O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Káren 09/05/2021

Ainulindalë
Para aqueles que são admiradores das obras do Mestre Tolkien "O Silmarillion" é uma leitura indispensável! Nela descobrimos como todas as estórias da Terra Média começaram, seus primeiros habitantes, as primeiras guerras e alianças entre os povos.

Não é um livro que recomendo para quem nunca leu nada do autor, pois possuí uma escrita mais rebuscada e para um leitor de primeira viagem, pode parecer muito difícil e cansativo (até para quem já conhece em alguns capítulos). Mas para aqueles que já leram "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" vai ser uma leitura que agregará bastante!

A obra é uma fantasia maravilhosa e necessita de uma dose de imaginação por parte do leitor, a edição acompanha alguns mapas que auxiliam na localização pelos lugares, possui uma árvore genealógica (a qual eu sempre utilizei como auxílio), além de um índice com os nomes e seus significados.

Vale ressaltar que o livro foi publicado após a morte do Tolkien, por seu filho Christopher Tolkien e que na minha humilde opinião de leitora (nada de especialista ou estudiosa) fez um excelente trabalho em arrumar as escritas de seu pai de forma que o livro tivesse uma sequência compreensiva e lógica. Afinal estamos falando da reunião de relatos das Três Eras!

Eu achei uma obra incrível! Me trouxe momentos de reflexão em diversos momentos, sobre Eru, a Criação, o poder da palavra dita e a influência do mal desde antes origem dos Elfos e Homens. E quem conhece um pouco mais do autor, encontra inúmeros valores do Cristianismo por toda obra.

Essa sem dúvidas foi a resenha mais longa que fiz e ainda poderia falar mais, mas se você leu até aqui, deixo meu muito obrigada e tenha uma excelente leitura!

Roberto 08/05/2021

O Silmarillion conta a história do universo de Tolkien desde a criação. Conhecemos os Valar, Morgoth, as Silmarils, os habitantes da terra média, o exílio dos elfos Noldor e sua sina, Beren e Luthien, Húrin e seus filhos, Gondolin, e o fim da primeira era.
Também conhecemos um pouco da segunda era, de Numenor, dos anéis de poder, de Sauron e um resumo da terceira era.
Foi uma boa releitura para mim, e apesar de ser uma leitura em vários momentos cansativa, acho que ela é recompensadora para quem deseja se aprofundar na história da Terra Média.
Gabriel.Nunes 08/05/2021minha estante
Não é uma leitura muito fácil, mas é extremamente encantador

Davi.Martinelli 08/05/2021

Perfeito e sem defeitos. Um dos livros mais lindos que já li. Uma leitura obrigatória para qualquer fã de fantasia. Me modificou na minha formação como leitor. Esse livro é capaz de te levar para a história de outros autores de fantasia, porque muitos autores se inspiram em Tolkien para escrever seus contos, o que é delicioso.

Adam.Christiam 06/05/2021

O Ápice do Fantastico
Tolkien mostra mais uma vez que é um mestre no seu trabalho, a edição pode sofrer por ser um livro póstumo e inacabado mas isso não tira o brilho dessas histórias fenômenais.
A criação da Terra Média, os primeiros dias,o início do mal, a primeira guerra, a primeira união dos Homens, Anões e Elfos, a criação dos Orcs e etc...
Essa é de certa forma uma releitura da Bíblia, mas como Tolkien odeia alegorias, Silmarillion tem mais aplicabilidade.
É essa a fonte da qual vários escritores famosos beberam, daqui saiu J. K. Rowling e Niel Gaiman com suas respectivas escolas mágicas, George R. R. Martin com seu longo inverno e CS Lewis e seu Reino encantado de Nárnia.
Letícia 06/05/2021minha estante
?????? thank u Tolkien

Sabrina Feitosa 03/05/2021

O Silmarillion
Eu amei muitoo! É incrível como o pensamento do Tolkien foi longe e pensou em cada detalhe para a criação desse ?mundo? onde se passam todas as histórias da saga do senhor dos anéis. A história é muito bem desenvolvida em sua maior parte e é muito interessante de se ler.

Sabrina 03/05/2021

O Silmarillion relata a criação do mundo e como aconteceu a chegada dos elfos, anões e homens, na Terra Média. São narradas as histórias sobre as guerras que ocorreram entre os altos-elfos e Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, em busca das Silmarils. Outro fato importante, que é relatado na obra, é sobre a criação dos Anéis de Poder, e como Sauron perdeu o Grande Anel. O Silmarillion é uma belíssima obra, confesso que em alguns momentos a leitura foi um pouco difícil e arrastada, mas valeu muito concluir a leitura, foi uma experiência incrível.

Bennie Bart 02/05/2021

Meu livro favorito? Com certeza.
O silmarillion é mais do que um simples livro de fantasia ? ele é toda a criação de um mundo. Não é a toa que chamam esse livro de a bíblia do Tolkien.

Para mim, ele é uma leitura fácil, porque você é consumido por aquele mundo todo e toda sua história. Você se envolve com os personagens, mesmo eles não sendo o foco desse livro. É tudo tão bem arrumado que é difícil pensar num ponto negativo desse livro. Até porque, quando você compreende que o desenvolvimento dos personagens aqui não é tão importante, você aproveita melhor a leitura.

Além disso, o fato de que diversas histórias possuem uma crítica ou verdade por trás nos dá a noção de que o silmarillion é um grande mito, na verdade.

O melhor dos livros de Tolkien, ums leitura obrigatória para todos que amaram senhor dos anéis, e um dos melhores livros de fantasia já feitos.

Arabe Sol 02/05/2021

Um Tolkien é um Tolkien né
Eu nao gostava de LotR mas por insistência no assunto, um amigo me fez ter vontade de ler. Meus amigos o cara é genial. Este livro é bem complexo e muitas vezes bem cansativo pq explica tudo do começo nomeando todos e tudo com detalhes absurdos. Na minha opinião Tolkien criou uma bíblia e descreveu a criação e tudo mais (nunca li a Bíblia). Achei sensacional e pqp vomo alguém consegue ter tamanha imaginação. Virou meu herói!!!!
Obrigada Vini por me fazer ler. @vanilla
Vanilla 02/05/2021minha estante
Sou eu quem agradeço por sempre me aturar quando eu começo a falar de Tolkien e não paro mais, e ainda mais por não só me aturar mas também por tentar entender o motivo de eu gostar tanto desse universo maravilhoso, obrigado Pandora.

Arabe Sol 03/05/2021minha estante
?????????

@_leandropaixao 25/04/2021

Escrita complexa
Esse livro é ótimo para quem quer aprofundar o estudo sobre a terra média, já para para aqueles amantes de fantasia mas sem interesse de ter um conhecimento tão analítico sobre o universo criado por Tolkien, não recomendo.

Danielle 21/04/2021

Muito bom porém muita informação
Foi muito enriquecedor saber mais sobre o universo e o passado de O senhor dos anéis. Meu único problema com esse livro foi que achei os contos muito corridos e muitos nomes de personagens jogados na nossa cara sem nem dar tempo de respirar, então não consegui aproveitar tanto a leitura devido muita informação jogada ao mesmo tempo.
Um dia pretendo reler depois de ler outros contos e livros desse universo para aproveitar melhor.

Nico 21/04/2021

Cansativo mas vale a pena
Em alguns momentos a escrita é tão detalhista e "pesada" que dá vontade de sentar e largar o livro. Mas recompensa demais ler todo ele! É incrível como Tolkien conseguiu mostrar de maneira natural o surgimento do mundo.

Incrível!

Lilian.Cava 20/04/2021

Uma leituras deveras difícil, mas recompensadora
Confesso que quase abandonei esse livro lá pela página cento e pouquinhos, porque tem umas horas que ele capricha na descrição e no parentesco dos personagens. É um bombardeio de informações.

Mas se você tiver paciência de ir consultando as árvores genealógica e relembrando quem é quem, vale muito a pena atravessar essa leitura. Muitas vezes tive que abstrair e seguir em frente, mas esse é meu perfil de leitora.

Mas dificuldades a parte, duvido você terminar esse livro sem vontade de devorar tudo que tem disponível desse universo!

Acho que teremos uma releitura de O Hobbit vindo por aí! ?

Bu 18/04/2021

Muito bem estruturado
Vemos aqui toda estrutura da terra-média, muito bem trabalhado como nos seus demais livros, e extremamente detalhista, um prato cheio para os apreciadores de Tolkien. Encontramos várias respostas, conhecemos as histórias mencionadas em O Hobbit e O Senhor dos Anéis, na realidade se for pra falar seria um jornal inteiro, prefiro dizer que realmente e tudo isso que o pessoal fala e talvez mais, altamente recomendado e já entrou pra minha lista de favoritos.

Híris 17/04/2021

Muito massa o livro!!!
Agora entendi o porquê chamam esse livro de "Bíblia da Terra-Média".
No começo foi difícil me acostumar com o tanto de nome e informação em cada capítulo e as vezes tinha que voltar para ler kk
Esse foi o primeiro livro do Tolkien que eu li e é insano como o cara criou uma mitologia inteira.
Achei muito legal como colocaram no
final a ascendência de alguns personagens,Nota sobre pronúncia e um Índice de Nomes, deu pra perceber como foi tudo bem pensado.

Boni 15/04/2021

Um obra prima! A leitura é cansativa mas toda a história é perfeita, tolkien nunca decepciona