A Chave do Tamanho

A Chave do Tamanho Monteiro Lobato




Resenhas - A Chave do Tamanho


32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Cida Zientarski 12/04/2022

A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato
Preocupada em acabar com a guerra, que havia destruído muitas vidas, Emília decide interferir e desligar a chave que a comandava, mas acaba mexendo na chave do tamanho e diminuindo a altura de toda a humanidade. Com poucos centímetros, a boneca aprende a relacionar-se de outra forma com a Natureza.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Silvia Andrade 26/03/2011

Em “A chave do tamanho”, Emília resolve acabar com a Segunda Guerra Mundial, para isso a boneca vai à casa de chaves. Como eram muitas, Emília puxa a chave errada, e todos os seres encolhem.
Nessa história, Monteiro Lobato faz um exercício de olhar extremamente inteligente. Há a possibilidade de se ver e de se entender o mundo sobre outra perspectiva. Emília, a boneca, começa a perceber elementos da natureza que antes sequer pensava. Abre-se assim o mundo do conhecimento para o leitor, uma nova visão. Além de elementos naturais agora mais entendidos, muda a postura das pessoas. Há uma necessidade de se reavaliar as próprias atitudes. Com todos os seres minimizados, a guerra acaba e há uma vontade, por parte das crianças, de continuarem minúsculos. Assim, ocorre um plebiscito em que as crianças perdem unicamente por causa de Visconde. Ao fim da história, compreendemos que a criança representa a possibilidade de mudança, bem ao contrário dos adultos que já se acostumaram com o mundo como ele está.
“A chave do tamanho” é literatura da boa, independente da idade do leitor. Monteiro Lobato é autor de grande mérito, pois consegue reunir em suas histórias elementos realistas fundidos com a fantasia e nos convencer de sua verdade ; alia personagens a situações que aguçam o senso crítico de quem o lê. Não é à toa, que Lobato foi considerado uma inovação literária nos anos 20.
Paulo Antonio 13/04/2013minha estante
livro de terror para crianças, muito bom, marcou minha infância.




Gi. Harumi 01/05/2022

Tamanho importa?
Tamanho importa? Para Emília não, mas e para a humanidade?
Nesse livro viajamos com Emília através da pequenez para saber o que realmente importa nesse mundo vasto e grande.
Excelente leitura, além de nos fazer pensar sobre o que realmente importa e o que nos faz e torna humanos, além do tamanho.
comentários(0)comente



Gabriele Habitz 30/11/2011

A casa das chaves
Emília deside acabar com a guerra e vai para a casa das chaves, e diminuiu toda a humanidade, colocando em risco tadas pessoas do mundo.
Então ela encontrou visconde que como é um vegetal não diminuio, e Emília ficou morando na cartola dele até que chegasem na casa de Dona Benta.
Emilia acabou gostando tanto de ficar pequena que não queria aumentar as pessoas de novo, e fiseram uma votação para ver se iria continuar tudo como estava ou voltar ao tamanho normal. E venceu os mais velhos que queriam voltar ao tamanho normal.
comentários(0)comente



asteuwick 06/04/2020

A solução da guerra?
Escrito na época da Segunda Guerra Mundial, o livro traz um questionamento inusitado: o que aconteceria se todas as pessoas ficassem do tamanho de formigas?
Apesar de lúdico em muitos momentos, ainda acho estranhíssimo que esse seja considerado um livro infantil.
comentários(0)comente



Zyy 27/05/2023

Pano, linha, agulha
Pena q não dá pra por imagem no skoob ?
Manas, nem sei oque dizer, sinceramente, foi tão aleatório q eu tô até em dúvida se eu li ele inteiro.
comentários(0)comente



NAY 20/06/2022

Para todos
O livro apesar de ser categorizado como infantil é do agrado de todas as idades, trazem conceitos que até adultos desconhecem e críticas que toda a humanidade precisa ! Reflexões sobre as ações do homem e como podemos ser melhores !
Emília sempre divertida, um tanto egocêntrica, mas com bom coração e muito travessa ! E toda a galera do sítio do pipa pau amarelo faz com que essa aventura seja incrível!
Mas como seria bom se houvesse uma sala das chaves e que virar uma chave poderia acabar com uma guerra !
comentários(0)comente



i4perczbeth 09/08/2021

eu li esse livro no 4 ano, ele é um livro bem bobinho indicado pra crianças msm, tipo entre 4-7 anos, pq a escola deu isso pra uma criança de 11 anos pra ler?
comentários(0)comente



Mandy 15/04/2022

Um livro gostosinho e rápido de ler. Uma leitura bem tranquila, com seus momentos de graça.
Os livros Monteiro Lobato são livros que se pode ler em qualquer idade, que continuaram interessantes.
comentários(0)comente



Elber.Joaquim 13/04/2021

Legalzinho
Achei meio longo para uma leitura infantil. É bem instrutivo quanto às curiosidades apresentadas pelo autor. Ele usa a espertise de Emília para trazer novidades ao conteúdo do livro.
comentários(0)comente



Vânia 09/03/2009

Dr. Cara de Coruja
Emília era Monteiro Lobato de saia, e ele era único.
comentários(0)comente



Gabriele.Soares 28/12/2021

Muito bom
A primeira vez que eu li foi já escolha, lá em 2017 e posso dizer que esse livro é maravilhoso, a Emília queria fazer para que as pessoas parassem de se machucar entre si.
comentários(0)comente



Gláucia 10/03/2011

Crítico.
Monteiro Lobato arruma um jeito de falar também de temas árduos para os pequenos como a Segunda Guerra Mundial, criticada nesse pequeno e delicioso livrinho infantil.
comentários(0)comente



32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR