Moitta 16/10/2014
Questione o status quo
"A história nos ensina que subestimamos tremendamente nossa capacidade de criar novos setores e de recriar os existentes."
"Portanto, concentrar-se nos oceanos vermelhos é aceitar os principais fatores restritivos da guerra - território limitado e necessidade de derrotar o inimigo para realizar os objetivos - e negar a força diferenciadora do mundo dos negócios: a capacidade de criar novos espaços inexplorados."
Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados, reduzidos, elevados e criados?
Essa avaliação de valor permite a descoberta de novos aspectos na leitura de velhas verdades não questionadas.
'Com efeito, uma boa maneira de testar a eficácia e a força de uma estratégia é ver se ela pode criar um slogan vigoroso e autêntico.'
"Foco, singularidade e mensagem consistente ao mercado - a empresa está na trajetória certa. Esses 3 critérios servem como primeiro teste básico da viabilidade comercial das ideias de oceano azul. Por outro lado, quando a curva de valor da empresa carece de foco, sua estrutura de custos tenderá a ser alta, e seu modelo de negócios complexo para implementar e executar. Na ausência de singularidade, a estratégia é mera imitação. Sem uma mensagem irresistível, será uma empresa orientada para si própria, ou uma inovação pela inovação.'
"Qual o contexto no qual seu produto ou serviço é utilizado? O que acontece antes, durante e depois do uso? Há pontos de dor?
O seu setor compete com base em apelos emocionais ou funcionais? Que elementos podem ser eliminados para torná-lo funcional ou emocional?'
"Quais as principais razões pelas quais os não clientes de primeiro nível querem pular do navio e abandonar seu setor? Veja os pontos comuns entre suas respostas."
"Uma boa maneira de olhar além das fronteiras do setor é listar os produtos e serviços que: tem forma diferente, mas executam a mesma função; e os que tem forma e função diferente, mas têm em comum um mesmo objetivo amplo e genérico."
"Onde estão os seus pontos quente? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os pontos frios, e de barganha?"
"Em vez de disseminar o esforço de mudança da maneira mais ampla possível, os líderes de ponto de desequilíbrio seguem um rumo oposto e buscam a mais densa concentração possível."
"Para que funcione, a gestão de aquário deve basear-se na transparência, na inclusão e no processo justo (envolvimento de todas as pessoas afetadas, explicando-lher os critérios das decisões e os motivos para promoção ou não, além de definir expectativas claras)."
"Nem todos os desafios estratégicos demandam ação proporcional. Foque os atos que provocam impacto desproporcional."
'Emocionalmente, as pessoas precisam de reconhecimento de valor; Intelectualmente, os indivíduos buscam reconhecimento de suas ideias.
"dar às pessoas o que elas querem é um erro crasso e desastroso.. Dê-lhes algo melhor''.
Os exemplos são muito bons, Cirque du Soleil, [yellow Tail], Southwest Airlines (preço de carro, velocidade de avião), polícia de NY, IBM, Apple, Dell, Compac, Nickelodeon (cinema), Roxy, multiplex, Megaplex, Ford, GM, Japonesas, Crysler (minivan e SUVs).. Esses últimos são dos apêndices.
Pensar nos atributos que são valorizados pelo setor, e ver que muitos são pois alguém fez assim e o resto copiou, oferece oportunidades de criar algo que agrade mais o cliente por menos. Isso é um oceano azul.
Observar a curva de valor e ver aonde se pode criar valor, expandir a fronteira; Inovação de valor.
As seis fronteiras: 1- Setores alternativos. 2- Grupos estratégicos dentro dos setores ( o Lexus, é de luxo como BMW e Jaguar com preços de categorias abaixo. A Curves, que analisou opções de academias e exercícios em casa). 3- Cadeia de compradores (vende pra cliente final?). 4- Oferta de produtos e serviços complementares. 5- Apelos funcionais e emocionais. 6- Considere o transcurso do tempo.
Considerar os não clientes de 1o, 2o e 3o nível.
Coloque o pessoa na linha de frente, não terceirize os sentidos, olhos e ouvidos.
Foque nos pinos mestres, lembre-se do processo justo (história das 2 fábricas).
A história nos ensina que subestimamos tremendamente nossa capacidade de criar novos setores e de recriar os existentes.
Portanto, concentrar-se nos oceanos vermelhos é aceitar os principais fatores restritivos da guerra território limitado e necessidade de derrotar o inimigo para realizar os objetivos e negar a força diferenciadora do mundo dos negócios: a capacidade de criar novos espaços de mercado inexplorados.
Em outras palavras, o novo conceito oferece o melhor do circo e do teatro. Todo o resto foi eliminado ou reduzido.
Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?
O resultado da aplicação do modelo das quatro ações à matriz de avaliação de valor do setor é a descoberta de novos aspectos na leitura de velhas verdades não questionadas.
Com efeito, uma boa maneira de testar a eficácia e a força de uma estratégia é verificar se ela possibilita a criação de um slogan vigoroso e autêntico.
foco, singularidade e mensagem consistente ao mercado a empresa está na trajetória certa. Esses três critérios servem como primeiro teste básico da viabilidade comercial das ideias de oceano azul. Por outro lado, quando a curva de valor da empresa carece de foco, sua estrutura de custos tenderá a ser alta, e seu modelo de negócios complexo em termos de implementação e execução. Na ausência de singularidade, a estratégia da empresa é mera imitação, sem atributos que a destaquem dos demais concorrentes. Sem uma mensagem irresistível para se comunicar com o mercado, será uma empresa orientada para si própria ou um exemplo clássico de inovação pela inovação, sem grande potencial comercial e sem autonomia natural.
Qual é o contexto em que seu produto ou serviço é utilizado? O que acontece antes, durante e depois do uso? Você tem condições de identificar os pontos de dor? Como seria possível eliminar esses pontos por meio de ofertas de produtos e serviços complementares?
O seu setor compete com base em apelos emocionais ou funcionais? Que elementos podem ser eliminados para torná-lo funcional? No sentido oposto, se o seu setor segue orientação funcional, que elementos devem ser adicionados para torná-lo emocional?
Quais tendências apresentam maior probabilidade de influenciarem o seu setor, são irreversíveis e estão evoluindo numa trajetória nítida? De que maneira essas tendências transformarão o seu setor? Em face dessas circunstâncias, como criar utilidade sem precedentes para os clientes?
Quais são as principais razões pelas quais os não clientes de primeiro nível querem pular do navio e abandonar o seu setor? Veja os pontos em comum entre suas respostas.
O objetivo aqui não é argumentar que é um equívoco focar nos clientes existentes ou na segmentação vigente, mas sim questionar essas atuais orientações estratégicas, consideradas inequívocas por muitos.
Uma boa maneira de olhar além das fronteiras do setor é listar os produtos e serviços que se enquadram em duas categorias: os que têm forma diferente, mas executam a mesma função; e os que apresentam forma diferente, executam função diferente, mas têm em comum um mesmo objetivo amplo e genérico.
Que fatores ou atos exercem influência positiva desproporcional na ruptura com o status quo?
Onde estão os seus pontos quentes? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os seus pontos frios? Que atividades estão com excesso de recursos, mas
Onde estão os seus pontos quentes? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os seus pontos frios? Que atividades estão com excesso de recursos, mas exercem pouco impacto sobre o desempenho?
Em vez de disseminar o esforço de mudança da maneira mais ampla possível, os líderes no ponto de desequilíbrio seguem o rumo oposto e buscam a mais densa concentração possível.
Para que funcione, a gestão de aquário deve basear-se na transparência, na inclusão e no processo justo.
Para nós, processo justo significa o envolvimento de todas as pessoas afetadas no processo da mudança, explicando-lhes os critérios das decisões e os motivos pelos quais serão promovidos ou relegados no futuro, além de definir expectativas claras sobre o que isso significa para o desempenho dos empregados.
nem todos os desafios estratégicos demandam ação proporcional. Foque os atos que provocam impacto desproporcional.
Três princípios se reforçam reciprocamente e definem o processo justo: Envolvimento, Explicação e clareza de Expectativas.
Emocionalmente, as pessoas precisam de reconhecimento do seu valor,
Intelectualmente, os indivíduos buscam reconhecimento de suas ideias,
elas se sentem motivadas a impressionar e a confirmar as expectativas em relação à sua capacidade mental, tomando a iniciativa de propor soluções e de trocar opiniões.
Do mesmo modo, quando se levam em conta suas emoções, as pessoas desenvolvem ligações sentimentais com a estratégia e se dispõem a dar o máximo de si mesmas.
Você não valoriza minhas ideias. Logo, também não valorizo suas ideias nem confio nas suas decisões estratégicas, na verdade, nem quero saber delas.
Quando a curva de valor da empresa ainda tem foco, singularidade e mensagem consistente, deve-se resistir à tentação de mais uma vez inovar em valor, e sim concentrar-se na ampliação do fluxo de caixa por meio de melhorias operacionais e de expansão geográfica a fim de alcançar o máximo em economias de escala e em cobertura do mercado.
dar às pessoas o que elas querem é um erro crasso e desastroso. Elas não sabem o que querem... [Dê-lhes] algo melhor.