Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você Jojo Moyes

Resenhas - Como Eu Era Antes de Você

raahszp 23/05/2023

"apenas viva bem, apenas viva."
Não tinha como não falar sobre esse, o livro do meu filme favorito da vida inteira. não vou negar que achei a leitura dele um pouco cansativa, mas mesmo assim ele entrega muitoo, todos os detalhes você consegue ler ouvindo a voz da clark e do will. não tem como não desabar no final e o que mais me pegou foi sem duvida alguma a carta do will. vou lembrar dela pra sempre

Maria1691 07/04/2024

Meio monótono !
Quando peguei "Como Eu Era Antes de Você" para ler, admito que não estava muito empolgada. Já havia assistido ao filme e, embora tenha gostado, não estava ansioso para revisitar a história. Infelizmente, essa falta de entusiasmo acabou refletindo na minha experiência de leitura.

O livro é indiscutivelmente bonito. A narrativa delicada e os personagens bem construídos oferecem uma jornada emocional que toca o coração. A relação entre Louisa e Will é complexa e cheia de nuances, e é impossível não se envolver com suas vidas e seus dilemas.

No entanto, mesmo com esses pontos positivos, não consegui evitar a sensação de que já conhecia toda a história. Ter visto o filme antes de ler o livro tirou parte da surpresa e do impacto emocional que poderia ter experimentado. A familiaridade com os eventos e os desfechos fez com que a leitura se arrastasse em alguns momentos, e acabei me pegando ansiosa pelo final.

Isso não quer dizer que o livro seja ruim. Longe disso. A autora, Jojo Moyes, tem um talento incrível para criar personagens realistas e envolventes, e sua escrita é fluida e envolvente. Mas, para mim, a falta de novidade foi um obstáculo difícil de superar.

No final das contas, 'Como Eu Era Antes de Você' é uma história que certamente vai tocar muitos leitores, especialmente aqueles que não tiveram contato prévio com a trama. Mas, para mim, acabou sendo uma experiência mais morna do que eu esperava.

Obs:Não me cancelem ??
Char.Delgado 07/04/2024minha estante
Anotado, então, não verei o filme antes de ler o livro. E ninguém vai te cancelar, cada um tem sua opinião, acredito que o Skoob, até onde experienciei, é uma das redes sociais mais saudáveis na comunicação, pois aqui há muitas pessoas com muitas opiniões diferentes. Já vi inúmeras críticas negativas a livros famosos, que por sinal eu adorei. As pessoas que discordam aqui tem o costume de ignorar, e as que concordam vão interagir pois acharam alguém com quem se identificar. Adoro isso nessa rede.
Então, pode ficar tranquile em expressar suas opiniões aqui, elas são importantes! Queremos ver opiniões dos dois lados para tomar decisões mais concretas.

Maria1691 07/04/2024minha estante
Hooom !

Muito obrigada pela mensagem!

faça leitura do livro antes de ver o filme, depois me conte oq achou!

Barbara Martins 07/04/2024minha estante
Eu tive a mesma sensação, acho q nos filmes os atores são mais carismáticos, o livro me pareceu muito parado

Maria1691 08/04/2024minha estante
Simm!

Achei bastante parado, e bem massante a história!

Maritelle 22/02/2024

Não foi suficiente
Eles se amavam mas não foi o suficiente. Ela perde o emprego e vai trabalhar como cuidadora de um tetraplégico e pensa num homem mal humorado é ele. Mas depois de um tempo isso muda, ela descobriu segredos oh my, ela quer mudar a cabeça dele, e será possível??

UM POUQUITO DE SPOILER

Não sinceramente pqqqqqq eu entendo
o pq, eu consigo entender o lado dos dois mas pqqqqq, eu n quero ler a continuação, agr vou ver se leio outro livro depois volto pra esse, chorei como nunca pensei que choraria segundo livro de romance com final triste para equilibrar com os finais fofos dos outros livros q já li. Agr tenho uma pergunta:
Como ser FELIZ depois disso?
Gigi 22/02/2024minha estante
O segundo eu li e não gostei muito mas o terceiro é MT bom

Beatriz 23/03/2024

Como eu era antes de você
Livro tão perfeitinho. Triste, mas a construção da história é espetacular!!! Para mim é um dos livros que mais se assemelha ao filme.
renatas.version 23/03/2024minha estante
Perdão a pergunta indelicada, mas tem hot? Ou algo do tipi

renatas.version 23/03/2024minha estante
o*

Milleprale 16/05/2021

Como eu era antes de você
Terminei esse livro completamente devastada? Amei!

?Sem amor, eu já teria afundado várias vezes.?

Lou tem 26 anos e sua vida gira em torno de um trabalho confortável como garçonete, um relacionamento acomodado e uma familia grande e amorosa. Mas tudo muda quando a cafeteria em que ela trabalha fecha e a situação financeira de sua família se torna ainda mais complicada, então Lou se ve obrigada a entrar em uma busca por um emprego, que depois de varias falhas acaba com ela assinando um contrato de seis meses como cuidadora de um homem tetraplégico, mas para a surpresa dela o paciente é Will Traynor: um homem de 35 anos, deselegante, grosseiro, teimoso - e eventualmente charmoso - que muda por completo sua perspectiva sobre o futuro.

Por ter assistido a adaptação anteriormente eu acreditava que a leitura seria maçante, mas varias cenas não foram adaptadas e fizeram com que o impacto da história fosse totalmente diferente.

?? Informação é poder, Will.
Will sorriu como se ela tivesse dito algo muito inteligente.?
Margô 19/05/2021minha estante
Nunca li nada do Jojo Moyes. Qual é o gênero mesmo?

Milleprale 19/05/2021minha estante
Esse livro é um romance bem dramático Margô! Foi o único livro que li da autora, mas acredito que suas outras obras sigam esse mesmo padrão.

Margô 19/05/2021minha estante
Obrigada Milena...vou dar uma olhada nas sínteses das obras. Eu nem sabia que a autora era mulher...ops!

Emillyn5 15/07/2021

Eu amo essa história e esses personagens, já assisti o filme milhares de vezes - e chorei feito uma desgraçada em todas elas kkkk - mas ainda assim queria conhecer a escrita da autora e me aprofundar um pouco mais nessa trama.

A escrita é envolvente, a história emocionante e cativante. Vai além do romance, é sobre crescimento e conhecimento pessoal, sair da zona de conforto, ter ambições e viver da melhor maneira possível.

Apesar do final ser extremamente triste, também é muito real! Foge do clichê em que as coisas dão sempre certo no final. Você consegue entender os dois lados e se envolver de uma maneira muito completa com os dois.

Louisa é meu diamantezinho precioso, e estou muito empolgada para descobrir o que ela fará agora. O Will dispesa comentários, ele tem meu coração.

Para mim, fizeram um trabalho incrível na adaptação, o filme é bem fiel ao livro. Algumas poucas cenas foram cortadas sim, mas a essência está lá, então fiquei super feliz. Eu escolhi o romance certo para amar!

Loe Kuznetsov 19/08/2023

Simples, bonito e emocionante.
Fala sério, que romance bem construído e fluido. Leitura de um dia (apesar de eu ter demorado meses). Recomendo muito.

Evy 13/10/2013

Nunca antes um livro tinha me deixado tão indignada!
Tive que esperar alguns meses pra poder escrever essa resenha sem tanta emoção. Indignação seria a palavra correta pra expressar meu sentimento em relação a essa história. E eu sei que a maioria das pessoas que leu esse livro são do tipo "é o melhor livro que eu já li na vida" ou "uma lição de vida", mas eu não poderia concordar menos com essas duas expressões. Longe de mim querer criar uma polêmica, mas o livro me indignou tanto que tive que tirá-lo da minha casa no dia seguinte.

Isso posto, sou obrigada a dizer que a autora é realmente excelente. Porque não é qualquer autor que, primeiro, consegue me fazer ler um livro em quatro horas e segundo, ter tantas reações com uma história a ponto de me deixar pensando nela por tanto tempo com o mesmo sentimento de indignação e raiva.

Mas não me levem a mal. A história é muito boa, os personagens são cativantes e eu me vi torcendo demais por um final feliz, coisa que eu geralmente costumo não gostar. A narrativa da autora é rica e apaixonante, mas o final foi demais pra mim. Não é o fato de ter sido triste, porque eu costumo amar finais tristes. Mas acredito que a atitude do personagem fugiu muito dos meus princípios. E a apatia de todos os demais me deixou indignada.

Eu poderia me aprofundar nos detalhes e enumerar todas as razões pelas quais a escolha da autora por esse tipo de abordagem me fizeram quase dar apenas uma estrela pra esse livro, mas seria spoiler demais. Acredito que todos devam ler e tirar suas próprias conclusões.

Como eu me dei um tempo pra absorver os sentimentos, ficaram as duas estrelas atuais, pela narrativa e coragem da autora.

site: http://lyani.wordpress.com/2013/10/13/resenha-como-eu-era-antes-de-voce/
Iara 09/10/2013minha estante
Curiosa! kkkkkkkkkkkkkkk Tá na minha lista.

Franciane 10/10/2013minha estante
Eu li esse livro ontem e concordo com você. Fiquei arrasada com esse final.

Kátia Nery 10/02/2014minha estante
Nossa ate que enfim encontrei alguem que pensa como eu! O livro é bom e a autora tambem, pois conseguiram mexer com meus sentimentos! Acho que o egoismo é o carro chefe desse livro. Li na sexta e ainda estou passada, com raiva e indignada!rs

W Pereira 03/03/2014minha estante
Estranho. Se o livro é tão bom, porque apenas 2 estrelas?

Evy 04/03/2014minha estante
Weberson, expliquei isso na resenha ;)

Tati 14/03/2014minha estante
Também me envolvi com a história, torci, mas o final me deixou frustrada.

Isabella Pimenta 03/11/2014minha estante
Vc expôs exatamente o que senti. Amei o livro, mas aquele final e a atitude dos personagens foi, para dizer no mínimo, frustrante

Renata 04/03/2015minha estante
Também fiquei assim. Absurdamente indignada e triste com este final. Não descarto o livro e nem desmereço a escrita da autora, que por sinal, é espetacular, mas acho que o curso da história podia ter sido outro.
Não apenas por desejar um final feliz puramente, mas por esperar que uma mensagem positiva de superação fosse passada através deste livro.
Se eu que não tenho nenhuma limitação física me senti realmente abatida com o final, fico pensando uma pessoa com deficiência o que sentiria com esta história...com este fim (...)

Demas 12/04/2015minha estante
A reação da mãe de Lou no final do livro ilustra bem os sentimentos descritos nos comentários aqui. Aceitar a decisão de Wil não me pareceu fácil em nenhum trecho do livro: a revolta da irmã e o desconsolo da mãe dele são a prova disso. O cara é adulto e bem resolvido e já tinha tentado resolver "seu problema" com as próprias mãos. Buscar a Dignitis foi apenas uma maneira (digamos) mais digna de concretizar seu desejo. Achei o desfecho bem coerente com a personalidade/escolhas de Wil. Afinal, o que é realmente essencial é inegociável, imutável... Isso é a vida real.

Demas 12/04/2015minha estante
Veja o que encontrei sobre a Dignitas: http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2012/06/depoimentos-de-brasileiros-que-se-inscreveram-na-clinica-especializada-em-morte.html

Tamires Figueiredo 16/09/2015minha estante
Até que enfim encontrei algum comentário que traduza EXATAMENTE o que sinto. Acabei de ler, e até o sentimento de querer tirar esse livro de minha casa - que você descreveu - eu estou sentindo. É complexo avaliar porque o livro é maravilhoso: a escrita, a autenticidade dos personagens, o modo irônico, engraçado, reflexivo e belo como tudo acontece. Mas o final.. Foi demais para mim. Nos últimos capítulos parecia que eu estava lendo um manifesto em apoio ao suicídio ao invés de estar lendo o romance que existia no início do livro. Não acho que todo romance deve terminar com um final feliz, o meu romance preferido não tem um final feliz, mas a forma seca e apática como terminou a história (excetuando obviamente a personagem da Lou), me deixaram indignada.

Ivanete.Bampi 10/11/2015minha estante
Se há história de amor, é de um amor não correspondido. Detestei a forma como ela não desenvolveu os sentimentos do Will, apenas transcreveu mais sua rotina e, o final, me pareceu uma transação comercial, triste, seca e frustrante. Odiei a falta de emoção do Will.

Eli 23/11/2015minha estante
Já sei o que irá acontecer.... KKK

Vanessa 07/04/2016minha estante
Tirando a parte da autora ser excelente (pra mim ela é só OK), concordo com você!

Kell Mendes 16/06/2016minha estante
Nossa!! Exatamente o que eu senti!!! Eu terminei agora o livro e, por enquanto, meu sentimento é de indignação, nervosismo e incredulidade.. Tive exatamente a mesma reação, tirei o livro de vista! Por enquanto, não consigo mais lidar com essa história.. quero esquecer que li.
Pensei que terminaria de ler e sairia correndo para assistir ao filme, mas não vai acontecer.
Mas a escrita é, de fato, maravilhosa e tenho que reconhecer a coragem em escrever um final com uma realidade tão crua.

Gabi 28/06/2016minha estante
Faço minhas as suas palavras.
Assim que terminei, disponibilizei para troca no Skoob, e na mesma semana já tinha sido enviado. Simplesmente não podia continuar com esse livro.
É exatamente o que você disse, o livro é ótimo, a autora escreve maravilhosamente bem, a história envolve de verdade.
Justamente por envolver tanto, por talvez quase entender o que se passava na cabeça de cada personagem, que eu não pude aceitar o final desse livro.
A história me deixou uma lição de vida bem bonita, mas não tem como concordar com esse desfecho depois de passar tanto tempo com Lou e Will.
Também sou fã de finais tristes, ou pelo menos realistas, e pra mim esse final NÃO foi realista.

Cams 25/07/2016minha estante
Concordo totalmente com o Ademar. Era a personalidade do cara, ele era adulto e essa era a unica coisa que ele nao suportaria que acontecesse e aconteceu. Para ELE era pior que a propria morte.

patita 16/03/2017minha estante
Queria ler mas a estória me parece muito semelhante a um filme com a Julia Roberts chado Tudo por Amor cuja sinopse está abaixo. É por aí mesmo? Se for não vou nem ler porque achei a estória do filme chatíssima!
Sinopse do filme: Victor Geddes (Campbell Scott) é um jovem de uma família rica, que faz tratamento quimioterápico por ter leucemia. Ele se apaixona por Hillary O'Neil (Julia Roberts), que cuida dele, mas este amor pode gerar conseqüências trágicas.

Ca 30/04/2017minha estante
O meu problema com esse livro é meio ambíguo: apesar de eu não condenar a decisão de Will se matar, acho que ele deveria ter dado um tempo a mais de vida. Não é possível que ele não percebeu o quanto a Lou estava apaixonada por ele e que a motivação dela ia além de uma mera compaixão

Marina 02/06/2020

A história é marcante e especial, é incrível como a gente se apega, não só ao Will e a Lou, mas aos personagens coadjuvantes também. De início a história não me prendeu, achei até meio arrastada, mas a forma como ela me pegou no fim foi fantástica.

Tessa 16/06/2020

Mesmo já tendo assistido o filme n pude deixar de me emocionar, é uma história lindamente triste e comovente, amei e recomendo muito tanto o livro quanto o filme
Clara 16/06/2020minha estante
O filme realmente é lindo, mas o livro aibda supera, pra mim é maravilhoso!

Tessa 16/06/2020minha estante
Nossa com certeza, a gnt tem muito mais informação no livro, uma relação mais próxima com a família da Lou, adorei ter essa experiência

Clara 16/06/2020minha estante
Simm :)

AhnJuuh_ 25/03/2023

Abelha Atarefada ✨✨
Esse foi o livro que mais demorei para ler nos últimos tempos, tipo sendo bem sincera demorei 3 meses, e não porque ele é um livro ruim, muito pelo contrário eu me apeguei tanto aos personagens, principalmente ao Will, que simplesmente queria adiar pensar e ler o final do livro, não queria que ele morresse, e não conseguia imaginar um próximo livro sem ele estar lá…

Eu assisti primeiro ao filme (já assisti milhares de vezes e inclusive é um dos meus filmes favoritos), para depois ler o livro e por isso fiquei muito surpresa com quanta coisa tem no livro que o filme não mostra (apesar de já saber que isso acontece na maioria das vezes).

Eu me identifiquei tanto com a Lou quanto com o Will, acho que sou um pouquinho de cada kkkk Simplesmente amo o Will, principalmente o humor dele, amo que ele é sarcástico, irônico e ranzinza (tô falando me identifiquei com ele kkk), e o quanto ele ajudou a Lou a abrir os horizontes e a alcançar potencial dela, além do carinho que ele tinha por ela.

Esse é um livro que te faz refletir muito sobre a vida, e cara o quanto minhas perspectivas foram impactadas por esse livro é surreal. Chorei muito lendo o livro, e continuei chorando horas depois de terminar de ler… Muitas coisas que refleti vou levar para a vida! Livro mais que recomendado!

Algumas das minhas frases favoritas são:

"Saber que você ainda tem possibilidades é um luxo. Saber que lhe dei algumas me dá certo alívio. É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida muito mais do que esse dinheiro vai mudar a sua. Não pense muito em mim. Não quero que você fique toda sentimental. Apenas viva bem. Apenas viva. Com amor, Will"

“Viva com ousadia. Se esforce. Não se acomode. Apenas viva bem. Apenas viva.”

“Alguns erros.. Apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não deve deixar que o resultado de um erro defina quem você é.”

“Percebi que estava com medo de viver sem ele.”

"- Por isso é que você me irrita, Clark. Vejo todo esse talento, toda essa... - Ele deu de ombros. - Essa energia e inteligência e... - Não diga potencial... - ... potencial. Sim. Potencial. Não consigo entender como se contenta com essa vidinha. Essa vidinha que será passada quase toda num raio de quinze quilômetros, sem ninguém que a surpreenda, incentive ou mostre coisas que façam sua cabeça girar e você perder o sono à noite."

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

"- Você recusa várias coisas porque acha que "não é esse tipo de pessoa." - Mas não sou mesmo. - Como sabe? Você não fez nada, não foi a lugar algum. Como sabe que tipo de pessoa você é?"

agasbriela 01/06/2021

Perfeito
Eu tenho que ser sincera, quando comecei esse livro senti que logo abandonaria ele, pois os capítulos eram enormes e eu odeio histórias muito descritivas, porém, depois que a leitura engajou, eu não consegui parar.

A escrita da autora é fantástica e me prendeu muito, esse não é o tipo de livro que costumo ler e mesmo assim me prendeu. Eu amei a história e os personagens (odiei alguns também), e amei principalmente conhecer a Lou. Nunca tinha me identificado tanto com uma personagem, ela é incrível.

No final tive que resistir muito com um nó na garganta para não chorar, foi incrível e a carta do final é perfeita. Acho que o que eu mais gostei é que todos os personagens aqui tinham seus lados negativos, foi uma história mais real.

Por fim, quero dizer que não sei se lerei a sequência pois para mim não havia necessidade de mais livros dessa história, vou pensar...

Saori Malfoy 29/01/2023

?Apenas viva bem. Apenas viva.?
Após alguns anos na minha estante e após já ter lido Depois de Você, Ainda Sou Eu e Lou Na Quarentena, eu finalmente decidi ler Como Eu Era Antes De Você. Eu não tenho nem palavras sobre este livro. Eu me emocionei muito com ele, notei que apesar de muitas coisas não terem ido para o filme, de qualquer modo, ele ficou bem fiel ao livro e acabei sofrendo com muita antecipação com o passar do tempo. Este não é apenas um livro de romance qualquer, ele também nos faz refletir sobre a vida e sobre a maneira em que vivemos ela, nos mostra que não podemos nos limitar apenas ao que estamos acostumados e viver nossa vida intensamente, pois não sabemos o dia de amanhã. Confesso que chorei horrores nesses últimos dias lendo o livro, mas me trouxe novamente para aquelas mesmas sensações que tive quando assisti o filme pela primeira vez. Foi uma grande experiência de leitura!
Dai 31/01/2023minha estante
Eu devo ter TOC, sério! Nunca na vida eu conseguiria ler algo de trás para frente rsrs.
Massa cara.

Saori Malfoy 31/01/2023minha estante
Eu comecei lendo pelo segundo livro, este foi o último que cheguei a comprar, mas deixei para ler por último também por causa do filme.

Dai 02/02/2023minha estante
Interessante, sou do tipo que se assiste o filme primeiro perde o interesse pelo livro ? porque já sei a história.

Saori Malfoy 02/02/2023minha estante
Eu sou assim na maioria das vezes, mas acabou batendo uma certa curiosidade com o livro, mas tem bastante coisa diferente.