A Vida Privada das Árvores

A Vida Privada das Árvores Alejandro Zambra

Resenhas - A Vida Privada das Árvores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dcacia 13/03/2024

“Não há mundos paralelos, Daniela sabe disso muito bem. Sobreviveu à mediocridade: estou disposta a tudo, gostava de dizer anos atrás. E era verdade. Estava disposta a tudo, a fazer qualquer coisa, a receber o que quisessem lhe dar, a dizer o que fosse preciso dizer. Estava disposta até mesmo a ouvir a sua própria voz dizendo frases que não queria dizer. Mas agora não. Agora não está mais disposta a tudo. Agora é livre.”

maalumedeiros 11/03/2024

Gostei, é bem curtinho, mas as palavras e a história fluem muito bem ! é a história de uma espera e de tudo q se passa nesse momento
boa leitura !

Sun 30/01/2024

Esperava mais...
Este é o segundo livro que leio do autor e eu gostei muito do "Formas de voltar para casa". Este, no entanto, não curti muito.

Iya Moura 11/12/2023

Me surpreendeu
Cada dia mais eu fico admirada com a forma que Alejandro Zambra escreve sutilmente, brevemente, poeticamente. É uma janela no tempo que ele abre e passeia rapidinho por uma história bem maior.

Com certeza continuarei lendo todos os livros dele.

Jansen 14/11/2023

"Procura, às cegas, seu novo lugar num jogo cujas regras desconhece."
Esta frase reflete bem o conteúdo do livro. Me lembra alguns filmes de Woody Allen, onde personagens ansiosas e histéricas nos absorvem e envolvem.
Julián ambiciona ser escritor, mas por falta de talento ou preguiça não consegue terminar um livro. No começo vivia com uma mulher meio louca, Karla, que desaparecia por dias ou semanas dizendo que cuidava de uma mulher doente. Julián suspeitava que era sua mãe. Um belo dia Julián chega em casa e encontra escrito em vermelho na parede da sala: desapareça seu 🤬 #$%!& ! !
Passa por um período triste em que fica vagando por casa de amigos até encontrar seu grande amor, Verónica. separada e com uma filha, de nome Daniela. Esta miúda foi a grande companhia de Julián. Lá pelas tantas Verónica não volta para casa e Julián fica fazendo suposições sobre o que aconteceu com ela. Como por exemplo, foi um pneu que estourou e ela está perdida numa avenida. Esta parte é que me lembra as elocubrações dos filmes de Woody Allen. O final é bem aberto e ficamos meio perdidos. Por ser iniciante, Zambra pode melhorar muito, e valerá a pena.

Monique @librioteca 31/08/2023

Um mergulho nas complexidades das relações humanas...
Em poucas páginas, "A Vida Privada das Árvores" se mostra uma obra notável que mergulha profundamente na psicologia dos personagens e nas complexidades das relações humanas.

Em uma atmosfera rica e envolvente, com uma narrativa poética, Zambra brinca com a mente humana e sua capacidade de imaginação diante da incerteza, capturando os momentos de espera e reflexão na vida de Julián, criando também uma tensão constante e uma dúvida latente que permeia toda a história.

O suspense habilmente construído ao redor da espera por Verônica me manteve ansiosa (e levemente neurótica) até o final. Por isso, penso que esta é, sem dúvida, uma história que merece ser explorada. De fato, uma leitura que não vai agradar a todos, mas aqueles a quem ela fisgar, com certeza ficarão com o livro na mente algum tempo depois de ter virado a última página.

Hayke.Alles 29/07/2023

QUE LIVRO CHATOOOOO
Nesse livro todos esperam e eu só esperava o fim do livro, só terminei de ler pq e bem curtinho, mas eu contava cada página para o fim.

Aniram 09/07/2023

Por trás da ausência
Alejandro Zambra é genial no que diz respeito à escrever ausências. Em "Formas de voltar para casa" é comum testemunhar partidas, lendo, muitas vezes, que os personagens foram embora e que não retornarão mais. Contudo, admito que aqui, em "A vida privada das árvores", Zambra soube amarrar melhor o enredo da narrativa, soube administrar melhor os sentimentos e as expectativas de seu protagonista. Um livro rápido, cheio de nuances, que deixa a cargo do leitor concluí-lo e dar sentido ao que é narrado. Tendo, é claro, as ruas de Santiago como pano de fundo - como também é característico do autor.

anniehatchie 20/06/2023

Gostoso de ler assim como os outros de Alejandro que li. Mas confesso que senti uma falta de um final com mais informações sobre como algumas coisas terminaram. Falou falou falou e deixou muito no ar?

Nay 19/05/2023

O livro é bem curtinho. Tem uma escrita gostosa e que desperta curiosidade. Não vou me aprofundar muito para não dar spoiler. Mas não sei se gostei desse final ?

Neilson.Medeiros 03/02/2023

Que livro gostosinho! Apreciei muito o jogo que se faz com o tempo e com os diálogos. Lembrei muito de Caderno de um ausente, com as devidas proporções, claro.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Zambra e sua economia
Zambra é conciso, certeiro, econômico para criar histórias que unem passado, presente e futuro, dilemas existenciais e muita metalinguagem. Depois de ler Bonsai, A Vira Privada das Árvores foi mais uma bela leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5