Viagem ao Céu

Viagem ao Céu Monteiro Lobato

Resenhas - Viagem ao Céu

Eshinha 06/12/2023

Esse livro é bom, mas como não faz meu estilo de leitura, não gostei muito, mas da para quebrar o galho.

Kyo 25/06/2021

Viagem ao céu
É um livro bom, tem uma história legal, tem uma linguagem que as vezes parece complicada mas dá pra entender, a descrição do ambiente me faz ficar bem confusa, ela parece as vezes meio "bagunçada" mas tirando isso o livro é bom
Daniel.Carmo 08/09/2021minha estante
Também fiquei assim, tipo eles tão na via láctea, ué tão andando? Voando? Flutuando? Depois pegam estrelas e guardam no bolso? Kkkk mas mesmo assim é incrível

Camila_Andrade 18/05/2009

Passei muito tempo imaginando quando é que eu também poderia ir para o espaço, como eles...
Bárbara 07/10/2013minha estante
Falou tanto com tão poucas palavras *-*

PedroFerraz 01/02/2017minha estante
Basta cheirar o pó de pirlimpimpim também. Na Bolívia tem muito disso kkk

Jotta_ 24/02/2022

Viagem ao Céu
Assim como muitas das obras de Lobato, é fascinante a maneira ver como ele consegue nos transportar para o mundo de seus personagens de maneira lúdica com muita fantasia e ao mesmo tempo aprendizado.

regifreitas 27/11/2018

Monteiro Lobato sabia como ninguém divertir ensinado. Aqui temos verdadeiras aulas de astronomia dadas por Dona Benta e por Pedrinho. Lógico, algumas das informações passadas devem ser situadas dentro do conhecimento científico daquela época, acrescentado-se aí, também, as sequências nas quais a imaginação prodigiosa do autor toma as rédeas da história.

E Lobato é tão genial que ele mesmo já apresenta e ao mesmo tempo desmonta os argumentos dos sábios astrônomos - “adultos de sobrecasaca e cartola” -, que creditam todas essas aventuras a “bobagens de crianças”.

Mas é a sábia Tia Nastácia quem, ao final, arremata de forma brilhante, ao ser questionada por Dona Benta sobre a veracidade dos estranhamos acontecimentos narrados pelas crianças: “Eu... eu não sei. Eu acredito e desacredito tudo, porque acho tudo possível e impossível”

Max 07/06/2021

Bom...
Esse livro é rapido de ler e com uma aventura que eu particularmente gostei. Amei o modo de escrita de Monteiro Lobato, acho que faz com que nós entramos nas histórias!
Bom... Sobre a questão da caracterização da Tia Nastácia... Eu acho que NUNCA podemos desvalorizar o trabalho dele, mas sim é preconceituoso... HJ, lá em 1900 e sei lá quando nao era... Mas é muito bom ter essa discussão para podermos pensar e falar a respeito!

Aiko 17/04/2009

Mais Lobato
Existem poucas pessoas que conseguem escrever para adultos e crianças, e fazer história. Lobato é um deles. Viagem ao Céu é um livro e tanto, como sempre, cheio de pequenos ensinamentos, situações inusitadas e desejadas.

Fred.Braga 11/04/2024

Viagem ao céu
Eu cresci lendo as obras do Monteiro Lobato, amava quando mamãe chegava com aqueles livrinhos em casa, me incentivando cada vez mais na leitura. Com o tempo a gente percebe que a magia da infância impede a gente de ver qualquer tipo de preconceito presente em obras como as do Monteiro, ficamos imersos nas várias aventuras dos personagens incríveis desse universo maravilhoso.

Mas é importante ler e reler os livros do Monteiro Lobato, quando você já possui uma mentalidade social, para assim perceber as problemáticas. É necessário lermos essas obras para colocar em discussão e expressar nossas opiniões, mas o mais importante é saber separar a obra do autor.

Claro que é tudo muito desanimador ver e ler as passagens racistas, sobretudo com a personagem "Tia Nastácia". Apesar de Monteiro ter sido um racista arrogante, é inegável o quão genial ele era e isso está muito presente nessa obra que vai desbravar muito sobre o astros e o universo, a geografia, história, a matemática e a física. É uma verdadeira enciclopédia.

"Amor com amor se paga. Quem não respeita as ideias dos outros não pode esperar que respeitem as suas."

z..... 30/03/2017

Viagem ao Céu (1932)
Ô, beleza! É uma leitura prazerosa, com gostinho de saudades da infância, da escola, de aventuras imaginativas e ingênuas, de histórias da vó, de vontade de experimentações e descobertas. O livro mescla tudo isso, brincando e instigando aprendizagens. Uma edição de muito valor na coleção do Sítio do Picapau Amarelo, onde as virtudes estão em maior destaque do que pontos refutáveis (no trato caduco em relação à Tia Nastácia que, especificamente nessa obra, enfatiza que tem uma simbologia e contexto de época... bons observadores vão notar no diálogo da turminha com o São Jorge).

Particularidades pontuais (coisas bobas que estabeleci para mim mesmo na construção de uma memória da obra):
- A história se passa no mês de Abril, que era considerado o de "férias de lagarto", ideal para curtição despreocupada (vá entender... só lendo). O mês é também citado como o de anos de Pedrinho (natalício).
- Cronologicamente a história vem depois do "Reinações de Narizinho", dando continuidade à narrativa em que o Visconde se afogara no Reino das Águas Claras (Lobato não teve rodeios em dizer que ele havia morrido, restando apenas o toco mofado da espiga de milho), e Tia Nastácia faz um novo, com outra espiga, que chamaram de Dr. Livingstone, em homenagem à um explorador inglês. Ele é apresentado como um avatar do Visconde e é protestante, com Bíblia e tudo.
- Uma observação absolutamente de cunho pessoal, pois imagino que nem passou pela cabeça de Lobato, mas ele de certa forma reproduziu um contexto de época na visão ao protestantismo. Tia Nastácia teve um asco e receio ao saber do protestante, até se benzendo e pedindo proteção divina, para depois gradualmente tomar simpatia. De onde teria vindo a repulsa inicial? É que o Brasil foi oficialmente católico romano entre a constituição imperial de 1824 e a republicana de 1891. Tudo que fosse contrário era associado à contravenção e essa cultura informalmente persistia no popular, alimentada pela oposição católica romana à chegada em maior escala de missionários estrangeiros protestantes, numa espécie de demonização. Não sem razão, houve muita perseguição e histórias violentamente esdrúxulas, com prisões e destruição de Bíblias. Tia Nastácia, na minha visão, expressou isso em primeiro momento, que foi realidade para muita gente. Nada a ver? Bom, registrei o que acredito.
- O livro poderia ter título de Viagem pelo Sistema Solar (ou Via Láctea), porque é a isso que se refere. Claro, brincando com o saber conhecido na época.
- Antes da viagem iniciar, primeiro há uma aula da Dona Benta em pontos referentes ao universo, no contexto de época. Conhecer, para depois brincar com esse conhecimento. Destaque para a orientação sobre o saber, que pode ser repudiado e cobrar um preço a quem o detém ou defende, citando exemplos como Galileu Galilei.
- A viagem mistura pontos da ciência com folclore e imaginação infantil.
- Entre os planetas, Plutão não foi citado. Fiquei curioso e descobri que isso se deu a partir da década de 1930, em paralelo à publicação dessa obra. A novidade talvez não tinha se consolidado para Lobato.
- Na Lua, a turminha encontra o São Jorge, que não é alardeado numa visão idólatra.
- No passeio pela Via Láctea encontram um anjinho com asa quebrada, que depois levam para o Sítio (cronologicamente, a história com esse personagem se desenrola no "Memórias da Emília").
- O Burro Falante é batizado nessa obra com o nome de Conselheiro. Advinha de quem foi a ideia... A Emília associou a sabedoria dele com os aconselhamentos sempre propícios. Ah, o dragão do São Jorge tentou devorar o pobre e por um momento ele se transformou em um satélite da Lua. Coisas do pó de Pirlimpimpim,,,
- Gosto de expressões populares e assim deixo em registro a ótima da Emília, exprimindo contundência (comigo é na batata!), e a do Conselheiro exprimindo surpresa ou entusiasmo (Bofé! que seria um boa fé!). A Tia Nastácia tem uma palavra que usou que é sensacional e busquei significado na net (surpreendente, pois foi citada essa passagem até em tese). Alguém sabe me dizer, por favor, o que é fisolustria? KKKK! O termo foi referido na caracterização ao São Jorge. Sensacional! Gostei desse fisolustria (importância? destaque?). Sei lá, mas gostei.
- Várias aventuras inusitadas no espaço, destacando-se a que montaram em um cometa.
- No regresso, topam com uma equipe de sábios no Sítio, invocados porque estariam desequilibrando o universo com suas reinações (Sugestão de questionamentos para as ações que se desempenham? Inconformismo? Quebra de tabus? Numa boa orientação, tudo aproveitável...).
- Legal! Divertido e curioso em suas inusitadas e fisolustrias reinações.

Bofé!
Samara 31/03/2017minha estante
Já li também, tem até umas referência sobre ter água em Marte e os homenzinhos verdes.

Samara 31/03/2017minha estante
kkkkkkkkkk

z..... 31/03/2017minha estante
É mesmo, em Marte e na Lua. Isso me fez lembrar de mais uma palavra engraçada, usada pela Emilia. Crocotó, que era como ela chamava qualquer pequena projeçao no corpo. Os marcianos eram cheios de crocotós.

Samara 01/04/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkk

Isabella Santos 07/06/2011

Este livro fala de 6 amigos que tinham muita vontade de ir para a Lua ou seja conhecer o espaço.Eles se chamavam Pedrinho,Narizinho,Tia Nastácia,Burro Falante,Emília e Visconde.Eles visitaram a Lua,Marte,Júpiter e Saturno;Lá eles encontram um anjo com uma de suas asas quebradas e o levam para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.É uma viagem emocionante.O livro é muito bom e interessante.
jesquinha 28/02/2012minha estante
ja li e achei mt legal

cfsardinha 25/07/2011

Viagem ao céu é parte de um conjunto de histórias sobre o Sitio do Picapau Amarelo, de autoria de Monteiro Lobato.
Nesse livro, o Visconde de Sabugosa tinha morrido afogado e Emília (sempre ela, rs) resolveu ressuscitá-lo. Ele ressuscita, ou assim aparanta. Porém, ele volta transformado num sábio inglês, o "Dr. Livingstone". Na verdade, a partir de então, o Visconde de Sabugosa ficou sendo as duas coisas: ele próprio, e o "Dr. Livingstone". Uma espécie de dupla personalidade ou encosto? rs
Enfim, acompanhados do "novo" Visconde de Sabugosa, os irmãos Pedrinho e Narizinho e a boneca andante e falante Emília, resolver partir para uma aventura e tanto. Acompanhados também de Tia Nastácia e do burro falante Conselheiro, o grupo resolve por em prática uma aventura inimaginável, uma viagem ao céu! Será que eles vão conseguir?
Talvez um pouco "Pequeno Príncipe" essa história, mas sempre com situações do folclore nacional e com o carisma cômico de Emília, Monteiro Lobato consegue distinguir-se dos demais como um dos principais autores infantis de todos os tempos.

Cake 22/03/2022

Nostalgia
Estava aqui tentando lembrar de todos os livros que li antes de me considerar leitora, aqueles que me trouxeram para esse mundo fantástico e depressivo dos livros, até que finalmente encontrei o meu primeiro da vida. Hoje, com 20 anos, sei que os livros do Monteiro Lobato são problemáticos, principalmente se você lê quando criança e não sabe distinguir o certo do errado, mas como dizem: "a memória afetiva é sempre a mais forte das memórias". Eu li esse livro com 11 anos, lembro que fiquei feliz porque consegui ler um livro grande! (Esse livro tem 100 páginas, pode rir) li ele duas vezes seguidas. Esse livro me trouxe uma sensação de dever cumprido, uma felicidade que eu não conseguia sentir nessa época por conta do bullying, ele foi importante, ele me tornou quem sou hoje. Quero um dia reler e rir do meu eu criança feliz e orgulhoso por ter viajado pelo universo e conhecido São Jorge e seu dragão na lua. Certeza que vou chorar.

matreus 04/01/2022

resenha
muita astronomia e pouca história???????????????????????????????????????????????????????????????????

Cecil 02/10/2014

Ai, que delícia poder reler Monteiro Lobato e voltar um pouquinho à infância...
Resenha completa no blog!

site: http://chadeprosa.com/2013/10/06/livro-viagem-ao-ceu-resenha/