Introdução à Biblioteconomia

Introdução à Biblioteconomia Edson Nery da Fonseca

Resenhas - Introdução à Biblioteconomia

MarcosQz 17/01/2023

Uma leitura agradável para quem tem interesse no tema ou estuda. Edson Nery nos fala sobre a história da biblioteca, da biblioteconomia, do livro, do leitor, de leitura e da biblioteconomia no Brasil de forma direta, mesmo utilizando de muitos termos em latim, francês e inglês, o que dificulta um pouco a leitura do livro livro, mas nada que impeça o entendimento da obra.
Me agradou duas falas sobre Ortega y Gasset, o que facilitou um pouco a leitura, já que li a obra de Ortega tempos antes.
Apesar de ser uma Introdução a Biblioteconomia, o livro não é bem uma introdução, apresenta mais fatos e dados, nada muito técnico, como se realizar esse ou aquele trabalho ou como cadastrar um livro. A obra de Nery é sobre a construção da biblioteconomia voltada para leitores, não para os livros.

Maura15 19/10/2022

Outro livro para quem quer se aventurar na área de biblioteconomia hehe
A metodologia é boa e o conteúdo melhor ainda

Leticia 29/06/2022

Leitura obrigatória de qualquer estudante de Biblioteconomia
Não há muito o que falar sobre a obra. É um clássico da área, que todo bibliotecário terá contato em algum momento da graduação. Ler e reler (como no meu caso) a obra de Fonseca faz parte da vida de qualquer profissinal da área.

Carol 10/01/2022

Mais um bate-papo do que uma introdução
É um livro que funcionaria melhor como uma conversa informal, um bate-papo sobre a área, já que passa longe de fornecer uma base sólida sobre a biblioteconomia. Apenas pincela conceitos rasos, além de definições já dicionarizadas sobre a área. Muita informação desatualizada, não sei como ainda o colocam em bibliografia de concurso.

Jéssica 31/08/2021

Um livro muito interessante e que, com certeza, contribui muito com minha formação. O autor faz um panorama histórico da biblioteca, do bibliotecário e do livro no Brasil.
Infelizmente ao longo do texto há diversas citações em outros idiomas e o livro não traz tradução, sequer em notas de rodapé ou ao final dos capítulos.

Camila.Moura 31/12/2020

Ótimo
Tem uma leitura envolvente, deve ser uma leitura obrigatória para todo estudante de Biblioteconomia.

Pandinha 19/06/2020

Importantíssimo
Estou estudando para concurso e muitas questões são em relação esse livro.
Recomendo muito.

Rhayza 07/03/2014

(...) "Quando, em 1952 e 1953, tentei em vão modernizar a Biblioteca Pública da Paraíba, ouvi de ilustre paraibano radicado no Rio de Janeiro a advertência de que o objeto era prematuro, porque seria preciso antes educar o povo. Ele desconhecia a vitoriosa experiência de países nos quais a biblioteca pública funciona como instituição educativa muito mais dinâmica do que a escola: a escola com suas matrículas, seus exames e outras exigências castratoras da aventura de ser e conhecer"... (p.57-58)

vsc bibliotecária 29/02/2012

Deixa a desejar
Li a atual edição e achei muito cansativa, principalmente nos termos idiomáticos sem tradução que Fonseca deixa à deriva, como se todo mundo fosse poliglota.
Os capítulos "Biblioteca" e "Bibliotecário" foram os mais úteis e explicativos.
Acredito que se o autor realmente se focasse na BIBLIOTECONOMIA, o livro teria sido bem mais atrativo.

Ruthlea Nascime 17/07/2011

O livro de E. N. da Fonseca foi exatamente o que o autor propôs no título, uma introdução à biblioteconomia. Explicou os conceitos gerais e traçou um histórico da ciência, além de propor alguns pontos interessantes, como a necessidade de a biblioteconomia ser um curso de pós-graduação.

Não sei se gostei ou não, mas foi bom relembrar alguns assuntos. Creio que é um livro que vale a pena ser relido volta e meia, ainda que alguns pontos sejam bem cansativos.
vsc bibliotecária 22/11/2011minha estante
E eu achei que só eu tive essa impressão...

vsc bibliotecária 29/02/2012minha estante
Como eu grifei as partes que achei mais interessantes e importantes e também fiz anotações, acredito que será pouco provável eu abri-lo novamente. E se for, lerei apenas as partes sublinhadas.
A leitura em si é um pouco cansativa.

Rachel 18/08/2010

Gostei das definições de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Para este autor, cada conceito é distinto um do outro, porém complementares.
vsc bibliotecária 29/02/2012minha estante
Esse capítulo realmente foi muito útil e acredito que seja tema de concursos públicos.

Murruga 09/01/2010

Melhor do que uma mera introdução...
Edson Nery da Fonseca é um dos grandes da nossa atual biblioteconomia em se tratando de Brasil e este trabalho nos dá a "prova escrita" de seu talento e erudição.

Este livro, por mais que intitulado "Introdução à Biblioteconomia", não é de modo nenhum, pelo menos para mim, um livro para leigos. Edson Nery abusa de termos em latim, grego e francês, tanto em citações como em conceituações, dificultando assim a assimilação de partes do texto. Datas e nomes não faltam nesta obra, há uma historicidade implacável em grande parte da explanação dos conceitos, em muitos momentos se é desejável pular 5 páginas e começar um novo capítulo.

Depois de citar algumas dificuldades encontradas na leitura, devo confessar que a organização e a exibição dos conceitos e idéias, assim como o tom aventureiro e humano de Edson Nery sobrepõem em muito esses pequenos detalhes. Desde o livro até o bibliotecário, passando pela biblioteca, pelo leitor e pela leitura, o professor Edson se destaca na sutileza e coerência de suas exposições, mesclando conceitos de Ortega y Gasset e Paul Otlet com textos e poesias de Mário de Andrade.

Concerteza, quem deseja conhecer mais sobre a biblioteconomia "humana", voltada para o usuário, deve ler este livro.

vsc bibliotecária 29/02/2012minha estante
Senti a mesma dificuldade nas citações.. Não custava nada colocar notas de rodapé.