O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Leticia.Liesenfeld 02/02/2024

Apenas Frases
Assim teve início sua enorme labuta em espaços imensos e inexplorados, e em eras incontáveis e esquecidas, até que nas Profundezas do Tempo e no meio das vastas mansões de Eä, veio a surgir à hora e o lugar em que foi criada a habitação dos Filhos de Ilúvatar. E, nessa obra, a parte principal coube a Manwë, Aulë e Ulmo; mas Melkor também estava ali desde o início e interferia em tudo o que era feito, transformando-o, se conseguisse, de modo que satisfizesse seus próprios desejos e objetivos; e ele acendia enormes fogueiras. E assim, quando a Terra ainda era jovem e repleta de energia, Melkor a cobiçou e disse aos outros Valar: Este será o meu reino; e eu o designo como meu!
Pedro 02/02/2024minha estante
Bom demais!

Leticia.Liesenfeld 03/02/2024minha estante
Iniciarei o Hobbit, ansiosa

Pedro 03/02/2024minha estante
O Hobbit será uma das minhas leituras nos próximos meses.

Leticia.Liesenfeld 04/02/2024minha estante
Todo ano faço um Desafio de Leitura com a minha irmã, esse ano será Senhor dos Anéis, leremos 6 livros.

Pedro 04/02/2024minha estante
Eu li O Silmarillion alguns anos atrás. No ano passado eu li A Sociedade do Anel. Esse ano eu tô pretendendo ler O Hobbit e os Filhos de Húrin. Ainda não sei se irei ler As Duas Torres e O Retorno do Rei nesse ano.

Pedro 04/02/2024minha estante
Ah, boa leitura pra você e sua irmã:)

Leticia.Liesenfeld 04/02/2024minha estante

Wellington.Santos 02/02/2024

Serve ao que se propõe
Como uma junção de relatos sem tanta profundidade funciona muito bem e é bem organizado, mas é um grande spoiler de todos os outros livros do autor.

JAssica 01/02/2024

Linda capa porém chatíssimo
Parece a bíblia muitas vezes me questionei se eu sabia mesmo ler ou se eu GOSTAVA mesmo de ler então cheguei à conclusão de que o problema não sou eu

Alessandro117 28/01/2024

Uma jornada
Ler o Silmarillion foi uma grande jornada para mim. Decidi ler toda a saga da Terra Media em ordem cronológica, indo de um livro a outra. E posso garantir foi uma aventura, tanto ler novos livros quanto reler os que já havia lido.
E finalmente, a jornada se encerrou onde começou, em o Silmarillion! E que jornada fantástica e maravilhosa. Sem dúvidas uma das melhores decisões que já tomei.
Pretendo em breve reler somente o Silmarillion e desfrutar o gostinho de lê-lo novamente.
pinguinha 28/01/2024minha estante
??

Menozin 03/02/2024minha estante
Eu comprei ele para ler depois de O Hobbit, sou muito curioso para saber sobre a criação das coisas, estou ansioso

karla.jamily 26/01/2024

"Esta é mais afiada que tua língua".
O Silmarillion é um livro de contos que aborda sobre a criação do mundo! Realmente uma bíblia e é altamente incrível! Adorei conhecer o que deu origem às clássicas canções conhecidas em O Senhor dos Anéis.

Danilo 24/01/2024

Fascinante!!
"O Silmarillion", ou como muitos chamam, "A Bíblia da Terra Média", é como um mergulho profundo nas entranhas do universo mitológico magnífico criado por Tolkien.
Dividido em várias histórias, desde a criação do mundo até eventos épicos envolvendo elfos, homens e anões, a obra oferece uma rica gama de personagens e acontecimentos de grande importância para seu contexto.

No entanto, essa densidade na narrativa, essa abundância de nomes e lugares, pode ser um tremendo desafio para alguns leitores. Eu particularmente tive que recorrer a alguns vídeos disponibilizados na internet no término de alguns capítulos, para melhor entendimento e reorganização das ideias (rsrsrs).

Contudo, você pode encarar como um desafio, imagine que a leitura é como escalar uma grande montanha cheia de obstáculos, mas se você chegar ao topo, vai sentir-se recompensado com uma visão deslumbrante do mundo que Tolkien criou.
A partir desse ponto compreendendo melhor a maestria linguística e criatividade do autor, com uma sensação gigantesca de compensação!

Para quem gosta do universo de "O Senhor dos Anéis", o livro oferece uma profundidade fascinante, que faz de "O Silmarillion" uma leitura enriquecedora e essencial.
Toshiko.Pri 25/01/2024minha estante
Gostei da resenha e fiquei curiosa em saber quais videos viu???

Danilo 27/01/2024minha estante
Que bom que você gostou, Pri !!
Em relação aos vídeos, estava recorrendo a um canal chamado 'Projeto Tolkien', me ajudou bastante no entendimento da genealogia e geografia da Terra Média por exemplo, super recomendo.

Toshiko.Pri 28/01/2024minha estante
Obrigada!! Vou pesquisar ?

Menozin 03/02/2024minha estante
Pretendo iniciar a leitura desde livro em breve, estou muito ansioso para começar ler

JoAo 24/01/2024

Gênesis da Terra Média
O Silmarillion é uma obra de Tolkien que com certeza está nos meus livros favoritos. É incrível você vê a criação de Ëa (Terra), presenciar a corrupção de Melkor, as desgraças que as Silmarils causaram, o fim de Beleriand, A Guerra da Última Aliança, e muitos outros. Os melhores mitos da Terra Média estão presentes aqui (o meu favorito é de Turin). Não recomendo ler ele primeiro que O Hobbit e O Senhor dos Anéi. Por mais que ele de passe antes, você precisa entender o basico do universo de Tolkien pra se aprofundar nas origens do universo. É maravilhoso.

Krishna.Nunes 23/01/2024

Não é uma simples história de fantasia
O Silmarillion é a obra essencial para quem já leu O Senhor dos Anéis e pretende se aprofundar na literatura de Tolkien.

Com um início semelhante ao Gênesis, o livro conta a criação do mundo e de toda a vida daquela terra. A resposta a todas as perguntas não respondidas em O Senhor dos Anéis sobre o universo, a geografia, o sistema de magia, todo o contexto histórico (inclusive sobre Sauron e os anéis), as origens dos povos e dos personagens, está em O Silmarillion. O autor criou não apenas uma história de fantasia, mas toda uma mitologia completa, complexa e profunda.

O enredo principal se desenvolve em torno do roubo das Silmarils, as joias mais valiosas já criadas, pelo invejoso Melkor. Fëanor, que tinha tudo para ser o mais nobre de toda a raça dos Elfos, deixa-se corromper por mentiras e intrigas, e permite que a mágoa conduzam a si e seu povo a um destino de desgraças. De todas as disputas, batalhas, jornadas e reconciliações decorrentes das tentativas de recuperar as gemas, outras histórias se desenvolvem: o lindo caso de amor entre Beren e Lúthien; a saga de Húrin e Túrin, uma das mais trágicas histórias imaginadas por Tolkien; a triste queda de Gondolin; a ascensão e o declínio dos homens de Númenor; a beleza do destino de Eärendil.

Esta obra é simplesmente o que de melhor foi criado pela mente mais imaginativa que a literatura de fantasia já teve. Uma narrativa fascinante e grandiosa, em que é até surpreendente que tantos milhares de anos e tantas histórias incrivelmente detalhadas caibam em tão poucas páginas.
Miresenhs 23/01/2024minha estante
Nossa, eu estava querendo começar por ?Silmarillion? para depois ler o senhor dos anéis, o que vc acha ?

Krishna.Nunes 23/01/2024minha estante
Michelly: de jeito nenhum. Você precisa começar Tolkien por O Hobbit (que é infanto-juvenil) ou O Senhor dos Anéis (que é adulto). Acho que a ordem entre esses dois tanto faz, mas só depois de ler esses, se você virar fã, é que deve ler O Silmarillion. E depois dele, se quiser, pode continuar com Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien, A queda de Númenir, etc.

Cassio67 22/01/2024

O começo das Eras
Silmarilion demonstra como o mundo de Tolkien é incrível, desde o começo dos tempos até o final da guerra do Um Anel, onde foi destruído. Em cada era grandes nomes que ficaram nas canções foram citadas, entre eles Fëanor, Fingolfin, Beren e Lúthien, Húrin e seus filhos, entre outros que também foram grandes e tiveram momentos impactantes na história como destinos desastrosos ou bons mas que ficaram nas canções, então aqui aprendemos como surgiu os Elfos, Homens e Anãos, a guerra contra o primeiro Senhor Sombrio Morgoth, até a criação dos anéis e a derrota de Sauron, onde enfim, os remanescentes dos Elfos deixaram a Terra Média e retornaram a Valinor, encerrando a Terceira Era!!!

feliperogue 21/01/2024

Um guia histórico da Terra Média e além
Silmarillion é um compilado de resumos das histórias desde a criação do mundo até o fim dos eventos de senhor dos anéis. É o melhor livro pra quem quer se situar dentro do universo do Tolkien e ter noção dos eventos que precedem hobbit e o senhor dos anéis.

Existe o argumento de que o livro se torna muito específico em nomes e lugares fictícios, o que pode tornar a leitura difícil para certos leitores, mas nesse momento eu acho que a edição do Christopher Tolkien entra em ação e é muito boa (embora ja tenha visto várias críticas a ele). Os dicionários, árvores genealógicas e os mapas no fim do livro são absolutamente salvadores quando o leitor ocasionalmente esquece quem é determinado personagem ou onde é determinado lugar.

Mas ainda assim, por conta da especificidade do livro e o número grande de personagens, Silmarillion exige uma leitura atenta para ser compreendido. Eu apliquei essa leitura atenta e percebi que raramente quebrava minha imersão.

?Beren e Luthien? é o melhor conto, me fez querer ler o livro. Além também de ?A Queda de Númenor?, que é absolutamente cativante e mostra uma outra face interessantíssima do Sauron, bem diferente do que se conhece apenas baseado em senhor dos anéis. E ?Túrin Turambar? me fez sentir uma relação temática forte com as tragédias de Shakespeare, a dramaticidade desse conto me foi bem familiar.

Absolutamente recomendo esse livro pra quem gosta de Tolkien e quem é familiar com o gênero de fantasia.

Heron.Negreiros 15/01/2024

Uma obra prima
Sembduvida um dos mais belos livros que já li na vida. Um tomo de conhecimento inigualável que vai repercutir por muitos anos na minha vida.

Gabriel1994 15/01/2024

O Silmarillion trouxe algo para a Terra Média que eu senti muita falta no Senhor dos Anéis: uma ideia de vastidão e densidade que não existia num mundo onde nós só vimos duas nações e alguns assentamentos.

As histórias desse livro são mais pesadas e o tom é bem agridoce, mas sempre intrigante e, chegando no Quenta Silmaril, é impossível parar de ler!

Blackthorne 14/01/2024

Esse livro aqui é OURO.

Se você leu O Hobbit e a Trilogia de O Senhor Aneis e quer saber mais da Terra-Média, esse livro aqui é perfeito.

Nele, a gente encontra informações sobre a criação do Mundo, dos Valar, Elfos, Anãos e Homens, dos Inimigos tudo o que aconteceu pra que se desenvolva o que vai rolar de acontecimentos d'O SDA.

Destaque aqui pros três grandes Contos que Tolkien escreve: Beren e Luthien, PERFEIÇÃO; Filhos de Hurin, doi só de lembrar e já quero avisar que é meu favorito; e Queda de Gondolin, brabo demais.

A leitura não é fácil, são muitas coisas acontecendo, muitos nomes e lugares que a gente não conhece mesmo tendo lido os livros da Trilogia e do Hobbit, pois são lugares antes de o mundo ser daquela forma, mas insistam: valeu cada segundo que passei lendo esse livro.

TOLKIEN EU TE AMO MUITO.
rafamassagardi 14/01/2024minha estante