O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Vinyth 24/04/2024

Absoluto!
📍Provavelmente a leitura que me colocou de volta no meio de tantos livros nos últimos meses, a "bíblia" da Terra média é um dos livros que eu mais amei ter lido em toda vida. ⠀

Silmarillion funciona como o livro de gêneses para o universo de O Senhor dos Anéis, contando toda a história de Arda, Valinor e vários outros reinos presentes nas histórias e lendas do universo de Tolkien. ⠀

Além disso, o livro conta sobre os seres que trouxeram vida para este universo fantástico, bem como retrata a vida de vários personagens icônicos e incríveis que tanto são conhecidos na obra de O Senhor dos Anéis (Beren e Lúthien, como eu amo vocês❤️). ⠀

Recomendo fortemente a leitura dessa obra incrível, especialmente após lerem O Hobbit e O Senhor dos Anéis!!!

Milenna.Pessoa 15/04/2024

Não entendi nada kkkk, é um livro muito complexo, e difícil de acompanhar, me perdia na maioria das vezes sem saber, qm tava morrendo.

eduarda2418 14/04/2024

5??
Nunca li um livro tão complexo e de leitura tão complicada, mas vale a pena todas as anotações para conseguir lê-lo.
Todas as minhas dúvidas (e até dúvidas que eu nem tinha) durante a leitura de Senhor dos Anéis foi sanada em O Silmarillion.
Amei saber como o mundo foi criado desde o comecinho até o final da Guerra do Anel.
A minha parte favorita foi Akallabêth e a parte final (de longe a mais fácil de ser entendida, obviamente para quem já leu LOTR).
Para as pessoas que tem medo dessa leitura (eu), indico começar com um bloquinho para anotar nomes e ir pesquisando e ligando pessoas e lugares, fica bem mais fácil o entendimento, não tenham medo da leitura, no final, é perfeito!

Trajano 12/04/2024

Muita coisa pra falar
Poucos livros que eu li tiveram uma profundidade e complexidade em proporções tão gigantescas, e sempre mantendo aquela coerência que o Tolkien tem como ninguém. Como alguém consegue criar um universo tão magnífico e rico de tal maneira senão o próprio pai da famtasia? Meu 5° livro tolkiano (após o Hobbit e a trilogia de LOTR) que continuam sendo meus favoritos, mas esse livro serviu perfeitamente pra esboçar a história desde o princípio da terra média, por isso avaliei como "a bíblia tolkiana" há pouco tempo aqui no site. Ver como ser formaram os reinos mais atuais da terra média, com os descendentes de Numenor, os Eldar e suas origens e despedida da Terra Média, desde o desenrolar da canção que criou o mundo pelos Valar até os dias em que os pequenos Hobbits salvaram o mundo, isso sem falar das minhas partes favoritas, que foram as histórias de Beren e Luthien e é claro, sobre tudo que falou de Numenor, do qual eu já tinha ouvido falar e tinha assistido na Serie "Anéis do Poder", que também conta os os numenorianos Elendil e Isuldur. Morgoth é uma pedra no sapato, foram relatadas umas 10 guerras antes dele ser derrotado, e eu ficava "vai perder duma vez mais não?" E depois veio o Sauron, que todos acham o vilão mais poderoso da terra média, até conhecerem o Morgoth, que é literalmente um Valar. Mais uma grande experiência com Tolkien.

Jarlean.Robson 11/04/2024

FANTÁSTICO. ENVOLVENTE. PRAZEROSO.

Sou desde criança fã, entusiasta, admirador, enfim, do universo do Senhor dos Anéis. Finalmente tive a oportunidade de me aprofundar neste universo a partir da leitura do Silmarillion.

Dos filmes que já assisti, dos jogos que passei a minha infância inteira jogando, nada superou ler essa obra. Destaco aqui o quão boa são todas as histórias desta literatura. Me fez caminhar junto pelos personagens da Terra Média. Entender suas lutas, labores e sofrimento. Detalhe que achei interessante na leitura é que todas as vezes que o livro citava um local, imediatamente eu ia no mapa para localizar especialmente o evento mencionado (guerra, Reino, Rio, montanha, mares, vales, etc). Deixou a experiência mais completa (coisa de Geógrafo kkk)

Por fim, e mais legal de tudo... Senti vários traços do cristianismo nessa obra (como sempre ouvi a respeito). Tolkien, de fato, utilizou de vários símbolos do cristianismo para fundamentalizar sua obra. Consegui perceber vários traços dos atributos de Deus, do início e do desenrolar do Conflito Cósmico, e outras histórias semelhantes da Bíblia com alguns personagens da narrativa.

FANTÁSTICO. ENVOLVENTE. PRAZEROSO.

David 10/04/2024

Muito bom!!! Te exige muito no começo, para lembrar os nomes de todos os personagens, para lembrar do mapa e essas coisas? mas no fim, fica bem legal!!! E você se sente bem por estar entendendo! Enfim, as dicas que eu daria são: 1) Não leia com pressa. Procure entender cada detalhe. 2) Leia com uma boa constância.

Obs: Não indico que leiam esse livro, aqueles que ainda não leram O Senhor dos Anéis, como foi o meu caso? Não li as últimas duas páginas porque tinham spoilers kkkkk. Fora que já ter um background deve tornar tudo bem mais divertido!

Tiago.Guedes 09/04/2024

Um mergulho na história da terra média
Ao iniciar minha jornada por "O Silmarillion", senti-me transportado para um universo épico e ancestral, onde a grandiosidade da criação se mesclava à tragédia e à beleza. A escrita de Tolkien, rica em detalhes e descrições, me convidou a explorar cada canto da Terra-média, desde a aurora dos tempos até a ascensão dos Elfos e Homens.

A obra me fascinou por sua complexa mitologia, composta por Ainur, Elfos, Homens, Valar e Maiar, cada um com seus próprios reinos, histórias e motivações. A batalha entre o bem e o mal, personificada por Eru Ilúvatar e Melkor, permeia toda a narrativa, tecendo um drama épico que se desenrola ao longo de eras.

No entanto, confesso que a leitura nem sempre foi fácil. A linguagem formal e arcaica, somada à profusão de nomes e lugares, exigiu um esforço extra para acompanhar o ritmo da história. Em alguns momentos, senti-me como um viajante perdido em um mapa antigo, buscando decifrar cada símbolo e traçar seu caminho.

Mas, apesar dos desafios, a recompensa foi imensa. As histórias de Beren e Lúthien, Túrin Turambar e Eärendil me emocionaram profundamente, com seus atos de bravura, amor e sacrifício. A riqueza de detalhes e a beleza poética da escrita de Tolkien transformaram cada página em uma experiência única.

"O Silmarillion" não é um livro para todos. Sua linguagem complexa e ritmo lento podem afastar leitores menos acostumados com fantasia épica. Mas para aqueles que se dispõem a mergulhar em suas páginas, a recompensa é uma jornada inesquecível pelas eras da Terra-média, desvendando os segredos que moldaram o mundo de "O Senhor dos Anéis".

Ruth 04/04/2024

Apesar de amar o senhor dos aneis e toda as obras do Tolkien, esse livro foi muito difícil de ler. Achei a linguagem muito complicada e as histórias bem complexas e várias vezes me perdi.
Porém é inegável o fato do Tolkien ser um gênio e ter criado um mundo extremamente incrível.
Gostei muito da história do Beren e Lúthein e da queda de Númenor.
Se você gosta de o Senhor dos aneis e quer saber um pouco mais da terra média acho que vale a leitura.
Pretendo refazer essa leitura no futuro.

Raimundo Costa 04/04/2024

Ótimo.
O livro faz uma narrativa de todos os acontecimentos da terra média, desde a criação até os acontecimentos do retorno do rei.
Embora não se aprofundando em cada um desses acontecimentos (se o fizesse não seriam necessários os demais livros), a narrativa nos dá uma boa ideia da história, geografia e costumes de todos os povos da Terra média. Silmarilion é uma excelente apresentação do mundo de Tolkien, um verdadeiro convite a um completo mergulho nessa incrível criação de Tolkien.

Andurin, o calvo 30/03/2024

É muito bom, pra quem é fã
Tem que gostar muito pra ler esse livro. Ele foi compilado a partir de notas do Tolkien então poucas histórias são realmente histórias, a maioria são relatos compilados cronologicamente para obter coesão. Mesmo assim é muito interessante para aqueles fãs que querem saber de onde veio os personagens dos livros principais.

Choppa 28/03/2024

Mundo?
Não sei muito bem o que comentar do livro porque eu diria que ele é ?apenas? uma extensão do mundo, mas o mundo é interessante pra caramba então eu recomendo?

Elaine 25/03/2024

O simarillion
O primeiro na ordem para leitura, seguirei com o próximo em breve.
"Muitos são os estranhos acasos do mundo e a ajuda amiúde há de vir das mãos dos fracos quando os sábios falham."

KiraLunna 24/03/2024

Eu achei que seria uma leitura mais rápida, mas esse livro é tão rico e tem tantas histórias que eu preferi avançar devagar; olhava o mapa a cada dois parágrafos e os apêndices (o glossário élfico e a genealogia) a cada três linhas, não porque era necessário, mas porque o Tolkien é capaz de nos imergir na história, e eu queria uma imersão completa.
Achei que o Silmarillion é, acima de tudo, um livro de mitologia, e dá para entender porque o Tolkien ficou 30 anos para aperfeiçoar esse livro. É um livro completo, denso e profundo sobre um mundo que pode, a primeira vista, parecer completamente distante do nosso, mas que, no fundo, não é tão diferente assim.
Com personagens complexos e humanos, Tolkien nos lembra que qualquer um é capaz de grandes atos, de bondade, de maldade, de coragem, de orgulho e que o mal pode vir de qualquer lugar, assim como o bem.
Somos apresentados a diversos personagens que impactam no rumo da história, e é possível notar como mesmo os pequenos atos tem grande força no contexto geral.
Acho que o que mais me fascina nos livros do Tolkien é o poder que nossas decisões têm, mesmo as pequenas; o quanto nossa gentileza e coragem podem ter desdobramentos enormes; e o quanto a inspiração pode ser poderosa (para todos os lados).
Adorei ler sobre toda a mitologia da Terra Média que nos leva ao tão famoso cenário do "Senhor dos Anéis" e poder entender todo o contexto que circunda esse cenário. É possível perceber o quanto o passado está ligado ao presente e ao futuro desse universo, assim como na vida real.

Lucas 20/03/2024

Magnifico
O Silmarillion pra quem é fã de Tolkien é uma obra magnífica, quem tem aquela sede de saber tudo sobre o universo da saga é um prato cheio eu fui alertado diversas vezes que não seria uma escrita fácil, e realmente não é muitas expressões foram traduzidas de uma forma parecida com a bíblia o que pode ser difícil e também algumas partes onde o livro foca muito em explicar regiões pode ser tedioso mas o livro no geral é muito bom diversos personagens fodas nessa narrativa épica se vc é fã de Tolkien o Silmarillion é necessário e como já digo pela terceira vez, magnífico.