Amor e Capital

Amor e Capital Mary Gabriel

Resenhas - Amor e Capital

Rodrigo 17/03/2023

Amor e Capital
Que livro grande. É uma leitura dificíl, pois a autora tras muito detalhe da vida de Marx e sua família. Ele sacrificou a familia pelo seus ideais. Mesmo apos a morte suas filhas viveram a vida que lhes foram ensinadas. Mas meu olhar vai em especial a esposa de Marx, ela suportou tudo o que pode para ver o marido escrever 'o capital' e que no fim da vida morreu com o livro incompleto, deixando para o amigo Engels terminar, assim não desfrutando do retorno financeiro que traria, nem os filhos de Marx usufruiram disso.
É uma leitura cansativa, tem que fazer muito esforço para ler. Leivei 7 meses. Mas recomendo a leitura. É importante saber como viveu o homem que escreveu sua maior obra.

Neto 19/05/2020

Melhor biografia que eu já li. A riqueza de detalhes é absurda, você termina com a sensação de conhecer a família Marx.
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oi, tudo bem? Bom dia ??
Criei um Instagram Literário e estou quase com 1000 seguidores, se puder me ajudar a chegar nessa marca será muito bem vindx!
Obrigado.. ?

@leituraeponto

Filino 02/07/2017

Magnífico!
Difícil descrever a importância desse livro - e essa "dificuldade" não é nenhum exagero, uma vez que essa obra deve ter se tornado referência para qualquer pessoa que se interesse sobre a vida e/ou a obra de um dos pensadores mais importantes da História (e que mudou o rumo dela). Ou então, mesmo que alguém jamais tivesse ouvido falar sobre Marx, o livro valeria a pena ser lido - funcionaria como um excelente romance, se a trama não fosse real.

Para escrever essa obra magistral, a autora baseou-se numa pesquisa exaustiva em vários países, debruçando-se sobre uma enorme quantidade de correspondências que ilustram em cores vivíssimas a vida e o ambiente de Marx, sua família e seu círculo. O livro é muito bem escrito (é dificílimo largá-lo enquanto estamos lendo) e enfoca desde os pais de cada um dos personagens principais (Marx e Jenny) até o destino dos filhos do filósofo barbudo. Nesse trajeto, deparamo-nos também com a vida de Engels e, por tabela, com episódios curiosos envolvendo figuras como o poeta Heine, Bakunin e até Lênin. De tão bem escrito, podemos "ver" Marx em sua mesa, escrevendo suas obras ou servindo como cavalinho para seu filho (e depois seus netos), bem como em situações não tão agradáveis (como falta de dinheiro e a morte de diversos familiares - filhos, sobretudo).

Para os interessados em se aprofundar na vida de Marx, a obra traz uma imensa quantidade de notas (que assinalam onde as cartas e os textos foram obtidos), bem como uma não menos rica quantidade de referências bibliográficas.

Indispensável. Simplesmente indispensável!
Leitor da Montanha 12/09/2017minha estante
Realmente trata-se de um trabalho de fôlego e uma leitura extremamente prazerosa.

Bernardo 17/06/2014

Praticamente um thriller!
Esqueça qualquer biografia de Marx que você encontrar por aí. Essa é a melhor. Tão envolvente quanto um romance, tão informativo quanto um livro-texto de história, e tão cheio de curiosidades quanto uma biografia não-autorizada.