A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul W. Chan Kim...

Resenhas - A Estratégia do Oceano Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bighi 25/08/2011

Melhor ler um resumo da ideia do livro
Vou ser direto na resenha: O livro é encheção de linguiça.

Não que a ideia do livro seja ruim, mas é algo que poderia ser explicado em 5 páginas. Como não dá pra ganhar dinheiro em 5 páginas, o autor fica se repetindo e enchendo linguiça.

E ele gasta todas essas páginas pra dizer o seguinte: criar um novo mercado é bom.

Tem o lado que é deprimente e quase infantil de tão ridículo: na sinopse ele te promete uma fórmula pra criar novos mercados. É óbvio que não existe tal coisa.

É melhor ler um texto de 500 palavras resumindo a ideia do livro. Não gaste seu dinheiro aqui.
moacyrpimenta(g 01/08/2013minha estante
Muito bom o comentário... Vou economizar e ler resenhas nesse caso pois tem sim alguns livros que não valem a pena comprar

Naty 08/02/2015minha estante
bom saber...estava tentada a compra-lo talvez por pensar que a proposta fosse mais interessante.Obrigada!

Keith 03/03/2017minha estante
Foi o que consegui ler do livro... 5 páginas!!! rsrs

srrodrigues 20/01/2019minha estante
Mantenho a mesma opinião. Tentei ler o livro por 3 vezes distintas e desisto no meio do caminho por conta de tanta enrolação. O interessante é exatamente a ideia central. Um resumo seria mais eficiente

Léo 30/12/2019minha estante
Então cara.. eu acredito que mesmo que a pessoa exponha a ideia de forma simples e objetiva, ainda é mais interessante que o cara apresente diversos cases de empresas para que você veja o desdobramento das ideias.
Tem alguns momentos que é massante ler? sim.. mas dificilmente um estudo é agradável o tempo inteiro

Tati 09/05/2022minha estante
Concordo plenamente. Finalizei depois de 4 tentativas rs

CarolOliveira6 05/11/2022minha estante
Boa! Já desisti de ler. Obrigada

Letícia 21/02/2023minha estante
Concordo, livro cansativo

Bruno 23/04/2018

Vendo o que ninguém vê
A ideia principal é saber olhar as entrelinhas. Um exercício de analisar quais os desejos e necessidades dos já clientes que poderiam ser atendidos com as competências já existentes. Seria uma desvinculação do mercado e da concorrência sem se desviar das pessoas que já atende. O mais importante é criar soluções inovadoras para necessidades já existentes, mas não antes percebidas, buscando o envolvimento das pessoas que serão atendidas e das pessoas que as atenderão.
Jenny 07/05/2018minha estante
Parece ser muito bom!!?

Bruno 12/05/2018minha estante
Exatamente, vale muito a pena ler!

Jenny 12/05/2018minha estante

Bruno 14/05/2018minha estante
Eu curti a forma como eles destacam a importância de você buscar ver o que ninguém consegue e obter vantagens através disso.

Jenny 15/05/2018minha estante
Muito bom!!!

SergioSparsbrod 12/03/2009

Legalzinho
Ainda não cheguei na metade do livro. Para mim não trouxe nenhuma novidade além do fato de ser chato, cansativo. Acho que fizeram muito alarde em cima deste livro. Dei um tempo na leitura.
Danny 06/04/2012minha estante
Eu tb achei cansativo. Estou na mesma situação de vocês dei uma pausa na leitura.

moacyrpimenta(g 01/08/2013minha estante
Não tem coisa pior que ler livro Chato... forçado...

Vou seguir muitos conselhos e ler somente a resenha...

Raquel 06/08/2015

Razoável
Recebi este livro como indicação quando questionei leituras sobre empreendedorismo. É legal, tem exemplos bons, pena que está desatualizado.
Lado negativo: poderia ser mais direto.

No mais, vale a pena ler.
Rafael 09/08/2015minha estante
quero ler esse livro? vale a pena?

Raquel 12/08/2015minha estante
vale sim, mas não crie muita expectativa haha

Rafael 18/02/2018minha estante
Bacana, depois de ler a minha gigantesca lista hehe, vou incluir ele.

kassya 06/04/2009

Todo mundo espera encontrar uma brecha no mercado para ganhar dindin.
Léia Viana 03/05/2011minha estante
Eu gostei desse livro. Achei-o bem elaborado e com bons exemplos.

Guilherme 18/03/2011

Poucas informações que o bom senso não substitui
O início do livro é interessante, comenta alguns bons exemplos de empresas que inovaram. Mas o conteúdo do livro é em sua maior parte de pouca novidade.

Wellington Ferreira 09/11/2009

ÚNICO!!!
Todo profissional de marketing deveria ao menos folhear este livro!!!

Leitura&Negócio 10/12/2009

Concorrência irrelevante
Confira essa resenha na íntegra e outras em http://leituraenegocios.blogspot.com/2009/12/estrategia-do-oceano-azul.html

Qual a estratégia da sua empresa e do seu setor: concorrência acirrada, briga por custos, ganhos de escala, por cada centavo? Guerra de preços? Commoditização? A outra opção é o principal tema deste livro: a inovação na oferta de produtos e serviços, que pode tornar a empresa a campeã de vendas e reconhecimento, e a sua concorrência irrelevante. Brigar no oceano vermelho, cheio de sangue derramado, ou navegar tranquilamente no oceano azul?

Léia Viana 21/09/2010

"Não concorra com os rivais - Torne-os irrelevantes."

"Inovação de fato é a força que move o mundo."

Este, sem dúvida alguma, deve ter sido o livro de cabeceira de muitos executivos, que fazem parte de organizações que acreditam, tanto na inovação, quanto no capital humano das empresas que eles fazem parte.

Os autores, destacam a importância de se pensar estrategicamente para se sobressair aos concorrentes (oceano vermelho), e "mergulhar" em espaços de mercado inexplorados (oceano azul).

É um livro técnico, mas de muita importância para a carreira de quem trabalha na área de negócios ou de marketing, e leitura obrigatória, para aqueles que ocupam cargos de nível gerencial e diretoria (na minha opinião), pois fala de estratégia.

No livro, é destacado a importância das empresas terem a capacidade de se reinventar, superar desafios e criar valor único e sustentável para seus clientes numa relação ganha-ganha.

O que torna o livro mais fácil de ser compreendido são as estratégias utilizadas pelas empresas citadas, como, por exemplo o Cirque du Soleil, que inovou ao produzir um espetáculo sem a utilização de animais, tão comum para um circo, saíndo assim do oceano vermelho (concorrência) e entrando no oceano azul (mercado inexplorado).

Vale a pena o investimento, principalmente se você é ou pretende atuar na área de negócios.

Renato 24/06/2011

Início
A Estratégia do Oceano Azul é um clássico na área de administração. Ganhei o livro em 2007, quando fazia estágio na Petrobras. Já comecei a ler a obra diversas vezes, mas nunca dava continuidade. Agora, no entanto, vou derrubar essa escrita e vou ler o livro inteirinho. Estou muito animado, porque um dos meus focos enquanto profissional é entender sobre excelência na gestão. Começo já...

Alex Souza 28/12/2012

Recomendo!
Gostei do livro, acrescentou uma outra visão sobre estratégia de negócios, instigando-nos a focar não na concorrência, mas ignorá-la e focar numa estratégia de inovação de valores, algo muito bom mesmo.

Para quem pensa em empreender ou já empreende em algum negócio é leitura recomendada, vai ajudá-lo e muito na elaboração de estratégia para seu negócio.

Um abraço!

Ilmo 04/04/2024

Muito bom livro. Para quem tem interesse em livros de negócios, é uma boa fonte de inspiração para seguir adiante.

Tauana Mariana 19/10/2013

Fugindo da carnificina
Resolvi adquirir e ler o livro depois que algumas pessoas comentavam "vamos utilizar a estratégia do oceano azul", e eu ficava boiando um pouco. Eu sabia mais ou menos do que se tratava, porque no livro Nos bastidores do Google, ele é citado. No entanto, não fazia ideia de como seria aplicar tal estratégia em um planejamento.

Eis que eu leio o livro e descubro que ele é um belo "enchedor de linguiça". Explicarei: sim, ele é muito relevante, traz considerações pertinentes, mas, como li em algumas resenhas e constatei através da leitura, ele lota o livro com diversos exemplos. E, assim, o essencial da obra poderia ser dita em poucas páginas. Claro que há outras críticas, tais como a afirmação de que isso tudo não é nada novo, mas apenas mostrado em uma nova embalagem, e assim por diante. Isso não impede de eu afirmar que gostei muito da leitura do livro (a diagramação e a utilização de gráficos e imagens explicativas também é um ponto favorável).

Sobre o conteúdo do livro: a estratégia do oceano azul nada mais é do que uma metáfora afirmando que as empresas devem procurar mercados, nichos, segmentos, ainda não explorados, onde eles seriam os únicos em alto mar. Tais empresas conquistariam diferenciação. Já no oceano vermelho seria a concorrência desenfreada, onde as empresas estariam em uma "briga de foice" atrás do cliente e do lucro. A carnificina entre os concorrentes ensanguentaria os oceanos.

O livro então apresenta algumas estratégias para que a empresa consiga alcançar uma curva de valor e conquistar o seu oceano azul, que duraria (segundo os autores) , uns 15 anos, até que a concorrência chegava ao oceano azul, ensanguentasse as águas e obrigasse a empresa a procurar outro oceano azul. (A pergunta que me fiz o tempo todo era: existe tanto oceano azul assim?)

Um dos exemplos de empresa que conseguiu se destacar e alcançar o oceano azul, apresentado na obra, foi o Cirque du Soleil, que conseguiu superar as dificuldades enfrentadas pelos circos, inspirou-se na Broadway, na ópera, no balé, no teatro, e em outras atrações, criando assim um novo segmento de entretenimento, conquistando novos públicos e consolidando-se no mercado.

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2013/10/a-estrategia-do-oceano-azul.html

Moitta 16/10/2014

Questione o status quo
"A história nos ensina que subestimamos tremendamente nossa capacidade de criar novos setores e de recriar os existentes."
"Portanto, concentrar-se nos oceanos vermelhos é aceitar os principais fatores restritivos da guerra - território limitado e necessidade de derrotar o inimigo para realizar os objetivos - e negar a força diferenciadora do mundo dos negócios: a capacidade de criar novos espaços inexplorados."

Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados, reduzidos, elevados e criados?
Essa avaliação de valor permite a descoberta de novos aspectos na leitura de velhas verdades não questionadas.

'Com efeito, uma boa maneira de testar a eficácia e a força de uma estratégia é ver se ela pode criar um slogan vigoroso e autêntico.'
"Foco, singularidade e mensagem consistente ao mercado - a empresa está na trajetória certa. Esses 3 critérios servem como primeiro teste básico da viabilidade comercial das ideias de oceano azul. Por outro lado, quando a curva de valor da empresa carece de foco, sua estrutura de custos tenderá a ser alta, e seu modelo de negócios complexo para implementar e executar. Na ausência de singularidade, a estratégia é mera imitação. Sem uma mensagem irresistível, será uma empresa orientada para si própria, ou uma inovação pela inovação.'

"Qual o contexto no qual seu produto ou serviço é utilizado? O que acontece antes, durante e depois do uso? Há pontos de dor?
O seu setor compete com base em apelos emocionais ou funcionais? Que elementos podem ser eliminados para torná-lo funcional ou emocional?'

"Quais as principais razões pelas quais os não clientes de primeiro nível querem pular do navio e abandonar seu setor? Veja os pontos comuns entre suas respostas."

"Uma boa maneira de olhar além das fronteiras do setor é listar os produtos e serviços que: tem forma diferente, mas executam a mesma função; e os que tem forma e função diferente, mas têm em comum um mesmo objetivo amplo e genérico."

"Onde estão os seus pontos quente? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os pontos frios, e de barganha?"

"Em vez de disseminar o esforço de mudança da maneira mais ampla possível, os líderes de ponto de desequilíbrio seguem um rumo oposto e buscam a mais densa concentração possível."
"Para que funcione, a gestão de aquário deve basear-se na transparência, na inclusão e no processo justo (envolvimento de todas as pessoas afetadas, explicando-lher os critérios das decisões e os motivos para promoção ou não, além de definir expectativas claras)."

"Nem todos os desafios estratégicos demandam ação proporcional. Foque os atos que provocam impacto desproporcional."

'Emocionalmente, as pessoas precisam de reconhecimento de valor; Intelectualmente, os indivíduos buscam reconhecimento de suas ideias.

"dar às pessoas o que elas querem é um erro crasso e desastroso.. Dê-lhes algo melhor''.

Os exemplos são muito bons, Cirque du Soleil, [yellow Tail], Southwest Airlines (preço de carro, velocidade de avião), polícia de NY, IBM, Apple, Dell, Compac, Nickelodeon (cinema), Roxy, multiplex, Megaplex, Ford, GM, Japonesas, Crysler (minivan e SUVs).. Esses últimos são dos apêndices.

Pensar nos atributos que são valorizados pelo setor, e ver que muitos são pois alguém fez assim e o resto copiou, oferece oportunidades de criar algo que agrade mais o cliente por menos. Isso é um oceano azul.

Observar a curva de valor e ver aonde se pode criar valor, expandir a fronteira; Inovação de valor.
As seis fronteiras: 1- Setores alternativos. 2- Grupos estratégicos dentro dos setores ( o Lexus, é de luxo como BMW e Jaguar com preços de categorias abaixo. A Curves, que analisou opções de academias e exercícios em casa). 3- Cadeia de compradores (vende pra cliente final?). 4- Oferta de produtos e serviços complementares. 5- Apelos funcionais e emocionais. 6- Considere o transcurso do tempo.

Considerar os não clientes de 1o, 2o e 3o nível.

Coloque o pessoa na linha de frente, não terceirize os sentidos, olhos e ouvidos.
Foque nos pinos mestres, lembre-se do processo justo (história das 2 fábricas).

Portanto, concentrar-se nos oceanos vermelhos é aceitar os principais fatores restritivos da guerra território limitado e necessidade de derrotar o inimigo para realizar os objetivos e negar a força diferenciadora do mundo dos negócios: a capacidade de criar novos espaços de mercado inexplorados.

Em outras palavras, o novo conceito oferece o melhor do circo e do teatro. Todo o resto foi eliminado ou reduzido.

Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?

O resultado da aplicação do modelo das quatro ações à matriz de avaliação de valor do setor é a descoberta de novos aspectos na leitura de velhas verdades não questionadas.

Com efeito, uma boa maneira de testar a eficácia e a força de uma estratégia é verificar se ela possibilita a criação de um slogan vigoroso e autêntico.

foco, singularidade e mensagem consistente ao mercado a empresa está na trajetória certa. Esses três critérios servem como primeiro teste básico da viabilidade comercial das ideias de oceano azul. Por outro lado, quando a curva de valor da empresa carece de foco, sua estrutura de custos tenderá a ser alta, e seu modelo de negócios complexo em termos de implementação e execução. Na ausência de singularidade, a estratégia da empresa é mera imitação, sem atributos que a destaquem dos demais concorrentes. Sem uma mensagem irresistível para se comunicar com o mercado, será uma empresa orientada para si própria ou um exemplo clássico de inovação pela inovação, sem grande potencial comercial e sem autonomia natural.

Qual é o contexto em que seu produto ou serviço é utilizado? O que acontece antes, durante e depois do uso? Você tem condições de identificar os pontos de dor? Como seria possível eliminar esses pontos por meio de ofertas de produtos e serviços complementares?

O seu setor compete com base em apelos emocionais ou funcionais? Que elementos podem ser eliminados para torná-lo funcional? No sentido oposto, se o seu setor segue orientação funcional, que elementos devem ser adicionados para torná-lo emocional?

Quais tendências apresentam maior probabilidade de influenciarem o seu setor, são irreversíveis e estão evoluindo numa trajetória nítida? De que maneira essas tendências transformarão o seu setor? Em face dessas circunstâncias, como criar utilidade sem precedentes para os clientes?

Quais são as principais razões pelas quais os não clientes de primeiro nível querem pular do navio e abandonar o seu setor? Veja os pontos em comum entre suas respostas.

O objetivo aqui não é argumentar que é um equívoco focar nos clientes existentes ou na segmentação vigente, mas sim questionar essas atuais orientações estratégicas, consideradas inequívocas por muitos.

Uma boa maneira de olhar além das fronteiras do setor é listar os produtos e serviços que se enquadram em duas categorias: os que têm forma diferente, mas executam a mesma função; e os que apresentam forma diferente, executam função diferente, mas têm em comum um mesmo objetivo amplo e genérico.

Que fatores ou atos exercem influência positiva desproporcional na ruptura com o status quo?

Onde estão os seus pontos quentes? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os seus pontos frios? Que atividades estão com excesso de recursos, mas exercem pouco impacto sobre o desempenho?

Em vez de disseminar o esforço de mudança da maneira mais ampla possível, os líderes no ponto de desequilíbrio seguem o rumo oposto e buscam a mais densa concentração possível.

Para que funcione, a gestão de aquário deve basear-se na transparência, na inclusão e no processo justo.

Para nós, processo justo significa o envolvimento de todas as pessoas afetadas no processo da mudança, explicando-lhes os critérios das decisões e os motivos pelos quais serão promovidos ou relegados no futuro, além de definir expectativas claras sobre o que isso significa para o desempenho dos empregados.

nem todos os desafios estratégicos demandam ação proporcional. Foque os atos que provocam impacto desproporcional.

Três princípios se reforçam reciprocamente e definem o processo justo: Envolvimento, Explicação e clareza de Expectativas.

Emocionalmente, as pessoas precisam de reconhecimento do seu valor,

Intelectualmente, os indivíduos buscam reconhecimento de suas ideias,

elas se sentem motivadas a impressionar e a confirmar as expectativas em relação à sua capacidade mental, tomando a iniciativa de propor soluções e de trocar opiniões.

Do mesmo modo, quando se levam em conta suas emoções, as pessoas desenvolvem ligações sentimentais com a estratégia e se dispõem a dar o máximo de si mesmas.

Você não valoriza minhas ideias. Logo, também não valorizo suas ideias nem confio nas suas decisões estratégicas, na verdade, nem quero saber delas.

Quando a curva de valor da empresa ainda tem foco, singularidade e mensagem consistente, deve-se resistir à tentação de mais uma vez inovar em valor, e sim concentrar-se na ampliação do fluxo de caixa por meio de melhorias operacionais e de expansão geográfica a fim de alcançar o máximo em economias de escala e em cobertura do mercado.

dar às pessoas o que elas querem é um erro crasso e desastroso. Elas não sabem o que querem... [Dê-lhes] algo melhor.

Adílio Rocha 30/01/2015

Através de uma intuitiva metáfora, "oceano azul" que significa basicamente ‘Estabeleça-se onde seus concorrentes não estão", diferentemente do oceano vermelho (sangrento), onde todos concorrem entre si, os autores Kim e Maurborgne abordam a estratégia, pautada na inovação, onde gerar VALOR ÚNICO AOS CLIENTES é a máxima a ser seguida e a chave para o crescimento sustentável e lucrativo, destoando da concorrência. O livro é recheado de ótimos exemplos de organizações que distinguiram de seus concorrentes e criaram novos mercados e desbravaram oceanos azuis.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6