O Comunismo

O Comunismo Richard Pipes

Resenhas - O comunismo

AlanBorel 11/06/2023

Leitura e conhecimentos salutares ao ambiente atual
O editorial da BIBLIEX está de parabéns por nos proporcionar leituras e rememorar fatos que esquecemos (ou que querem que esqueçamos).
Importante abordagem é trazida com eventos históricos, dados da época e fonte bibliográfica dos períodos em que reinou uma verdadeira bateria socialista/comunista nos diversos países do mundo.
Vemos evoluções e adaptações do comunismo à atualidade e sua impregnação nas diversas camadas sociais, até mesmo aquelas de destacado desinteresse político-ideológico.

Makan 14/04/2015

Complemento pertinente a "História Concisa da Revolução Russa"
Obra concisa e de linguajem objetiva, voltada para a explanação sobre o comunismo aplicado na realidade, não abordando simplesmente os princípios e conceitos da doutrina de Marx. Inicia pelo Leninismo, primeira experiência prática de uma sociedade comunista, passa ao comunismo de Stalin e encontra seu termo na amostragem das consequências da influência soviética no terceiro mundo e a busca por eclipsar o capitalismo durante o período da guerra fria.
Comparada a outros títulos de Richard Pypes esse é bastante sucinto, provavelmente em razão de servir de complemento a obras como A História Concisa da Revolução Russa, onde pode-se acompanhar a queda do czarismo e a ascensão do bolchevismo no antigo império Russo, em “O Comunismo” fomos contemplados com o esclarecimento sobre a expansão e adaptação da doutrina às particularidades dos países ao qual atingiu no Leste Europeu, Ásia, África e América latina, questões não abordadas na “A História...”, a qual tive por escopo o comunismo dentro da URSS.