O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Álvaro 20/08/2017

Um livro de origens
Se tratando do Tolkien podemos esperar um vocabulário mais bem trabalhado do que os demais livros de fantasia.
Aqui entendemos como todo o universo da Terra Média se formou. Entendemos mais sobre a história dos elfos, dos homens e um pouco dos anões.
Também nos é apresentado o primeiro senhor do escuro muito antes, de Sauron.
Recomendo para quem gosta de livros e histórias de origem, com forte pegada voltada para jogadores de RPG. Durante a leitura me confundia um pouco com as casas e personagens apresentados, mas nada que uma voltinha na árvore genealógica apresentada no final do livro não resolvesse.

Jeferson.Maia 10/05/2017

Simplesmente Fantástico!
Nesta obra Magnifica Tolkien remonta as origens do mundo do senhor dos Anéis, desde a ordenação do mundo pelos Valar e os Maiar, a exceção de Mellkor/Morgoth, que tenta destruir a criação dos outros Valar, até a origem de elfos, homens, anões e até mesmo de criaturas sombrias, como balrogs, dragões e orcs. Menciona também como reinos se ergueram e se tornaram grandes e fortes, e mesmo assim foram destroçados pelas forças do senhor do escuro. O livro conta acontecimentos desde a primeira era, até a terceira era, e contem contos sobre Númenor, e um pequeno resumo acerca dos livros do Senhor dos Anéis e O Hobbit, em especial com relação a história envolvendo a criação dos anéis de poder e a ascensão e queda de Sauron como o segundo senhor do escuro. De maneira geral esse livro é uma verdadeira obra de arte, o melhor livro desse gênero que já tive o prazer de ler.

Jheny 22/04/2017

"A bíblia" do Tolkien
No começo achei meio cansativa por conter muitos nomes difíceis, mas no decorrer da leitura fui me encantado por silmarillon, a historia retratada desde o principio de tudo, a riqueza de detalhes que ele contem são magnificas.. Mais uma maravilhosa obra de J.R.R Tolkien.

Caio Gouveia 02/04/2017

Leitura complementar
Agora todas as peças foram encaixadas desde que eu li O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Eu recomendo você ler O Silmarillion após ter lido esses dois anteriores, pois ao meu ver me pareceu como uma leitura complementar e se você adentrar no mundo Tolkien começando pelo Silmarillion, pode ficar perdido por não estar habituado com certos nomes e personagens.
Achei uma leitura boa, um pouco difícil por ter muitos personagens e muitos deles com nomes parecidos (ex Curunín - Saruman / Curufin - um dos filhos de Feanor) e por conta disso ter que recorrer ao glossário algumas vezes interrompendo a leitura. Mas é isso que dá você ir ler a obra de um autor com uma imaginação e genialidade tão grandes.
Uma mitologia fantástica, com vários contos separados, mas que de alguma forma se conectam entre si. Se você é fã de Tolkien, não deixe de ler esta obra!

José Eduardo 31/03/2017

O Silmarillion - J. R. R. Tolkien
O livro nos Trás a origem da Terra-média, desde sua criação até o surgimento dos anéis de poder (com uma brevíssima explanação da saga de Bilbo e Frodo, aqui descobrimos a origem dos povos, como os elfos, anões e homens chegaram a Terra-média, como surgiram orcs, dragões e outros seres sinistros, como reinos cresceram, prosperaram e cairam, enfim, o livro é basicamente a bíblia da Terra-média. Este é o primeiro livro que leio de Tolkien (mas não faça o mesmo que eu), recomendo que se comece por outro livro deste universo (como O Hobbit, por exemplo), para então, estando mais habituado com os personagens, enfim ler este livro.
Fiquei bastante perdido no início devido a quantidade de personagens, e a leitura engrenou mesmo no trecho final do livro a partir do trecho de Beren e Lúthien, na minha opinião a melhor parte do livro. Tenho certeza que minha experiência com ele teria sido melhor se já estivesse mais habituado com outras estórias do autor, então é provável que eu releia ele quando ler os outros.

June 28/03/2017

Uma leitura densa, porém gratificante
Este com certeza não é um livro de fácil leitura. Muitos nomes e lugares, árvores genealógicas e mapas. A razão é que se tratam de contos soltos, alguns sem relação direta entre si. É uma leitura densa para quem está iniciando no universo de Tolkien, recomendo a leitura após O Hobbit e O Senhor dos Anéis, pois aí vc já estará habituado ao estilo do autor. Mas assim que vc conseguir entrar no ritmo, irá se maravilhar com a capacidade de criação de histórias de Tolkien. São contos belos e tristes, profundos e simples.
ktrix_x 06/04/2017minha estante

mwonix 01/03/2017

ACABEI! UFA!
EU NÃO ACREDITO QUE FINALMENTE TERMINEI DE LER ESSE LIVRO!!!!

Sério, parecia que não ia acabar nunca.

Foi uma boa experiencia no geral. O começo, onde é contado como o mundo surgiu, os "deuses" e energias e talz, foi MUITO incrivel. O meio é bem bem BEEEEEEEM arrastado. Eram tantos nomes de lugares e pessoas e rios que eu tava simplesmente lendo sem saber quem era quem.

O final fala sobre os aneis de poder, e dá detalhes que não temos em nenhum outro lugar.

Valeu a pena e o esforço.

16/02/2017

Eu Acredito no Universo Tolkien
Além de ser uma obra fantástica no sentido literal, esse livro me surpreendeu logo nas primeira páginas quanto à narrativa , que para mim lembra em vários aspectos inclusive as narrativas, das histórias contadas no Velho Testamento da Bíblia! Ah....!!! Longe de mim querer levantar questões religiosas mas até o final dessa obra não pude deixar de fazer essas pequenas comparações.
E se você curte mapas, geografia, folclore, história da arte e música então é seu livro e guia turístico! Impressionante, tudo tão bem detalhado nos faz viver as experiências de viajar junto às comitivas dos elfos (amo esse pessoal!) anões, homens e criaturas malignas. E se você se concentrar mais um pouco poderá sentir o clima, o cheiro das flores e das florestas. Você se encanta com todo o amor e devoção dos povos com seus senhores, reis e rainhas... enfim, são histórias lindas e bem construídas à ponto de você acreditar realmente que esse universo existe!

Marina 06/02/2017

Leveza e beleza
Sou meio suspeita pra falar de Tolkien, mas achei o livro esplêndido. A narrativa é muito fluida e os acontecimentos ocorrem sem enrolação, mas por ter MUITOS personagens e muitos acontecimentos, é comum ter que recorrer ao glossário para não se perder. Apesar disso, a beleza da história cativa bastante.
Tolkien preza muita pelas virtudes, e suas personagens são geralmente assim, virtuosas, e por conta de sua nobreza de caráter conseguem realizar feitos incríveis. Por outro lado, toda queda e ruína que ocorrem na história, seja de uma personagem ou de um povo inteiro, são consequências de uma coisa: Orgulho. Na verdade, nossa vida também é assim, o orgulho embaça nossa razão e nos leva a cometer atos impróprios que prejudicam a nós e aos outros. Muitas lições estão presentes na história, e podemos perceber um pouco da religiosidade do escritor em alguns pontos, como na ascensão "divina" de algumas personagens ou na explicação que se dá para para a imortalidade dos elfos ao mesmo tempo em que a morte foi um presente Ilúvatar (Deus) aos homens.
Gostei muito e recomento.

Vinicius.Freitas 30/01/2017

Grande estória
Primeiro livro que leio do mundo do Tolkien. Estória muito bem pensada, desde a criação dos seres maiores até a divisão de populações na Terra-Média, mesclando um pouco de mitologia cristã e estórias pagãs, além de toda o cuidado com a interação das raças e até mesmo com o idioma de cada um, realmente sensacional esse universo que acabei de explorar apenas uma das suas partes. Ponto negativo do livro é que é muito corrido, muitos detalhes em pouco tempo, muitos locais, nomes, raças, guerras e acontecimentos que poderiam ter sido melhor explorados na minha opinião, é o tipo de livro que às vezes você tem que ler o mesmo capítulo duas vezes para lembrar de alguns acontecimentos devido a complexidade na leitura, apesar de ter o glossário no final do livro, que ajuda bastante, ainda achei bem cansativa a leitura, e muitas coisas do livro que eu li mais de uma vez ainda não consigo lembrar sem dar uma folheada na página para ler.

Paulo Henrique 19/01/2017

Que Livro!
Sem dúvidas, na minha opinião, esse é o melhor livro de Tolkien, em relação a saga "Terra-Média/Senhor dos Anéis".
Vale MUITO a pena ler, ler de novo, ler mais uma vez, ler pra sempre.

Nick 19/01/2017

A origem de toda a complexidade
Esta obra é simplesmente única, mas requer paciência e atenção na leitura para ser bem compreendida.
O livro é agridoce entre momentos de felicidade e melancolia. A historia da criação de todo universo e também de parte da sua destruição é fascinante e realmente fantástica.
O leitor precisa ter paciência e atenção para os diversos nomes que aparecem (muitas vezes com equivalentes em pelo menos três linguas), nas mudanças temporais nos capitulos e na complexidade da obra como um todo. O livro possui um otimo glossario que ajuda o leitor a se localizar durante a leitura (caso se perca nos nomes, o que é bem natural de acontecer) além de um mapa para o situar.
Por mais complicada que as vezes seja a leitura, recomendo a qualquer fã de Tolkien dar uma chance a essa obra, pois acrescenta fatos e historias importantissimos no universo de Tolkien e da terra média.

Obs. Destaque para o capitulo sobre a criação do mundo. Há uma poesia tão linda e majestosa nesse geneses.

Viruga 17/01/2017

Um pouco corrido porém fantástico
A Magnum opus do Tolkien. A versão que foi publicada é apenas um resumo de tudo que Tolkien escreveu ou deixou em suas anotações. Por conta disso, a narrativa as vezes é bem corrida, mais não altera a fantasia que é ler esse livro. Esta na minha lista dos top 10.

Tatiana.Bianque 16/01/2017

Não funcionou pra mim
Achei uma leitura cansativa. Ao contrário dos outros, nos quais você fica deslumbrada, com esse não consegui me apegar, chegando a pular algumas páginas para acabar rápido, só não me desfiz dele pra não desfalcar a coleção do Tolkien.
Sr dos Livros 16/01/2017minha estante
Uma pena... eu amei! precisa pegar e ir adiante pra pegar o embalo, o começo dele é muito semelhante ao livro de gênesis da bíblia, é lindo

Tatiana.Bianque 16/01/2017minha estante
Você pode ter razão! Quem sabe eu não animo a pegar outra vez!

Thomas 07/01/2017

Pequena Resenha
O Silmarillion é um livro que pode e deve ser usado para pesquisa dentro do ambiente da Terra-Média, mostrando a grande criação desse lugar fantástico e o nascimento dos primeiros seres, elfos, homens e anões, além dos poderosos espíritos que vivem em Valinor.
É uma estória que todos os amantes das obras de Tolkien - iniciantes nos livros ou que gostam por conta dos filmes de Peter Jackson - deveriam conhecer, além de quem gosta de outras fantasias.
Tem um nível de complexidade grande e deve ser apreciado com mais de uma leitura.