Evil Dead - A Morte do Demônio

Evil Dead - A Morte do Demônio Bill Warren

Resenhas - Evil Dead - A Morte do Demônio

Noris 12/03/2014

Essencial para quem curte os filmes de terror dos anos 80
Até o começo desse mês eu tinha uma tremenda falha de caráter: nunca tinha assistido a trilogia Evil Dead. O empurrão que eu precisava veio através do livro Evil Dead: Arquivos Mortos, escrito por Bill Warren e transformado numa linda edição de luxo pela Darkside Books.

Bill Warren, esse danado crítico de cinema, conseguiu reunir documentos, entrevistas e muitas, muitas, muitas informações sobre Sam Raimi, o diretor e roteirista da série de filmes, dos produtores Bruce Campbell e Rob Tapert, sobre a criação desses filmes e também sobre os desenvolvimentos de hoje da obra, que ganhou um musical e um remake.

Com imagens raras de backstage e cheia de curiosidades, a leitura agarra nossa atenção, narrando os mais diversos contratempos sofridos na produção, desde atrizes machucadas no bosque, estranhos bêbados que apareciam na locação e homens de peruca atuando no lugares de atrizes que abandonaram a gravação.

É um livro que julguei pela capa e o resultado foi bem melhor que a expectativa. Termino o mês de fevereiro não só com um livro lido, mas também tendo finalmente assistido clássicos que criaram escola ao juntar terror gore e comédia. Recomendo muito, para todos quem curtem a trilogia original ou tem interesse em produções cinematográficas.

site: http://www.coisashorrorosas.com.br/2014/02/dldotigre-evil-dead-bill-warren.html

Alex 21/06/2022

Ótima pedida para os fãs!!
Ótima obra, contando as curiosidades e dificuldades enfrentadas para se fazer a saga Evil Dead. Lembra amigos conversando em um bar, lembrando suas aventuras.

Geovana Rodrigues 20/10/2020

Para os fãs de carteirinha do lado Dark das Artes, a Coleção Dissecando é puro deleite! No livro, temos toda a trajetória do diretor Sam Raimi contada pela palavras do autor Bill Warren. Imagens, transcrições, roteiro, bastidores, entrevistas... tudo nos é oferecido em um prato montado lindamente pela edição da editora, já conhecida pelo capricho e detalhes.
Evil Dead foi rodado praticamente com uma câmera simples, com orçamento baixíssimo e muita força de vontade, no interior do Tennessee, sendo hoje, um dos filmes de terror mais consagrados.
Memorável a cena de Ash, protagonista principal, com a serra elétrica (ou motosserra, pra mim é a mesma coisa rs).
Seja no filme antigo ou nas versões mais atuais, os amantes do gênero conhecem (ou ainda irão conhecer, pois clássicos são clássicos rs) a cabana onde o livro dos mortos, Necronomicon (encadernado com pele humana e escrito com sangue) é encontrado, os demônios libertados e toda a bagunça é feita.
A Morte do Demônio é um livro para fãs, feito por fãs

site: https://www.instagram.com/capitulo_20/

Hobbits Leitores 03/11/2021

Para interessados em algo mais...
Quem gosta de filme trash e gore, conhece Sam Raimi e companhia. E se curtiu os filmes terá um prato cheio. Desde a formação acadêmica de diretor e produtor, acompanhamos como foi o processo de criação, produção, lançamento e tudo mais que engloba a produção de filmes. Orçamento curto, experiência limitada, mas um objetivo em mente de lançar uma grande obra de terror.

O filme é um clássico para amantes do gênero, e apesar dos erros (claro que também apontados no livro), ainda é lembrado como clássico e deu origem ao seriado que me encanta e dá continuidade a história, Ash vs. Evil Dead, que recebeu o manto da galhofa trash e usou com orgulho.

Além de tudo tem entrevista com pessoal da técnica, gente que ouvimos sobre até hoje como Greg Nicotero, maquiador de efeitos especiais que trabalha no seriado The Walking Dead.

Em resumo: gosta dos filmes ou do gênero? Leia. Não tem apego nenhum ao tema? Não force. Eu adoro trashêra, gostei do livro e indico para quem, como eu, fica encantado com efeitos práticos e como funciona uma produção por trás das câmeras.

Por Thiago Natus.

site: https://www.instagram.com/p/CEXnS6NjcPW/?utm_source=ig_web_copy_link

Nanie 07/09/2013

Evil Dead
Livro muito interessante para os amantes de clássicos do terror e interessados na construção desses filmes.Não indico para pessoas como eu que não conhece ou não aprecia esse estilo.
LidoLendo 22/01/2014minha estante
Gostei de sua resenha, Nanie! Realmente esses livros que estão sendo lançados pela DarkSide Books sobre os clássicos do cinema de terror, interessam mais à quem gosta do estilo e dos filmes! Como eu adoro, os livros são ótimos! ;)

Ítalo 15/01/2015

Dissecando Evil Dead
Comprar esse livro é como adquirir uma edição especial dupla em DVD recheado de extras. É como “ler um documentário” completo e definitivo sobre a produção dos filmes que compõem a trilogia The Evil Dead (com direito a “comentarios em audio” por Bruce Campbell detalhando cenas dos filmes da trilogia)

Como o próprio autor Bill Warren explica, grande extensão do livro é dedicado ao primeiro filme, simplesmente pelo fato de ser lembrado com mais carinho e emoção pelos envolvidos. Eu acrescentaria que The Evil Dead (1981) realmente merece mais espaço pois tanto as histórias de bastidores quanto a repercussão da película carregam uma importância muito maior que os demais filmes (apesar de TODOS serem excelentes).

A produção de Book of the Dead (primeiro nome do filme) envolve a conhecida Jornada do Cineasta Amador. É a velha história clássica que envolve a paixão por fazer cinema que começa com pequenos filmes caseiros feitos em Super 8, a decisão de fazer o salto para a tela grande (no caso aqui dos Drive Ins), as dificuldades de uma produção de baixíssimo orçamento, o quase não finalizamento da obra, os desafios de distribuição e finalmente a consagração.

A estréia de Sam Raimi na direção de um longa metragem é historicamente conhecida como um dos grandes debutes cinematográficos. Um atestado de futuro promissor de um jovem mais apaixonado por comédias (principalmente Os Três Patetas) e que pouco interesse tinha por (vejam só!) filmes de terror. Com um roteiro econômico em originalidade mas compensado com uma edição seca e precisa unida a movimentos de câmera desconcertantes e modernos, o filme virou um clássico cult.

A primeira parte do livro é quase um curso de cinema de guerrilha, detalhando desde do financiamento do filme junto a comerciantes e médicos da cidade, passando pelos desafios de uma filmagem com orçamento nulo (na falta de um simples aquecedor, a equipe precisou queimar moveis para se aquecer durante um período de forte frio), desistência de parte da produção, enfim tudo que poderia impedir que o filme fosse finalizado. Mas a forte amizade de Sam RaimI (diretor), Bruce Campbell (ator) e Robert G. Tapert (produtor) junto de uma paixão enorme e quase inocente de produzir o primeiro longa foram os motivadores na superação dos obstáculos da produção.

A edição preparada pela DarkSide está de sacanagem (no bom sentido). O projeto gráfico que ficou a cargo da Retina 78 é infinitamente superior a edição norte americana. No lugar de capas genéricas e fotos de bastidores jogadas a esmo nas páginas como na edição internacional, aqui encontramos duas edições diferentes (uma “Classic” em brochura e uma capa dura “Limited Edition”), belas imagens em preto e branco que ora tomam paginas duplas, ora se integram maravilhosamente ao texto, surpreendendo no posicionamento elegante e eficiente.

Logo no começo em uma nota da edição explicando sobre a confusa tradução dos nomes que os filmes receberam no Brasil, a editora já demonstra que os responsáveis são conhecedores do assunto e passam a segurança necessária de que as informações ali contidas não se perderão na tradução. Mais um ponto extra.

E como bônus, ainda temos dois curtos capítulos extras sobre o musical e o remake que não apareciam na versão original. Eles pouco acrescentam e poderiam muito bem ter sido deixados de lado, mas mais uma vez, talvez pela vontade de apresentar uma obra completa, a editora optou por inclui-los o quê, de novo, demonstra respeito pelo leitor.

A DarkSide trabalha com pequenas tiragens dos seus livros, o que é sensato dado que a estratégia da editora é focar em nichos específicos. Por isso um conselho: esse é o tipo de livro que, ao esgotar, custará pequenas fortunas em sites de vendas. Então, seja pela vontade de ter um item de colecionador, seja você um fã de Evil Dead, ou, simplesmente pelo fato de incentivar esses caras que tiveram coragem de entregar uma obra tão luxuosa e bem acabada como essa num mercado editorial sem tradição nesse tipo de literatura, compre o seu agora.

Podem existir várias outras razões para querer se adquirir o livro; curiosidade cinematográfica, admiração pela trilogia ou pelo diretor, o gosto pelo gênero de horror, entre outras. Mas gosto de imaginar que alguém irá ler o livro e devorá-lo em pouquíssimos dias, simplesmente irá pegar sua câmera, juntar uma galera e fazer um filme.

O livro é como um Necromicon por si só, capaz de deixa-lo possuído; seja pelo desejo imenso de fazer um filme como esses caras ou de rever toda a trilogia pelo prazer de vê-la com novos olhos.

Natus 21/07/2020

Para interessados em algo mais...
Quem gosta de filme trash e gore conhece Sam Raimi e companhia. E se curtiu os filmes terá um prato cheio. Desde a formação acadêmica de diretor e produtor, acompanhamos como foi o processo de criação, produção, lançamento e tudo mais que engloba a produção de filmes. Orçamento curto, experiência limitada, mas um objetivo em mente de lançar uma grande obra de terror.

gleysonWHO 30/12/2020

A MORTE DO DEMÔNIO
Para Escrever o Livro, Bill Warren Teve acesso total ao arquivo de Raimi e das três produções e nos revela detalhadamente e sem censura alguma o making of dos filmes, incluindo longas e exclusivas entrevistas com o elenco e a equipe de produção; fotografias raras e inéditas da filmagem; o storyboard; esboços dos concepts e figurinos dos demônios; histórias dos bastidores das filmagens

Kirla 11/01/2022

Sabe aquele livro que tu pensa "talvez seja interessante, vou ler" mas não dá muita moral? Pois então, eu fui nessa pegada com esse livro já pensando que poderia ser tosco. Mas o que recebi foi um livro super bem escrito e divertido de um fã dos filmes que pesquisou e entrevistou todos os envolvidos e nos mostra como foram feitos desde o roteiro até os efeitos. Eu me senti participante das filmagens e do elenco! E parte final, os filmes comentados por Bruce, Rami e Sam é absurdo de fantástico! Sério, eu ria lendo. Eu tinha a intenção de dar esse livro depois de ler, mas me apaixonei tanto que vai ficar na minha estante pra sempre!

Douglas.Poliesti 02/03/2017

Essencial
Se você é fã de Evil Dead, ou do diretor Sam Raimi, ou da produção de filmes em geral, vai amar esse livro. Repleto de curiosidades e informações sobre a produção, os atores é as histórias por trás desses filmes.

Reemilk 14/08/2017

Por trás das Câmeras
Luz, Câmera, ação!
Me senti uma verdadeira diretora lendo o Livro e me aprofundando em cada detalhe ocorrido antes, durante e depois do lançamento do filme. Livro carregado de imagens o que não o torna nada cansativo. Para um Cinéfilo é um livro indispensável na estante. Saber detalhes de um filme feito com um orçamento vergonhoso, diversos materiais "emprestados", improvisos por toda a parte e que estourou nos anos 80 se tornando um verdadeiro clássico do terror, é muito bacana. Super recomendo aos fans de Terror Trash.

Paulo Silas 25/03/2014

Magnífico. Um prato cheio para os fãs do(s) filme(s)!

Dissecando todas as curiosidades possíveis sobre a série "Evil Dead"(A Morte do Demônio/Uma Noite Alucinante), o autor traz ao leitor um deleite fundamental para todos os fãs e apreciadores da obra.
Abordando todo o processo de criação de cada um dos três (quatro) filmes, o livro apresenta as dificuldades com a produção de cada um deles, relatando a história por trás das câmeras: a amizade do trio responsável pelo sucesso (Rob Tapert, Sam Raimi e Bruce Campbell), as dificuldades com o orçamento, o processo criativo, as formas com as quais as cenas dos filmes foram gravadas, o fenômeno do sucesso que estourou no mundo todo e várias outras curiosidades.

O que geralmente é visto nos extras de um DVD, pode ser lido neste livro sobre a série, com o "plus" de que nesta obra o destrinchar do filme vai muito além do que seria possível num "disco bônus".

Não bastasse o louvável estudo bastante abrangente sobre o filme, a edição brasileira ainda traz outras excelentes novidades, como o enredo resumido (mas não tanto) dos três filmes com os comentários de ninguém menos que Bruce Campbell.

Leitura obrigatória aos fãs. Recomendadíssimo!

Rusbis 28/11/2014

Confira a vídeo-resenha de "Evil Dead, A Morte do Demônio: Os Arquivos Mortos" no canal literário Ler Vicia. Vem comigo!

site: https://www.youtube.com/watch?v=lBb5cMRLFbM
Kau 28/11/2014minha estante
Esse eu quero ler o//

Maísa Andreoli 20/01/2016

"Evil Dead - A Morte do Demônio" faz parte da coleção "Dissecando", da Editora Darkside (conheça os outros títulos clicando AQUI). A obra demonstra como foram as etapas de produção do clássico do terror. O livro reúne informações sobre a trilogia original, possuindo, ainda, dois capítulos extras dedicados ao musical da Broadway e ao remake de 2013.

Inicialmente, a obra é focada nos criadores da série: Sam Raimi, Robert Tapert e Bruce Campbell, explanando a amizade entre eles, que existe até os dias atuais. Além disso, Bill Warren explicita um pouco da história deles e suas experiências com cinema e filmagens em geral.

Evil Dead é um filme cult do gênero, e revelou Sam Raimi como diretor. O filme foi elaborado por jovens criativos e talentosos, que se esforçaram (e muito) para a realização do projeto. O processo de criação da série é bem detalhado pelo autor, indicando a dificuldade com o orçamento da produção e montagem do filme.

A obra é recheada de material constando informações sobre bastidores e entrevistas, contando, ainda, com inúmeras imagens das gravações e pôsteres, e três capítulos com comentários de Bruce Campbell sobre cada filme.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2016/01/dica-de-leitura-evil-dead-morte-do.html

André 10/03/2017

Ahhh como eu amo a Darkside! Provavelmente é o meu filme favorito de todos os tempos e pra quem é fã também, não pode perder esse livro!