Viagem ao Céu

Viagem ao Céu Monteiro Lobato




Resenhas - Viagem ao Céu


28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


regifreitas 27/11/2018

Monteiro Lobato sabia como ninguém divertir ensinado. Aqui temos verdadeiras aulas de astronomia dadas por Dona Benta e por Pedrinho. Lógico, algumas das informações passadas devem ser situadas dentro do conhecimento científico daquela época, acrescentado-se aí, também, as sequências nas quais a imaginação prodigiosa do autor toma as rédeas da história.

E Lobato é tão genial que ele mesmo já apresenta e ao mesmo tempo desmonta os argumentos dos sábios astrônomos - “adultos de sobrecasaca e cartola” -, que creditam todas essas aventuras a “bobagens de crianças”.

Mas é a sábia Tia Nastácia quem, ao final, arremata de forma brilhante, ao ser questionada por Dona Benta sobre a veracidade dos estranhamos acontecimentos narrados pelas crianças: “Eu... eu não sei. Eu acredito e desacredito tudo, porque acho tudo possível e impossível”
comentários(0)comente



z..... 30/03/2017

Viagem ao Céu (1932)
Ô, beleza! É uma leitura prazerosa, com gostinho de saudades da infância, da escola, de aventuras imaginativas e ingênuas, de histórias da vó, de vontade de experimentações e descobertas. O livro mescla tudo isso, brincando e instigando aprendizagens. Uma edição de muito valor na coleção do Sítio do Picapau Amarelo, onde as virtudes estão em maior destaque do que pontos refutáveis (no trato caduco em relação à Tia Nastácia que, especificamente nessa obra, enfatiza que tem uma simbologia e contexto de época... bons observadores vão notar no diálogo da turminha com o São Jorge).

Particularidades pontuais (coisas bobas que estabeleci para mim mesmo na construção de uma memória da obra):
- A história se passa no mês de Abril, que era considerado o de "férias de lagarto", ideal para curtição despreocupada (vá entender... só lendo). O mês é também citado como o de anos de Pedrinho (natalício).
- Cronologicamente a história vem depois do "Reinações de Narizinho", dando continuidade à narrativa em que o Visconde se afogara no Reino das Águas Claras (Lobato não teve rodeios em dizer que ele havia morrido, restando apenas o toco mofado da espiga de milho), e Tia Nastácia faz um novo, com outra espiga, que chamaram de Dr. Livingstone, em homenagem à um explorador inglês. Ele é apresentado como um avatar do Visconde e é protestante, com Bíblia e tudo.
- Uma observação absolutamente de cunho pessoal, pois imagino que nem passou pela cabeça de Lobato, mas ele de certa forma reproduziu um contexto de época na visão ao protestantismo. Tia Nastácia teve um asco e receio ao saber do protestante, até se benzendo e pedindo proteção divina, para depois gradualmente tomar simpatia. De onde teria vindo a repulsa inicial? É que o Brasil foi oficialmente católico romano entre a constituição imperial de 1824 e a republicana de 1891. Tudo que fosse contrário era associado à contravenção e essa cultura informalmente persistia no popular, alimentada pela oposição católica romana à chegada em maior escala de missionários estrangeiros protestantes, numa espécie de demonização. Não sem razão, houve muita perseguição e histórias violentamente esdrúxulas, com prisões e destruição de Bíblias. Tia Nastácia, na minha visão, expressou isso em primeiro momento, que foi realidade para muita gente. Nada a ver? Bom, registrei o que acredito.
- O livro poderia ter título de Viagem pelo Sistema Solar (ou Via Láctea), porque é a isso que se refere. Claro, brincando com o saber conhecido na época.
- Antes da viagem iniciar, primeiro há uma aula da Dona Benta em pontos referentes ao universo, no contexto de época. Conhecer, para depois brincar com esse conhecimento. Destaque para a orientação sobre o saber, que pode ser repudiado e cobrar um preço a quem o detém ou defende, citando exemplos como Galileu Galilei.
- A viagem mistura pontos da ciência com folclore e imaginação infantil.
- Entre os planetas, Plutão não foi citado. Fiquei curioso e descobri que isso se deu a partir da década de 1930, em paralelo à publicação dessa obra. A novidade talvez não tinha se consolidado para Lobato.
- Na Lua, a turminha encontra o São Jorge, que não é alardeado numa visão idólatra.
- No passeio pela Via Láctea encontram um anjinho com asa quebrada, que depois levam para o Sítio (cronologicamente, a história com esse personagem se desenrola no "Memórias da Emília").
- O Burro Falante é batizado nessa obra com o nome de Conselheiro. Advinha de quem foi a ideia... A Emília associou a sabedoria dele com os aconselhamentos sempre propícios. Ah, o dragão do São Jorge tentou devorar o pobre e por um momento ele se transformou em um satélite da Lua. Coisas do pó de Pirlimpimpim,,,
- Gosto de expressões populares e assim deixo em registro a ótima da Emília, exprimindo contundência (comigo é na batata!), e a do Conselheiro exprimindo surpresa ou entusiasmo (Bofé! que seria um boa fé!). A Tia Nastácia tem uma palavra que usou que é sensacional e busquei significado na net (surpreendente, pois foi citada essa passagem até em tese). Alguém sabe me dizer, por favor, o que é fisolustria? KKKK! O termo foi referido na caracterização ao São Jorge. Sensacional! Gostei desse fisolustria (importância? destaque?). Sei lá, mas gostei.
- Várias aventuras inusitadas no espaço, destacando-se a que montaram em um cometa.
- No regresso, topam com uma equipe de sábios no Sítio, invocados porque estariam desequilibrando o universo com suas reinações (Sugestão de questionamentos para as ações que se desempenham? Inconformismo? Quebra de tabus? Numa boa orientação, tudo aproveitável...).
- Legal! Divertido e curioso em suas inusitadas e fisolustrias reinações.

Bofé!
Samara 31/03/2017minha estante
Já li também, tem até umas referência sobre ter água em Marte e os homenzinhos verdes.


Samara 31/03/2017minha estante
kkkkkkkkkk


z..... 31/03/2017minha estante
É mesmo, em Marte e na Lua. Isso me fez lembrar de mais uma palavra engraçada, usada pela Emilia. Crocotó, que era como ela chamava qualquer pequena projeçao no corpo. Os marcianos eram cheios de crocotós.


Samara 01/04/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkk




Cecil 02/10/2014

Ai, que delícia poder reler Monteiro Lobato e voltar um pouquinho à infância...
Resenha completa no blog!

site: http://chadeprosa.com/2013/10/06/livro-viagem-ao-ceu-resenha/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Daniel.Carmo 08/09/2021minha estante
De fato hoje a forma como vemos tia Nastácia na história é sim preconceituoso, porém devemos sempre lembrar que esses livros foram escritos na década de 30, então devemos ter consciência de que naquela época a forma que Lobato usa para se expressar não era de longe considerado racismo. Embora hoje em dia seja...


Sharon 16/10/2021minha estante
Daniel, naquela época esses termos eram considerados racistas sim. Havia escritores negros que procuravam retratar o corpo negro com mais lirismo e menos descrições animalescas. Outros escreviam sobre mulheres negras donas de si, libertas que buscavam a felicidade longe da submissão, autônomas, inteligentes, humanas.

Lobato só não era considerado racista entre a elite branca. A intelectualidade negra da época criticava as coisas que os brancos escreviam sobre os pretos. Se não houve críticas diretas a Lobato, houve às ideias, ao estilo e ao formato que a elite branca




spoiler visualizar
comentários(0)comente



carol 01/06/2012

viagem ao ceu
pedrinho,narizinho e emilia, os contadores de historia e contos de fadas .Apos a chegada dos habitantes do mundo da imaginacao,eles fazem suas atrapalhadas e tropecoes eles contam as fabulas de suas divercoes.
comentários(0)comente



Guy 12/05/2012

Ressureição do Visconde de Sabugosa
Emília resolve ressuscitar o Visconde de Sabugosa, que tinha morrido afogado. Ele reaparece, mas transformado num sábio inglês, o Dr. Livingstone. Ou melhor, o Visconde ficou sendo as duas coisas: ele próprio, e o Dr. Livingstone. Acompanhada pelo novo Visconde, a turma do sítio põe em prática uma idéia que jamais ocorrera no mundo: uma viagem ao céu
comentários(0)comente



Leticia Cunha 30/11/2011

Viagem á imaginação
Essa história se trata de um tanto de aventura e muita imaginação.
O pobre Visconde que tinha morrido foi ressuscitado desde ai então passou a ter uma espécie de dupla personalidade, com o Dr. Livingstone, ao longo da história acontecem varias coisas interessantes, um anjo que tem suas asas quebradas acaba ir parando no sitio, Emilia se encanta com o pequeno e não quer deixa-lo ir embora também são descritos, planetas, estrelas...etc e no meio disso tudo ainda sobra espaço para uma aula de astronomia, acredita?
É um livro muito interessante.

comentários(0)comente



cfsardinha 25/07/2011

Viagem ao céu é parte de um conjunto de histórias sobre o Sitio do Picapau Amarelo, de autoria de Monteiro Lobato.
Nesse livro, o Visconde de Sabugosa tinha morrido afogado e Emília (sempre ela, rs) resolveu ressuscitá-lo. Ele ressuscita, ou assim aparanta. Porém, ele volta transformado num sábio inglês, o "Dr. Livingstone". Na verdade, a partir de então, o Visconde de Sabugosa ficou sendo as duas coisas: ele próprio, e o "Dr. Livingstone". Uma espécie de dupla personalidade ou encosto? rs
Enfim, acompanhados do "novo" Visconde de Sabugosa, os irmãos Pedrinho e Narizinho e a boneca andante e falante Emília, resolver partir para uma aventura e tanto. Acompanhados também de Tia Nastácia e do burro falante Conselheiro, o grupo resolve por em prática uma aventura inimaginável, uma viagem ao céu! Será que eles vão conseguir?
Talvez um pouco "Pequeno Príncipe" essa história, mas sempre com situações do folclore nacional e com o carisma cômico de Emília, Monteiro Lobato consegue distinguir-se dos demais como um dos principais autores infantis de todos os tempos.
comentários(0)comente



Isabella Santos 07/06/2011

Este livro fala de 6 amigos que tinham muita vontade de ir para a Lua ou seja conhecer o espaço.Eles se chamavam Pedrinho,Narizinho,Tia Nastácia,Burro Falante,Emília e Visconde.Eles visitaram a Lua,Marte,Júpiter e Saturno;Lá eles encontram um anjo com uma de suas asas quebradas e o levam para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.É uma viagem emocionante.O livro é muito bom e interessante.
jesquinha 28/02/2012minha estante
ja li e achei mt legal




Gláucia 27/02/2011

Aula de Astronomia.
Um anjinho quebra suas asas e cai no Sítio. Emília se encanta com o querubim e não quer mais devolvê-lo. Enquanto isso Dona Benta e Visconde ensinam Astronomia e todos aprendemos um pouco e de forma gostosa e divertida. E Tia Nastácia que havia feito bolinhos para o Minotauro dessa vez cozinha para São Jorge, meu santo preferido. Acho que ela também era corintiana!
comentários(0)comente



Camila_Andrade 18/05/2009

Passei muito tempo imaginando quando é que eu também poderia ir para o espaço, como eles...
Bárbara 07/10/2013minha estante
Falou tanto com tão poucas palavras *-*


PedroFerraz 01/02/2017minha estante
Basta cheirar o pó de pirlimpimpim também. Na Bolívia tem muito disso kkk




Aiko 17/04/2009

Mais Lobato
Existem poucas pessoas que conseguem escrever para adultos e crianças, e fazer história. Lobato é um deles. Viagem ao Céu é um livro e tanto, como sempre, cheio de pequenos ensinamentos, situações inusitadas e desejadas.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 16 a 28
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR