A Bela Adormecida e outras histórias

A Bela Adormecida e outras histórias Irmãos Grimm

Resenhas - Contos de Grimm Volume 1

cfsardinha 13/07/2011

Os irmãos Grimm foram dois famosos autores alemães de várias fábulas infantis. Usavam de memória popular, lendas e sagas germânicas passadas por séculos oralmente. Na tradição oral, as histórias não eram destinadas ao público infantil, mas sim aos adultos. Foram os irmãos Grimm que deram outra roupagem as lendas gerando as histórias que, teoricamente, conhecemos hoje. Isso porque a Disney adulterou e abobou muito as histórias originais. Veja abaixo o título das histórias desse volume:

"O Príncipe Sapo"
"João Fiel"
"A Luz Azul"
"A Gata Borralheira"
"O Jovem Gigante e o Alfaiate"
"Os Corvos e o Soldado"
"Abibe"
"João e sua Esposa Maria"
"Cereja, ou a Noiva-Sapa"
"Mamãe Holle"
"A Água da Vida"
"Pedro, o Guardador de Cabras"
"Os Quatro Irmãos Sabidos"
"O Bosque dos Duendes"
"O Noivo Ladrão"
"Os Três Preguiçosos"
"Os Sete Corvos"
"Rolando e Passarinho-de-Maio"
"O Camundongo, o Pássaro e a Lingüiça"
"O Zimbro"
Keth 03/03/2012minha estante
Tenho todos eles. originais, nao essas porcarias que publicam hoje como se fosse as historias mas totalmente deturpadas!

Jackie Sabino 20/03/2015

Estórias infantis e inocentes. Estava curiosa para saber a verdadeira estória de Branca de Neve e
Bela Adormecida. A primeira não muda tanto do clássico da Disney. Já a segunda, toma rumos bem diferentes e eu achei o conto mais criativo.

No geral, são contos e lendas que as crianças vão adorar conhecer (e alguns adultos como eu, também!) e a grande maioria termina no trivial happy end “e eles viveram e reinaram felizes por toda vida”. Todos tem uma lição de moral que é bem identificada e clara. De fato, a gente volta a ser criança com as estórias cheia de inocência onde cavalos falam, princesas são as mais belas de todo o reino e tem fios de cabelos de pura prata, príncipes que se apaixonam à primeira vista, entre outros.

Percebe-se o carinho ds irmãos Grimm na copilação desses contos. Devem ser respeitados porque, sem esta atenção por parte deles, estas estórias teriam se perdido no tempo ou ficado reclusas em uma parte do mundo, sem o conhecimento de todos. Os contos eram passados de geração em geração, mas apenas verbalmente. Mas os irmãos tomaram o cuidado de reunir uma equipe para ouvir as estórias diversas vezes até que ela pudesse ser passada para o papel sem nenhuma alteração ao original.

Leia sem grandes pretensões e a leitura será muito leve e divertida. Ansiosa para conhecer o volume II.

Zirribeiro 16/02/2019

Encantador!
Histórias infantis contadas de maneira diferente, possibilitando outra perspectiva acerca dos contos apresentados pela Disney. Leitura fácil, agradável e envolvente.

Mada 04/04/2020

Vários contos compõem esse livro. Alguns bem conhecidos e outros nem tanto. Vale a leitura para conhecer, não só os contos desconhecidos, mas também para descobrir alguns enredos diferentes daqueles que ouvimos desde crianças.

umbbespecial 11/04/2020

Ótimos contos
Esta coletânea de contos nos trás 30 histórias famosas dos irmãos Grimm. Aqui temos histórias como : Branca de Neve, A bela adormecida e Rumpelstiltskin. As histórias variam, uma boas outras mais ou menos.

Inaiara.LAbo 25/04/2020

Alguns contos são bem simples, outros com um pouco de complexidade, mas nenhum é difícil de ler ou entender. E todos mostram um pouco da sociedade em que foram criados, ainda que sejam fantasiosos, aqui e ali tem uma princesa que vai se casar porque o pretendente fez algo que seu pai gostou, a presença constante da aspiração por ouro... Acredito que com uma segunda leitura mais atenta é possível captar bastante coisa não das histórias, mas das pessoas que as criaram.
É um feito e tanto, conseguir reunir tantas histórias orais em um livro. Fiquei imaginando como elas eram contadas, qual sensação transmitiam ao sair da boca de alguém... imagino que era muito bom. Fico na vontade!

Layla.Ribeiro 26/04/2020

Os contos são curtinhos, me surpreendi porque pensei que fosse tratar de histórias conhecidas e por incrível que pareça essas foram as minorias no livro e as que apareceram gostei muito mais contada desse jeito do que a forma que foi me apresentada, já os desconhecidos ficou com cara de fábulas na minha opinião muito diálogo com bichos e alguns dando sutilmente uma lição de moral, inicialmente pensei que fosse livro ideal pra ler com crianças até me deparar com uns contos bem pesados o que me fez mudar de ideia e compreender que esses contos são para vários tipos de público , a parte ruim dele foi que teve alguns contos com enredos repetido ou parecidos fora isso achei muito bom e talvez irei ler o segundo volume.

Guilherme.Oliveira 07/07/2020

Já conhecia alguns contos deles. Achei com um número razoável de fábulas que eu não conhecia. Histórias rápidas e leitura bem tranquila.

jzschereave 11/09/2020

Conhecer detalhes, de como era macabro nossos contos de fada, é demais. Essa pequena edição de bolso, traz as histórias porém não tão aprofundadas, numa linguagem simples. Quero edições lindas desses contos, pra explorar mais, sentir mais!

Aline.Sacramento 08/04/2021

Gostei bastante, muito divertido. Algumas não tem pé nem cabeça, mas gostei mesmo assim. Só achei que a última podia ser mais interessante mas no geral foi uma ótima leitura.

Bu 26/04/2021

Boa coletânea
Quem está familiarizado com os contos narrados pela Disney, encontra aqui textos mais crus e diretos, não falo que não tem fantasia, tem e bastante só que várias coisas nos eram dados de bandeja pra ser melhor explorado outros aspectos das animações. Aqui a proposta é trazer o mais fiel possível as histórias antigas do mesmo modo que sempre fora contadas, temos um texto breve de apresentação no livro que nos explicar melhor os métodos adotados pelos escritores.

May 20/05/2021

Leitura interessante
Uma obra que reúne diversos contos que apresentam velhas feiticeiras, jovens atraentes, belos príncipes, grandes traições e ganancia. Esses contos eram utilizados para ensinar o contexto da época através de narrativas fantasiosas, em um universo místico, partindo sempre de situações cotidianas até o inimaginável.
Recomendo a leitura para adultos que gostem de contos antigos, mas não indico a leitura "sem filtro" para crianças. Essas histórias vêm de outro contexto e algumas ainda reforçam estereótipos, elogiam a subserviência feminina e validam traições por ganhos pessoais.

Jô88 23/07/2021

Amo contos pude conhecer as histórias dos irmãos grimm amei muito conhecer a verdadeiro contos de fadas.