O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Patrick.Fiuza 25/05/2022

O Silmarillion
Simplesmente sensacional!!! Sou suspeito pra falar, pois LOTR é minha saga favorita, mas as histórias em o Silmarillion são simplesmente incríveis, fazem você realmente entrar e ficar imerso na história, além do livro conter muitos outros contos famosos de Tolkien.

Leo Vieira 23/05/2022

O Silmarillion
Das obras fantásticas que tiram o fôlego por sua imersão e qualidade, o Silmarillion deve ser sempre lembrado.

Tolkien é o responsável por me colocar nesse mundo fantástico, já que a trilogia do Anel foi a primeira grande fantasia que li e, retornar a Terra Média num livro como O Silmarillion é um prazer sem igual.

O livro traz diversos contos contando a origem da Criação do mundo de Tolkien e seus povos, aprofundando ainda mais a mitologia deste universo. Embora a leitura seja um pouco ultrapassada, é linda, imersiva e muito, épica!

Aqui estão algumas histórias que vão ficar marcadas no meu imaginário, sem dúvidas una obra obrigatória para leitores de literatura fantástica!

Rosie 22/05/2022

Incrível
"Muitos são os estranhos acasos do mundo," disse Mithrandir, "e a ajuda amiúde há de vir das mãos dos fracos quando os Sábios falham."

Levei muito mais tempo para ler esse livro do que levei nos demais já lidos do Tolkien, obviamente já sabendo disso por outros leitores que isso iria acontecer.
Quero começar falando que estava muito animada para ler O Silmarillion, mas não gostei tanto assim da tradução da Harper Collins. Li o Hobbit e SdA pela versão da Martins Claret e achei elas muito mais acessíveis para compreensão do que na edição da Harper. O que em um futuro próximo espero reler este livro na edição da MC. Outro ponto que eu acho muito importante para leitores de Tolkien, sempre reler os livros.

É um livro bom e a ordem cronológica dele é sensacional para compreensão. Confuso como um todo pois temos muitos reinos caindo e levantando da 1° era até a 3° era, que é quando temos SdA. Diversos nomes e lugares, onde deixo novamente claro que na primeira leitura dessa história é praticamente impossível você entender tudo de uma vez (se você não o está estudando, o que acho que é um bom livro da "saga" para ser estudado).

- E sim, eu recomendo a leitura desse livro depois de Hobbit + Senhor dos Anéis. Entretanto, recomendo a releitura de Hobbit e SdA após Silmarillion também.

Franz 22/05/2022

O Silmarillion
Trata se do início do mundo criado por Tolkien, iluvatar é o Deus supremo da criação de Arda que é a terra, criou os Maiar, e seu universo teve início através da canção. Ocorre o despertar dos elfos, anões e homens. Melkor se tornou um Maiar inimigo de seus parentes e foi exilado e trancado para fora do espaço.  Houveram muitas guerras entre os próprios elfos por conta das Silmarils, que se tratava de uma herança de família. Os anões eram grandes artesãos dos tuneis das montanhas, Sauron dava continuidade as vontades de Melkor. Muitos lugares deixaram de existir em Árda com as guerras e destruições de dragões como o terrível Balerion. Houve a criação dos Numenorianos. Há  romance, contos e poesias, traições e mentiras durante o enredo do texto.

Bruna 21/05/2022

Uma obra de arte
Incrível!! A construção do mundo é simplesmente perfeita, a ambientação do universo não deixa nada a desejar, amei entender a criação de tudo, o começo, as batalhas e histórias que levaram a eventos que culminaram no senhor dos anéis.
Confesso que os dois últimos capítulos foram meus preferidos, em especial o último kkkk
Achei a leitura em certos momentos muito descritiva, o que entendo porque Tolkien estava tecendo o universo e as histórias, pra mim foi um pouco difícil pois não estou acostumada a livros tão descritivo com poucos diálogo sem tanta ação por assim dizer.

Edu_Andrade 15/05/2022

O Silmarillion é uma obra atípica da mitologia “tolkieniana”. De fato, se este romance de fantasia traça a história da Terra Média desde sua criação até os eventos que precederam os de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, é sobretudo uma obra póstuma publicada quatro anos depois da morte do autor. O projeto de Tolkien era maior e ficou inacabado, o que nos é apresentado aqui é uma coleção de lendas formando um todo coerente, assemelhando-se a um afresco cronológico, ao contrário dos contos perdidos e dos 12 volumes da História da Terra-Média, que reúnem os textos deixados por J.R.R Tolkien. No entanto, não se trata simplesmente de nomear e resumir os vários eventos que ocorreram neste mundo imaginário à maneira de um livro de história. Estes acontecimentos estão relacionados através dos destinos dos diferentes protagonistas, cada uma das personagens influencia a história deste mundo tanto quanto a ela estão sujeitas, muitas vezes é necessário durante a leitura fazer referência aos vários apêndices, em particular à árvore genealógica e o mapa da Terra-Média localizado no final do livro.

O Silmarillion nos auxilia a desvendar o mistério das origens de certos personagens de O Senhor dos Anéis, como Gandalf e Sauron, e a conhecer a genealogia da maioria dos principais protagonistas elfos e humanos. Este livro é, portanto, uma continuação de O Senhor dos Anéis, trazendo uma nova perspectiva. Mas se este livro é de fato muito interessante para quem se interessa pela história da Terra-Média, ele também tem qualidades próprias que justificam sua leitura. Em primeiro lugar, a grande coerência entre as histórias que se entrelaçam para formar um todo e que faz com que nenhuma delas pareça supérflua em relação às outras faz com que o leitor queira lê-las na íntegra e não apenas buscar eventos referentes a O Senhor dos Anéis. Sua grande complexidade de roteiro e as ligações entre os personagens exigem muita atenção na leitura. A narração é apresentada sob a forma de contos contando as façanhas e infortúnios dos vários protagonistas, o que reforça a atmosfera heroica medieval da obra.

Todos os personagens têm uma personalidade complexa e um papel a desempenhar. Este é o caso, por exemplo, de Faënor, que é um gênio criativo e um herói durante a guerra contra Morgoth, mas também um homem invejoso e arrogante que apressa a queda de seu povo e sua família.

Muitos temas são abordados nesta obra, muitos personagens são vítimas de sua própria arrogância ou de sua sede excessiva de riqueza ou poder, Túrin provoca a queda de Nargothrond ao incitar seu povo a sair em plena luz do dia para combater o inimigo. Da mesma forma Thingol, um rei porém até então muito sábio, deixa-se seduzir pela beleza e pelo poder das Silmarils.

As histórias nos encorajam a permanecer humildes e não sermos cegos por nossos desejos. Muitas referências culturais também podem ser encontradas ali, sejam bíblicas ou mitológicas, na verdade a atitude de Melkor, o mais talentoso de todos os Valar que tenta levantar uma rebelião contra seu Pai por ciúmes dos Elfos e dos humanos. é uma reminiscência de Lúcifer, da mesma forma o reino submerso de Númenor é uma reminiscência de Atlântida. O fato verdadeiramente perturbador nesta obra é o lugar preponderante da hereditariedade no destino dos personagens, de fato os personagens de filiação "má" parecem estar perpetuamente condenados a trair seus amigos ou seu povo. É o caso de Maeglin, filho de um elfo negro, cujo povo nunca viu a luz de Valinor, que primeiro trai seu pai e depois seu tio e provoca a queda de Gondolfin. Também é explicado que, além das três grandes famílias humanas, os elfos não confiam em outros povos, pois seus ancestrais os traíram.

O Silmarillion é uma obra complexa que, embora ligada ao Senhor dos Anéis, consegue se destacar e seduzir o leitor graças às suas próprias qualidades. Este livro pode, portanto, ser lido tanto por prazer quanto para aprender mais sobre o universo da Terra-Média.

ted_luar 09/05/2022

Senhor dos anéis não é a obra mais estruturada de Tolkien
O Silmarllion é um livro bem difícil e requer bastante atenção e paciência. São infinitos nomes e várias histórias entrelaçadas pra tecer todo o enredo. Seja disposto a fazer resumos, reler capítulos e focar bastante nos personagens. É uma leitura demorada, mas uau!!! Tive que admitir que O Senhor dos Anéis não é a obra mais linda de Tolkien. O Silmarillion é simplesmente perfeito em tantos níveis diferentes que eu me emociono só de tentar descrever o que eu senti lendo esse livro. Claro que já sou fã do Tolkien e pretendo ler toda a obra, mas essa é algo indescritível. Há tantos elementos que clarearam alguns fatores do senhor dos anéis e outros que vão tão além disso. E tão antes disso também, principalmente. Não há história mais bem estruturada do que o universo da terra média, e nesse livro se percebe que essa terra mágica tem fundamentos simplesmente maravilhosos.

CABRELLI 04/05/2022

Um livro de mais explicação do que os outros da história da terra média. Por se tratar do início de tudo, iniciando a primeira era, é um livro bem difícil de se ler, pelo fato de se apresentar muita coisa ao mesmo tempo.
Porém, um ótimo livro para se entender o início de tudo.

marcelo 03/05/2022

Obra-prima da fantasia. A magnitude desse livro é incomparável. Apesar da dificuldade que alguns podem encontrar na leitura (pois essa é a obra mais complexa de Tolkien), a riqueza das histórias contadas faz valer a pena. Pra mim, o melhor de Tolkien!

faeriecardan 02/05/2022

Completo e interessante
"O Silmarillion" é uma leitura essencial e indispensável para todos que querem conhecer mais sobre a Terra Média e a origem da história de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis". Apesar de ser um pouco extenso e meio confuso pela quantidade de personagens e lugares presentes na história, esse livro não falhou em me maravilhar e me deixar ainda mais apaixonada pelo universo do grande J. R. R. Tolkien.

Brunna Fernanda Freire 28/04/2022

Um dos meus livros preferidos
Essa foi a segunda vez que li esse livro e ele consegue se manter entre meus preferidos, um dos maiores livros de fantasia de todos os tempos, com certeza.
Aqui contemplamos os Dias Antigos, que vão desde a criação do mundo até o fim da Segunda Era (apesar de se ter um pequeno resumo da Terceira também).
É uma história - acima de tudo - do florescer e do desvanecer dos Elfos. Com sua glória e seu escurecer, seus feitos de valor e seus maiores erros.
Um livro fundamental para quem quer se aprofundar o Legendarium de Tolkien.

Wanessa_Gabriela 28/04/2022

Queria dar nota 1000!!
Não sei qual a razão de ter demorado tanto p ler esse livro. Que delícia saber tantos detalhes sobre esse universo! Senti como se o próprio Tolkien estivesse me contando com detalhes sobre cada era. Fantástico!!

Pandora Heinstein 28/04/2022

Maravilhoso
Toda a criação do universo Tolkien, muito bem explicada. A falta de tempo me fez demorar tanto para terminar essa leitura, mas é um ótimo livro.