Nossa super emocionante, chorei horrores. Torci muito para que o final fosse um super clichê, mas realmente o livro retrata muito bem a vida real.

MiCandeloro 11/07/2014minha estante
Ai Adri, eu também, nunca torci tanto para ler um final clichê.. kkk

Inês 07/08/2014minha estante
Cara eu estou muito indignada com o final do livro...Cara '-' chorei .. e estou com vontade de queimar o livro de tanta raiva Afeee...

MiCandeloro 07/08/2014minha estante
kkkk Não fica assim Inês. O final é triste mesmo, mas não tinha como ser diferente. O importante são todas as lições que a autora nos ensina através dessa história.

SABRINA 19/09/2014minha estante
Fiquei arrasada , porém amei o livro. rs
Impossivel não se apaixonar pela Lou e pelo seu estilo peculiar de se vestir. Parabens pela resenha

MiCandeloro 19/09/2014minha estante
Verdade, Jojo soube escrever essa história como ninguém :) Bjs

Ariana 22/09/2014minha estante
o livro é ótimo mas o final triste. Como a autora pode fazer isso com Will, estava esperando que o personagem mudasse de ideia e tivesse uma segunda chance com a Lou

MiCandeloro 22/09/2014minha estante
O fim não tinha como ser diferente, Ariana, infelizmente :(

Kelly 03/12/2014minha estante
Minha única frase que reflete o que senti quando terminei o livro: Eu era feliz antes de você.

Josiane 14/12/2014minha estante
Eu realmente fiquei muito mal depois de terminar o livro. Até agora, não me cabe na cabeça que ele a amava, pois como assim? uma pessoa amar a outra e fazer o que ele fez? eu ainda estou mal com a história. Me tocou demais. Mas estou tentando ver o lado dele, a real história com que nos deparamos todos os dias, e que são, na maioria das vezes, infelizes. Claro que não gosto de clichês, mas... puxa, mexeu profundamente comigo. Penso na tristeza dela, indo à Paris e lendo a carta dele. Não sei se seguiria minha vida normalmente, depois de um baque desses. Desculpem pelo desabafo.

muriel.caroline 28/12/2014minha estante
Completamente apaixonada pela historia, um enredo completo, livre de clichês, uma emocionante entrega. Jojo escreve com uma delicadeza impecável, nos permitindo mergulhar no cotidiano de Will e Lou numa proximidade incrível... Este livro é de longe o mais motivador e emocionante que já li.
''Como eu era antes de você'' , um divisor de águas entre os romances água com açúcar e aqueles que realmente nos fazem acreditar que o amor nasce e cresce quando menos esperamos, que a vida nos permita enxergar e valorizar os amores que realmente façam valer a pena... Que venham livros de amores tão genuínos como de Will e Lou!

Dayane 08/01/2015minha estante
Também li o livro bem rápido e concordo com a sua resenha... Para o mim o pensamento que ficou dentre tantos que tive durante a leitura foi: "Devemos sempre respeitar as decisões alheias, mesmo quando não concordamos.". Cada um sabe o que sente em cada situação e conhece os seus limites.

Kelly 21/01/2015minha estante
Comprei o livro hoje. E estou super ansiosa pela chagada dele.

Daniel 16/02/2015minha estante
parabens, uma otima resenha, agora fiquei com vontade de ler o livro.

Vivi 27/03/2015minha estante
Eu terminei a leitura ontem a noite e confesso que também chorei muito. Fui dormir com os olhos inchados. Sonhei e ainda acordei pensando sobre os fatos. Sua resenha está muito bem escrita. Parabéns.

Diego.Monteiro 06/04/2015minha estante
Realmente o melhor livro que já li,foi muito triste o final,mas eu não chorei por ter lido no meio da madrugada e estava com muito sono,rsrsrs. Mas quando terminei e fui ler as resenhas,essa resenha foi a que mais se encaixou sobre a descrição do livro,simplesmente perfeito. Eu espero comprar-lo e reler novamente.Adorei a resenha Mi,abraços!!

Elys Carla 14/04/2015minha estante
ótima resenha, lí também o livro mas não gostei emocionante, só que ele reforça muito os pontos negativos de ser um tetra, eu tenho um amigo que sofreu pacas para se adaptar mas fez com uma garra de gigante e hoje leva uma vida legal dentro dos seus limites ele sai com os amigos ele namora, bebe e se diverte, ele optou pela vida e muitos livros o ajudou, no caso eu nunca recomendaria este livro pra ele e nem para outra pessoa que de forma equivocada se ache um peso na vida dos que amam.

Natália 22/04/2015minha estante
Eu cometi o terrível erro de lê o final. Foi tão chocante. Me esforcei muito para continuar a leitura, pois não parava de chorar. Esse é um livro que realmente te leva questionar certas coisas da vida. Com certeza foi uma boa leitura!

Ester 26/04/2015minha estante
Ameei a resenha sobre o livro.. Esse com certeza, esse foi o livro que eu mais chorei durante a leitura e após, sabe chorei de soluçar.. Até hoje estou com aquela depressão pós livro.. E se eu não tivesse lido este livro, com certeza essa resenha me faria ir em alguma livraria para comprar um exemplar e começar a ler hoje mesmo rsrs.

SUELY 24/06/2015minha estante
Adorei a resenha. Chorei muitoooooo com esse livro. É lindo, apaixonante, triste, mas, real. Torci até o último momento, mas, valeu a pena ler.

ivanice.santos. 21/08/2015minha estante
Adorei esse livro, sencaionaal um livro que te prende você não quer desgrudar nem um minuto,
leitura fácil . Amei super recomendado.

Izabela Bahiense 09/09/2015minha estante
Tinha comprado esse livro ano passado, mas nunca era minha primeira escolha para leitura.
Até que por fim, comecei a ler e quis me matar por não ter iniciado antes!

Esse livro é lindo, me deixou sem ar.... Me fez refletir sobre tantas coisas, me fez querer repensar sobre meu modo de viver, me fez querer ser muito mais.
Ao terminá-lo, fiquei chorando como uma boba no meio do trem...rsrs

Esperava um final melhor, mais feliz... Mas nem sempre a vida é assim, não é mesmo? O que vale são os momentos que temos o prazer de vivenciar no decorrer do caminho! :)

O último livro que tinha me deixado assim foi Um dia.

Cris 28/09/2015minha estante
Simplesmente LINDA HISTÓRIA, chorei tanto e só de me lembrar me emociono!!!

01/10/2015minha estante
Eu li faz dois dias e estou super pensativa sobre este livro.
Lindooo, bem escrito, mexe com suas emoções e faz você questionar sobre como devemos viver, quem deve decidir que tipo de vida levar e como você pode sempre melhorar a forma em que se vive.
ameiiii. um livro que ficará gravado em mim!!!

Mercia 06/02/2016minha estante
Parabéns pela resenha...E uma história muito linda...Fique com muita vontade de ler o livro...!!!

Van 20/03/2016minha estante
boa resenha MiCandeloro, embora discordemos em alguns termos como por exemplo seu título "...uma lição de vida" não vejo como lição a desistência da vida seja ela como for e aqui não estou entrando no mérito de julgar ou não, só acho meio paradoxo dizer que foi uma lição alguém tirar a própria vida, no mais gostei de como você passou a ideia central do livro que para mim não o "amor" entre as personagens, mas sim a discursão sobre a eutanásia. Valeu e parabéns

Ju.Carvalho 05/04/2016minha estante
Estou lendo o livro, lentamente, pois tenho que conciliá-lo com uma vida corrida de trabalho e faculdade mas, estou completamente apaixonada e me apaixonei ainda mais com a sua resenha.

Natalia.Lourenço 17/04/2016minha estante
O livro é maravilhoso , me emocionei muito .

josiane.santos 23/05/2016minha estante
Oi,
Amei sua resenha. Também parei para pensar, tive empatia pelo Will. Geralmente achamos egoísmo da parte dele, que ele não amou a Lou. Mas eu penso exatamente o contrário...Ele não era apenas tetraplégico. Ele tinha outras complicações que viviam mantendo-o em constante vigilância. E aos que estavam mais próximos dele também. Continuar assim seria sofrimento não só para ele, o que geralmente achamos. Geralmente pensamos que ele só sente vergonha ou raiva por depender dos outros para tudo, que ele não se aceita da forma como está por ter sido tão ativo e tudo mais...Mas, imaginem: não é só ele quem sofre...quando está doente (e parece que isso é fácil para ele), toda uma mobilização se faz necessária...Imagina o que ele pensou que seria da vida da Lou com ele dessa forma...sempre em vigilância, sempre tendo que ficar dias no hospital. É muito a se pensar. No geral, amei o livro e, como é leitura recente, ainda choro ao me lembrar do dois. Leitura maravilhosa, a história se desenrola e a gente não quer parar de ler.

Jade 26/06/2016minha estante
Sinceramente, eu não gostei do livro. Não sei se é porque eu esperava mais dele, se o problema é comigo, sei lá, mas eu não consegui me apaixonar pela história, pelo romance, eu esperava bem mais. Achei os personagens ótimos, Louisa é maravilhosamente alegre, cheia de cores, de vida, possui aquela loucura jovial e Will é encantador, achei até um charme a mistura entre o humor oscilante, a inteligência sarcástica dele e o temperamento difícil, e vê-lo de repente se tornando meigo, doce, gentil, sorrindo, e aos poucos abrindo mão da vida cinza que ele levava e aderindo às infinitas cores propostas por Lou me fez ter um pouquinho de esperança, mas no fim, não gostei do muito do livro, senti que faltava ALGO, estou torcendo para que o filme me faça sentir o que o livro não fez.

rany 30/06/2016minha estante
Adorei a resenha, ja deveria ter lido a mt tempo, mas dps dessa resenha perfeita, ja to indo la pegar o livro.

mo 19/07/2016minha estante
gostei tanto da sua resenha que vou ler me interessei tanto que agora quero ler de todo jeito

Magaly 02/08/2016minha estante
olá pessoal, adorei sua resenha, mas como o livro ta todo na moda, eu estou interessada em comprar, mas tenho um certo receio de o drama da historia ser meio "cópia" do filme/livro os intocáveis. o que me diz?
sera que compensa ou vai ser mais do mesmo?
beijosss!

Maryellen 10/10/2016minha estante
Uma ótima resenha, ainda não li o livro, mas assisti o filme. Parabéns!!

Marla.Santos 07/11/2016minha estante
eu amei o livro e o seu resumo me ajudou mt no trabalho da escola mt obrigado

Sandra.Nogueira 30/12/2016minha estante
Olá, Mi!! Parabéns pela resenha! Li o livro somente agora, após conhecer o filme... Confesso que estou tentando criar o hábito de leitura e esse foi o segundo livro que li do início ao fim. Realmente é uma história emocionante que faz repensar na vida e nas pessoas próximas. Abraços!!!

Rozeliny 29/01/2017minha estante
Que resenha maravilhosa! O livro é mesmo excelente, me prendeu e me fez chorar muiiiitoo. Amo amo

Danny.Silva 15/03/2017minha estante
qual o nome da cidade que se passa a história

patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.

Mah corazza 19/12/2018minha estante
Sei que muitas pessoas querem me matar quando digo isso mas simplismente não consigo gostar deste livro, não gostei da narrativa da autora que não conseguiu me prender em momento algum, não consegui me apegar aos personagens achei a lou totalmente infantil e o will o personagem mais chato que eu ja li, que se acha no direi de destratar as pessoal porque ele esta em uma situação horrivel, onde ninguem tem culpa , peguei tanta raiva desse comportamente escroto dele que não consegui nem chorar quando ele morreu, totalmente DESCEPCIONANTE.

Carolina 10/02/2020minha estante
Como ler nesse aplicativo, eu não estou conseguindo?

Van 14/07/2020minha estante
O livro traz uma mensagem de otimismo. Uma boa reflexão sobre as escolhas que fazemos na vida e nossas possibilidades. Amei!

Pique-bandida 20/07/2020minha estante
Gente, em que botou da pra ler?

Gisinha 21/07/2020minha estante
Eu iria por outro caminho ao fazer a minha própria resenha, já que o meu clube de leitura está focado em leituras que mostrem mulheres e sua luta diária, mas a sua ajudou muito no sentido de avaliar o quanto Lou Clark cresceu na narrativa, e como ela cresceu.
Sua resenha é excelente, parabéns!

Duda.Motta 13/08/2020minha estante
Um dos livros que mais chorei em toda minha vida, nunca vou superar o final mas creio que nenhum outro final teria sido tão impactante.
A Lou tem todo meu amor e coração, a carta do fim ME DESTRUIU.
Tenho nem palavras, só amor

Manu 10/09/2020minha estante
Onde clica para ler???

Carla 05/10/2020minha estante
Chorei igual uma loka

Emi 17/11/2020minha estante
Estou amando o livro!

Rafaella.Silva 19/11/2020minha estante
Oi como faço pra ler ele todo

maria 08/05/2020

É um ótimo livro, é um romance diferente.

Depois de um tanto fugir do livro, resolvi o lê, e me surpreendi. No início não estavam muito amada, não por não está gostando, mas sim, pelo que fato que não faz dos meu tipos que livros favoritos. Só o comecei por ter apostado com minha irmã, se não, com certeza não iria lê-lo nem tão cedo.

Eu gosto desses tipos de romance, aqueles que o final não é o que todos esperam, o tal "feliz para sempre".

E não tenho uma opinião concreta em relação a Will, não se se iria apóia-lo nesse idéia, mas ao mesmo tempo penso que sim. Mas enfim, é um bom livro, não é uma leitura rápida, mas quanto mais ler, mais cresce a vontade de ler mais. Recomendo.
duda 08/05/2020minha estante
Will sensato

Larissa 08/05/2020minha estante
Sou apaixonada pela triologia... acredito que Will teve seus motivos e ver o crescimento tanto dele quanto da Lou no livro foi demais...?

Natália 17/05/2021

Emocionante.
O livro é comovente e emocionante, e mesmo ja tendo assistido o filme a experiência foi totalmente diferente. Pude entender mto melhor decisão do Will e ver de perto como pessoas com algum tipo de deficiência sofrem no dia a dia.
Adorei o livro e recomendo. Todos deveriam ler para que possam pensar nos outros com mais empatia.
Tbm estou querendo ler.
Tenho os 3 antes depois e o outro eu não lembro kkk

Natália 17/05/2021minha estante
Leia sim, a experiência é bem diferente, tem muitos detalhes que não tem no filme, e eu achei bem mais triste e profundo. Mostra muito mais o sofrimento do Will, as dificuldades de um cadeirante, é bem tocante e eu entendi melhor o lado dele. O terceiro é ?Ainda sou eu? kkkkkk

ChloA0 17/05/2021minha estante
How obrigada não sou muito boa em lembrar nome de livros eu nunca vi o filme

ChloA0 17/05/2021minha estante
Na minha opinião os filmes cortam muitas partes da história.
Mas acho que vai ser bom primeiro ler o livro pra depois assistir o filme.
Vou ler tenha certeza

Natália 17/05/2021minha estante
Apensar de ser uma história triste, com certeza vc vai gostar tanto do livro, quanto do filme ?

ChloA0 17/05/2021minha estante
Se é livros filmes e música eu vou gostar pq eu amo demais

Maria.Thereza 18/01/2021

Chorando muito
Já tinha assistido ao filme no cinema, mas confesso que não conseguir não chorar de novo.. Muito lindo! Que livro sensível! Eu tô amando ler jojo MOYES
Leticia 18/01/2021minha estante
Esse livro ??

Eund 18/01/2021minha estante
Também chorei poucos rios de lágrimas haha. ?

Maria.Thereza 18/01/2021minha estante
Nooossa.. Achei q tendo visto o filme estaria mais preparada!! Mas socorro, não... Hahaha chorei demais, demais

Gabriela 18/01/2021minha estante
Um dos meus livros favoritos ????

Thainara.Beatriz 18/01/2021minha estante
O livro q eu mais chorei lendo com certeza foi esse kkkkk depois q eu me toquei do q tava aconteceu não conseguia parar de chorar

Laura.Bianchini 18/01/2021minha estante
Sem condições para esse livro, é tocante demaisss!

Lina_2013 02/04/2021

Se eu tivesse terminado de ler aos 15 anos, teria perdido muita coisa
A muitos anos atrás comecei a ler esse livro, o filme ia sair e os protagonistas eram meus crushes cinematográficos da época então precisava terminar a tempo. Sempre quis ler "A garota que você deixou para trás" primeiro, mas não era o luxo que poderia me dar com a estreia de Como eu era antes de você tão próxima.
Comecei a ler e já comecei a amar, mas não tive tempo de concluir a leitura antes de ir ao cinema então pausei a leitura até que levasse tempo suficiente de esquecer o filme para terminá-lo kkkkkk Faço muito disso.
Não esqueci, mas cansei de esperar e disse a mim mesma que desse ano não passaria, e assim foi feito.
Em todos os anos, nessa indústria vital, ainda não sei como me impressiono com um livro ser muito melhor que o filme... Tem tantos detalhes, cenas e explicações para certos comportamentos coesos com as situações que no filme haviam ficado raso.
O capítulo narrado pela mãe do Will foi tudo para mim. Ter capítulos narrados por outras pessoas dava perspectiva, um entendimento maior sobre os posicionamentos dos outros personagens, que se fosse só na visão da Louisa não geraria o mesmo impacto.
Foi triste, sofri o que com o filme não tinha nem fungado - eu não estava psicologicamente preparada para o capítulo da mãe do Will! No final fiquei um pouco angustiada se teria o mesmo final do filme ou se seria diferente (a questão principal, no caso), mas agora passo bem depois de ter esperado um tempo para absorver bem a história kkk
Recomendo a leitura, muito bom. E pessoalmente, agora estou pensando em formar um grupo de estudos para fazer a análise. Quando? Não sei. Mas é uma ideia.
Gisinha 02/04/2021minha estante
Mal acho que o ponto de vista principal foi esquecido, ñ sei você, eu queria ver o ponto de vista do Will nessa narrativa.

Lina_2013 02/04/2021minha estante
Seria interessante mesmo.

lilac 02/04/2021minha estante
tua resenha me deu vontade de ler!!

É um livro maravilhoso ?

Vivisdays 02/04/2021minha estante
Aaaahhhhh eu amo Como eu era antes de você ?? chorei horrores. Vi o filme depois de ler o livro, chorei horrores tb kkkkkkkkkk

Gisinha 02/04/2021minha estante
Não chorei com o filme, mas o livro me desidratou, ?

Lina_2013 02/04/2021minha estante
Com o filme não chorei também, mas com o livro, chorei mais do que me orgulho kkkkkk

Vivisdays 02/04/2021minha estante
Eu achei que não ia chorar no filme, mas me lembrava dos detalhes do livro é do q senti quando li ?

Thayn.Ferr 03/04/2021minha estante
Já vi o filme e chorei um pouco. também li o livro anos atrás, chorei bastante, mas não lembro dos detalhes por isso já estou marcando de reler

Lina_2013 03/04/2021minha estante
Sempre bom.

Leonardo 12/03/2021

Surpreendente
Eu quis ler esse livro por ter visto uma amiga muito próxima lendo, e me surpreendi. Achei uma leitura muito gostosa, fluída. O tema é bem polêmico, e sinceramente eu acreditava que o final seria diferente do que foi. Fascinante, espero em breve pegar a continuação dele.

Natália Simião 27/03/2021

Sinceramente pra que esse final? A vida não é um mar de rosas, mas acho que não precisava terminar assim! ??
Vicky 27/03/2021minha estante
Naty acredito que a autora quis dizer exatamente isso, a vida não é um mar de rosas e exercer nosso livre arbítrio afeta as pessoas que amamos, mas ainda sim o fazemos pq por mais difícil que seja, as vezes devemos nos priorizar!

Adoro ler 27/03/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro da Jojo que li... amei!
Apesar de triste, amei a história. Nunca quis ver o filme para não estragar a imagem do livro...
A Jojo sempre escreve suas histórias com histórias reais... nesse caso, ela resolveu escrever esse livro, qdo leu uma história real de um homem... como no livro.
Ao saber disso, eu comecei a questionar a opção dele, a tentar se colocar no lugar dele, de sua família, etc...e então, gostei mais da história...
Não sei se vc já leu outros livros dela, mas são maravilhosos! O navio das noivas, ela explica que é a história da avó dela...

Natália Simião 27/03/2021minha estante
É verdade meninas! Pensando por esse lado! É um assunto complicado e delicado o que se passa no livro né? Muito obrigada pelas sugestões de livros dela, estou de olho em alguns darei mais uma chance a ela. Muito obrigada meninas! ?

Adoro ler 27/03/2021minha estante
Dê, sim Naty! Jojo é maravilhosa... sua escrita é sempre comovente.
A garota que você deixou para trás, é lindo!
É uma das minhas autoras prediletas. Ela, Lucinda Riley, Kate Morton...e muuuuitas outras ??

Natália Simião 27/03/2021minha estante
Com certeza! Adoro ler , muito obrigada! ?

As ordens ??

Cassi 09/04/2021minha estante
eu chorei muuuuuito com esse livro.

Natália Simião 09/04/2021minha estante
Com certeza Cassi, esse livro dói no coração! ??

Cassi 09/04/2021minha estante
Dói demaissssss.

Aquiles 02/01/2022

O que me fez amar ler!
Foi o primeiro livro q li por espontânea vontade, eu já tinha visto o filme antes e isso me dez querer ler o livro. Foi um processo meio lento, até porque eu não tinha prática de leitura, mas foi bom. Chorei, dei risadas, fui feliz com esse livro, que se tornou um dos meus preferidos.

Andrea 02/05/2013minha estante
No seu primeiro paragrafo você diz tudo!!! A vida já dura buscamos conforto e final feliz nos livros..é um livro que vou colocar na minha pilha de leitura mas não para agora..otima a sua resenha. abs

Lu Galvao 06/05/2013minha estante
Concordo!!
Acabei de ler e estou me debulhando em lagrimas, de tanto que acreditei ate o ultimo momento que ficariam juntos, que o amor teria esperanças, sim o livro mexeu com meus conceitos de como viver a vida, entrou na minha lista de favoritos, mas e um livro que nunca mais lerei....
Parabéns pela Resenha!!

Vanessa 09/06/2013minha estante
Concordo com você.
Achei o livro ótimo, o romance é lindo, mas achei o final muito triste. Ao que eu entendi, o tema do livro tinha o objetivo de mostrar as possibilidades positivas na vida de uma pessoa tetraplégica. Também busco um pouco de "fuga da realidade" quando leio romances e esse livro ao contrário só me mostrou que na realidade há problemas sem solução, independente de seus esforços. De qualquer jeito, é um ótimo livro que vale a pena ser lido.

Cláudia 01/10/2013minha estante
Sim, a estória é sobre ela, sobre como a sua vida foi transformada pelo amor... e pela dor. Achei muito triste o final, torci muito para que o amor fosse suficiente e fiquei chocada (e magoada por ela) quando ele disse claramente que ela não era o bastante. Nem tudo são flores, não é mesmo? E isso fez com que a estória fosse tão crível e tão dolorosa... Eu também não leria novamente, mas é uma bela estória.

Camila F 29/01/2014minha estante
Nossa, não acrescentaria nenhuma palavra na sua legenda! "Realmente não gosto de ler livros assim porque acabo me envolvendo demais e acabo por ficar dias sofrendo e pensando no que acabei de ler... com essa história não foi diferente." É EXATAMENTE como eu to me sentindo! Depois de ler esse livro só consigo pensar em todo o tempo que eu vou ficar relembrando da história, pensando que sim, sabemos que muitas vezes o amor não é suficiente mas que no fundo, bem no fundo, eu queria MUITO que fosse! No aniversário dela, o jeito como ela sabia exatamente o que Will queria, nossa, me dá um aperto no coração só de pensar! Lindo livro, mas não leria de novo

Josiane 14/12/2014minha estante

Isabel 24/09/2015minha estante
Concordo plenamente, é lindo mas....de difícil já basta a realidade....

Jaque Assunção 18/10/2017minha estante
Chorei dez dias com a história do Will e da Lou... Eu amei o livro!

Nina 29/03/2021

Com amor, Will.
O livro estava lá na minha estante até que eu vi o filme e despertei um certo interesse pelo livro. Ri, chorei, fiquei brava com a Lou por não entender o lado do Will e principalmente aprendi varias coisas sobre o amor. Amar também é deixar a pessoa ir, amar é entender a pessoa, amar é dizer adeus quando é preciso.
Veronica.Menezes 29/03/2021minha estante
Ele também está na minha prateleira, será a próxima série que vou ler ??

lendocomrol 30/03/2021minha estante
Esse livro é incrível ??

Reynaâ¤ï¸ 15/12/2021minha estante
Eu gosto bastante do primeiro mas não gostei muito do segundo, o terceiro nunca li

Luaa_ 16/12/2021minha estante
Acontece muito isso. Eu também amo muito o primeiro, acho que gostei muito dos outros, também, porque estava muito animada para ver o que iria acontecer com Lou.

Jess 30/12/2020

Chorei!
Sou dificil de chorar, mas esse livro... chorei feito bezerro desmamado.. socorro.
Miry 30/12/2020minha estante
Te entendo muito! Parece que toda a água do corpo sai nas lágrimas

Jess 30/12/2020minha estante
Né? Eu chorei tanto q só Jesus na causa kkkkkk

jojo 10/01/2023

Já havia um tempo que enrolava para ler este livro por motivos óbvios. Bom, finalmente criei coragem para ler e me encontro completamente devastada e desolada.
Lavinia166 10/01/2023minha estante
É duas

blackmoony 10/01/2023minha estante
eu li a primeira vez faz uns anos e fiquei de luto por um mês

larissinha 10/01/2023minha estante
ele é mt bom chorei horrores?

Luizinha 10/01/2023minha estante
Ele é muitoooo bom!!! Li já sabendo do final por ter visto o filme, porém a experiência foi mil vezes melhor!

Ana Lídia 10/01/2023minha estante
Tento me convencer a ler mas não tem nada que me faça ter interesse nele e fico bem triste pq parece ser bom e eu não queria ter gastado dinheiro atoa. O bichinho faz um ano que tá encostado