A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul W. Chan Kim...

Resenhas - A Estratégia do Oceano Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paskally | @booksdapaska 18/09/2020

@booksdapaska
Resumindo o livro fala sobre criar oportunidade onde se acha que não há mais, sobre como parar de tentar superar a concorrência o tempo todo e criar um lugar onde, pelo menos por um tempo, não haja concorrência: o oceano azul.

O livro se divide em três partes, a primeira explicando o que é o oceano azul, a segunda sobre como formular a estratégia do oceano azul e por último como executar essa estratégia.

O apêndice A também é muito bacana, porque mostra alguns oceanos azuis que foram criados e depois se tornaram vermelhos e criou-se outro oceano azul dentro daquele mesmo nicho de mercado e por aí vai..

guimarin 10/08/2020

Bom livro para empresas novas ou formadas que buscam inovar
É um livro com exemplos que mostra os caminhos para avaliar a situação da empresa e saber se ela está em um oceano azul ou vermelho. Os exemplos são de casos reais e bem detalhados. Recomendação é separar um tempo diário de estudo e aplicar o conhecimento adquirido a cada capítulo. Não é um livro para ler e aprender facilmente, é um livro que vai demandar tempo para absorver o conteúdo e replicar.

@karinasouzasm 25/07/2020

A estratégia do oceano azul
O livro da vários insights e desperta o lado criativo, mas o final é meio maçante.

Piatã 13/06/2020

Novos horizontes
Alguma empresas citadas como exemplo no livro estão com graves problemas financeiros, mas creio eu que estas perderam o foco na inovação e projetaram os seus esforços somente na melhoria. Não quero afirmar que a melhoria seja a causa da queda destas companhias e sim por definem suas principais estratégias na incrementação do produto que já está mergulhando no oceano vermelho.
Recomendo a leitura e, mais do que isto, a adoção dos modelos apresentados no livro.

Henrique Morais 30/05/2020

Para Empreendedores, Um Manual
Excelente livro para empreendedores e startups. O livro aborda temas como inovação, valor e custo. Recomendo bastante o livro.

Russo 09/05/2020

Esperava mais
A leitura começa um tanto quanto confusa, vale o esforço para passar pelo primeiro capítulo que não minha humilde opinião me pareceu muito solto, vago, não trazendo uma ideia clara do que viria em seguida e tbm não criava uma expectativa. O livro se torna mais claro com os exemplos, e bons exemplos apresentados, e como todo livro de gestão/ADM ele traz uma série de ideias que quem está no mercado pode utilizar dentro da empresa com os seus clientes internos, como fora dela com seus clientes externos. A medida que a leitura avança a gente se depara com uma série de procedimento que já utilizamos mas que a falta de um incremento ou outro restringe a eficácia da ferramenta e o alcance esperado.
No geral, recomendo como recomendaria qualquer outra leitura do gênero, independente da época, pois ajuda a visualizar e entender as mudança e os casos já existentes.

Lorenz Goldoni 28/04/2020

Abre muito a mente para pensarmos fora da caixa.............

fran 26/03/2020

Ler ou não ler, eis a questão!
Como publicitária fiquei impressionada com a premissa do livro, de que existe um enorme oceano azul para ser explorado pelas marcas e empresas ao invés de ficarem disputando entre si pequenos espaços no ínfimo oceano vermelho, sangrento, da concorrência.

No fim das contas, não há nada de tão inovador. Com exemplos de marcas reais, os autores apresentam suas ferramentas e estratégias, dividindo em três partes. A leitura é técnica e voltada para empresários, administradores e marketeiros.

Para mim, toda leitura é válida e proporciona algum aprendizado. Exemplos reais que podem trazer muitos insights ou novas perspectivas de análise de mercado e concorrência. E claro, inovação nem sempre está ligado à tecnologia!

site: https://www.instagram.com/franciellydiel/

Felipe 23/03/2020

Diferenciais a estratégia do Oceano azul
A proposta do livro é Bem objetiva. Ela permitir que qualquer organização - grande ou ou pequena , nova ou veterana, assuma o desafio de criar oceanos azuis de forma a maximizar oportunidades e minimizar os riscos.

Análise de SWOT- "Segundo a qual a estratégia de resume a combinar os pontos fracos e fortes de uma empresa com as oportunidades e ameaças da indústria existente".

" Na verdade,  a estratégia do Oceano azul incorpora desde o início a execução a estratégia, por meio da prática de um processo integrado que inclui a concepção e a implementação da estratégia".

" A única maneira de superar os concorrentes é não tentar superar os concorrentes".

" Portanto, concentrar- se nós oceanos vermelhos e aceitar os principais fatores restritivos da guerra- território limitado necessidade de derrotar o inimigo para realizar os objetivos".

"Movimento estratégico é um conjunto de decisões e ações gerências que resultam em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados".

Inovação de valor: A pedra angular da estratégia do Oceano azul.

"As empresas que se perderam no Oceano vermelho adotaram uma abordagem convencional, empenhado-se para vencer a concorrência por meio da construção de posições defensáveis no âmbito da ordem setorial vigente".

brauner.antonio 24/02/2020

Ufa, terminei...
Então, infelizmente não me empolguei com o livro. Acho que não consegui alcançar o que ele se dispunha a passar... Com exceção ao capítulo 7 e ao apêndice A, a leitura foi arrastada demais para mim. Continuei mesmo para ver onde os autores iriam chegar. Pelo menos eu cheguei ao fim do livro...

Gabrielli 05/02/2020

Muitos casos de sucesso
Livro interessante, com bastante casos reais de sucesso que fazem pensar de verdade. Apenas fica um pouco técnico demais para quem na é da área de negócios.

João Victor 23/12/2019

A Estratégia do Oceano Azul
Vale pelos exemplos citados que servem para embasar a obra, bem como pela proposta central de se buscar atender nichos de mercado inexplorados.
Porém, como sempre, quem espera por fórmulas prontas para resolver seus problemas vai sempre quebrar a cara, ainda que o livro passe essa impressão. Não crie expectativas demais e aproveite a ideia e as ferramentas que o livro apresenta.

Bolota 16/06/2019

Aprenda sobre difernciais de mercado e concorrência
"A Estratégia do Oceano Azul" é um livro que vai lhe mostrar a importância de se ter um diferencial de mercado e como isso pode ser importante para seu negócio.

Este foi um livro importante que do estava abrindo o meu negócio. Não é um livro que te ajudará no dia a dia do seu negócio. Porém, a longo prazo, ele é fundamental para que você tenha a visão de que tentar se diferenciar é o melhor caminho para o sucesso.

Além disso, ele reforça a importância de se evitar fazer a mesma coisa que outros negócios já fazem.

Tirso 10/03/2019

Muito grande para um conceito simples!
O livro nada mais é do que um defensor da criação de monopólios comparando seus benefícios com a concorrência perfeita, simples assim! A "teoria" em si poderia ser resumida em 10 páginas, porém os autores escolhem montar sua argumentação em casos de sucesso, algo que acho correto até certo ponto. Ter 80% da obra em exemplos, que são incrivelmente pontuais e não necessariamente seguem as premissas apontadas, é um exagero e acaba por mostrar a fragilidade do Oceano Azul.
O momento onde são discutidos os três níveis de clientes é ao meu ver um dos pontos altos do livro. As ferramentas de análise apresentadas são interessantes e podem ser replicadas, porém elas são subjetivas de cliente para cliente, algo que pode explicar o motivo desta "teoria" não ser tão fácil de se aplicar na prática.
No geral, fiquei decepcionado com esta obra que ouço tanto falar no mercado. Acredito que é somente mais uma metodologia, que foi bem exposta, mas que não apresenta embasamento para ter mais assertividade. Em suma, o Oceano Azul pode ser tão perigoso quanto um oceano vermelho!

Daniel.Simoes 16/01/2019

Bom livro sobre estratégia empresarial. Mostra como a empresa deve fazer para buscar novas demandas e explorar mercados ainda sem concorrência.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6