Firebirds Rising

Firebirds Rising Sharyn November (Org.)...

Resenhas - Firebirds Rising

May 15/09/2022

Belíssimo ???
Livro perfeito.
São dezesseis histórias emocionantes cheios de romance, magia, alguns com pouquinho de tristeza e outras muito futuristica. Mas são belos contos que foram escritos com muito capricho e amor pelos seus autores.

Yasmin 25/09/2013

Grandes autores e ótimos contos, entre eles alguns que se destacam fortemente.

Todos que acompanham o blog nesses quase dois anos devem saber que sou grande, na falta de uma palavra melhor, fã de contos. E todos já devem ter lido por aqui o quanto é complicado sair boas antologias de contos no Brasil, principalmente de fantasia e ficção-científica, dois gêneros de que gosto muito. Por isso quando conheci os livros que formam a trilogia Firebirds mal acreditei que ainda não tinha visto os livros por ai. Afinal já fazia bastante tempo que a Farol havia lançado o primeiro deles. Pouco tempo atrás recebi o segundo da trilogia de antologias e o resultado é uma das melhores leituras deste ano. Conheça Firebirds Rising.

A história por trás dos três livros que formam a trilogia Firebirds por si já renderia um conto. A ideia de criar algo representativo para um selo de fantasia e ficção-científica que estava surgindo. Apesar de ser uma pena eu ter começado pelo segundo livro saiba que isso não influencia na leitura já que são contos, individuais e por isso podem ser lidos separadamente. Lembrando que neste o foco maior são os contos de ficção-científica. Dentre os autores que compõem o livro se destacam Diana Wynne Jones, Tamora Pierce, Alison Goodman e diversos grandes nomes da ficção-científica que não conhecia antes. Sei que são grandes nomes porque suas obras são destaque no gênero. Pena que o Brasil não tem uma editora volta para a ficção-científica contemporânea. Voltando aos contos.

Entre os contos que mais se destacam e que mais gostei está "Na Casa das Sete Bibliotecárias" da autora Ellen Klages, que fala sobre uma peculiar biblioteca esquecida pela cidade diante das modernidades onde sete bibliotecárias cuidavam de suas vidas e afazeres na antiga biblioteca imersa em livros quando numa noite a campainha toca deixando uma bebê no cesto como pagamento por um livro há muito sem entregar. Como se a biblioteca atendesse algum pedido íntimo das sete mulheres. E as mudanças e lições que a menina traz, assim como a vida que a biblioteca ganha.

Outro conto que é de uma riqueza espantosa, desenrolado nas entrelinhas e com um fim, uma mensagem surpreendente é o conto da autora Diana Wynne Jones, "Dou-lhe A Minha Palavra", que é interessante desde sua origem. A forma como a autora utiliza a estranha mania do protagonista de usar palavras estranhas e expressões desconhecidas para responder a simples perguntas e tocar simples conversas para desenvolver a trama central do conto é fascinante. A história se revela pouco a pouco e é uma das mais marcantes.

Já o conto "Colmeias" da autora Kara Dalkey é o mais forte e bem elaborado, com uma premissa que renderia um ótimo livro, até trilogia ou série. O mundo futurista é realista, repleto de possibilidades e curiosidades. Fiquei impressionada com a trama, e o tanto que ela marca. O uso vicioso de uma tecnologia que invadiu o planeta e causa mais danos do que benefícios. Um daqueles contos que torcemos para virar algo mais, criativo e engenhoso.

Todos os contos possuem seu encanto e riqueza particular, mas em minha opinião "Os Magos de Perfil" da autora Kelly Link, "Pedidos de Solstício" de Sharon Shinn e "Pequenina Perdida" de Charles de Lint junto com os citados acima também merecem uma atenção especial. Leitura rápida, gostosa e instigante, que surpreende pela gama de variedades encontradas nos contos, desde os temas e mundos explorados até os personagens. A edição da Farol está ótima, fonte boa e capa bonita. Uma antologia forte, bem amarrada que conquistará não apenas fãs do gênero. Perfeita para os (...)

Termine o último parágrafo em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/09/resenha-firebirds-rising.html

Contos:
O Que Era Bom Sempre Será, por Emma Bull

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/09/resenha-firebirds-rising.html

@APassional 21/07/2013

Firebirds Rising * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Firebirds é uma antologia bem diversificada

Ao se propor a reunir em um único volume fantasia e ficção científica, a organizadora Sharyn November, nos ofereceu em seu conjunto um material especialmente criativo e “cult ” que atravessa esses limites.

Em seus 16 contos, Firebirds Rising caminha na fronteira do “qual é a sua Tribo?”, isso porque saltita entre várias tendências que envolvem o imaginário juvenil “in culture” que sugere: “mergulhe nesta ideia ou dance com ela”, ou seja, divirta-se com os temas que gosta ou aprenda curiosidades sobre eles.

O light disto, é que são leituras relativamente curtas com uma pegada a la “veja mais sobre isso no google”, bem instigante.

Vamos ser iniciados em universos wiccanos nos contos A caçadora e Os magos de Perfil, acompanhar o desenvolvimento de amizades alienígenas ou elementais em que as diferenças serão graciosamente transgredidas em Percepção, Desembrulhando, Pequenina perdida e A coisa real.

Quem tem um pé no universo geek também se identificará demais com o “genial” Colmeias, em que tecnologia+fantasia nos lançam em um cenário terrífico principalmente porque está ao alcance de nossos “dedos” ou seria “Língua”? Excelente esse conto.

Quer um conto gótico e sinistro: Rosas de Sangue. Neste, o nome já entrega um pouco né, mas é bemmmm sinistro e enigmático messssmo.

Na casa das Sete bibliotecárias viveremos uma fantasia sobre livros e pessoas que gostam de ler, mas na categoria lendas urbanas “vitorianas”+beijos, indico Jack da lanterna que é total fofo.

E que palavra você daria se tivesse que enfrentar um coven de bruxas? É isso que o sensacional Jeremy faz em Dou-lhe minha palavra, um surpreendente conto sobre bruxas modernas.

As estórias são permeadas por elementos que envolvem amigos, amores, a família e nossa relação com tudo e todos, até intergalácticas como em A casa do planeta e o já mencionado Percepção - relaçõesssssssssssss que envolvem tudo, até filosofia como no caso de Quill e do inteligentíssimo Primos.

No quesito amor, dois contos são belíssimos: Pedido de solstício e O que era bom, sempre será.

Sem dúvida Firebirds Rising é um manual de sobrevivência ao mundo mágico ou tecnológico of course, quem tem um gosto apurado para a boa literatura vai amá-lo, diante de suas mirabolantes tramas repletas de novas descobertas e muitos reconhecimentos, o ideal é ler um conto por dia para melhor degustação.

Me encantei, me surpreendi, me diverti, me envolvi, me emocionei...
Amei todosssssssssss!

Detalhe: Poucas antologias costumam ser tão boas como essa, fiquei super curiosa para conhecer o livro um, pois esse é o segundo.

Realmente a escolha da Farol Literário nesta publicação é um presente para leitores antenados e “cult” que neste tomo mágico encontrarão absoluta identificação.

Super recomendo aos jovens amantes dos universos paralelos!
Literatura de qualidade galera!
Beijo!
Rosem Ferr:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 21/07/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/07/resenha-firebirds-rising-sharyn-november.html