A Síndrome E

A Síndrome E Franck Thilliez

Resenhas - A Síndrome E

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 28/12/2021

A Síndrome E é o quinto volume de uma série francesa que já conta com onze títulos. Infelizmente, apenas esse foi publicado aqui no Brasil.

É um thriller policial que foge um pouco dos moldes americanos a que estamos habituados. A ênfase do autor permanece na reconstituição dos fatos e, embora sejam dados alguns momentos de suspense, o livro é mais voltado para metodologia policial e pelos conflitos intimistas.

O mais interessante da obra são os detalhes da trama pouco a pouco desvendados, e que calcados em histórias reais, beiram a teoria da conspiração.

Yasmin 09/05/2013

Eletrizante, trama inteligente, desenvolvida com maestria, viciante. Um thriller único.

O título em si já chama a atenção, mas foi quando li a sinopse do livro entre os lançamentos da Intrínseca é que fiquei intrigada com a história. Primeiro livro do francês Franck Thilliez a chegar ao Brasil, A Síndrome E nos apresenta uma trama intricada e misteriosa que mergulha nos mistérios do cérebro para construir uma das histórias mais intrigantes e complexas que li nos últimos tempos. Um thriller excepcionalmente inteligente que conduz um leitor fascinado pelos mistérios da neurociência e das conspirações.

Lucie Hennebelle estava no hospital visitando sua filha de oito anos internada quando recebeu o telefonema de um antigo namorado desesperado. Ludovic é um cinéfilo apaixonado e tinha acabado de adquirir um lote de filmes do filho de um colecionar belga que havia acabado de morrer. Filmes raros, antigos e muitos até sem nome. Ludovic estava na metade do filme quando ficou cego. Não enxergava nem um palmo adiante do nariz e por acidente ligou para Lucie, a ex-namorada policial. Nesse meio tempo no norte da França cinco cadáveres são desvendados e o caso encaminhado para Sharko, um dos mais bem-sucedidos investigadores e analista comportamental. Ele vive um pesadelo desde que sua esposa e filha morreram, mas resolve casos como ninguém mergulhando na podridão e na escuridão de cada crime. Sharko está intrigado com o caso. Por um lado parece cirúrgico e controlado, por outro uma matança sem sentido. Quando Lucie ao investigar a casa do colecionador belga em busca de pistas sobre o filme que cegou Ludovic recebe um misterioso telefonema do mesmo número que ligou para o colecionador minutos antes de este morrer o caso de Sharko cruza o caminho de Lucie. Pondo fim as férias e indo ao encontro do investigador em Paris Lucie precisa descobrir e rápido de que forma os dois crimes estão ligados antes que mais pessoas que tiveram contato com ele venha a morrer. Que segredo pode estar oculto entre as cenas daquela película? E quão escabrosos podem ser para valer a pena matar para manter o segredo?

A premissa básica é essa, mas o enredo é muito mais intricado e bem elaborado do que meu pequeno resumo. Franck Thilliez me surpreendeu com um dos melhores e mais instigantes thrillers policiais que já li em todo meu tempo como leitora. A narrativa é ágil, ao mesmo tempo que é penetrante e sutil. Audaciosa, repleta de voltas e reviravoltas e a cada minuto uma nova ponta e uma nova reviravolta sacode o leitor. Um conjunto harmonioso que desenvolve uma trama única e para lá de criativa. Cenas escondidas em um filme, pessoas mortas com o cérebro retirado, experimento em crianças, o efeito de imagens escondidas em filmes na mente humana. É fascinante a destreza com que o autor desenvolveu um assunto complexo e ainda manteve um ritmo ao mesmo tempo tenso e eletrizante.

Uma trama que passa da França ao Egito chegando ao Canadá, mas expande-se em uma surpreendente rede de crimes que sempre esteve associada aos segredos escondidos na fita. Um filme desconcertante e sem motivo aparente e que age na mente de quem assiste. Tanto Lucie quanto Sharko foram muito bem delineados, construídos com cuidado e casando de forma perfeita a trama do livro. Sem negligenciar os personagens em favor da trama Thilliez conseguiu desenvolver ambos de forma excelente. Uma história viciante, densa e assustadora que mantem o leitor preso até no fim tanto pela riqueza e inteligência da trama como pelos mistérios. Imprevisível e surpreendente.

Leitura rápida e deliciosa, uma escrita fluída e carregada de informação, um thriller harmonioso e inteligente. Ansiosa para o próximo livro com o detetive Sharko que a editora promete lançar ainda esse ano. Li a edição de prova da Intrínseca, mas não encontrei erros e a tradução é feliz em manter o ritmo sem travas. Uma história que (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/05/resenha-sindrome-e.html

Beth 29/09/2014minha estante
Adorei a resenha! O livro está marcado como o terceiro da série, mas em português só encontro A Síndrome E e Gataca. Há outros?

Tainã Almeida 15/04/2015minha estante
confiando na sua resenha , adicionei o livro no carrinho ! :) ansiosaa

@_leandropaixao 11/04/2023

Thriller policial e não ficção científica.
Eu tenho um péssimo hábito de escolher livros somente pelo título e claro que a capa também conta mesmo não sendo fator decisivo para tal, esse livro em questão foi presente de aniversário de uma amiga e desde então, sempre imaginei pelo título que seria ficção científica, ledo engano porque se trata de um ficção científica.

As férias de Lucie não poderia ser interrompidas de forma mais bizarra possível, ela recebe uma ligação de seu ex-namorado, ele ficou cego depois de assistir um curta-metragem que comprou de um filho de um colecionador que acabara de falecer. Começa aí uma investigação para saber o que e como isso foi causado.

Em paralelo a investigação de Lucie, temos Sharko da Divisão de Homicídios e analista comportamental que está passando por um tratamento de esquizofrenia através de estímulos magnéticos é chamado por Lucie para investigar o caso, já que em meio a tudo isso Lucie recebe um chamado para investigar ao lado dele o misterioso caso de 5 assassinatos com características bastante incomuns, qual relação isso pode ter com a cegueira repentina do ex-namorado de Lucie?

Um livro bastante interessante e intrigante, porém com um escrita um tanto quando arrastada e detalhista, para quem não se incomoda com isso, terá uma apreciada distração com esse intrigante caso.

MiCandeloro 08/05/2013

Assustadoramente incrível!!
O que vocês fariam se descobrissem que estão sendo diariamente bombardeados por imagens violentas e mensagens subliminares que poderiam desencadear histeria coletiva e comportamentos violentos em massa, como genocídios e grandes matanças, bem como lavagem cerebral? Vocês deixariam de ver televisão e jogar videogame? Ou duvidariam de que isso poderia vir acontecer com vocês?

Lucie Henebelle e Frack Sharko são dois policiais franceses que não se conhecem e que aparentemente não têm nada em comum, até suas vidas convergirem por causa de uma investigação complicada, cheia de mortes e mistérios.

A história começa com um fato não usual. Ludovic Sénéchal, um amante da sétima arte, fica cego logo após assistir a um curta-metragem sem qualquer identificação, título ou créditos. Desesperado disca números aleatórios no seu celular e quem atende é sua ex-namorada Lucie. Lucie providencia uma ambulância para ir até a casa do rapaz e promete ajudá-lo e a desvendar os segredos contidos no misterioso rolo.

Paralelamente, a 200 quilômetros de Lille, em Nanterre, Sharko é designado para traçar o perfil do assassino responsável pela morte de cinco pessoas, ainda sem identificação, que haviam sido encontradas sem mãos, sem dentes, sem olhos e sem cérebro, em um estado muito avançado de decomposição.

A pedido de Ludovic, Lucie deixa o misterioso e abominável filme na casa de Claude Poignet, um restaurador que ficou incumbido de descobrir pormenores a respeito do curta bem como alguns detalhes técnicos para que fosse possível apontar onde e quando ele teria sido feito.

Por sua vez, Sharko é praticamente obrigado a ir para o Egito atrás de pistas de três assassinatos que lá ocorreram em 1994 com um "modus operandi" parecido com o da matança ocorrida em Nanterre.

Quanto mais Sharko e Lucie vasculhavam a fundo sobre seus casos, mais eles descobriam conexões entre os mesmos e mais perguntas e mortes iam surgindo. Aparentemente a vida de todos que viram ou tiveram contato com o filme corria perigo.

O que é a Síndrome E? Será que Sharko e Lucie conseguirão desvendar esse mistério? Leiam e descubram!

***

Gente, esse livro mexeu muito comigo! É de longe meu thriller policial preferido. Ele é perfeito, eletrizante do início ao fim e não nos deixa respirar por um só segundo. Quando a gente acha que tá começando a entender algo ou a desvendar algum dos mistérios da história, ela toma novo rumo e mais fatos bombásticos acontecem.

Simplesmente morri no final!! Como o livro é o primeiro de uma trilogia, fiquei o tempo todo pensando como o autor ia dar continuidade, porque o enredo estava muito bem amarrado e praticamente descobrimos tudo no decorrer da história. Porém o final nitidamente dá margem para uma continuação ainda mais alucinante. Fiquei morrendo de pena dos personagens, como eles sofrem! Queria tanto que eles tivessem paz e fossem felizes.. hehe

O livro é narrado em terceira pessoa o que nos possibilita ter uma visão global sobre tudo na trama, e a maior parte os capítulos são intercalados pelas investigações paralelas contando um pouco do que acontece com cada personagem até o momento em que se convergem.

O que mais me chamou atenção na história e mexeu muito com meus nervos foi saber que o livro A Síndrome E foi baseado em fatos reais. Eu pesquisei na internet e muitos dados históricos apresentados na história realmente aconteceram, como por exemplo, as pesquisas científicas com os órfãos ilegítimos do Canadá na década de 50. Isso é extremamente assustador!! E isso me faz pensar, até que ponto os estudos apresentados no enredo são reais ou críveis? Até que ponto a humanidade realmente corre o risco de viver um grande genocídio pelas próprias mãos.

Faz quase 1 ano que não assisto mais televisão, realmente cansei de estar sempre exposta ao sofrimento humano, guerras, mortes, etc. Hoje em dia seleciono o que vou assistir e leio meus livros, mesmo assim, será que estaria livre de ser contaminada pela Síndrome E? A vida toda defendi os jogos violentos achando que não, eles não são capazes de ocasionar massacres como os que acontecem nos EUA, mas será que de fato não o são? Depois de tudo que li no livro já não tenho mais certeza de nada.

Posso dizer que foi um dos thrillers psicológicos que mais mexeu com minha cabeça, que mais me fez pensar, que foi o mais bem escrito que já li. Ele é tão denso, tão pesado, tão cheio de cenas de horror, mortes explícitas e pensamentos insanos e de investigações tão bem elaboradas que levei quatro dias lendo. Um livro que geralmente teria lido em um ou dois dias no máximo. O tempo todo precisei parar, respirar, digerir e fiquei nauseada com muitas coisas lá escritas. Pensei, "esse seria um livro perfeito para o cinema", porque as cenas são tão bem narradas e descritas que a gente realmente consegue imaginar tudo, todos os detalhes, como se fosse um filme passando nas nossas cabeças. E em nenhum momento consegui imaginar que eram os responsáveis pelas atrocidades que aconteceram. Tentei seguir as pistas, tentei imaginar quem poderia ser o assassino, mas não acertei!! Ponto para o autor!! hehe

Pelo que descobri esse é o terceiro livro de Franck Thilliez protagonizado pelo policial Franck Sharko. Fiquei louca de vontade de ler os outros dois para descobrir melhor sobre a vida do personagem, mas pelo que pesquisei não foram lançados no Brasil, que pena. Agora é aguardar pela continuação da trilogia e torcer para que seja tão boa quanto o primeiro livro.

Para quem é amante de thrillers como eu, essa é uma leitura mais que obrigatória. E por favor, depois venham me contar o que acharam, ok. Estou curiosa e ansiosa para debater o livro com vocês.

Beijão e até a próxima resenha

Originalmente publicado em: http://www.recantodami.com/2013/05/resenha-sindrome-e.html
Geyssi 08/05/2013minha estante
Fiquei com uma vontade absurda de ler esse livro agora!

MiCandeloro 08/05/2013minha estante
Leia Ge, ele é fantástico!! hehe Beijos

luan_dal 26/02/2021

O QUE É QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO SE AINDA NÃO LEU ESSE LIVRO, MUCHACHA????
Esse ano eu finalmente decidi reler esse livro, que era um dos meus favoritos de 2015 e do gênero (investigação, policial, etc) e agora posso dizer com vontade que ESTE LIVRO É UMA MARAVILHA!

Aqui a gente vai ver dois policiais: o Sharko, investigando o caso onde cinco cadáveres foram encontrados enterrados, com o crânio cerrado e olhos retirados; e a Lucie que recebe a ligação de seu ex-caso romântico falando que ficou cego depois de assistir a um filme que tinha comprado do filho de um colecionador.

E é LÓGICO que esses dois casos vão se cruzar e aí é só dedo no cy e gritaria. E muita morte.

Eu lembrava de poucas coisas, e algumas vieram à minha mente enquanto eu lia, mas outras eu tinha esquecido completamente (como o lance no Egito e as milhares de mortes), então foi uma revisitada na história que me surpreendeu.

O único defeito desse livro é a quantidade de morte: tipo assim, uma pessoa fala um "a" e cinco páginas depois morre. Isso não me incomodou muito, só uma coisinha que eu notei, e é até legal porque dá pra fazer um bingo de uma pessoa só, onde você aposta se a pessoa vai morrer ou não, e a cada morte você bebê um gole de bebida alcoólica (a não ser que você não beba, mas dá pra inventar outra dinâmica). spoiler: você vai ficar bêbado.

E eu nem vou tentar falar o que eu gosto porque é quase tudo. Eu achei um pouco cansativo em algumas partes, mas não achei ruim. Os acontecimentos e a investigação são tão AAAAAAAAAAAA, a solução é mais AAAAAAAAAAA que eu fiquei AAAAAAAAAAAAAA o tempo inteiro.

E saber que várias coisas ali são/foram reais só me faz gostar mais (porém é bem triste que sejam verdades, e eu preferiria que não tivessem existido, mas o que eu vou fazer ¯\_(ツ)_/¯ ), além de que dá vontade de procurar saber mais sobre alguns pontos.

É uma pena que só tenha mais um livro do autor no Brasil (chama "Gataca", e eu também já li e gostei muito), e comprar em outros idiomas não tá fácil (o livro em espanhol tá mais de mil reais, eu quero VENDER MEUS ÓRGÃOS E FUGIR DA AMÉRICA DO SUL para poder comprá-lo ou dar o golpe do baú).

Bia 07/08/2020

Escolhi pela capa
Não me decepcionou. Um autor que nunca tinha lido entrou para minha lista. O livro é bom, a trama se desenvolve bem, mas deu uma corrida no final e todo mistério foi desvendado de uma vez rapidamente.

Ju Oliveira 29/04/2013

Eletrizante!
Vai ser difícil expressar em palavras o que senti lendo esse livro. Mas vou tentar… A Síndrome [E] é diferente de todos os thrillers que eu já li. Ele é muito mais denso, complexo e estarrecedor que qualquer outro que eu me lembre de ter lido.

Um filme, na verdade um curta, com pouco mais de 11 minutos de gravação, foi o bastante para deixar Ludovic Sénéchal completamente cego ao assistí-lo. Ele então entra em contato com sua ex namorada, a eficiente policial Lucie Hennebelle, para ela poder ajudá-lo a desvendar o que há por trás desse misterioso filme, sem título, completamente anônimo.

Lucie, muito intrigada com o fato, primeiramente decide assistir ao misterioso filme e descobrir o que, de tão apavorante há nessa película, que foi capaz de cegar Ludovic. Nem em seus piores pesadelos, ela foi capaz de imaginar cenas tão horríveis, macabras, torturantes. Cenas tão fortes que quase lhe fizeram perder os sentidos. Agora Lucie sabe que está diante de um grande mistério e promete ir até o fim para solucioná-lo.

Paralelo ao misterioso filme,no interior da França, cinco cadáveres são encontrados enterrados a 2 metros de profundidade. Com os olhos arrancados e os crânios serrados ao meio, em avançado grau de decomposição, tornando impossível qualquer identificação. Entra em cena então o esquizofrênico veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental Franck Sharko.

Franck é uma figura! Extremamente inteligente e perspicaz, com uma dose de arrogância e mal humor, ele vai estar a frente da investigação dos cinco cadáveres. Ele gosta de agir sozinho, mas um telefonema anônimo, do Canadá, vai unir os caminhos de Franck e Lucie. No telefonema, ela foi informada de que há uma ligação entre o misterioso filme e os cinco cadáveres não identificados.

Tem início então a uma corrida contra o tempo, para identificar o autor desse filme, saber por que ele mexe tanto com quem o assiste, por que estão matando para colocar as mãos nesse filme. E o principal… o que significa essa sequência de cenas macabras, hediondas e sinistras, envolvendo crianças e animais. A primeira grande descoberta, é existência de “um filme dentro do filme“. Este segundo, com imagens subliminares (também hediondas) que incitam a violência do telespectador.

Esse livro chegou pra mim de surpresa. Não havia solicitado e na verdade nem sabia da existência dele. Como o que chegou pra mim foi a prova do livro, sem contracapa e orelhas, não tinha a menor idéia do que se tratava. Corri pro Skoob e GoodReads. Ao descobrir que se tratava de Mensagens Subliminares, obviamente abandonei o que estava lendo e comecei a devorá-lo.

A cada página lida, eu me prendia ainda mais na leitura. Mensagem Subliminar, Teoria da Conspiração, Psiquiatria, CIA, Serviço Secreto, assuntos que me atraem muito numa boa história de suspense/policial e agora imagina tudo isso em um livro só… Perfeito!

França, Canadá e até Egito, a historia se desenrola em vários ambientes e em certos momentos cheguei a duvidar que toda a trama fosse mesmo somente ficção.

“Durante uma pesquisa sobre a história da psiquiatria, Thilliez se deparou com testes comportamentais realizados nos orfanatos do Canadá, nos anos 1950, em que crianças foram bombardeadas por imagens violentas. O caso verídico serviu de inspiração para o autor escrever A síndrome E, primeiro volume de uma trilogia, que aborda o funcionamento da mente humana e o que ela é capaz de fazer a partir de estímulos visuais.”

Um livro fantástico, denso, complexo e que te faz refletir sobre o funcionamento do cérebro e a influência daquilo que nossos olhos vêem. Quem se interessa pelo assunto Medicina e Cinema, não pode deixar de ler.Com um final de tirar o fôlego, literalmente… Mais um pra minha lista de Favoritos. Super recomendo!!!

Mais resenhas em: http://juoliveira.com/cantinho

giovanna | @theuniverse_bookshelf 09/05/2020

Um baita thriller policial
@theuniverse_bookshelf

Fui arrebatada por este livro! Apesar da escrita começar um tanto pretensiosa, desde o primeiro capítulo o leitor é envolvido no mistério. O desenrolar dos eventos e as conexões que o autor faz são incríveis, e a precisão dos fatos históricos/científicos indicam que ele fez uma bela pesquisa para escrever esta obra.

No entanto, contém cenas um tanto desconfortáveis de serem lidas, e não senti muito apego por uma das protagonistas, Lucie, mas o epílogo deixou um baita cliffhanger que espero que seja resolvido em "Gataca"! Ao meu ver, nenhuma ponta foi deixada solta, e o passado dos policiais aos poucos deve ser explorado ao longo dessa série. Adorei!

4.5⭐️

Raul Oliveira 02/04/2014

Livro OK, não é lá aquelas coisas...
Li várias resenhas dizendo se tratar de um livro muito bom. Não exagerem. Até 50% o livro é tedioso, chato, previsível, quase que dispensável. Depois, começa a eriçar-se, seguir impetuoso, mas deixando buracos demais sem fechar, com explicações pouco aprofundadas como se fosse feito para "preciso responder essa pergunta, então é assim"... Não verei Sharcko ou Lucie outra vez, mas não foi de todo ruim e não diria se tratar de perder tempo, apenas é um livro, OK.

DeiaMolder 16/09/2021

Um suspense de tirar o fôlego.
Tudo gira em torno de um filme mudo e anônimo de roteiro enigmático e mensagens subliminares horríveis, cinco cadáveres mutilados e três adolescentes mortas.
Lucie Henebelle é uma policial obstinada e Franck Sharko um analista comportamental com esquizofrenia se juntam para desvendar esse mistério todo.
Numa correria que sai de Paris vai ao Cairo, passa pelo Canadá e volta a Paris os dois se deparam com mais crimes. Precisam de um ponto em comum para todos esses acontecimentos, se deparam com a Síndrome E, que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.
Gostei muito!!!!!!

Crônicas Fantásticas 17/09/2020

A Síndrome E
Resenha por Cintia Ferreira

Título: A Síndrome E | Autor: Franck Thilliez | Editora: Intrínseca | Gênero: romance policial e suspense | Páginas: 368 | Ano de publicação no Brasil: 2013 | Nota: 4,0 / 5,0

Um filme anônimo e misterioso que deixa uma pessoa cega após assistir. Uma fita amaldiçoada? Recebi esse livro de uma amiga e confesso que não dei muita atenção para ele no início, me pareceu uma mistura de O Chamado com Ensaio sobre a Cegueira, mas logo descobri que não tinha nada a ver.

A Síndrome E foi escrito por Franck Thilliez, escritor francês e autor de outros livros que me parecem super interessantes, mas que não foram lançados ainda no Brasil, para a nossa tristeza… Trazendo um instigante thriller, misturado ao romance policial e suspense, a Síndrome E envolve questões que vão muito além de uma investigação científica sobre o cérebro humano.

O livro se inicia com um estranho caso envolvendo o ex-namorado de Lucie Hennebelle, uma tenente de polícia em Lille. Ele fica cego após assistir a um filme mudo, com um roteiro enigmático e doentio. Lucie passa a investigar o caso, a princípio sozinha.

Ao mesmo tempo, no norte da França, cinco cadáveres foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade, já em estado de decomposição, e o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, é convocado para investigar o crime.

É quando os destinos de Lucie e Sharko se encontram: enquanto ela descobre os horrores do misterioso filme, um informante aponta-lhe a ligação entre a fita e os cadáveres descobertos.

Após se encontrarem, os dois se veem diante de um mal desconhecido, batizado de “síndrome E”, uma “doença” que revela como o ser humano pode ser capaz de cometer atrocidades, e passam a investigar os casos juntos, em busca de testemunhas do passado.

O livro tem uma pegada voltada para neurociência e teorias da conspiração, sobre os estudos realizados na medicina e psiquiatria, com testes em pacientes humanos. A trama é muito bem conectada e os personagens são bem construídos e suas características bem exploradas.

Conforme lia, ia descobrindo mais teorias absurdas e a vontade de encontrar respostas ficava cada vez mais forte. A descobertas sobre a Síndrome E começam a fazer sentido com o decorrer da história, deixando o livro cada vez mais instigante.

Um ponto forte do livro é que ele retrata muito bem o comportamento humano quando submetido a determinados métodos, mostrando que certas características inerentes ao ser humano apenas se tornam evidentes.

Mas vamos terminar por aqui os spoilers! Quem se interessar, pode adquirir o livro pelo site da Amazon, por um preço muito bom.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/11/18/a-sindrome-e/

highbythem00n 02/11/2020

Ótimo suspense policial
Uma mistura boa de suspense/crimes/teoria de conspiração/cinema. Conforme fui lendo, foi me prendendo mais até chegar no final e quando vc acha que ta tudo bem, uma rasteira te mostra que não. Ainda bem que na tenho o próximo pra matar minha ansiedade kk

Filipe 05/06/2023

Clichê policial bem fraquinho
A leitura fluída e dinâmica não salva esta história que é construída através de uma narrativa muito simplória. Tem um plote muito interessante que até a metade do livro nos deixa muito intrigados a chegarmos até o final, mas o autor escolheu caminhos cheios de clichês e com uma resolução extremamente rápida para a complexidade da história que ele estava tentando contar.
Sharko é de longe o personagem mais interessante e até o final ele dá um jeito de deixar o personagem totalmente sem graça e perder todo o brilho que construiu até a metade do livro.
No fim é um livro fácil e rápido de ler mas ?bem simplório, daria um bom seriado policial estilo as miniseries da Netflix talvez.

Vinny Britto 01/05/2019

Falta de Respeito das Editoras
Achei interessante de certa forma, porém o desenvolvimento é chato. Me afetou o fato de durante a leitura descobrir que esse não é o primeiro da série como é vendido. Pra mim não adianta! Por mais que defendam que dá pra ler fora de ordem, pra mim não dá!

O caso em si dá pra acompanhar numa boa, mas fica um buraco no desenvolvimento pessoal dos personagens, fiquei o tempo inteiro com a sensação deque perdi algo, principalmente sobre Sharko.

Apesar de ter ficado curioso com o final em aberto, não irei ler a sequência. Se algum dia resolverem publicar em ordem, volto a ler desde o início. Acho uma falta de respeito das editoras esse tipo de publicação.
Gabi 03/07/2019minha estante
Realmente, muito pertinente seu comentário. Sofro o mesmo problema com livros da série O Clube das Mulheres Contra O Crime do James Patterson e tbm com o os livros do Daniel Silva sobre o espião Gabriel Allon. Parece que as editoras se.preocupam mais com o hype que aquele livre em questão fará do que, de fato, garantir o enredo todo com a série completa. O leitor fica sem entender. E nem sempre a informação de que esse livro pertence a tal número de ordem da série X está implícito na contra capa, deixando o leitor perdido.
Mas voltando ao livro, esta estória, em si, é muito boa. Eu gostei.

07/12/2019minha estante
Eu cheguei a mandar um email pra editora perguntando sobre a possibilidade de traduzir e trazer o restante das obras, mas eles não tinham esse plano. Faz tempo isso, acho que mandei em 2015. Fiquei decepcionada, porque eu gostei bastante dos dois livros lançados aqui.

Vinny Britto 25/01/2020minha estante
Mais um motivo então para eu abandonar!

Fabi 26/04/2016minha estante
Também odiei esses clichês e furos... e os vários clichês nas descrições... fico com a sensação de que é uma história muito boa nas mãos da pessoa errada.

Mandy Nerújo 21/05/2020minha estante
Pensei a mesma coisa sobre a menina. Forçado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6