As Melhores Histórias da Mitologia Africana

As Melhores Histórias da Mitologia Africana Carmen Seganfredo

Resenhas - As Melhores Histórias da Mitologia Africana

Drakomanth 16/03/2021

Desconto
Não sei se foi a Carmen Seganfredo ou o próprio A. S. Franchini que questiona no inicio da obra: "um fato claramente observável é o de que os deuses africanos continuam a estar em segundo plano na preferência dos aficionados pela mitologia (...) Mas, afinal, o que acontece para que (...) não mereçam dos entusiastas da mitologia o mesmo apreço...?"
Eu poderia responder com o maior prazer. Mas a obra é muito boa, apesar dos motivos óbvios envolvendo a falta de e, ao mesmo tempo, constatação da existência do sangue divino, passando até por filhos gêmeos de mães diferentes. Isso sem contar que a obra poderia ser um exemplo de resistência bem melhor se tivesse sido levada mais a sério. Na duvida, releiam o que fizeram. Não há desculpa para falta de uma organização cronológica nas narrativas, era o mínimo necessário.

Zi 02/04/2020

1º livro da quarentena #desafioSkoob
1º livro iniciado e concluído na quarentena
Os contos são muito ricos, um tanto confusos quando temos muitas versões das mesmas histórias (ex: a separação do céu e da terra/origem de Omulu/a oferenda obrigatória a Exu, entre outras). Os casamentos e separações então... grande confusão!
A forma cômica da narrativa é muito mais harmoniosa do que a apresentada no "Lendas chinesas", aqui é mais natural.

Recomendo? Bastante!!

#desafioSkoob

Lucas 10/03/2018

Um bom ponto de partida
Esse livro já estava na minha lista de leitura há um bom tempo, mas só o coloquei na meta de leitura de 2018 por causa do filme do Pantera Negra, uma vez que notei que não conhecia muita coisa da cosmovisão dos povos africanos. E não foi por minha culpa. A verdade é que apesar desta cosmovisão ser tão rica e tão importante, ela não é tão popular quanto a cosmovisão greco - romana ou mesmo a dos povos nórdicos.

Neste livro, o foco está nas lendas do povo iorubá, que teve um papel fundamental na história do povo brasileiro. Ao longo das narrativas, é possível perceber que os deuses, ou orixás, são seres peculiares: são bons e maus, clementes e vingativos, justos e injustos - tudo depende das circunstâncias. Os autores souberam como utilizar uma linguagem atual para contar as histórias aqui apresentadas. Além disto, estes se esforçaram para compilar as mais diversas narrativas sobre mesmos temas. Mas isto é uma tarefa bastante complexa, principalmente se levarmos em consideração o fato desta cosmovisão ainda ser atual, com diversos adeptos que trazem as mais diversas versões.

Recomendo a leitura para quem, como eu, quer conhecer mais da cosmovisão dos povos africanos e não sabe por onde começar.

Wlad 15/04/2016

Agradável, porém, confuso
Todo o Panteão dos principais Deuses africanos encontram-se neste livro.
Praticamente todos, até hoje, são cultuados e adorados nas religiões afro-brasileiras.
Escrito de forma moderna e nada rebuscada, o livro proporciona momentos de lazer com pequenos contos narrando as aventuras e confusões desses seres mitológicos.
Sem dúvida, Exú é o mais divertido de todos.
Somente uma ressalva se faz: um mesmo Deus pode ser conhecido por mais de um nome e os nomes entre os deuses são parecidos, causando confusão. Um glossário no final do livro com os nomes das divindades, seus apelidos e seus atributos ajudaria muito.

Dede Silva 03/03/2012

O Amor deixa historias!
Conhecendo as lendas da africa, a força do orixá, sua historia personalidade.
Mãe Africa guarda muitos segredos, que revelados apagam falsos conceitos.

André Goeldner 06/05/2009

Enriquecedor
Eu só conhecia a mitologia grega, romana, egípcia e um pouco da nórdica, por isso, fiquei espantado. A mitologia africana é tão ou mais rica e divertida que as demais.
Pena que as escolas nunca tenham me incentivado a ler antes, pois, com certeza, sou muito mais africano do que grego, romano, egípcio ou nórdico.

Adorei!
Marcus.Cobain 24/04/2019minha estante
(sou muito mais africano do que grego, romano, egípcio ou nórdico)-Egito tbm é na africa meu jovi. Sem querer ofender. :D

J. Modesto 03/02/2009

MARAVILHOSO!!!
O livro é fantástico. Seu acabamento gráfico e visual foi muito bem feito e os autores selecionaram contos da mitologia africana com grande maestria. Os contos envolvendo Exu são os mais divertidos. Deveria ser leitura obrigatória dos brasileiros, pois, certamente, estariamos conhecendo um pouco de nosso própria cultura. RECOMENDO.