A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul W. Chan Kim...

Resenhas - A Estratégia do Oceano Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bighi 25/08/2011

Melhor ler um resumo da ideia do livro
Vou ser direto na resenha: O livro é encheção de linguiça.

Não que a ideia do livro seja ruim, mas é algo que poderia ser explicado em 5 páginas. Como não dá pra ganhar dinheiro em 5 páginas, o autor fica se repetindo e enchendo linguiça.

E ele gasta todas essas páginas pra dizer o seguinte: criar um novo mercado é bom.

Tem o lado que é deprimente e quase infantil de tão ridículo: na sinopse ele te promete uma fórmula pra criar novos mercados. É óbvio que não existe tal coisa.

É melhor ler um texto de 500 palavras resumindo a ideia do livro. Não gaste seu dinheiro aqui.
moacyrpimenta(g 01/08/2013minha estante
Muito bom o comentário... Vou economizar e ler resenhas nesse caso pois tem sim alguns livros que não valem a pena comprar

Naty 08/02/2015minha estante
bom saber...estava tentada a compra-lo talvez por pensar que a proposta fosse mais interessante.Obrigada!

Keith 03/03/2017minha estante
Foi o que consegui ler do livro... 5 páginas!!! rsrs

srrodrigues 20/01/2019minha estante
Mantenho a mesma opinião. Tentei ler o livro por 3 vezes distintas e desisto no meio do caminho por conta de tanta enrolação. O interessante é exatamente a ideia central. Um resumo seria mais eficiente

Léo 30/12/2019minha estante
Então cara.. eu acredito que mesmo que a pessoa exponha a ideia de forma simples e objetiva, ainda é mais interessante que o cara apresente diversos cases de empresas para que você veja o desdobramento das ideias.
Tem alguns momentos que é massante ler? sim.. mas dificilmente um estudo é agradável o tempo inteiro

Tati 09/05/2022minha estante
Concordo plenamente. Finalizei depois de 4 tentativas rs

CarolOliveira6 05/11/2022minha estante
Boa! Já desisti de ler. Obrigada

Letícia 21/02/2023minha estante
Concordo, livro cansativo

Léia Viana 21/09/2010

"Não concorra com os rivais - Torne-os irrelevantes."

"Inovação de fato é a força que move o mundo."

Este, sem dúvida alguma, deve ter sido o livro de cabeceira de muitos executivos, que fazem parte de organizações que acreditam, tanto na inovação, quanto no capital humano das empresas que eles fazem parte.

Os autores, destacam a importância de se pensar estrategicamente para se sobressair aos concorrentes (oceano vermelho), e "mergulhar" em espaços de mercado inexplorados (oceano azul).

É um livro técnico, mas de muita importância para a carreira de quem trabalha na área de negócios ou de marketing, e leitura obrigatória, para aqueles que ocupam cargos de nível gerencial e diretoria (na minha opinião), pois fala de estratégia.

No livro, é destacado a importância das empresas terem a capacidade de se reinventar, superar desafios e criar valor único e sustentável para seus clientes numa relação ganha-ganha.

O que torna o livro mais fácil de ser compreendido são as estratégias utilizadas pelas empresas citadas, como, por exemplo o Cirque du Soleil, que inovou ao produzir um espetáculo sem a utilização de animais, tão comum para um circo, saíndo assim do oceano vermelho (concorrência) e entrando no oceano azul (mercado inexplorado).

Vale a pena o investimento, principalmente se você é ou pretende atuar na área de negócios.

SergioSparsbrod 12/03/2009

Legalzinho
Ainda não cheguei na metade do livro. Para mim não trouxe nenhuma novidade além do fato de ser chato, cansativo. Acho que fizeram muito alarde em cima deste livro. Dei um tempo na leitura.
Danny 06/04/2012minha estante
Eu tb achei cansativo. Estou na mesma situação de vocês dei uma pausa na leitura.

moacyrpimenta(g 01/08/2013minha estante
Não tem coisa pior que ler livro Chato... forçado...

Vou seguir muitos conselhos e ler somente a resenha...

Luan.Brito 16/05/2023

Livro cansativo
O livro possui uma ideia principal que é até boa, porém a leitura é muito cansativa e repetitiva, conclui mas não recomendo.

Tauana Mariana 19/10/2013

Fugindo da carnificina
Resolvi adquirir e ler o livro depois que algumas pessoas comentavam "vamos utilizar a estratégia do oceano azul", e eu ficava boiando um pouco. Eu sabia mais ou menos do que se tratava, porque no livro Nos bastidores do Google, ele é citado. No entanto, não fazia ideia de como seria aplicar tal estratégia em um planejamento.

Eis que eu leio o livro e descubro que ele é um belo "enchedor de linguiça". Explicarei: sim, ele é muito relevante, traz considerações pertinentes, mas, como li em algumas resenhas e constatei através da leitura, ele lota o livro com diversos exemplos. E, assim, o essencial da obra poderia ser dita em poucas páginas. Claro que há outras críticas, tais como a afirmação de que isso tudo não é nada novo, mas apenas mostrado em uma nova embalagem, e assim por diante. Isso não impede de eu afirmar que gostei muito da leitura do livro (a diagramação e a utilização de gráficos e imagens explicativas também é um ponto favorável).

Sobre o conteúdo do livro: a estratégia do oceano azul nada mais é do que uma metáfora afirmando que as empresas devem procurar mercados, nichos, segmentos, ainda não explorados, onde eles seriam os únicos em alto mar. Tais empresas conquistariam diferenciação. Já no oceano vermelho seria a concorrência desenfreada, onde as empresas estariam em uma "briga de foice" atrás do cliente e do lucro. A carnificina entre os concorrentes ensanguentaria os oceanos.

O livro então apresenta algumas estratégias para que a empresa consiga alcançar uma curva de valor e conquistar o seu oceano azul, que duraria (segundo os autores) , uns 15 anos, até que a concorrência chegava ao oceano azul, ensanguentasse as águas e obrigasse a empresa a procurar outro oceano azul. (A pergunta que me fiz o tempo todo era: existe tanto oceano azul assim?)

Um dos exemplos de empresa que conseguiu se destacar e alcançar o oceano azul, apresentado na obra, foi o Cirque du Soleil, que conseguiu superar as dificuldades enfrentadas pelos circos, inspirou-se na Broadway, na ópera, no balé, no teatro, e em outras atrações, criando assim um novo segmento de entretenimento, conquistando novos públicos e consolidando-se no mercado.

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2013/10/a-estrategia-do-oceano-azul.html

Campos 28/02/2021

Interessante mas meio técnico demais
O livro é bom com ótimos insights, mas as vezes tem uma tendência a se transformar em um artigo voltado ao público mais especialista, o que prejudica um pouco a leitura, porém não chega a ser um fator que atrapalhe tanto

Maciel 11/01/2022

A Estratégia do Oceano Azul é um livro que ensina como investir em mercados inexplorados.
Super recomendando para quem cursa administração

@karinasouzasm 25/07/2020

A estratégia do oceano azul
O livro da vários insights e desperta o lado criativo, mas o final é meio maçante.

Maycon Bittencourt 01/08/2023

Navegando Rumo à Inovação
"A Estratégia do Oceano Azul" de W. Chan Kim e Renée Mauborgne mergulha no universo da inovação e do sucesso empresarial, demonstrando como é possível criar novas demandas e reinventar produtos e serviços para alcançar crescimento exponencial. O livro começa com a inspiradora história da Cirque du Soleil, uma empresa canadense que revolucionou a indústria circense ao oferecer uma experiência única, mesclando circo e teatro, e assim conquistou um oceano azul.
A estratégia do oceano azul consiste em buscar uma nova demanda ao reinventar o produto ou serviço, em vez de competir pelos mesmos clientes dos concorrentes. Para isso, três elementos são essenciais: foco em uma estratégia clara e comunicável, singularidade ao oferecer componentes únicos e eliminar características tradicionais, e uma mensagem consistente refletida nos produtos e serviços da empresa.
O diferencial da estratégia do oceano azul reside na inovação de valor, que busca criar valor e baixo custo simultaneamente. A Cirque du Soleil, por exemplo, identificou que a indústria circense estava em declínio devido à presença de animais e à experiência precária para alguns clientes. Ao eliminar esses elementos e focar em uma experiência teatral, a empresa atraiu um novo público e pôde cobrar preços mais altos, oferecendo mais valor gastando menos que os circos tradicionais.
A matriz de avaliação de valor é uma ferramenta poderosa para mapear a estratégia e encontrar brechas no mercado. Para criar uma nova curva de valor, é necessário eliminar, reduzir, elevar e criar atributos, de forma a tornar a estratégia singular. Essa abordagem permite que a empresa conquiste novos clientes, tornando a concorrência irrelevante em um novo oceano azul.
A obra explora também as seis fronteiras do mercado que as empresas devem superar ao buscar a inovação. É essencial analisar as barreiras setoriais, dos grupos estratégicos, dos compradores, da oferta, funcional-emocional e do tempo. Identificando e questionando essas barreiras, as empresas têm a oportunidade de encontrar novos caminhos para crescer e se destacar.
Para levar essa estratégia à ação, a liderança no ponto de desequilíbrio é crucial. Ao focar em pessoas-chave e atividades que geram influência desproporcional, é possível convencer a organização a abraçar a mudança e trilhar o caminho rumo ao oceano azul.
Em suma, "A Estratégia do Oceano Azul" é uma leitura imprescindível para aqueles que buscam inovar e prosperar no mundo dos negócios. Particularmente, o considero bastante técnico e voltado para um nicho, o que pode dificuldades a assimilação de conteúdos para pessoas de fora do universo empreendedor. Confesso que fiz a leitura pautado em bastante resiliência. Com ferramentas práticas e estudos de caso, os autores oferecem um valioso kit de princípios para empreendedores e gestores que desejam encontrar novas oportunidades e alcançar um crescimento exponencial, navegando para além das barreiras impostas pelos concorrentes.
Para mim, a seção mais importante foi a parte 3.

kassya 06/04/2009

Todo mundo espera encontrar uma brecha no mercado para ganhar dindin.
Léia Viana 03/05/2011minha estante
Eu gostei desse livro. Achei-o bem elaborado e com bons exemplos.

fran 26/03/2020

Ler ou não ler, eis a questão!
Como publicitária fiquei impressionada com a premissa do livro, de que existe um enorme oceano azul para ser explorado pelas marcas e empresas ao invés de ficarem disputando entre si pequenos espaços no ínfimo oceano vermelho, sangrento, da concorrência.

No fim das contas, não há nada de tão inovador. Com exemplos de marcas reais, os autores apresentam suas ferramentas e estratégias, dividindo em três partes. A leitura é técnica e voltada para empresários, administradores e marketeiros.

Para mim, toda leitura é válida e proporciona algum aprendizado. Exemplos reais que podem trazer muitos insights ou novas perspectivas de análise de mercado e concorrência. E claro, inovação nem sempre está ligado à tecnologia!

site: https://www.instagram.com/franciellydiel/

Peupaiva 14/10/2022

Incrível
Um livro fantástico sobre estratégia organizacional. Com bastante exemplos práticos e que nos ajuda a entender o desenho de modelos estratégicos efetivos.

lumisz 18/04/2022

ok
muita enrolação, se o livro tivesse 50 páginas seria perfeito, o conteúdo cabe tranquilamente em menos de 100 páginas.

Victor.Hugo 10/02/2023

Bom livro!
Livro denso e de muitos processos, estou aplicando aos poucos no meu negócio, acho que será mais válido daqui um tempo, quando tiver uma equipe para gerir. Leitura essencial para líderes de equipe!

Wellington Ferreira 09/11/2009

ÚNICO!!!
Todo profissional de marketing deveria ao menos folhear este livro!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6