Serões de Dona Benta

Serões de Dona Benta Monteiro Lobato

Resenhas - Serões de Dona Benta

Clau Melo 19/08/2022

Aulas divertidas...
Publicado originalmente em 1937.
Ótimas e divertidas aulas de química, física, astronomia, geografia.

EvaíOliveira 05/01/2022

Como é comum nos livros de Lobato, conteúdos escolares sendo explicados de forma simples por Dona Benta.
Além da discordância do coronel Teodorico sobre a Terra ser redonda e sobre ele não acreditar na ciência, mesmo afirmando que não lê livros. Uma situação bastante comum na nossa atualidade, oito décadas depois da publicação desse livro.

z..... 17/08/2017

Serões de Dona Benta (Edição publicada pela Brasiliense)
A obra foi moderna e inovadora no contexto de publicação (1937), equiparando o saber científico à uma brincadeira de descobertas e admiração para as crianças, com uma exposição informal por Dona Benta. A abordagem passa pelas áreas de física, química, astronomia e geologia. Lobato certamente estudou bastante para conceber.
Particularmente, gostei da parte de considerações sobre a água (onde a vozinha faz uma experiência de condensação, produzindo espanto e entusiasmo infantil de que a problemática da seca seria resolvida com esse processo) e sobre os planetas em um esquema ilustrativo, para ter ideia da conformação do Sistema Solar.

Por outro lado, somos da geração de imagens e interações na percepção do saber. Convenhamos, uma aula de ciências naturais só na lábia é um bocado chata. Falo por mim, pois a leitura refletiu isso. Gostei de outras obras com a mesma caracterização, mas eram na área de história, mitologia. Essa não curti. Ademais, a turminha tem uma postura muito passiva. Vemos textos e mais textos de apresentação científica e pouca interação da turminha. Visconde não dá as caras e Emília, no geral, tem uma mudez que não é legal, ainda que em bobagens. Em outros livros ocorriam discussões, interferências, opiniões, bobagens, impulsividade. Ah, qual é! Quase só a Dona Benta falando... Enfim, não foi uma aventura como imaginava.

Finalizando, observações banais. Mais uma vez Lobato dá pistas de que Emília tinha virado gente, pois é chamada de ex-boneca e há expressão como "do tempo que era de pano". Só não sei onde e como aconteceu essa transformação. É um aspecto banal, mas que me interessa como ardoroso fã do Sítio.
Outra observação, conheci a coleção da Brasiliense na infância, que a publicou por anos com as mesmas capas. A dessa edição é a única onde aparece a Tia Nastácia, que não foi mostrada nem no título que leva seu nome, onde deveria haver uma ilustração parecida a esta. Não estou querendo dizer que há alguma mensagem, só uma observação, talvez do fato da maioria dos ilustradores não conhecerem intimamente o conteúdo dos livros, às vezes, nem de forma mínima (falo da capa do livro da Tia Nastácia). Desse jeito são como placas de ruas com erros e tem muito livro por aí nessa também... Af! Já tô é escrevendo muita besteira. Fim.
Resenhas Cristãs 17/08/2017minha estante
Oi, Tudo bem? Se você puder me ajudar e se desejar, gostaria de te pedir para dar uma olhadinha na página do meu canal "Resenhas Cristãs". Lá eu posto todas as resenhas que eu faço aqui o Skoob, porém com FOTOS e detalhes adicionais. Vai me ajudar bastante. :) Segue o link:

z..... 18/08/2017minha estante
Oi! Dei uma conferida.

Resenhas Cristãs 18/08/2017minha estante
Obrigado

Samara 30/08/2017minha estante
O primeiro livro da turma do pica-pau que li, incentivado na época por minha professora de português, eu tinha 13 anos na época.

z..... 30/08/2017minha estante
Legal, Samara! Embora não esteja entre meus preferidos, a exemplo de outros, com acertos ou erros, é obra que instiga a valorização do saber. Também conheci o Sítio na infância, primeiro pela TV e depois pelos livros, e foi uma experiência marcante que despertou o apego pela leitura. Acho que tinha uns sete anos quando fui apresentado à essa turma.

Samara 30/08/2017minha estante
Também vi o programa primeiro

Samara 13/03/2015

Como descobrir Lobato
Esse foi o primeiro livro da Turma do Pica-pau Amarelo que eu conheci, me lembro que a professora dividiu os livros entre os alunos e fiquei com esse. É por causa deste livro que li outras obras do autor.
Volnei 16/04/2017minha estante
Sempre temos leituras que marcam algum momento de nossas vidas. Tenho dois exemplos disso. Um livro chamado Corações de pedra, que agora me foge o nome do autor e outro de nome A morte tem 7 herdeiros de Ganimedes José. São ótimas leituras que estão em minha lista de livros lidos.

Gláucia 08/04/2011

Serões de Dona Benta - Monteiro Lobato
Noções de Física e Astronomia para qualquer mau entendedor do assunto, difícil mesmo não compreender assuntos tão complicados. Livros como esse deviam servir de exemplo aos mestres a fim de tornar o ensino leve e divertido.

Evilyn Rauen 27/09/2010

Comecei a ler mas não gostei !!!!!!!!!

Bella 20/07/2009

Li quando tinha uns 11 anos e levei a leitura bem a sério.
Acho que esse foi um livro muito importante pra mim, porque além de ser um dos primeiros que li, me ensinou muita coisa. Fala sobre um pouco de cada coisa, o que o torna perfeito para crianças (e adultos) que adoram saber o porquê de tudo.
Ele resume tudo que se aprende na escola de um jeito que qualquer um entende. Até as grandes guerras passam a fazer algum sentido. Podem ter certeza que meus filhos vão ler. hehe