Contos de Grimm Volume 2

Contos de Grimm Volume 2 Irmãos Grimm

Resenhas - Contos de Grimm Volume 2

cfsardinha 13/07/2011

Os irmãos Grimm foram dois escritores e estudiosos alemães que dedicaram quase toda a vida a pesquisar as raízes da cultura de seu país. os contos presentes neste livro eram contados oralmente por várias gerações, até que os irmãos decidiram passá-las pro papel. Cuidadosamente registradas, essas narrativas se eternizaram e passaram a encantar pessoas do mundo inteiro.
Alguns aspectos negativos das lendas continuavam presentes, mas o que predomina, sempre são a esperança e a confiança na vida. É possível observar essa diferença, por exemplo, nos finais da história de Chapeuzinho Vermelho, que terminava com o lobo devorando a menina e a avó, e os Grimm alteraram para o caçador abrindo a barriga do lobo, deixando que as duas fiquem vivas e felizes enquanto o lobo morria com a barriga cheia de pedras que o caçador coloca.

Veja abaixo o título das histórias desse volume:

O príncipe sapo
João fiel
A luz azul
A Gata Borralheira
O jovem gigante e o alfaiate
Os corvos e o soldado
Abide
João e sua esposa Maria
Cereja ou a noiva sapa
Mamãe Holle
A água da vida
Pedro, o guardador de cabras
Os quatro irmãos sabidos
O noivo ladrão
Os três preguiçosos
Os sete corvos
Rolando e passarinho-de-maio
O camundongo, o pássaro e a linguiça
O zimbro

Leiturasdarich 11/09/2020

Eu adoro os contos dos Irmãos Grimm, mas a versão original da Gata Borralheira com a filha da madrasta cortando o dedão para entrar o pé no sapatinho é algo que julgo assustador para contar para uma criança. 😰

site: www.instagram.com/leiturasdarich

bella 22/10/2021

Ler livros clássicos, clássicos da infância!!! Amo demais! Uma escrita leve, histórias tranquilas de ler.

Os irmãos Grimm foram dois escritores e estudiosos alemães que dedicaram quase toda a vida a pesquisar as raízes da cultura de seu país. os contos presentes neste livro eram contados oralmente por várias gerações, até que os irmãos decidiram passa-las pro papel. Cuidadosamente registradas, essas narrativas se eternizaram e passaram a encantar pessoas do mundo inteiro.

Bia 15/01/2024

Contos realmente infantis?
Gostei mais do volume um do livro, primeiro porque abrangia as histórias principais, e segundo porque eram menos macabras. Apesar de levar em consideração o período histórico que eram escritos, os contos trazem marcas daquela época que muitas vezes vemos como absurdo agora (e não contáveis para crianças kkkkk). Apesar disso, me diverti vendo os absurdos narrados com a maior naturalidade.