O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Dai Solyom 08/10/2023

Uma semente que não morre e não pode ser destruída
Minha primeira experiência com J. R. R. Tolkien, e fiz questão de começar pela ordem cronológica, mas não sei se foi uma boa escolha.

Eu amo a trilogia e o Hobbit (com muitos adendos), mas nunca havia lido nada até agora.

Não há questionamento em relação ao universo fantástico que Tolkien criou, é um absurdo de complexo.

Tanto na mitologia, quanto na geografia e fantasia, um mundo ímpar.

Porém, como eu disse acima, não sei se foi uma boa escolha iniciar por essa obra.

Tiveram momentos que eu me arrastei para não desistir da leitura, por conta da minha falta de conhecimento.

Mas ao longo da leitura peguei o ritmo e engatei em passagens magníficas.

Ansiosa para continuar essa jornada!

Thiaguinho 05/10/2023

Obra prima
Um livro completo. Nele Tolkien mostra a sua excelente construção de mundo. O livro é completo, pois há romance, tragédia, guerras e epopéias.

dani ^_^ 01/10/2023

Gostei muito dessas histórias de aventura, das histórias do começo de tudo, principalmente gostei das que tinha romance no meio. Mas é meio confuso, tem muitooos nomes. Acho que vou gostar mais quando começar mesmo o senhor dos aneis.

trizisreading 29/09/2023

O Silmarillion
O Silmarillion tem a escrita bastante diferente dos livros de Tolkien que já li (O Hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis). Neste livro, ele utiliza uma linguagem mais bíblica, narrando o ínicio do mundo e, posteriormente, traz alguns contos do desenvolvimento do mundo até o momento em que entramos na história de Bilbo e de seu sobrinho, Frodo Bolseiro.

De início, foi uma leitura um tanto desafiadora pra mim, pois não estava acostumada aos nomes daquela época, além disso, muitos personagens daquela época não estão nas histórias do Um Anel, pois já faleceram. Contudo, com o desenrolar da história, o autor cuida de narrar por diversas vezes sobre os acontecimentos sob a vivência de um personagem diferente, o que acabou se tornando uma história fluída e muito enriquecida de detalhes.

Amo a forma como Tolkien escreve seus personagens com valores tão distintos dos que vemos nos livros de hoje em dia. Nos faz amar os personagens leais e tomarmos como se fossem nossas, as dores daqueles que foram traídos.

É um livro essencial para todos os que, assim como eu, são apaixonados nas escritas e no mundo de Tolkien.

Anezio 28/09/2023

Que livro!
E mais uma vez vou indo para a reta final de um livro que é, no mínimo, de tirar o fôlego tamanha a beleza e cuidado com o texto.

Leitura difícil no começo, sobretudo para aqueles que não tem o costume de ler a Bíblia, uma vez que o autor faz seu texto claramente mimetizando esse tipo de literatura antiga.

Vale muito a leitura e, se estiver com dificuldade no início, só vá adiante. Logo as peças começam a se encaixar.

Elisangela Muniz 26/09/2023

Li numa mistura de livro físico com audiobook.
O começo é bem "teoria" e pode ser bem chatinho. Mas quando chega a parte das batalhas e os feitos de grandes personagens da história da idade média a coisa fica diferente. Mas o livro fica alternando entre essas situações e se torna cansativo em algumas partes.
Mas é tão rico de detalhes... fico tentando imaginar como era a mente do Tolkien pra inventar algo tão incrível!

Pedro Angeli 23/09/2023

Definitavamente o melhor livro que eu ja li
Me vejo pensando nessa obra de arte toda semana desde a primeira vez que li, toda vez que escuto sobre O Silmarillion na internet me dá vontade de ler denovo somente pela pureza e beleza que é o mundo que o nosso querido Tolkien criou, a linguagem é complicada e muitas vezes pode tirar o interesse de leitores mais casuais, entretando, o conteúdo presente no livro é uma caixa de tesouros, com contos e histórias de encher o coração de temor, motivação, medo e paixão.

Isabela.Pery 23/09/2023

Botam tanto medo do Silmarillion mas eu amei, e achei super tranquilo de ler.

A escrita estava particularmente poética e tem momentos muito bonitos.

roseli.ferreiraedu 21/09/2023

Que livro bom! Mas confesso que é uma leitura tão detalhada que chega a dar uma canseira mental. É um livro pra entender a origem da Terra Média, pra se ler com calma e atenção. Ótimo!

Juno.Cz6 20/09/2023

O primeiro livro que li inteiro na minha vida
Mudou minha vida num dia que eu estava doente com 8 anos de idade, fiquei olhando a estante da minha irmã, achei tão linda a capa e passei os 3 dias doentes apenas lendo isso

Otavio.Franco 19/09/2023

Depois de alguns anos decidi reler O Silmarillion pra ver se ainda considerava ele a leitura mais difícil que já fiz na vida, e para minha surpresa, ele não é o mais difícil. Pode ser um pouco complicado mas difícil, não.
É uma viagem e tanto adentrar nesse mundo criado pelo Tolkien. É simplesmente incrível.
Não vou fazer uma resenha sobre o livro, não gosto de fazer resenhas. Mas o que eu tenho a falar é pra aqueles que desistiram do livro por medo ou receio: não desistam! É uma leitura que vale muito a pena adentrar. Além de ser lindo. Tem alguns capítulos LINDOS de bem descritos que você chega a sentir que vivenciou aquilo mesmo.

Mauricio Gonçalves 19/09/2023

Ótima releitura
É um livro muito bonito e possui uma narrativa muito agradável, com muita aventura, amores, agonias e medos.

Entendo quem se atrapalhe com o excesso de nomes e lugares. Mas há de se compreender que é um universo criado do zero e o background se faz necessário para não ser uma coisa "existe e pronto, aceita".

Após a releitura, e a leitura de Os filhos de Húrin, Beren e Luthién e A queda de Gondolin (Será o próximo), recomendo que a leitura dos quatro livros seja feita simultaneamente. Pois um capítulo do Quenta Silmarillion é dentrinchado em vários outros nesses livros, tornando a leitura mais completa e não ofusca o restante da narrativa de O Silmarillion. Basta começar a ler no momento certo do Quenta, que tem capítulos do mesmo nome.

Ivonete 16/09/2023

O Silmarillion
Continuando nas leituras de Tolkien, vou deixar aqui meu registro do Silmarillion.

Muitos perguntam se é uma leitura difícil. Não achei em termos de linguagem, porém é uma história densa com muitos nomes de personagens e lugares, muitas vezes parecidos e variados para a mesma coisa.

Então utilizei muito anotações, os mapas da capa e da página 183, e o índice de nomes contidos no final do livro (esse índice é maravilhoso, consultei todas as vezes que esquecia algum nome visto anteriormente).

Sobre o conteúdo, trata-se principalmente dos acontecimentos da Primeira Era, desde o princípio, isto é, da Criação de Arda e os primeiros filhos de Ilúvatar, as constantes guerras contra Morgoth, e das Silmarils de Fëanor, as jóias que continham a luz das árvores de Valinor.

Confesso que na metade do livro tive que recomeçar a leitura, porque tinha me perdido nos nomes e não estava aproveitando do jeito que gostaria.

Mas depois fui anotando e deu tudo certo! Há muito mais na Terra Média do que julga nosso vão conhecimento ?.

Pedro 15/09/2023

Ah sei la
Demorei 1 mês nesse livro. Tolkien é um gênio e tudo mais, mas esse livro não me prendeu muito.
O universo é o melhor que ja li, mas não curti tanto assim.
Valeu a pena de qualquer jeito conhecer como foi a primeira era.