Elefante Bartolomeu Campos de Queirós
Bartô

Resenhas - Elefante

Ana Elisa 13/03/2023

18ª leitura de 2023
Livro recebido para o acervo da Sala de Leitura da escola em que trabalho.

A capa e o nome do livro me chamaram a atenção mas não esperava uma história bonitinha assim, com uma relação linda entre entender o que é o amor e o que ele pode nos oferecer, como por exemplo o ciúmes.

Amor é liberdade e livro mostra isso singelamente

Josiane.Bengtsson 14/03/2017

Amei ?
Linda história, muito sensível e tocante, li para o meu filho dormir e ele amou... depois senti uma paz imensa.
Um livro pequeno, porém de uma beleza sem igual!

Maize 30/09/2016

Um livro que te faz mergulhar no sonho e nele experimentar e refletir sobre os diferentes sentimentos: amor, insegurança, ciúmes, coragem e sobre nossa identidade, "eus" escondidos, de como o amor inventa.

Arthur 27/07/2017

Elefante: uma viagem onírica aonde todas as coisas são maravilhosamente possíveis
Com uma prosa poética bastante sensível (seu traço típico, aliás), em "Elefante", Bartolomeu Campos de Queirós conduz o leitor a uma viagem onírica. Nesse sonho, somos convidados a refletir acerca da liberdade, a qual, com seus ventos, sopra possibilidades infindas, incontroláveis e inescrutáveis.

Adentrando no sonho do (e com o) narrador, conhecemos as redes atrás das quais ele sempre se esconde, o que nos leva a conhecer não apenas o elefante que cabe na palma da sua mão, mas o seu íntimo, onde se encontra a verve dos seus sentimentos mais profundos. A delicada exposição do íntimo do narrador funciona como um espelho do interior do leitor, que pode, através e a partir da leitura de "Elefante", realizar um mergulho nos recônditos de si próprio. Assim como o narrador, que quanto mais conhece o elefantinho, mais se descarna e, consequentemente, mais conhece a si mesmo, quanto mais o leitor imerge nesse sonho, mais percebe que sonhar é uma potente via para se encontrar a liberdade e, com isso, compreende a importância de se despir de tudo quanto é restritivo, pois "no sonho, a liberdade voa com mais asas".

As ilustrações de Bruno Novelli (9LI) expressam perfeitamente a essência do texto de Bartolomeu, por meio de traços em formato de redes que mesclam concretude e nebulosidade. Criando imagens oníricas, que, ao mesmo tempo, se apresentam de forma palpável e compreensível, mas sem perder o caráter fantástico e suprerreal, o ilustrador captura e transmite a essência do texto do poeta.

Nas páginas de "Elefante", vislumbramos como a suspensão de tudo quanto pode limitar a liberdade conduz a um autoconhecimento, ainda que indizível ("Sonho, mas não digo palavra"), visto que "no sonho tudo é uma verdade indecifrável". Utilizando-se do sonho, um terreno onde reinam a liberdade, a imaginação e até mesmo o desconhecido, Bartolomeu nos guia numa viagem que somente (nas palavras da poeta mineira Henriqueta Lisboa acerca do autor) "aquele que mergulha nas águas profundas da preexistência e da inocência, o que aporta à ilha onde todas as cousas se tornam maravilhosamente possíveis"; seria capaz.
raonypimentel 08/09/2017minha estante
Isso não é só uma resenha, é quase um texto de apoio incrível para a leitura! Adorei!!!!

MF (Blog Terminei de Ler) 28/08/2017

Uma metáfora onírica para o amor
"Elefante", do poeta mineiro Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012), nascido na cidade de Pará de Minas. Eu li esse livro junto com minha filha. Sempre que posso leio para ela, tentando seguir o exemplo de minha mãe, que lia para mim quando pequeno. Trata-se um texto em prosa poética. O narrador é um homem que está sonhando e, em dado momento, aparece no sonho a figura de um elefantinho do tamanho da palma da mão. Com o andar das páginas, percebe-se que o elefante é uma metáfora para o amor, representado em suas diversas formas, e a forma como lidamos com esse sentimento como, por exemplo, o medo de sufocar a pessoa amada. Ler poesia para minha filha é sempre interessante pois ela me faz perguntas diferentes. Dessa vez, durante a leitura, ela me perguntou o que era "passado" e "insignificância". E, talvez, influenciada pelo sonho e paz da leitura, ela acabou dormindo em meus braços...

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2017/06/07/elefante-bartolomeu-campos-de-queiros/
Marcelo L. 11/10/2017minha estante
Que lindeza! Quantos anos tem sua filha? Eu tenho uma sobrina de um ano e meio, adoraria ler esse sonho pra ela haahah, mas acho q ela ainda é muito pitica..

MF (Blog Terminei de Ler) 11/11/2017minha estante
Obrigado pelo comentário, Marcelo! Minha filha tem 6 anos. Acho que vale a pena você tentar ler pra sua sobrinha por dois motivos: 1) é uma experiência agradável para ambos. 2) A editora Cosac Naify fechou e, cada dia que passa, os livros dela vão se esgotando. Abraços!

meriam lazaro 21/09/2017

Elefante
Imagine um elefantinho que cabe inteiro na sua palma da mão. Queria muito esse livro infantil. Daqueles para ninar gente grande e miúda. Ilustrações lindas, acabamento impecável e história que nos remete à primeira leitura do Pequeno Príncipe, mas agora sem o véu da inocência. Não há o que falar além disso sem revelar demais.

cecilia.gonzaga.1 20/01/2018

Elefante
É o tipo de leitura em forma de poesia que serve para crianças, adultos e idosos e vai encantar...

isa.dantas 12/05/2018

Não estava preparada para o que li. Quem simbologia linda feita com o elefante!

Capas e Capítulos 01/08/2018

Gostei porém confuso haha
O tipo de livro rápido, para ler em 20 minutos, elefante me prendeu do início ao fim mesmo me deixando confusa e sem entender em vários momentos. O livro tem pequenos versinhos e muitas ilustrações. Fala de um sonho com um elefante, é bem perceptível que muita coisa são grandes metáforas, possivelmente o tipo de livro que quando mais você ler mais você ver coisas diferentes.

Giulianapetrucci 13/12/2018

Para ler,reler e releler
Bartolomeu Campos de Queirós é um mineiro que mostra que compreende de sentimentos imprimindo no leitor o que sente.
Nessa história,sobre um elefante que aparece nos sonhos do personagem, o autor mostra que a força arrebatadora do sentir está na sua delicadeza e fragilidade. Assim, ele relembra da vulnerabilidade a que estamos suscetíveis,mas que mesmo nessa condição , não queremos abrir mão,por pior que possam ser as consequências.
É um livro muito curto ,de ilustrações incríveis ,que remetem ao mundo abstrato dos sonhos de cores contraste - azul e laranja- e fazem o leitor se sentir embriagado durante a leitura.
"Descobri que o amor tem suas invenções. Em sua pele rugosa meus olhos viam veludo e onda. Em seus passos lerdos,eu via o andar leve de gato. Em seu silêncio,eu perscrutava consentimento."

site: https://www.instagram.com/livrosdepetrucci/

Fabby 10/08/2020

Certamente, o livro mais delicado e precioso que já li. Vou levá-lo comigo pra sempre!

Marina.Castro.F 07/12/2020

Sobre os sonhos e o amar
Bartolomeu Campos de Queirós sempre com seu jeito único de organizar palavras simples de um modo que entram em nossos corações e nunca mais saem. Ele é incrível e este livro também.