Tirso 10/03/2019
Muito grande para um conceito simples!
O livro nada mais é do que um defensor da criação de monopólios comparando seus benefícios com a concorrência perfeita, simples assim! A "teoria" em si poderia ser resumida em 10 páginas, porém os autores escolhem montar sua argumentação em casos de sucesso, algo que acho correto até certo ponto. Ter 80% da obra em exemplos, que são incrivelmente pontuais e não necessariamente seguem as premissas apontadas, é um exagero e acaba por mostrar a fragilidade do Oceano Azul.
O momento onde são discutidos os três níveis de clientes é ao meu ver um dos pontos altos do livro. As ferramentas de análise apresentadas são interessantes e podem ser replicadas, porém elas são subjetivas de cliente para cliente, algo que pode explicar o motivo desta "teoria" não ser tão fácil de se aplicar na prática.
No geral, fiquei decepcionado com esta obra que ouço tanto falar no mercado. Acredito que é somente mais uma metodologia, que foi bem exposta, mas que não apresenta embasamento para ter mais assertividade. Em suma, o Oceano Azul pode ser tão perigoso quanto um oceano vermelho!