Batman: O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?

Batman: O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? Neil Gaiman

Resenhas - Batman - O Que Aconteceu ao Cavaleiro Das Trevas?

1 | 2 | 3 | 4

Regis 26/01/2023

E se...
O que aconteceria se o Batman morresse?
Essa é a história que vemos em: Batman, O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?.

Com uma prefácio escrito pelo próprio Neil Gaiman, onde ele explica como surgiu o convite para escrever essa história e que o Batman é o personagem mais querido por ele no universo dos quadrinhos; o autor opta por abordar o velório do grande detetive morcego, com uma pegada bem surreal onde nunca sabemos o que realmente aconteceu com o herói, pois os narradores de seus últimos momentos (os vilões) não são nada confiáveis.

Com uma tocante visão sobre esse ícone mundial das histórias em quadrinhos escrita por Gaiman e desenhada por Andy Kubert, Batman, O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? é uma HQ curta e muito imaginativa que achei bem interessante e incomum no universo desse grande super herói.

Gostei da experiência e recomendo.
HenryClerval 26/01/2023minha estante
Você sempre instiga novas leituras com suas resenhas, Régis.

Regis 26/01/2023minha estante
Obrigada, Leandro. Essa eu li só por conter as histórias escritas por Gaiman. Rsrsrs

Bellu Baxtur 05/10/2023

Um cobertor fino em um dia frio
Tinha um potencial enorme, mas acabou sendo só mais uma história do Batman. Mesmo com alguns momentos emocionantes, como um todo é bem razoável, já que a única história realmente interessante é a primeira. Mas vale a pena, nem que seja só pra passar o tempo.

Navi.foda 15/02/2024

Eu tinha feito um comentário mt bixinha sobre essa hq então vim trocar e o Alfred vai ser o único calvo que eu vou gostar na minha vida inteira

Hisao 12/01/2021

Batmano
Cara... É notório que o livro é do Neil, da claramente pra ver pós aspectos que o próprio Gaiman traz e o modo como a morte é abordada. Aí da falta uma inovação, me pareceu muito mais uma história qualquer de Batman. Talvez tenha ido com expectativa demais, assim como os livros dele trazem pra gente.

Marc 09/04/2013

Afinal, o que aconteceu à editora do cavaleiro das trevas?
Neil Gaiman mostra mais uma vez o quanto é conservador. A história é anunciada como inovadora, mais uma grande narrativa do mestre Gaiman... Mas não se engane, é exatamente aquilo que parece ser desde a primeira página. E o pouco de mistério que o autor coloca no fim da primeira parte chega a ser ridículo. Muito ruim mesmo.

Para piorar a edição encadernada traz algumas histórias para preencher o espaço da encadernação e ninguém se deu ao trabalho de explicar porque essas e não outras.

É preciso muito boa vontade ou completa falta de senso crítico para sair babando, gritando aos quatro ventos a genialidade de Neil Gaiman... Lamentável.

A pergunta do título deveria ser feita aos editores da DC por terem deixado sair um material tão ruim assim. Afinal, o que aconteceu à editora do cavaleiro das trevas?
Danilo 15/04/2013minha estante
Senti a mesma coisa, Marc... As histórias colocadas na versão encadernada não têm ligação nenhuma com a história de Neil - e nem dá pra dizer qual delas é pior. Fui com muita sede ao pote, e me 'lasquei'.

Marc 15/04/2013minha estante
A panini, de modo geral, tem feito um bom trabalho, mas esse album é realmente uma pisada na bola. Vamos ver o monstro do pântano e a vertigo especial quando saírem...

Ítalo 15/09/2013minha estante
Pelo que eu entendi, as outras histórias estão ali por serem as outras coisas que o Gaiman escreveu sobre o Batman. Tipo um encadernado "Batman por Neil Gaiman", algo assim...

Marc 15/09/2013minha estante
Sim, Italo, mas essas histórias não tem nenhuma relação com a história principal. Então, porque não outras, sei lá, mesmo que de outros autores...

_Jorgeft 20/12/2022

Batman do Gaiman
Boas histórias, nada além... Um compilado de histórias curtas onde o foco é as duas edições que o Neil Gaiman escreve. No geral um encadernado pra passar o tempo, não vai te marcar mas tem boas histórias e consegue ser a altura do Homem Morcego.

Emi 24/08/2020minha estante
Muito legal, mesmo não achando o Batman tudo isso. Amo suas resenhas, você merece 10 estrelas.

Lexvis 08/07/2022

Se tem Neil, é bom.
Coloque um bom escritor para escrever e tenha uma história bem desenvolvida, com personagens bem construídos e uma trama que te prende. qualquer fã da DC deveria ler.

Bruno 13/07/2023

Estranho e Monótono
De todas histórias que eu já li do Batman, essa foi a mais estranha.

Essa HQ possui 4 histórias, sendo que a primeira, escrita pelo Neil Gaiman ocupa quase metade do quadrinho. Essa até que é legal. Começa meio estranho, passa por umas loucuras mas da pra entender o propósito e a mensagem.

Já não posso dizer o mesmo das outras três que se seguiram.

Uma conta sobre os personagens atuando como personagens de quadrinhos. E se não tem motivo, acho muito desnecessário esse rumo. Outra conta sobre a Hera Venenosa, mas começa do nada e acaba no mesmo ponto. E a última conta sobre um documentário sobre os vilões, mas que só vai te fazer rezar pra acabar logo.

Fui de cabeça jurando que ia me amarrar e sai com saudades das histórias legais do morcegão.

A arte é bonita, mas também já vi melhores. Entendo a homenagem que fizeram, mas achei meio pobre, infelizmente.

ronaldo.mendes.735 04/12/2022

O que aconteceu ao cavaleiros das trevas?
De Neil Gaiman e Andy Kubert.
Já imaginaram se um dia o homem morcego não existisse mais em Gotham City?
Essa história retrata de uma forma atrativa, mostrando como Gotham ficaria após a morte de Batman, fazendo com o quê amigos e inimigos próximos contassem suas versões diferentes de como viram o Batman pela última vez.
Cada uma mais intrigante do quê á outra.
O próprio protagonista fica assombrado com tudo que está ocorrendo em sua presença e fica perdido em seus pensamentos, tentando descobrir se os fatos são verdadeiros ou não.
Parabéns ao Neil Gaiman que trouxe uma visão única e tocante sobre um grande ícone maestral das hqs.
Recomendo muito e não posso me esquecer de agradecer ao meu amigo @franks_collector por ter me presenteado com essa edição.

Sr.Pedro 31/05/2020

Porque 3 estrelas se temos o grande Neil Gaiman como autor?
Bom, a história principal tem um roteiro bem legal e interessante nos passando diferentes histórias apresentadas por diferentes amigos e inimigos do maior detetive do mundo, que afinal, está ou não está morto? (sem spoiler)
...
Contando também com uma excelente arte e transições bem legais de uma página para outra até que gostei da história principal de uma forma geral, maaaaaas, se perde em alguns momentos de muita viagem e pouquíssima profundidade.
...
Em relação aos outros quadrinhos presentes na edição, acredito que estão ali só por causa de Gaiman, mas que não possuem relação nenhuma com a principal. Na verdade uma em questão é tão trash que na verdade só serve pra rir.
...
Apenas um leitor iniciante falando umas besteira.

MarcusASBarr 21/03/2021

... deixa muito a desejar!
Acredito ser esta a segunda obra com assinatura do Gaiman que concluo no sacrifício.... o primeiro foi uma parceria que resultou no "Belas Maldições".
Neste, ao me deparar com a contracapa em sua chamada principal — que instiga qualquer um que conheça o trabalho do autor nos quadrinho a ler de forma voraz — : "Eu morri?" / "Ainda Não." / "Diga o que está havendo." / "Bruce, você é o maior detetive do mundo. Por que não descobre?". Depois temos ainda um texto de apresentação do projeto que é excelente... mas para por aí. Depois se torna algo confuso e sem muita elaboração em boa parte da historieta principal. Completa a edição outras que são completamente dispensáveis. Poeticamente fica como um ciclo que termina e inicia... sem muitos rodeios!

Fraga 28/07/2013

Podia ser, mas não foi
A missão de Gaiman de contar o que seria a aventura final do Cavaleiro das Trevas nos moldes do que Alan Moore fez com o Superman falha miseravelmente. Um conto pretencioso como tantos de Gaiman que não atrai em quase nada.
. 22/08/2013minha estante
Acho que você deveria ler mais coisas do Gaiman u.u O que aconteceu ao cavaleiro das trevas realmente deixa a desejar, mas a história da Hera Venenosa, que está inserida nesse encadernado, é muito boa :D

Ítalo 15/09/2013minha estante
Concordo, esperava bem mais dessa hq, e também achei bem pretenciosa

Bruno.Polimeni 03/12/2022

O fim do Batman, termina apenas com a sua morte...afinal, ele nunca desiste
A HQ é praticamente uma honraria ao personagem, dando lhe não apenas um fim, mas vários possíveis...todos enaltecendo seus valores. Enquanto houver um leitor, batman nunca morrerá!

Os inimigos e amigos do batman chegam em seu velório, e cada um conta uma historia de sua morte...

Durante as narrativas, temos a voz "fantasma" do batman, se fazendo alguns questionamentos e ao final um dialogo com sua mãe.

Cheia de referencias, deixa clara a personalidade e moral do personagem em que são trabalhado suas principais obras.

É uma excelente historia, recomendo a todos...não precisa ter muito conhecimento do personagem para apreciar (so o basicão dos pais e mordomo)...mas os antigos leitores vão reconhecer várias referencias de outras historias.

Só achei muito curta(metade do encadernado), as outras estórias q entulharam na HQ são fracas:
- Um policial analisando a hera venenosa
- Batman e coringa como "atores de HQ"
- Um reporter tentando mostrar o lado dos inimigos do batman, focado no charada (e um pouco de saudosismo da era de ouro e prata do vilão)

Lucas Canabarro 26/09/2013

Batman por Neil Gaiman
No próprio começo desse volume o autor já deixa explícito que sua missão ao escrever a história título da HQ seria dar um final digno ao homem-morcego. Qualquer um que leia ou entenda sobre essa industria sabe que histórias em quadrinho são fadadas a sofrer reboot após algum tempo, dando espaço para novas histórias de novas mentes criativas.
Neil Gaiman ganhou tal missão e a fez perfeitamente. Mostrando o herói morto e todas as facetas que ele já possuiu com seus inimigos é um show a parte. Batman não é só o herói, ou o detetive. Ele é Gotham, como todos falam, e os próprios vilões admitem isso e enxergam isso.
Você consegue ver a paixão do autor pelo personagem no como ele conduziu a história principal. Eu, pelo menos, vi um carinho enorme com todo aquele universo, do como ele sugeriu homenagem a vários aqueles que já escreveram sobre o Cavaleiro das Trevas. Uma obra impecável e emocionante, admito.
O restante do volume conta com poucas participações do Batman em si, mostrando mais o universo a sua volta. Tudo bem detalhado e bem feito, inclusive a sátira feita na revista Preto e Branco.
Deixo cinco estrelas para esse volume porque, como fã, eu simplesmente adorei esse trabalho do Gaiman e provavelmente lerei diversas vezes tal volume.

1 | 2 | 3 | 4