A estratégia do oceano azul

A estratégia do oceano azul W. Chan Kim...

Resenhas - A Estratégia do Oceano Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leonardo 04/03/2024

Legal
Livro muito interessante, faz você pensar por outros ângulos de como você pode se destacar em um mercado já saturado.

Eliza Cristina 03/03/2024

A estratégia do oceano azul
Não apenas para os empreendedores, as estratégias desse livro podem ser usadas no ambiente de trabalho. Uma leitura não muito complicada, e uma visão estratégica muito boa.

Luiz Neves 15/01/2024

Não crie expectativas
O livro não é decepcionante, exceto se tiver com as expectativas lá encima.

Esse é um livro que vai alimentar a curiosidade daqueles que tem fome de aprender a como algumas empresas inovaram seus negócios e, deixará com fome aqueles que vieram buscar um ?método? para criar um mercado.

A proposta do livro não é criar um mercado, afinal ele deixa isso explícito por vários capítulos, mas o que o livro entrega e a maneira como você pode ter uma uma inovação de valor.

Inovar não é suficiente, tem que gerar valor (e ser percebido). Além desse tópico, o livro entrega outras maneiras de avaliar o mercado e concorrentes, para que você evite acertar esses oceanos.

Algo positivo e que nesta edição recusada ele agrega com +1 capitulo, abordando os 10 erros que as empresas cometem ao implementar a estratégia.

Em resumo, o livro será bom se você vier com as expectativas alinhadas, querendo ler algumas histórias, mas para gerar valor,
você precisará ter os olhos atentos e atenção também.

6/10

Diego 08/01/2024

Tem os seus insights
Hoje, avalio conhecimento de acordo com a sua capacidade de aplicação imediata. Neste caso, consegui extrair algumas coisas de aplicação imediata.

Lucas.Marculino 23/12/2023

Oceano azul
O principal aprendizado que esse livro me trouxe foi como se diferenciar do mercado seguindo uma proposta totalmente inovadora e ousada pode ser a solução para prosperar.
Apesar de ser um livro interessante em alguns momentos achei ele bem repetitivo, principalmente nos últimos capítulos.. mas vale a leitura.

Rodrigo 16/09/2023

A Estratégia do Oceano Azul
"A Estratégia do Oceano Azul" é um livro que sugere que as empresas podem alcançar o sucesso ao criar novos mercados onde a concorrência é baixa ou inexistente, em vez de lutar em mercados saturados e competitivos. Eles chamam esses novos mercados de "Oceanos Azuis".

O livro destaca que, para alcançar o Oceano Azul, as empresas precisam inovar, oferecer algo único e valioso para os clientes e encontrar maneiras de reduzir custos. Isso envolve repensar sua estratégia, ser criativo e executar eficazmente suas ideias.

Alguns exemplos de empresas que tiveram sucesso com essa abordagem incluem a Cirque du Soleil, que reinventou o circo, e a Nintendo, que criou o Wii, um console de videogame inovador.

Em resumo, "A Estratégia do Oceano Azul" encoraja as empresas a serem inovadoras, a sair da competição feroz em mercados saturados e a encontrar novos espaços de mercado onde possam prosperar com menos concorrência.

Maycon Bittencourt 01/08/2023

Navegando Rumo à Inovação
"A Estratégia do Oceano Azul" de W. Chan Kim e Renée Mauborgne mergulha no universo da inovação e do sucesso empresarial, demonstrando como é possível criar novas demandas e reinventar produtos e serviços para alcançar crescimento exponencial. O livro começa com a inspiradora história da Cirque du Soleil, uma empresa canadense que revolucionou a indústria circense ao oferecer uma experiência única, mesclando circo e teatro, e assim conquistou um oceano azul.
A estratégia do oceano azul consiste em buscar uma nova demanda ao reinventar o produto ou serviço, em vez de competir pelos mesmos clientes dos concorrentes. Para isso, três elementos são essenciais: foco em uma estratégia clara e comunicável, singularidade ao oferecer componentes únicos e eliminar características tradicionais, e uma mensagem consistente refletida nos produtos e serviços da empresa.
O diferencial da estratégia do oceano azul reside na inovação de valor, que busca criar valor e baixo custo simultaneamente. A Cirque du Soleil, por exemplo, identificou que a indústria circense estava em declínio devido à presença de animais e à experiência precária para alguns clientes. Ao eliminar esses elementos e focar em uma experiência teatral, a empresa atraiu um novo público e pôde cobrar preços mais altos, oferecendo mais valor gastando menos que os circos tradicionais.
A matriz de avaliação de valor é uma ferramenta poderosa para mapear a estratégia e encontrar brechas no mercado. Para criar uma nova curva de valor, é necessário eliminar, reduzir, elevar e criar atributos, de forma a tornar a estratégia singular. Essa abordagem permite que a empresa conquiste novos clientes, tornando a concorrência irrelevante em um novo oceano azul.
A obra explora também as seis fronteiras do mercado que as empresas devem superar ao buscar a inovação. É essencial analisar as barreiras setoriais, dos grupos estratégicos, dos compradores, da oferta, funcional-emocional e do tempo. Identificando e questionando essas barreiras, as empresas têm a oportunidade de encontrar novos caminhos para crescer e se destacar.
Para levar essa estratégia à ação, a liderança no ponto de desequilíbrio é crucial. Ao focar em pessoas-chave e atividades que geram influência desproporcional, é possível convencer a organização a abraçar a mudança e trilhar o caminho rumo ao oceano azul.
Em suma, "A Estratégia do Oceano Azul" é uma leitura imprescindível para aqueles que buscam inovar e prosperar no mundo dos negócios. Particularmente, o considero bastante técnico e voltado para um nicho, o que pode dificuldades a assimilação de conteúdos para pessoas de fora do universo empreendedor. Confesso que fiz a leitura pautado em bastante resiliência. Com ferramentas práticas e estudos de caso, os autores oferecem um valioso kit de princípios para empreendedores e gestores que desejam encontrar novas oportunidades e alcançar um crescimento exponencial, navegando para além das barreiras impostas pelos concorrentes.
Para mim, a seção mais importante foi a parte 3.

Vanessa Daflon 27/07/2023

Leitura flui rapidamente; lições repetitivas e sem um direcionamento claro do que poderia ser feito para alcançar o oceano azul.

Priscila385 20/06/2023

Necessário para todo empresário que quer se manter no jogo
O livro usa vários exemplo para mostrar como a estratégia do oceano azul pode melhorar a vida das pessoas, levando o menor preço com melhor qualidade.

EstAfani.Sandmann 03/06/2023

Um Ótimo livro para quem cursa Administração, porém, muito interessante para pensar sobre ideias. Inovações e estratégias de negócios.

Luan.Brito 16/05/2023

Livro cansativo
O livro possui uma ideia principal que é até boa, porém a leitura é muito cansativa e repetitiva, conclui mas não recomendo.

juisreading 28/03/2023

As estratégias do oceano azul
"As Estratégias do Oceano Azul" é um livro interessante e bem escrito que oferece insights valiosos para empreendedores, gerentes e líderes empresariais que desejam inovar em seus mercados. O livro é fácil de ler e está repleto de exemplos práticos e histórias de sucesso que ilustram os conceitos apresentados pelos autores, porém não era o que eu buscava, ouvi por acaso em um app de audiobooks ?

Natanielle.Oliveira 24/03/2023

Meu professor de mestrado que passou, mas já havia feito um curso sobre o assunto e tinha já algum entendimento sobre o que se tratava, porém o livro me ajudou a ver a estratégia de uma maneira bem mais profunda e com ótimos exemplos de aplicações que mostram que para você criar um oceano azul não é necessário uma ideia totalmente inovadora que atenda algum desejo do consumidor já existente
O melhor é ver uma estratégia do crie um novo desejo no consumidor e um nicho de mercado até então inexplorado por antes ter sido inexistente.
É aplicável em vários setores e achei muito relevante para o mestrado, espero que na hora da apresentação eu saiba passar as ideias gerais do livro de forma boa kkkk
Oremos

Erik96 07/03/2023

Para inovar
Leitura sensacional que apresenta ferramentas e métodos para sair do mercado prostituido por preço.

Leticia1557 16/02/2023

Bom, mas cansativo
A prática do livro é ótima, mas achei que ele enrola muito para descrever cada assunto.
É uma ótima análise de negócios que nos permite enxergar o oceano azul por trás de cada área que trabalhamos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6