O Ladrão de Cadáveres

O Ladrão de Cadáveres James Bradley




Resenhas - O Ladrão de Cadáveres


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Jonatas Costa 28/12/2023

último de 2023
"Fazer o que é fácil não exercita as aptidões morais do cérebro. Existe uma fraqueza naqueles que são complacentes consigo mesmos, fraqueza essa que seria bom você evitar"
O Ladrão de Cadáveres - James Bradley
p. 99

"O tempo não é um rio, mas um prisma, no qual somos partidos e divididos como a luz"
O Ladrão de Cadáveres - James Bradley
p. 237
comentários(0)comente



Marcelo 21/11/2023

Decepcionante
Achei o livro decepcionante... o enredo é bom, mas a forma como foi escrita...achei muito parado, confuso... o próprio personagem principal se perde tb nas atitudes dele....

Não sou muito de avaliar livros ruins mas esse realmente não gostei.
comentários(0)comente



Elisa 28/03/2023

Resenha - O ladrão de cadáveres
A premissa da história é muito interessante e te prende durante toda a leitura. porém a escrita é um pouco enrolada, poderia ter sido escrita em bem menos páginas. no fim há um plot twist, mas como já estamos cansados de ler acaba não tendo tanta graça.
comentários(0)comente



camila1856 21/03/2023

Resenha
Não acontece NADAAAA no livro, depois que o cara começa a usar drogas parece que o livro simplesmente acabou. parei na página 251 e abandonei pq já tinha acabado tudo mesmo...

eu não consegui absorver nada que acontecia igualzinho ao personagem principal ??
comentários(0)comente



Gi 31/12/2015

Entediante
Quando peguei ele, achei estar comprando um livro que eu ia começar a ler naquela noite e só ia dormir depois que termina-lo. Mas não foi bem assim que ocorreu: na 10º página eu já estava quase caindo de sono. Não há emoção, não há muitas coisas intrigantes que um livro que fala sobre a venda de cadáveres deveria ter. Há algumas partes que os seus olhos dão uma pequena e rápida arregalada, mas isso é algo que deveria ocorrer em pelo menos 70% da leitura de um livro que tenta passar uma imagem intimidadora.
comentários(0)comente



Viviane.Rosa 16/10/2015

.
Um bom livro no começo e meio. Mas concordo que o final tenha sido meio incoerente.
comentários(0)comente



Rittes 22/04/2014

Ladrão de tempo e paciência...
Fazia tempo que um livro não me desagradava tanto. Acho que a decepção é maior por causa da promessa contida nele. A ideia é boa: retratar a vida dos vendedores de cadáveres da era vitoriana numa Londres cruel e desumana. Mas, fica nisso. A prosa de James Bradley não deslancha. Pelo contrário, é arrastada, lenta, por vezes caótica. Seguir adiante depois de umas 30 páginas é mesmo um desafio! Sem falar na edição descuidada da Record. Da capa feia às cochiladas no texto ("aparecerem" no lugar de "aparecem", por exemplo, e palavras no singular quando deveriam estar no plural etc.)indo ao absurdo de colocar o livro TODO no texto das orelhas e da última capa, a edição só piora o que já era ruim. Um livro que não empolga em nenhum momento, com personagens que não cativam e uma história que pode ser resumida num parágrafo. Uma perda de tempo e um teste para a paciência de qualquer um. Prefira ler o ótimo "O mapa fantasma", de Steven Jhonson ou qualquer coisa de Charles Dickens. Fuja deste!!!
comentários(0)comente



Natalia.Eiras 30/07/2013

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Gabriel é um órfão que parte para Londres para ser aprendiz de um cirurgião que ministra aulas na cidade. Para ministrar as aulas de anatomia, o cirurgião precisa de cadáveres que são entregues em sua residência por homens que invadem os cemitérios da região e roubam os corpos para vendê-los a esses anatomistas.
Gabriel logo começa a manusear os corpos e a observar o mestre nas autópsias, porém, ao invés dele se dedicar ao estudo, ele acaba se deixando levar pelos prazeres que a cidade oferece.
O resultado?
Ele acaba viciado em ópio, alcoólatra e apaixonado por uma prostituta. Como se isso já não fosse o bastante, ele acaba se envolvendo em uma briga e jogando fora o futuro como cirurgião e vai parar, literalmente, na rua.
O pouco dinheiro que lhe restava, é consumido em bebedeiras e em drogas, e sem ter um ofício e onde viver, ele acaba procurando um inimigo de seu antigo mentor, que trabalha roubando os cadáveres.
Com isso, Gabriel passa a ser um ladrão de cadáveres. Mas se você acha que a desgraça dele acabou, esta muito enganado (a).
O negócio de venda de corpos é muito lucrativo, pois existem diversos anatomistas que dependem dos corpos para ministrar aulas, estudar o funcionamento do corpo humano, etc... mas não existem tantos corpos disponíveis por ai.

Um dia, Gabriel esta com outros ladrões, e acaba presenciando um assassinato, que é cometido por um de seus companheiros. Vocês pensam que eles fugiram, ou chamaram a polícia? Negativo! Eles venderam o corpo "fresquinho" para uma cirurgião!
Resumindo: Pra que roubar corpos em cemitérios, correndo o risco de ser pego, se eu posso matar pessoas que ninguém sentirá falta e vender os corpos deles?!
Com isso, Gabriel passa a ser cúmplice de vários assassinatos: mendigos, prostitutas, homens e mulheres sem família...
Mas Gabriel não pode confiar em seus companheiros e seu vício em ópio começa a ser um problema, já que não podemos confiar um segredo (como uma série de assassinatos) a uma pessoa que vive drogada.
Seu companheiro de assassinatos percebe que precisa se livrar de Gabriel e qual o melhor jeito de se livrar de uma pessoa senão a matando?
É exatamente isso que ele planeja. Será que irá conseguir?

Bem, sem contar o final do livro é basicamente isso que posso lhes falar. Porém, quando você chega nessa parte (a tentativa de assassinato de Gabriel), você já passou da metade do livro.
Eis o primeiro problema: Até este momento, nada de relevante aconteceu no livro. O personagem passa o livro inteiro narrando o que acontece com ele; seu vício em ópio; o quanto ele deseja a prostituta; como ele não gosta dos homens com quem convive; como ele se deixa levar pela bebedeira e pelas farras nas noites londrinas e pronto. Nada de útil acontece.
Você só vê a decadência dele sendo narrada por ele próprio.

O cenário descrito no livro me pareceu muito parecido com o do filme Barbeiro Demoníaco de Tim Burton. Bem sujo, deprimente e cinzento. Ou seja, um cenário digno de uma bela história de terror, porém, o autor se perde completamente no enredo. Ao invés de explorar o fato do contrabando de corpos e movimentar a história, ele foca na miséria e desgraça do personagem, deixando o roubo de corpos como apenas um pano de fundo.
Gabriel é um personagem fraco, que parece que veio nesse mundo a passeio. Ele vive a vida e quando o dinheiro acaba, a única coisa que ele pensa é em como conseguir alguns trocados para conseguir comprar mais ópio.

Quando os assassinatos começam, você acredita que finalmente terá alguma movimentação na história. Sei lá... a polícia perseguindo eles por exemplo, mas, não é isso que acontece. Na verdade, as pessoas nem tomam conhecimento desses assassinatos. Eles servem apenas para mostrar como os companheiros de Gabriel são pessoas perigosas e como Gabriel não possui mais limites, pois ele até ajuda segurando as vítimas para que elas não fujam.

Mas então, Gabriel é ameaçado de morte, e você continua lendo pra ver se ele acorda pra vida e percebe que esta fazendo tudo errado; se arrepende; dá uma lição nos caras... sei lá. Você sente que haverá uma reviravolta na história, mas quando ela chega... é decepcionante.
Você para e pensa: "Espera aí... é isso?"
A história não tem nada que prenda o leitor. Um grande mistério; um casal loucamente apaixonado... nada!
A única coisa que achei realmente interessante foi o cenário, que já descrevi acima.
Lastimável...

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Mila F. @delivroemlivro_ 06/05/2013

Nem sempre as coisas são como queremos.
The Resurrectionist foi publicado no Brasil como O Ladrão de Cadáveres escrito pelo romancista James Bradley, que é autor também de Warck e The Deep Field. O Ladrão de Cadáveres foi indicado ao The Age Fiction Book of the Year Award e ao Christina Stead Award for Fiction.
Neste livro, o narrador personagem Gabriel Swift nos conta sua história, que se passa na Londres de 1826. Gabriel é órfão e seu tutor o manda estudar com o Sr. Poll. O Sr. Poll ensina para alguns alunos anatomia, isto é, dissecado, cortando e fatiando corpos. Os corpos são conseguidos através de ladrões de cadáveres que os vendem para os professores.
Prosseguindo a narrativa percebemos que Gabriel não tem nenhuma vocação para a anatomia e medicina e após algumas intrigas acaba abandonando os estudos. Na rua, apaixonado por uma prostituta (Arabella) e viciado em ópio o narrador personagem acaba envolvendo-se com Lucan, um famoso e temido ladrão de cadáveres, desse modo, acaba seguindo esta ‘profissão’ e assim consegue seus trocados para manter seus vícios. Mas tanta descaracterização o torna outra pessoa: mesquinha, egoísta e cruel. Ladrões de Cadáveres que acabam agindo de forma insana e ao invés de saquear os túmulos matam pessoas e vendem seus corpos frescos.
Em O Ladrão de Cadáveres não temos um mocinho ou um romance que nos faça suspirar e muito menos se trata de um livro de terror, como erroneamente supus ao ler a sinopse. Mas sem dúvida, apesar da narrativa lenta, com diálogos escassos e em vários momentos maçantes, o livro nos faz refletir sobre a efemeridade da vida e o quanto existem pessoas sem escrúpulos, que para conseguirem o que querem – mesmo quando não sabem o que querem – são capazes de fazer tudo.
John Bradley escreveu um livro que pode até retratar bem a década de 1820 em Londres, que faz uma ótima descrição da anatomia humana e faz os leitores refletirem sobre vida X morte, integridade X corruptibilidade, companhia X solidão entre outras dicotomias e até mesmo paradoxos. Entretanto, O Ladrão de Cadáveres, torna-se uma leitura um tanto monótona por conta da falta de diálogos e pela fragmentação da história, que por diversas vezes apresenta características de um diário pessoal do personagem Gabriel Swift que simplesmente só escreve quando quer e nos coloca a par das partes que acha importante.
Particularmente, quando li a sinopse e vi o título do livro eu fiquei imensamente curiosa, pensei que se tratava de um livro de terror, desde “O Monstrologista” [resenha aqui] não lia algo de terror realmente bom então fiquei toda animada com O Ladrão de Cadáveres, mas infelizmente a leitura deixou a desejar. Em suma, o livro não é de todo ruim, mas fiquei com a sensação de que ele poderia ter sido bem melhor.

Camila Márcia
http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR