O Plano Infalível

O Plano Infalível Lynn Schnurnberger

Resenhas - O Plano Infalível

Victor108 10/02/2024

O plano quase infalível.
O que mais cativou nesse livro foram as referências ao mundo pop e os diálogos com um ótimo timing de humor, nada muito forçado para soar cômico. Criei uma expectativa para que o ocorresse um plot nos últimos capítulos que não aconteceu e que me deixou um pouco desmotivado pois em alguns momentos a leitura fica um pouco monótona mas o final deixou meu coração quentinho.

???

Carous 10/03/2020

Leitura agradável, como todos os livros que Lynn Schnurnberger coescreveu com Janice Kaplan, com o típico humor ácido da autora.

Aliás, sinto que preciso ler urgentemente um livro solo escrito por Janice Kaplan para entender quais as marcas dela. Porque "O plano infalível" traz marcas muito similares das outras obras das autoras, eu fiquei curiosa para saber em que Kaplan contribui quando ela coescreve suas histórias.

Uma das marcas mais evidentes é que se trata de um chick lit voltado para o público feminino que se assemelha à Lynn: branco, padrão, rico, com problemas que apenas ricos têm e cuja solução seria economizar e cortas as futilidades. Mas ao menos ela escreve isso com maestria e nos faz rir.

Eu gostei de todos os personagens da história, até das adolescentes. Por um milagre não são meninas mimadas contribuindo para o estresse de True diante da falência nem para aumentar a crise no casamento dos pais. Pelo contrário, foram super compreensivas, são independentes, engraçadas e feministas (genérico, né? Mas vá lá). Tudo em um nível crível que adolescente deve ter.

Também gostei de como Lynn abordou a relação de True com a mãe, explorando a maternidade com mais profundidade. A mãe de True, cujo nome já esqueci, parecia ser o estereótipo da mãe fútil e ruim porque sua filha não era bela nem sucedida como ela pretendia, mas ao longo das páginas veremos um outro lado da personagem e entenderemos os motivos dela, aparentemente, não sentir orgulho nem de ser mãe nem da filha.

Respiro aliviada porque o marido de True não é um babaca, nem usou a crise financeira da família para se tornar um. Não arrumou uma amante, tentou sair pela tangente da sua responsabilidade nem empatou a esposa enquanto ela pensava em soluções para eles enquanto não surgia um novo emprego que os salvasse do sufoco. Foi bom também ver True conversando abertamente com o marido sobre a mancada dele esconder da esposa que foi demitido e que as economias da família iam mal.

Claro, o livro tem humor e uma parte dele se apoia em fazer comentários sobre o peso de outras personagens femininas menores. Acho que teve até um comentário que ultrapassou o limite e pode ser classificado homofobia, não tenho certeza. Torci o nariz para isso porque é desnecessário ser gordofóbica e lesbofóbica.

Apesar dos pontos positivos que posso listar, o grande problema do livro é justamente o plano infalível que dá nome à história. Não só ele aparece lá pela metade do livro - ou depois disso - como é logo descartado. Quanto a isso, foi um balde de água fria porque gostaria de ter visto mais sobre o novo negócio de True.

Stela 11/01/2022

Decepção!
Nossa me decepcionei tanto com esse livro, pela sinopse estava esperando uma história melhor. Além disso, não curti tanto o desenvolvimento, ele só começa a ficar melhor em mais da metade.
Enfim,não chega a ser de todo ruim, mas também não chega a ser uau, posso dizer que foi razoável.

Chellyads 29/08/2021

Envolvimento
Preciso me lembrar do quanto fiquei envolvida com essa história e todos os personagens, como passei horas imersa na louca vida de casais e filhos e vós que estão bem mais em forma que eu. Preciso lembrar de como parei várias às vezes para contar as fofocas do livro para a minha mãe, como se fosse algo que estava acontecendo com uma amiga. Eu adorei essa leitura embora tenha visto tantas avaliações que me faria duvidar que gostaria. Ainda bem que me dei essa chance, que encontrei um livro que funcionasse tanto para mim.

Carol Portela 12/07/2013

Passatempo pouco envolvente
Achei o livro razoável. Não é de se jogar fora, mas você demora a se envolver com os personagens, e a história não é muito convincente. Não conhecemos muito bem a personagem principal, a Truman.

Confesso que cheguei em pensar a abandonar a leitura, mas como o livro é curtinho, resolvi dar uma chance e ler até o final.

Não indicaria.

Nathy 04/12/2013

O Plano Infalível – Lynn Schnurnberger – #Resenha | O Blog da Mari
Quando peguei esse livro para ler foi pensando que poderia me ajudar a passar a tarde e não estava com as expectativas muito altas e ainda bem porque desse jeito consegui aproveitar muito a leitura do livro que levou apenas uma tarde. A história contada é de Tru Newman que parecia ter a vida perfeita, uma mulher que vivia para cuidar do marido, de suas filhas gêmeas e de eventos sociais tudo caminha da melhor forma possível até que seu marido perde o emprego e ela se encontra diante de uma situação totalmente nova. Por fim, decidi que irá abrir uma agência para acompanhantes que tenham quarenta anos, confesso que não estava empolgada com isso e fiquei pensando em como a autora faria para que a personagem chegasse nesse ponto e isso não me agradou foi uma situação muito inusitada que na minha mente não fazia o menor sentido.

Com a narrativa em primeira pessoa a autora consegue descrever com perfeição os passos de Tru e todas as situações tanto que não senti a menor falta em ter conhecimento do que os outros personagens estavam fazendo naquele momento, porque tudo o que importava era onde Tru estava se colocando e qual seria o próximo passo hilário que estaria dando em sua nova jornada. Com momentos divertidos a leitura flui de uma forma tão gostosa que quando menos se espera o livro já está terminando.

'Afinal, eu teria que ser muito idiota para não perceber que neste instante, neste exato momento, sou a mulher mais sortuda do mundo. | Tru Newman'

Tudo acontece de uma forma tão rápida que nem ao menos tive tempo para assimilar algumas coisas e me identificar com a Tru, porém gostei demais da personagem ainda que se colocassem em uma situação que acabaria por prejudicá-la deu para perceber que ela tirou forças de onde nem imaginava que tinha e foi atrás do que era necessário para poder ajudar sua família, teve momentos que pensei que ela estava sendo muito ingênua e por isso não podia deixar de sentir pena ou até mesmo me divertir com suas atrapalhadas, provavelmente não faria a metade das coisas que ela fez, mas isso não me impediu de admirá-la.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: site: http://www.oblogdamari.com/2013/10/o-plano-infalivel-lynn-schnurnberger-resenha.html

Capitu.Jamaittes 31/12/2021

A história demora um pouco pra engrenar, mas quando Tru descobre que o marido está desempregado há 3 meses, que eles vão perder a casa e a melhor amiga também é despedida, elas decidem abrir uma empresa. E é a partir daí que li cada parágrafo pensando "vai dar merda, isso vai dar merda".
A escrita é gostosa, a gente nem percebe o livro acabando. Gostei muito.