Sob o manto da morte

Sob o manto da morte Romário Silva

Resenhas - Sob o manto da morte

Adriana 05/07/2014

Muito bom,
O livro SOB O MANTO DA MORTE foi escrito pelo autor cearense Romário Silva. Quando me dispus a ler esse livro pensei em algo longo e demorado, mas eis que me deparo com uma leitura rápida e muito fluida, daquelas onde chegamos na última página com a sensação de que queríamos mais.

A história conta como Vivian, garota de 17 anos tem sua vida em perigo após sofrer um acidente e se ver "fora do corpo" em forma de espírito e que ao tentar voltar ao corpo se vê repelida por ele.

Após minutos de angústia ela encontra com o que será seu companheiro pelas próximas horas e dias: o ceifeiro KALEB. Kaleb é um ceifeiro (confesso que não entendi bem o tipo de ser que ele é, pois isso ficou um pouco confuso para mim), ser que tem como trabalho encaminhar as almas para o céu ou inferno.

Cada ceifeiro tem um trabalho específico para cada tipo de morte, ou seja, se uma morte é por assassinato tem um ceifeiro se é por acidente outro, se é por morte em guerra outro e assim por diante.

Vivian inicialmente foge de Kaleb por não aceitar que está morrendo e luta pela chance de voltar ao seu corpo. Por um motivo que ninguém entende, Kaleb resolve ajudar Vivian, mas acaba se apaixonando por ela, e ela por ele.

"Ele está lá fora. Eu sei que ele está me esperando. Eu posso senti-lo do outro lado. Por que ele não entra de uma vez e acaba com isso? Eu sei que uma simples porta jamais poderia deter um ceifador de almas, então o que ele está esperando pra acabar comigo? Não quero aceitar a verdade, mas sei que é apenas uma questão de tempo até que minha vida seja finalmente ceifada."

Paralelo à isso Vivian tem de entender tudo o que se passa com ela e com o mundo das almas. O trabalho de Kaleb é extremamente perigoso, assim como o envolvimento dele com Vivian. Ele corre o risco de tornar-se um caído.

O tempo é curto e as armadilhas que se desenrolam com a trama nos apresenta um mundo muito bem construído, personagens fortes, ceifeiros, místicos, almas e muita adrenalina.

Se eu falasse mais acabaria dando spoliers, por isso vou me ater aos pontos que achei mais importantes, sejam eles positivos ou não. Em alguns momentos esse livro me lembrou o anime/mangá Bleach, com os shinigamis (seres que ceifavam as almas) e eram responsáveis pelo seu destino.

"Liora ergueu uma de suas foices para depois lançá-la sobre a cabeça de Kaleb, como se fosse uma guilhotina. Neste momento tudo o que eu vivi ao lado de Kaleb, desde quando eu despertei no hospital até encontrá-lo imóvel dentro de uma armadilha mística, passou como um filme em minha mente."

Mas a semelhança parou aí. Eu esperei que os ceifeiros que aparecem no livro fossem melhor trabalhados, mais específicos, sua história poderia render muito mais do que o livro apresentou! Esse para mim foi o ponto negativo: a trama correu de uma maneira tão rápida que deixou a desejar com uma ideia tão boa!

Além disso fiquei com uma dúvida maluca: se um ceifeiro não está vivo, pois é uma alma(????) e ele corre perigo de morte(????) eu meio que me perdi e ficava me perguntando: como uma coisa/pessoa/personagem que não vive pode morrer???

Mas isso deve ser loucura minha!!! Eu analiso demais quando gosto de um livro e acabo ficando apegada à esses detalhes. Por isso minha nota é três (é um pedido para o autor escrever mais). Eu daria 4 ou 5 com louvor se ele tivesse desenvolvido essas minhas dúvidas ou esmiuçado mais os outros ceifeiros. Ou quem sabe dado mais ênfase à o que seria um caído, como se criaram os primeiros ceifieiros! Fiquei muito curiosa quanto à esse universo tão denso e pouco explorado.

No mais só tenho a dar parabéns ao autor pela escrita e pela experiência que tive com seu livro!

MINHA NOTA: 3 (numa escala de 5)

PERSONAGENS: 4 (precisavam ser mais explorados)

CAPA: 4 (achei bonita e simples.)

DIAGRAMAÇÃO: 4 (um ou dois errinhos de digitação)

ESTÓRIA: 3 (poderia ser mais desenvolvidas algumas cenas)

Natália 02/10/2015

Sob o manto da morte
A história vai se centrar na experiência espiritual que a personagem Vivian vai passar, após sofrer um atropelamento. Vivian é uma jovem que acabou de passar no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. No seu segundo dia de aula, ao voltar para casa no meio da chuva, Vivian é atropelada e deixada para morrer pelo motorista.
Ao acordar no hospital, ela se depara com uma situação inusitada. Ela não consegue se comunicar com ninguém. Seus pais e os médicos do hospital simplesmente não a veem ou ouvem, o que a deixa intrigada, e mais ainda assustada ao se deparar com seu próprio corpo, imóvel, na cama do quarto de hospital. Vivian descobre estar em coma, apesar de ver e ouvir todos ao seu redor. Ela virou um fantasma.
Pensando que nada poderia ficar pior, Vivian recebe a visita inesperada de um jovem muito bonito, que afirma ter vindo ao seu encontro para levá-la embora. Seu nome é Khaleb e ele é um ceifador, ser encaminha os espíritos dos mortos ao outro mundo.
Inconformada com isso, Vivian se nega a acreditar nele - pois os médicos ainda não atestaram sua morte - e foge de Kaleb. Mas ela vai descobrir que não se pode fugir de um ceifador, e que Kaleb não é o único com o qual ela deve se preocupar.

Sob o manto da morte é uma história simples que cativa o leitor. A leitura é fluída e direta, e os personagens tem seu carisma. Sendo ainda um romance iniciante do autor, a história não perde muito no estilo e na desenvoltura do texto. A trajetória de Vivian após a descoberta de seu coma nos faz pensar em nossos próprios medos com a perspectiva da morte.
Vivian é jovem, está começando uma faculdade, tem todo um brilhante futuro pela frente, mas está aparentemente destina a não experimentar isso. Kaleb é um personagem que tende ao misterioso, apesar de ter achado que o romance entre ele e a Vivian ocorreu muito rapidamente.
Sim, meus caros. Os dois se apaixonam. Creio que o único ponto fraco na história é o romance dos dois. Não que a premissa não seja interessante: um “anjo da morte” se apaixonar por uma humana em perigo. Aliás o fato de Kaleb não ser o único ceifeiro que existe e a personagem principal ainda conhecer outros ceifeiros e as funções que eles desempenham, torna a história muito mais interessante. Não vou me alongar aqui no que cada ceifeiro faz, pois o livro vai explicando isso.
Além desses seres espirituais, Vivian ainda se depara com situações que vão colocar em perigo sua própria alma e o seu amor, além de dar uma ajudinha na vida de alguns conhecidos de sua vida carnal.
Será que Vivian conseguirá voltar ao seu corpo novamente? Leia e descubra.

Boa leitura!

site: http://meuamoremoutraslinhas.blogspot.com.br/2015/10/sob-o-manto-da-morte-romario-silva.html