A Chave do Tamanho

A Chave do Tamanho Monteiro Lobato

Resenhas - A Chave do Tamanho

Cida Zientarski 12/04/2022

A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato
Preocupada em acabar com a guerra, que havia destruído muitas vidas, Emília decide interferir e desligar a chave que a comandava, mas acaba mexendo na chave do tamanho e diminuindo a altura de toda a humanidade. Com poucos centímetros, a boneca aprende a relacionar-se de outra forma com a Natureza.

Silvia Andrade 26/03/2011

Em “A chave do tamanho”, Emília resolve acabar com a Segunda Guerra Mundial, para isso a boneca vai à casa de chaves. Como eram muitas, Emília puxa a chave errada, e todos os seres encolhem.
Nessa história, Monteiro Lobato faz um exercício de olhar extremamente inteligente. Há a possibilidade de se ver e de se entender o mundo sobre outra perspectiva. Emília, a boneca, começa a perceber elementos da natureza que antes sequer pensava. Abre-se assim o mundo do conhecimento para o leitor, uma nova visão. Além de elementos naturais agora mais entendidos, muda a postura das pessoas. Há uma necessidade de se reavaliar as próprias atitudes. Com todos os seres minimizados, a guerra acaba e há uma vontade, por parte das crianças, de continuarem minúsculos. Assim, ocorre um plebiscito em que as crianças perdem unicamente por causa de Visconde. Ao fim da história, compreendemos que a criança representa a possibilidade de mudança, bem ao contrário dos adultos que já se acostumaram com o mundo como ele está.
“A chave do tamanho” é literatura da boa, independente da idade do leitor. Monteiro Lobato é autor de grande mérito, pois consegue reunir em suas histórias elementos realistas fundidos com a fantasia e nos convencer de sua verdade ; alia personagens a situações que aguçam o senso crítico de quem o lê. Não é à toa, que Lobato foi considerado uma inovação literária nos anos 20.
Paulo Antonio 13/04/2013minha estante
livro de terror para crianças, muito bom, marcou minha infância.

Gi. Harumi 01/05/2022

Tamanho importa?
Tamanho importa? Para Emília não, mas e para a humanidade?
Nesse livro viajamos com Emília através da pequenez para saber o que realmente importa nesse mundo vasto e grande.
Excelente leitura, além de nos fazer pensar sobre o que realmente importa e o que nos faz e torna humanos, além do tamanho.

Gabriele Habitz 30/11/2011

A casa das chaves
Emília deside acabar com a guerra e vai para a casa das chaves, e diminuiu toda a humanidade, colocando em risco tadas pessoas do mundo.
Então ela encontrou visconde que como é um vegetal não diminuio, e Emília ficou morando na cartola dele até que chegasem na casa de Dona Benta.
Emilia acabou gostando tanto de ficar pequena que não queria aumentar as pessoas de novo, e fiseram uma votação para ver se iria continuar tudo como estava ou voltar ao tamanho normal. E venceu os mais velhos que queriam voltar ao tamanho normal.

asteuwick 06/04/2020

A solução da guerra?
Escrito na época da Segunda Guerra Mundial, o livro traz um questionamento inusitado: o que aconteceria se todas as pessoas ficassem do tamanho de formigas?
Apesar de lúdico em muitos momentos, ainda acho estranhíssimo que esse seja considerado um livro infantil.

Zyy 27/05/2023

Pano, linha, agulha
Pena q não dá pra por imagem no skoob ?
Manas, nem sei oque dizer, sinceramente, foi tão aleatório q eu tô até em dúvida se eu li ele inteiro.

NAY 20/06/2022

Para todos
O livro apesar de ser categorizado como infantil é do agrado de todas as idades, trazem conceitos que até adultos desconhecem e críticas que toda a humanidade precisa ! Reflexões sobre as ações do homem e como podemos ser melhores !
Emília sempre divertida, um tanto egocêntrica, mas com bom coração e muito travessa ! E toda a galera do sítio do pipa pau amarelo faz com que essa aventura seja incrível!
Mas como seria bom se houvesse uma sala das chaves e que virar uma chave poderia acabar com uma guerra !

i4perczbeth 09/08/2021

eu li esse livro no 4 ano, ele é um livro bem bobinho indicado pra crianças msm, tipo entre 4-7 anos, pq a escola deu isso pra uma criança de 11 anos pra ler?

Mandy 15/04/2022

Um livro gostosinho e rápido de ler. Uma leitura bem tranquila, com seus momentos de graça.
Os livros Monteiro Lobato são livros que se pode ler em qualquer idade, que continuaram interessantes.

Elber.Joaquim 13/04/2021

Legalzinho
Achei meio longo para uma leitura infantil. É bem instrutivo quanto às curiosidades apresentadas pelo autor. Ele usa a espertise de Emília para trazer novidades ao conteúdo do livro.

Vânia 09/03/2009

Dr. Cara de Coruja
Emília era Monteiro Lobato de saia, e ele era único.

Gabriele.Soares 28/12/2021

A primeira vez que eu li foi já escolha, lá em 2017 e posso dizer que esse livro é maravilhoso, a Emília queria fazer para que as pessoas parassem de se machucar entre si.

Gláucia 10/03/2011

Crítico.
Monteiro Lobato arruma um jeito de falar também de temas árduos para os pequenos como a Segunda Guerra Mundial, criticada nesse pequeno e delicioso livrinho infantil.