As Origens da Ordem Política

As Origens da Ordem Política Francis Fukuyama

Resenhas - As Origens da Ordem Política

Igor13 09/12/2015

Análise histórica multidisciplinar do ordenamento social humano
Sim, é uma obra "essencial." Pena que só tive acesso a mesma agora. O livro faz uma análise histórica da ordem política nas principais civilizações - ou pelo menos do ponto de vista de informações disponíveis -, como chinesa, indiana, europeia e muçulmana. A análise se dá com base em diversas ciências, como história, economia, ciência política, antropologia e biologia. E justamente por isso o livro é tão interessante.

Apesar de tratar de assuntos complexos, a linguagem usada é de fácil compreensão, e caso haja dúvida em relação aos autores e fatos históricos usados no livro, uma rápida consulta na internet o fará entender o raciocínio do autor. Assim, o livro me parece interessante e útil tanto para leigos como para especialistas e estudiosos.

Recomendo esse livro, pois pavimenta uma base para futuras leituras em interessados em compreender não só como a história se deu, mas principalmente porque as sociedades são organizadas da forma atual e suas diferenças. Prova que, apesar de não usar números, as relações sócias, incluindo familiares, religiosas e políticas em geral, são fruto de uma evolução de centenas de anos e que nossa organização social atual não é fruto só dos “tempos modernos,” mas resultado de algo muito antigo e mais instintivo que muitos possam imaginar e mesmo aceitar.

Henrique_ 01/03/2017

O livro trata de uma investigação do desenvolvimento político dos tempos pré-humanos até as vésperas das revoluções francesa e norte-americana, com o objetivo de lançar as bases para uma teoria do desenvolvimento político. Sem descer a minúcias de seus achados e observações, o autor repisa o argumento muito debatido na ciência política a respeito do transplante de instituições de um país/região para outro(a). A essência de argumentação foca nas seguintes instituições: estado, primado da lei e responsabilização política. A partir disso, faz um levantamento histórico dos primórdios das sociedades de bando até a construção social de instituições políticas, procurando identificar o que prevaleceu e que mecanismos causais explicam a prevalência de uma instituição em detrimento de outra, ou mesmo a convivência entre as três. Depois disso, ele elabora modelos explicativos que buscam relacionar as seguintes dimensões do desenvolvimento político para indicar possíveis caminhos que um determinado país pode seguir: construção do Estado, crescimento econômico, mobilização social, democracia, primado da lei e legitimidade. Daí basta estudar a conjuntura de determinada região e ir estabelecendo relações entre as dimensões. Basicamente é isso. Considero essa obra uma grande guinada do autor que outrora acreditava no "fim da História".
Sua investigação mostra que a análise política deve começar pela compreensão da natureza dos diferentes agentes, dentro e fora do Estado, e de seu grau de coesão e que, por isso, não há determinismos. É a interação entre esses atores que define as instituições e, por fim, a ordem política.

Cláudio Jr. 01/02/2017

Leitura razoável!
Finalizei este livro como sendo o primeiro livro sobre política que leio. Opinião geral sobre o livro, gostei, pois o autor trata desde a pré-história, passando por civilizações de bandos, tribos até chegar ao Estado que conhecemos atualmente. Outro ponto positivo é que nos aventuramos desde a história, biologia, antropologia, sociologia e economia, então pode-se dizer que neste aspecto, ele é bem completo. Agora o ponto negativo, pelo menos para mim, não indicaria para ser lido como o primeiro livro sobre política, penso que deve-se ter uma base melhor de outros livros. Talvez, por ser um livro um tanto longo, possa contribuir para ser uma leitura um pouco massante. Esses foram os pontos negativos, mas no geral eu recomendo, até porque as percepções mudam de pessoa para pessoa.