O Silmarillion

Compartilhe

Resenhas - O Silmarillion

Tiago 15/11/2018

Opinião
Minha real opinião sobre esse livro: não é pra qualquer leitor! Ele se destina aos que já imergiram no universo Tolkien e gostam... Quem leu Tolkien pra saber ou pq queria assistir os filmes, esqueça, essa história é massante e monótona... mas pra quem leu e gostou muito, esse livro vai ser demais!

No começo ele parece uma bíblia da Terra Média e depois vai desenrolando e revelando detalhes importantes da narrativa e do universo criado pelo autor.

Muito legal!

Lip 06/11/2018

Obra prima
Perfeito, mostra a criação do mundo no universo Tolkien e a passagem dos elfos pela Terra Média, leitura obrigatória para amantes de fantasia....

Ramon Garcia 18/10/2018

Extraordinário, mas não para qualquer um.
Um compilado de histórias extraordinárias, porém, se você nunca leu Tolkien, não comece por este livro!

Todas as história reunidas em O Silmarillion são magníficas e dignas de toda a fama e consideração que possui mundo afora. O problema dessa obra é que ela é muito pesada para pessoas que ainda não estão acostumas com os livros de Tolkien, tendo em vista o seu grande foco nas línguas e mitologias criadas pelo autor. Cada personagem, local e acontecimento histórico possuem vários nomes diferentes nas diversas línguas daquele mundo, assim como cada pequeno detalhe do mundo é explicado para o leitor (algumas vezes de forma mais simples, outras de forma mais "empenhadas"), o que faz com que seja uma leitura bastante pesada e difícil de acompanhar.

De mais a mais, para que já leu Tolkien e tem a intenção de se aprofundar mais em sua criação, fica aqui uma excelente dica de leitura. Porém, para quem nunca leu Tolkien, recomendo que comece por livros mais leves, como O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Bruna Araujo 22/10/2018minha estante
Eu só li ?O Hobbit?, você acha que consigo acompanhar essa leitura?

Ramon Garcia 23/10/2018minha estante
Olha, conseguir acompanhar até consegue, mas não sei se indicaria. O Hobbit é uma das leituras mais leves de Tolkien, o que é muito diferente de O Silmarillion. Recomendo ler primeiro O Senhor dos Anéis, que já não é tão leve assim e pode te preparar um pouco melhor para o que está por vir em O Silmarillion.

Bruna Araujo 15/11/2018minha estante
Ramon, desculpe, não tinha visto sua resposta. Já estou na metade do Silmarillion, é incrivelmente, acompanhando super bem e amando! Obrigada

Carminda 14/09/2018

A MELHOR CRIAÇÃO DO MUNDO QUE VOCÊ LERÁ!
Estou emocionada com esse livro.

Melhor livro da vida ever! É fantástico descobrir como foi criado o mundo (Arda) através da canção dos Ainur, a pedido de Ilúvatar (o Único), a criação da Terra (Eä) e da Terra-média, Númenor, os anéis de poder, enfim, de toda a criação do universo de Tolkien.

Não vou mentir, é um livro extremamente difícil de ler e para se ler com paciência, muitas vezes precisei ler o mesmo parágrafo umas 2 a 3 vezes pra não perder nenhum detalhe, mas desde a primeira linha é tão magnífico e mágico que não dá vontade de largar nunca mais.

Todos as histórias são maravilhosamente trágicas, a maldição de Feanör, Beren e Lúthien, Os filhos de Húrin, são aquelas de cortar o coração. A criação do Sol e da Lua é lindíssima, assim como a criação dos elfos, anões e dos homens, contada de forma tão sensível e detalhada.

É simplesmente fantástico! Não consigo pensar em outra palavra para descrever na magnitude desse livro.

Recomendo forte para os fãs de Tolkien que ainda não leram, pra quem já leu "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" é uma ótima pedida, pois clareia muitos questionamentos feitos durantes esses livros, sem falar que te leva ao início de tudo, é como se estivesse na mente de Tolkien e visse ele imaginar todo esse universo magnifico e único que ele criou!

Uffaaaaa... estou em êxtase!

site: https://www.youtube.com/watch?v=h3wt2LuSwDA

Tali @letrasmaislivros 23/07/2018

A Terra-Média e Além
O Silmarillion é uma obra épica incrível. Expande o mundo da Terra Média que conhecemos em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, pois estas duas obras são apenas uma pequena história na grande mitologia criada pelo autor!

O livro começa com a grande canção de Eru Iluvitar, que em minha visão, representa Deus. Os "anjos"/Anuir se juntam a ele na canção. Os principais se chamavam: Manwë, Varda, Ulmo, Aulë, Tulkas, Yvanna, Nienna, Mandos e Oromë. A canção cria o mundo e os seres.

Mas então um deles, chamado Melkor, "um demônio", provocou uma dissonância, almejando fazer uma música própria, e sua música fez com que alguns começaram a desviar-se do propósito inicial de Eru.

Alguns dos Ainur que se enamoraram de Arda, a Terra, puderam descer para lá. Desses espíritos que desceram à Terra, os mais poderosos foram chamados de Valar, e os menos poderosos, de Maiar. Iniciou-se assim o Governo dos Valar na Terra. Melkor desceu junto, e secretamente cobiçava a Terra; e tudo que os outros Valar faziam, ele desfazia, e os outros se exauriam em reparar os danos.

Esse foi o início da Terra e da História dos Valar como seus governantes. Depois o livro fala dos seres criados, em especial os elfos. E é a partir deles que a trama do livro toma forma. Duas histórias me chamaram a atenção: Os filhos de Húrin e Beren e Luthien.

Húrin foi capturado após a Batalha das Lágrimas Incontáveis, e amaldiçoado por Morgoth (Melkor), e a maldição também seria para sua família. Seus filhos, Túrin e Niniel, foram os que mais sofreram.

É uma das tragédias mais tristes escritas por Tolkien! Turin nunca pareceu realmente feliz, sempre se sentiu inconformado, inquieto e fora do lugar. Tudo por culpa de uma maldição.

Quanto a Beren e Luthien, é uma das maiores histórias de amor escritas na mitologia de Tolkien. Um dos fatos mais bonitos desse conto, além da coragem de Beren para cumprir a missão e do fato e a elfa ter aberto mão de sua mortalidade, reside no fato que Tolkien se considerava Beren, e sua esposa Edith, Lúthien!

O Silmarillion é um livro maravilhoso, cheio de histórias emocionantes, mitos e lendas. O considero essencial para os leitores que amam O Senhor dos Anéis e fantasia. Mas recomendo ter sempre um caderno ao seu lado para fazer anotações: são muitos nomes, lugares, espécies, e árvores genealógicas!

site: http://letrasmaislivros.blogspot.com/2018/07/resenha-o-silmarillion-j-r-r-tolkien.html

kvp 26/05/2018

Pra mim o melhor livro do universo O Senhor dos Anéis.
É a história mais épica, em que tudo é grandioso, o que está em jogo não é apenas o destino de um personagem mas sim de raças inteiras, a história se estende por eras e os acontecimentos se tornam lendas.
Mesmo assim há espaço para desenvolver personagens e fazer o leitor se importar com eles.

Fabiano.Poeta 20/05/2018

Nunca Spoiler
Sem dúvida foi o livro mais denso que li em toda minha vida, mas por outro lado foi também o mais rico. Com histórias belíssimas e trágicas também. Sem dúvidas uma jóia para os amantes da fantasia em alto nível.

ismael 31/03/2018

Senhor dos aneis
Um livro que conta a ancestralidade dos elfos e a origem de Sauron

Alberto 13/03/2018

ESPETACULAR!!! Pelo amor de Eru Iluvatar! Quero mais desse mundo fantástico!!!
Sinceramente eu não esperava ler o que li. Curto muito O Senhor dos Anéis, principalmente O Hobbit, entretanto não conhecia mais a fundo o universo "literalmente" fantástico do Tolkien.
UAU, desde o Ainulindalë, a Música dos Ainur até o fim da 3ª Era citada em resumo de poucas palavras, a terra dos Valar, Beleriand e a Terra-Média nunca pareceu tão real.

Tinha medo de pegar O Silmarillion por conhecer a escrita HIPER descritiva do Tolkien, o qual deixa a leitura um pouco cansativa, mas após assistir uns podcasts do Silmarillion, minha curiosidade foi maior e decidi dar uma chance ao livro, e não me arrependo!
Sem dúvidas uma das melhores leituras que tive na vida!

Na minha tese do Doutorado o Tolkien novamente estará nos agradecimentos (como esteve na minha dissertação de Mestrado), agradecendo a Deus pela vida do Tolkien, o qual criou um mundo mágico tão palpável que muitas vezes a leitura do livro melhorou meu dia de uma forma única, como poucos livros conseguem.

10/10

priscila.wenzel 22/02/2018

Muito bom!

Pra quem é fã de Senhor do Anéis, acho um livro importante, pois, conhecemos o início do mundo e o decorrer dos acontecimentos até o Hobbit.
A descrição da criação do universo é incrível e nesse livro conhecemos as histórias antigas que influenciaram a cabeça de Tolkien.

Apesar da quantidade de informações, dos poucos diálogos, é gostoso ler o livro e mergulhar na cabeça do autor. Acho o cara um gênio sensacional pelo universo, as lendas, os povos e tudo que ele foi capaz de criar.

Sofri com a perda de vários personagens, fiquei com muita raiva de Morgoth e no final do livro fiquei ainda mais encantada por esse universo mítico do Senhor dos Anéis.

Apesar da linguagem difícil e de ser fácil se perder ou se confundir na história, eu indico a leitura para quem é fã de Senhor dos Anéis e para quem não é, indico também :D

Bruce 19/02/2018

Necessário para qualquer fã da Terra Média. Nesta obra conhecemos o início do mundo e o decorrer dos acontecimentos até o Hobbit. Um livro excelente que não cansa apesar de grande quantidade de informações apresentadas ao leitor. O Silmrillion é uma enciclopédia e ao mesmo tempo a história do universo de Tolkien.

Fagner 18/02/2018

Perfeito
Que obra sensacional. Tolkien é sem dúvida um gênio e um dos maiores escritores de todos os tempos. Imortalizado para sempre em suas obras. Sua descrição da criação do mundo é fantástica.

Abimael.Costa 25/01/2018

Para fãs
Leitura indispensável para entender o universo de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. A descrição da criação do universo é incrível e histórias antigas que influenciam o universo de tolkien até o fim da 3ª era são contadas aqui, como por exemplo a "maldição dos noldor".