Sayonara

Sayonara James A. Michener

Resenhas - Sayonara

San... 27/01/2010

Afora colocar o leitor mais próximo da milenar cultura japonesa, ao abordar o famoso teatro de sombras, a vida das atrizes japonesas e sua singularidade, trata-se de um romance muito bonito. Destaque para o casal amigo dos protagonistas, onde se percebe o desespero da guerra e as atitudes levadas a termo por conta do amor. Mostra, ainda, o choque de culturas e as dificuldades dos protagonistas em lidar com isso. Recomendo.

Ana SPV 16/01/2021

Não gostei
Um livro que encantou muitos. Mas não me encantou.
Achei o romance chato. Não criei muitas expectativas por isso que não estou decepcionada com o livro mas não indico e não lerei novamente.

Lobinha Sincera 05/06/2021

Nao tenho como dizer com palavras o quanto esse livro mexeu comigo ...ainda to refletindo esse final q por mais que eu esperava algo assim, não esperava q me envolvessem assim ...chorei sentindo como se a injustiça que o preconceito nos causa .

Ana 17/10/2017

Choque entre distintas culturas
Correndo o risco de parecer clichê, afirmo que esse livro retrata alguns aspectos que são universais, quando ocorre o encontro entre duas culturas, dois mundos diferentes, de repente. É uma história muito bonita de amor entre um militar americano e uma moça japonesa chamada Hana-ogi, que também o ama, e os dois, juntos, blindados por seu amor, tentam vencer os preconceitos e dificuldades da época. Esse livro me arrancou suspiros, vibrei e chorei junto com o casal. Preciso reler, inclusive.

Debora956 01/03/2024

História de amor
Outro livro que ganhei da vizinha, a história é sobre um romance entre um oficial da aeronáutica americana com uma atriz teatral japonesa. O tempo se passa durante a guerra da Coreia (que aconteceu depois da segunda guerra mundial e antes da guerra do vietnã), nesta epoca existia muito preconceito contra os orientais. A história começa com um outro soldado americano casando uma japonesa. O protagonista já era noivo de uma filha de general, mas a futura sogra era uma chata e os noivos acabam brigando. Nisso, o protagonista acaba se apaixonado por uma atriz. A história me lembrou muito a peça teatral japonesa "madame butterfly", que chega a ser citada no livro. Demorei mais do que eu gostaria porque a as conversas entre o protagonista e a futura não-sogra é muito chata e enrolada, deixando o livro 50% se arrastando e depois melhora. A impressão que eu tive que o autor se empolgou no início do livro e viu que a história iria ficar muito grande, então ele resolveu terminar o livro muito rapidamente, e acabou sendo "atropelado" e pouco desenvolvido. Também foi feito um filme desta história, nos anos 50, e o ator Marlon brando é o protagonista, algumas fotos do filme estão nesta edição.