Doutor Machado

Doutor Machado Cássio Schubsky...

Resenhas - Doutor Machado

Ricardo 01/03/2020

Uma Viagem pela Literatura de Machado de Assis
Quem nunca foi provocado a ler algum conto, romance, crônica Machadiano. Quem passou pelas séries finais do ensino médio e deixou de ler Dom Casmurro, ou Quincas Borbas, etc. Pois bem, todos nós somos frutos das leituras Machadianas, ou temos em nossas estantes repletas de livros, algum obra de aclamado autor brasileiro.

Percorrendo os corredores da biblioteca da Faculdade de Direito, detive meu olhar sobre esta obra e fui fisgado pela curiosidade de ler o desafio indicado pelos autores. Fascinante descoberta. Li a obra em dois dias.

Para todos os futuros operadores do Direito, afirmo, a leitura deste opúsculo e tão quão necessária, quanto qualquer outra obra de lavra jurídica. Os contornos apresentados pelos autores, dão ao enredo, um vislumbre vivo da alma, do saber, da vocação jurídica e da límpida e pura serenidade com que Machado encarava sua vida e sua carreira. Aqui, caro acadêmico, notar-se-á que, fazer direito e fazê-lo bem, é transpor o abismo do simplismo, é visualizar o horizonte e seguir o caminho da verdade, unicamente pela verdade.

Aos afeiçoados pelas obras machadianas, eis a oportunidade, e posso dizer, única em conhecer e ver o Doutor Machados em todas as linhas de suas narrativas.

Obra indispensável! Leitura recomendadíssima!

Jackie Morena 04/10/2009

Livro interessante. Acredito que a proposta foi bem executada. Atiçou-me o desejo de ler mais coisas das obras de Machado,e acabei me dedicando à Leitura da coletânea de contos, e adquirindo Quincas Borba, que está clamando por minha atenção no armário de livros...