Capitalismo e Liberdade

Capitalismo e Liberdade Milton Friedman

Resenhas - Capitalismo e Liberdade

Caroline 22/08/2023

O autor oferece uma ideia à noção de separação entre política e economia, sustentando que essas esferas estão intrinsecamente relacionadas, argumentando que a liberdade econômica é vital tanto para si mesma quanto como um meio de alcançar a liberdade política. Ao ressaltar a importância dessa conexão, ele desafia a percepção convencional da interação entre liberdade econômica e liberdade política.

Rodrigo 09/08/2023

Capitalismo e Liberalismo
Milton Friedman escreveu diversos livros e ensaios sobre capitalismo e liberalismo ao longo de sua carreira. Um dos livros mais influentes que aborda esses temas é "Capitalism and Freedom" (em português, "Capitalismo e Liberdade"), publicado em 1962. Nesse livro, Friedman explora as relações entre a liberdade individual, o mercado livre e a intervenção governamental na economia.

Aqui está um resumo das principais ideias apresentadas em "Capitalism and Freedom":

Liberdade Individual e Capitalismo: Friedman argumenta que o sistema de livre mercado é essencial para a preservação da liberdade individual. Ele acredita que as decisões econômicas devem ser tomadas voluntariamente pelos indivíduos, sem coerção governamental.

Papel Limitado do Governo: Friedman defende a ideia de que o governo deve ter um papel limitado na economia e na sociedade. Ele argumenta que o governo deve fornecer um ambiente estável para o funcionamento dos mercados, garantindo direitos de propriedade e aplicando regras justas, mas deve evitar interferências excessivas que possam prejudicar a liberdade econômica.

Escola de Escolha na Educação: O livro também aborda a ideia de escolha na educação, defendendo que os pais devem ter o direito de escolher a escola para seus filhos. Isso, de acordo com Friedman, incentivaria a competição entre as escolas e melhoraria a qualidade da educação.

Cronograma Monetário: Em relação à política monetária, Friedman defende a estabilidade na oferta de dinheiro, alegando que a instabilidade na oferta de dinheiro é uma das principais causas das flutuações econômicas.

Impostos e Redistribuição de Renda: Friedman critica fortemente os impostos progressivos e a redistribuição de renda excessiva, argumentando que eles podem desencorajar a produção e reduzir a eficiência econômica.

"Capitalism and Freedom" é uma leitura fundamental para quem deseja compreender as perspectivas de Milton Friedman sobre a relação entre o capitalismo, a liberdade individual e o papel do governo na economia. É importante observar que as ideias de Friedman também geraram debates e críticas ao longo dos anos, mas seu trabalho continua a influenciar o pensamento econômico e político.
Recomendo.

Cássio F B 17/04/2023

Capitalismo e liberdade
Am i right

Matheus 29/01/2022

A tese do autor em sua grande maioria é muito boa, muito dos seus ensinamentos usamos hoje em dia em diversas sociedades do mundo, porém na minha visão o autor é muito extremista em alguns pontos para defender sua tese de 0 ação governamental, dando ideias que no papel parecem que poderiam dar certo mas que sabemos que em prática seria muito pior do que o modelo que já temos.
O livro em si é ótimo mas peca nessa questão de ter uma visão extremista que pode não agradar muitas pessoas.

Adilson22 01/11/2021

Muito bom. Realmente um livro essencial para qualquer pessoa. Abre sua mente e esclarece pontos importantes do capitalismo.
William139 24/03/2023minha estante
Explorar explorar e explorar

camilossantos 18/07/2021

Boa introdução ao pensamento liberal
O livro trás alguns conceitos importantes sobre o pensamento liberal e numa linguagem relativamente simples. Para o meu caso em que estou começando a ler livros sobre esse tema acredito que foi uma boa introdução.
Friedman explica de maneira bem simples como o livre mercado pode resolver problemas econômicos e sociais que muitas vezes são tratados pelo Estado (ou problemas criados por ele). Através da leitura é possível ter uma perspectiva diferente sobre a solução desses problemas com o simples fato de existir concorrência e livre mercado, não apelando para uma mudança do jeito de viver das pessoas, como é comum em ideologias coletivistas.

Geovana 05/05/2020

Neste livro, Friedman aprofunda alguns conceitos oriundos do pensamento liberal, assim como traz soluções, inéditas ao liberalismo, para algumas mazelas decorrentes do intervencionismo estatal.

Rod Serling 21/06/2018

Otimo livro
Muito bom esse livro sobre a respeito do capitlaismo e uma discussao sobre as liberdades individuais.

Raquel 25/08/2016

Milton Friedman mostra de maneira didática como as liberdades econômicas e individuais estão interligadas, qual deveria ser a função do estado na sociedade, história dos Estados Unidos. Um ótimo livro pra quem tem interesse em estudar o liberalismo.

Daniel Rolim 04/06/2016

Forte apelo à liberdade, à ação, ao poder das pessoas de decidirem suas vidas de acordo com seus próprios valores e interesses.
Na prática, o único modelo econômico que se sustenta é o capitalismo. O resto, capitaneado tanto pela esquerda como pela direita, é a face da mesma moeda, o caminho da servidão.