O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Erick 31/05/2020

Se você deseja descobrir como foi a criação da "terra média", os antigos contos e os moveres iniciais da primeira era, leia este livro. É praticamente o "antigo testamento" do mundo de Tokien.

Isa 30/05/2020

No começo...
Tolkien desperta só o que é melhor no leitor, mesmo com tanta escuridão solta no mundo da Terra-Média...alguns capítulos foram releituras, outros só ouvia falar em vídeos de estudiosos que amam a obra completa e alguns capítulos eu visitei pela primeira vez...com muita dor no coração eu finalizei essa obra prima do melhor e maior autor de todo o mundo,Tolkien era um homem muito sábio e com toda sua sabedoria, nos deixou esse presente, que é O Silmarillion e todas as demais obras publicadas durante sua vida após sua partida para as terras imortais...mais uma vez, Tolkien me fez derramar lágrimas ao fechar mais esse livro

Erick 28/05/2020

Uma pedra preciosa da literatura fantástica
Um mergulho profundo na mitologia de Tolkien. Se você gosta de O Senhor dos Anéis e O Hobbit e quer saber mais sobre esse universo fantástico, sua curiosidade será saciada neste livro, e seu encanto pela obra será multiplicado, e sua vontade de conhecer ainda mais livros deste autor será gerada. Grande Mestre Tolkien, obrigado pelo seu talento e habilidade sem iguais.

Guilherme.Monteiro 27/05/2020

A Bíblia da Terra Média
É estranho ler "O Silmarillion" logo em seguida de "O Hobbit", pois a escrita é bem mais densa e complexa, por haver muitos personagens e muitos acontecimentos através de três eras.
Entretanto, as histórias que Tolkien conta através de vários contos (que foram muito bem editados por Christopher Tolkien em ordem cronológica) são INCRÍVEIS, desde da criação de Arda até os eventos presentes em "O Senhor dos Anéis", com histórias de amor, ódio, romance, quedas, guerras e uma sensacional criação de mundo que engrandece mais ainda a riqueza do que Tolkien criou para a fantasia.
É um livro absolutamente fantástico, que têm que ser relido e merece ser relido, não só para pegar as informações que escapam durante a leitura (pois são muitas, e muitos personagens), mas como também, para adentrar essas histórias fascinantes de novo...e de novo...e de novo.

William.Camara 27/05/2020

Primeira obra que leio do Tolkien, e O Silmarillion já se tornou um dos meus livros favoritos. A escrita, rebuscada e quase bíblica enriquece a narrariva.

Carol 25/05/2020

Adorei
Seja você um entusiasta de Tolkien, ou alguém que se interessa pelas obras dele, o Silmarillion é uma excelente livro que vale a pena a leitura!

Cris 21/05/2020

Gostei muito da história do livro! Já tinha lido O Hobbit! Acho Tolkien fantástico! Agora vou para outros contos da te?ra média até finalizar em O Senhor dos Anéis! (Que Nossa Senhora da Literatura me ajude). Ahh parabéns a Editora Harper Collins pela diagramação, folhas, capa e tudo o mais. Além de terem deixado o livro lindo, as folhas amarelinhas ajudam muita a leitura!

Pedro.Bordini 18/05/2020

Um prólogo que deve ser lido depois.
Antes de entrar nos pequenos detalhes da resenha gostaria de recomendar que essa incrível obra seja explorada após a leitura da trilogia O Senhor dos aneis e de O Hobbit.
Tolkien não satisfeito em criar um mundo que exerce influência em quase todo o universo fantástico até hoje, também nos conta como esse universo criado por ele surgiu. Histórias de tempos onde tudo ou quase tudo era jovem, o surgimento dos elfos, dos primeiros homens e as batalhas entre luz e trevas com seus romances.
É como ler sobre uma história que apesar de tudo, gostaríamos de ter vivenciado.

Virginia 16/05/2020

Histórias da Terra-Média
Esse livro conta toda a mitologia do universo de "O Senhor dos Anéis" desde o início do mundo, criado por Ilúvatar.

O criador mandou os Valar e os Maiar para prepararem a Terra para receber oa elfos e os homens, porém um deles se revolta contra os outros.

É Melkor, que faz de tudo para atrapalhar e criar confusão. Quando ele rouba as três Silmarils, começa uma longa guerra que traz muita dor e sofrimento.

A história também menciona o servo de Melkor, Sauron, que forja os anéis de poder para controlar todas as criaturas.

Achei esse livro importante para esclarecer algumas partes de "O Senhor dos Anéis" e muito interessante.

João 16/05/2020

Simplesmente admirável
Esse livro é diferente do que eu imaginei. Ele conta a história da terra média desde a sua criação até o ato final visto na trilogia do senhor dos anéis. Eu imaginei sobre oq seria o enredo dele, só que achei que iria mostrar diversos pontos de vistas de vários personagens ao longo das eras. Entretanto, a forma como a história foi contado não é deveras ruim.
Depois de ler esse livro, passei a admirar ainda mais o Tolkien. Essa base que ele criou antes do plot da trilogia principal é incrível, pq existe toda uma trama onde muitos eventos ocorrem para sustentar o universo. A medida que eu fui lendo, a obra pareceu real e viva, além de ser enriquecedor para o complemento do conhecimento deste mundo. Fantástico!

Thiago 10/05/2020

Mitologia de Tolkien
Origem de todo o universo criado por Tolkien. A quantidade enorme de personagens dificulta um pouco e, por isso, a leitura pode se tornar cansativa.

Ses 09/05/2020

O Silmarillion
Este livro é lindo, a criação de tolkien é densa e triste mas melodica e bela ao mesmo tempo, a historia, por mais que o livro seja ?pequeno?, é enorme, com vários nomes e eventos importantes, porem se ligam aos outros livro perfeitamente, sendo assim uma obrigação ler esse livro após hobbit e senhor dos anéis

Giancarlo.Paranhos 08/05/2020

Bíblia de Tolkien
Tolkien consegue se superar a cada livro e esse pra mim foi seu ápice. Nesse livro você é introduzido a toda a criação do mundo de senhor dos anéis e as lendas que o cercam. É uma leitura um pouco menos leve que o Hobbit e a trilogia senhor dos anéis porém vale muito a pena afundar nessa mitologia tolkiana.

Daniel.Cardiano 30/04/2020

A obra mais completa de todos os tempos.
Perfeição define. Construção completa e linda, abordando os mais diversos temas.