O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Tatuzin 18/03/2024

Silmarillion
Simplesmente um dos (senão O) maiores cânons de universos de fantasia da história das histórias. Um livro que atravessa o conceito de história e narra o surgimento e o desenrolar de um mundo complexo e fascinante. Tolkien apenas criou uma mitologia, apenas isso...

Amal0 16/03/2024

Me diverti muito lendo esse livro. Fiquei com vontade de reler os outros.

Minha dica, leia com calma e sempre consulte a árvore genealógica no final do livro.
São muito nomes, muitas pessoas e lugares para confundir.

Vinicius 15/03/2024

O Silmarillion
Esse é de longe, um dos dos livros mais incríveis que já li! Ele consegue te prender do início ao fim, e ao final do livro, você é introduzido aos acontecimentos do Senhor dos Anéis, e percebe como Tolkien é genial, pois em algumas páginas do livro, ele consegue ampliar a história e escrever a trilogia do Senhor dos Anéis de maneira incrível!
Leiam esse livro, é sensacional!

Masully 11/03/2024

Não sei, só não gostei
Quando eu li esse livro eu estava simplesmente fascinada por Hobbits e senhor dos anéis, hj em dia eu ainda gosto muito, porém o Silmarillion é muito explicativo, eu confesso que me ajudou a entender muita coisa, porém eu esperava que fosse algo mais ação e história do que so explicativo sabe? por isso eu não gostei tanto, não é meu estilo de leitura

Thyerres 05/03/2024

Que mundo incrível e complicado Tolkien criou.
Sempre me encanta quem consegue além de contar histórias, criar mundos.
Mundos fantasiosos que possibilitam nos colocar em situações e dilemas que o mundo normal e chato impede.

Sinto até inveja de pessoas como Tolkien, e alguns outros.

Várias histórias da Terra Média contatadas de forma rápida. Não podia ser diferente já que é a proposta do livro juntar todos esses contos antigos.

Pra quem não conhece muito dessa mitologia, é uma porta de entrada pra abrir a vontade de ler todos os outros livros.

Lazaro60 05/03/2024

A épica cosmogonia de um clássico da fantasia
O Senhor dos Anéis é um clássico da fantasia, necessário para os fãs do gênero, e eu certamente posso dizer o mesmo de O Hobbit. Então certamente devemos reconhecer a importância desse grande livro que conta a história do mundo apresentado por esses clássicos.

Esse foi o primeiro livro do Tolkien que eu li, e devo dizer foi incrível. Várias histórias incríveis contadas nesse épico, desde a origem de Arda, até a expulsão dos Noldor, ao surgimento dos humanos, e da ascenção e queda de Númenor.

Recomendo para qualquer fã da Terra Média, e do gênero de fantasia.

mari.rsp 04/03/2024

Não tem como uma obra do Tolkien ser ruim, né?!

gostei muito dos contos e principalmente da terceira era e da criação dos anéis de poder

Alexsander.Rosa 26/02/2024

A Origem da Terra-Média
Que sensação incrível foi ler esse livro, acompanhar como este mundo surgiu, como a Escuridão caiu sobre ela e como essa sombra foi dissipada. Acompanhar essa jornada me trouxe sensações inimagináveis... ficava admirado com os laços que se criava ("Beren e Luthien" foi uma das histórias mais lindas deste livro, junto com a concepção das Árvores de Valinor), como também pelos conflitos que se gerava e suas consequências (como o juramento dos filhos de Fëanor pelas Silmarils).
Foi uma história épica, emocionante em muitas partes e inspiradora. Eu li para matar a saudade de "Senhor dos Anéis" e agora preciso de outro livro do Tolkien para matar a saudade de "O Silmarillion".

Dretzalim267 25/02/2024

Livro extraordinário
Se você é apaixonado por O Senhor dos Anéis irá amar esse livro assim como eu. O universo inteiro recebe uma expansão a nível filosófico, nas sucessões dos altos reinos dos elfos, na mitologia e um pouco sobre a natureza de Arda. Simplesmente um dos melhores livros que já li.

PhoenixStove 24/02/2024

O livro OBRIGATÓRIO pra quem é fã de Tolkien e da terra média! Pra mim o grande codex de Tolkien, dando ênfase aos Deuses até então desconhecidos (pelo menos pra mim) a origem dos Anãos/Anões, dos Valar, Elfos, das trevas e dos Orcs e os Homens, uma biografia rica da mitologia e do universo de Tolkien, documentada em arcos rápidos e sequênciais passando por contos que tem obras separadas como Os Filhos de Húrin e Beren e Lúthien entre outras partes vitais que são contadas bem pela superfície que são "A queda de Gondolin" e "A queda de Numenor" das quais essas duas eu recomendo ler as suas próprias obras já que que nelas tem bastante dos bastidores de como foi a Guerra e alguns personagens fundamentais para o desenvolvimento do futuro dos Eldar e dos Homens. "Os filhos de Húrin" também recomendo fortemente a leitura essa que pra mim, é a história mais trágica da terra média. Silmarillion é ótimo, leitura rápida, informações pontuais, explicações essências, claro, tudo de uma forma mais pontual e mais resumida mas ao meu ver fácil de entender o todo, deixando como opção as obras separadas das histórias apenas para quem quer realmente se aprofundar, que foi o meu caso.

milenavifer 14/02/2024

Muito esclarecedor
Não espere lembrar de todos os acontecimentos desse livro! O Tolkien vai vomitar fatos históricos em você mas acredito que o melhor jeito de aproveitar esse livro é ir seguindo o fluxo sem muito preocupação em lembrar de tudo.

SamaraF 09/02/2024

Tão difícil quanto belo
Sim, é verdade o que dizem, O Silmarillion é um livro bastante difícil com uma quantidade imensa de nomes de personagens e lugares. Ao mesmo tempo é um livro incrível, portanto vale a pena!
As histórias contadas são envolventes, um prato cheio pra quem ama fantasia. A criatividade e a genialidade de Tolkien, para mim, são inquestionáveis.
O capítulo introdutório, chamado Ainulindalë, é o que eu já li de mais belo na vida. A criação da terra é conectada com a composição de uma música, e a maldade é criada quando um dos compositores resolve, digamos, sair do tom, entrando em desarmonia com os demais. É poético, é pura arte.
Ouvi dizer, e concordo, que esse livro é como se fosse a Bíblia do universo de O Senhor dos Anéis e de outras histórias sobre a Terra Média. Quem é fã certamente deve ler, pois mostra o início de algumas histórias e resume outras.
Eu só não recomendo a leitura para quem ainda não teve nenhum contato com a obra de Tolkien, pois a leitura é pesada e envolve empenho, portanto pode desestimular.
Livro adicionado aos favoritos com sucesso!

Maname0 04/02/2024

????
A vastidão e profundidade das obras de Tolkien sempre me surpreendem. As ramificações dos elfos, Númenor, os magos, não tem como não se apaixonar.

Não tive tanta dificuldade porque já tinha lido O Hobbit e A sociedade do anel, ou seja, eu já estava familiarizada com termos e a forma da escrita de Tolkien. O que me leva a acreditar que para maior compreensão, antes de ler O Silmarillion, devem ler O hobbit e a sociedade do anel primeiro, pois vai ajudar a entender esse maravilhoso mundo.

luciano.maciel.140 04/02/2024

Livro que conta o surgimento da Terra Média, assim como dos Elfos, anões, humanos, e Morgoth e Sauron com seus Orcs.
Constrói uma linha do tempo não muito detalhada de personagens que serão aprofundados em outros livros, e vai até o momento que o Um Anel é destruído por Frodo.
Possui pouquíssimo diálogo, mas não o considero cansativo.
Gostei da visão panorâmica da história. Agora vou me aprofundar na Terra Média lendo os demais contos.
Recomendo o mesmo para fãs do Tolkien.