A Chave do Tamanho - Fábulas

A Chave do Tamanho - Fábulas Monteiro Lobato

Resenhas - A Chave do Tamanho

Ana.Ansani 15/04/2024

Monteiro Lobato e Maurício de Sousa foram os meus escritores favoritos na infância. Me tornei leitora por causa das obras de Monteiro e os incríveis Gibis de Maurício.

Em A Chave do Tamanho, Lobato nos mostra como sua imaginação era incrível? Emília a destemida boneca de pano que virou gente, resolve acabar com a guerra, diminuindo toda a humanidade!

Marcos774 12/12/2023

Monteiro Lobato é genial. O Sítio representa todos os sonhos da infância e nos faz reviver. Atualissimo e encantador.

Cristiane 20/07/2023

Proposta muito interessante!
Uma das propostas mais interessantes de Monteiro Lobato, sem sombra de dúvidas!
Aqui, cientes dos horrores da Guerra, Emília tenta resolver a situação, fazendo uso de uma chave, que na teoria seria capaz de desligar toda a maldade que estava ocorrendo no mundo, porém suas intenções foram interrompidas por uma trapalhada, o que fez com que ela desligasse a chave do tamanho, transformando todos os humanos em criaturas muito pequenas.
Através de uma narrativa repleta de fantasia e situações inusitadas, Lobato cria uma visão de mundo onde um dos mais terríveis problemas da humanidade poderia ser eliminado com apenas uma chave.
Emília transforma todos os humanos em seres frágeis e minúsculos, retratando assim o quão frágil é de fato nossa espécie, e como pode ser desastrosa as consequências de nossas atitudes errôneas.
A leitura em si é rápida e muito fluida, sem contar que a edição está maravilhosa, repleta de ilustrações lindas!
Mais um livro muito bom, que marcou a infância de muita gente.
Recomendo!

Gi.valliatti 07/07/2023

Esse livro trata sobre um assunto sério, a guerra, porém de uma maneira mais Lúdica

Emília querendo acabar com a guerra vai a uma espécie de sala das chaves e acidentalmente desativa a alavanca do tamanho, fazendo assim todos os seres humanos encolheram, muitos morrendo sufocados nas próprias roupas,
Emília enfrenta vários desafios que colocam sua vida em risco, é um livro como o pequeno príncipe, se crianças lerem vão achar divertido, mas pessoas já maduras saberão o que cada frase significa, enfim, eu recomendo para todas as idades

Boa leitura

Zyy 27/05/2023

Pano, linha, agulha
Pena q não dá pra por imagem no skoob ?
Manas, nem sei oque dizer, sinceramente, foi tão aleatório q eu tô até em dúvida se eu li ele inteiro.

NAY 20/06/2022

Para todos
O livro apesar de ser categorizado como infantil é do agrado de todas as idades, trazem conceitos que até adultos desconhecem e críticas que toda a humanidade precisa ! Reflexões sobre as ações do homem e como podemos ser melhores !
Emília sempre divertida, um tanto egocêntrica, mas com bom coração e muito travessa ! E toda a galera do sítio do pipa pau amarelo faz com que essa aventura seja incrível!
Mas como seria bom se houvesse uma sala das chaves e que virar uma chave poderia acabar com uma guerra !

Gi. Harumi 01/05/2022

Tamanho importa?
Tamanho importa? Para Emília não, mas e para a humanidade?
Nesse livro viajamos com Emília através da pequenez para saber o que realmente importa nesse mundo vasto e grande.
Excelente leitura, além de nos fazer pensar sobre o que realmente importa e o que nos faz e torna humanos, além do tamanho.

Mandy 15/04/2022

Um livro gostosinho e rápido de ler. Uma leitura bem tranquila, com seus momentos de graça.
Os livros Monteiro Lobato são livros que se pode ler em qualquer idade, que continuaram interessantes.

Cida Zientarski 12/04/2022

A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato
Preocupada em acabar com a guerra, que havia destruído muitas vidas, Emília decide interferir e desligar a chave que a comandava, mas acaba mexendo na chave do tamanho e diminuindo a altura de toda a humanidade. Com poucos centímetros, a boneca aprende a relacionar-se de outra forma com a Natureza.

Bia 09/01/2022

Muito razoavel
Não e um livro que eu gostei muito mas não e ruim, escrita e história e mediana, gosto muito da turma do sítio amarelo mas no livro não sei o que me dá.

Gabriele.Soares 28/12/2021

A primeira vez que eu li foi já escolha, lá em 2017 e posso dizer que esse livro é maravilhoso, a Emília queria fazer para que as pessoas parassem de se machucar entre si.

Callmeclara 25/09/2021

Interessante
Terminei de ler esse livro quinta, achei o final previsível, mas bom, o livro em si vale a pena, mas como eu li pra escola n foi muito legal, o livro tem frases racistas, o que me incomodou, mas foi bom perceber que evoluímos da época que o livro foi escrito até aqui. Achei o livro um pouco longo pra uma leitura infantil, mas gostei do fato de abordar um assunto tão sério de forma tão leve. Não posso dizer que esse livro foi um dos melhores que li, por que esse assunto não me interessa muito, mas ele passa uma mensagem legal,
"A vergonha vem do tamanho?

i4perczbeth 09/08/2021

eu li esse livro no 4 ano, ele é um livro bem bobinho indicado pra crianças msm, tipo entre 4-7 anos, pq a escola deu isso pra uma criança de 11 anos pra ler?