O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Andreia Santana 07/09/2010

A origem do mundo em uma canção de amor e ciúme
O Silmarillion reúne novelas e contos que explicam e definem as origens de Arda (a Terra Média), mais precisamente a criação, a primeira e segunda eras e o comecinho da terceira. Seguindo uma lógica narrativa, seria uma espécie de abre alas para a saga de O Senhor dos Anéis (essa toda ambientada na terceira era de Arda), embora as histórias que o compõem tenham sido escritas, abandonadas, retomadas e reescritas pelo autor em diversas ocasiões diferentes no decorrer dos anos.

Iniciado por volta de 1925, como um conjunto de esboços dentro do projeto maior de J.R.R.Tolkien de criar uma mitologia nova a partir de antigas tradições, só virou livro na década de 70, quando Christopher Tolkien, filho do autor, reuniu e, – na medida da necessidade para criar uma narrativa coesa – remodelou (editou, mais precisamente) alguns dos textos do pai, tornando as partes dispersas em um todo com sentido e encadeamento. Há quem reclame das interferências do herdeiro na obra de Tolkien. Prefiro acreditar que as pistas para a publicação póstuma de muitas obras, o próprio pai deixou nos cadernos e outros rascunhos a lápis que antes de ser artigo raro disputado pelo mercado editorial, constituem-se em um fascinante acervo que demonstra o processo criativo de um gênio.

A ideia inicial de O Silmarillion remonta a 1917, quando Tolkien servia ao exército durante a I Guerra. A tentativa de publicação inicial só viria após o sucesso de O Hobbit (a novelinha fascinante que ele escreveu para entreter os filhos pequenos), mas a editora do escritor rejeitou o trabalho por considerá-lo sombrio e muito apegado à tradição celta. Em si, a ideia de O Silmarillion não é mesmo tão inédita quanto seria a de O Hobbit, por exemplo. Cinco, seis mil anos antes de Tolkien existir, diversos povos antigos explicavam a origem do mundo a partir de uma grande canção dos deuses. Mas o escritor foi mais além e com o Ainulindalë (a música dos ainur – capítulo de abertura), tornou a música palpável, dotada de uma poesia de carne, osso e sonho. No caso desse autor em particular, por mais etéreo que seja um sonho, é sempre denso a ponto de sentirmos na ponta dos dedos. O “mundo que é”, ou seja, esse aqui onde levamos nossas existências, nasceu de uma grande orquestração divina, em que cada nota, até as dissonantes, são indispensáveis. Pena que os editores do escritor não tenham percebido isso na época.

A metáfora da música como mito de origem da humanidade e da própria vida é de uma poesia e um lirismo só compreensíveis aos que ainda se permitem atentar para os sons ao redor, desde o arrulhar de um pássaro ao marulhar das águas de um córrego. Em tempos de tanta cacofonia, tornamo-nos cada vez mais surdos para a sutileza da “música dos ainur” e é aí que O Silmarillion, embora fale de deuses, elfos e homens, e mesmo com sua inconfundível marca celta, mantém-se tão atual 85 anos depois de seus primeiros esboços.

Nova mitologia, crenças antigas - O que o autor propõe é o resgate e a recriação dos mitos que explicam nossa existência. Herdados desde muito antes do florescimento da civilização greco-romana, mas consolidada a partir daí no Ocidente. Sem esquecer lógico, as contribuições de todos os povos nórdicos, anglo-saxões, celtas (olha eles aqui de novo) e muitos outros que se misturaram no caldeirão cultural do qual o próprio autor fazia parte. Desde que o homem aprendeu a contar histórias, utiliza narrativas de amor, ódio, encontros e desencantos, disputas de poder, vaidade, heroísmo e abnegação para atribuir sentido a si mesmo e ao ambiente em redor. O que Tolkien faz é estabelecer as próprias regras e a partir de elementos ancestrais de uma cultura, cria um mundo próprio, povoado de metáforas e encantos.

Profundo estudioso da cultura britânica, linguista e filólogo, é inegável a erudição do autor nas novelas e contos que compõem O Silmarillion – e em todas as obras anteriores e posteriores -, mas o que fascina é que todo esse conhecimento está misturado a uma capacidade de contar histórias como se ouvíssemos uma voz muito antiga e cálida embalando nosso sono.

Em termos de densidade e dramaticidade, O Silmarillion não fica atrás de outras obras de Tolkien. É um livro trágico, épico e grandioso, como bem manda a tradição dos mitos e lendas antigos e das novelas de cavalaria medievais. Quando existe, a redenção só chega á custo de muito sacrifício, uma referência tanto a religiosidade do autor quanto ao contexto histórico em que ele viveu. E aqui, essa religiosidade vem tanto da herança “pagã” dos celtas, quanto da cristianização da Europa. Não há como fugir dessa tradição, principalmente porque a produção dele se concentra no começo do século XX, mais precisamente no período entre as duas grandes guerras, onde provações, heroísmo, descrença e apego ao divino, por mais que sejam sentimentos opostos, conviviam juntos no mesmo imaginário coletivo.

Medieval e sombrio - Dividido em cinco partes, O Silmarillion cobre desde a criação do mundo, até a chegada dos filhos primogênitos (os elfos) à Terra Média, o ciúme destes para com os filhos mais novos (os humanos), as guerras entre elfos e humanos, que remodelaram a Terra Média e abriram caminho para os acontecimentos que vemos em O Senhor dos Anéis, a queda das cidades élficas e a separação (ruptura) entre o mundo humano e o divino. Neste conjunto, destaque para as baladas românticas - que remetem ao cancioneiro medieval - de Beren e Luthien e Turim Turambar (esta última publicada também nos Contos Inacabados e em separado, em versão ampliada, em Os Filhos de Hurín).

A maior parte da obra é justamente a novela sobre as silmarills, de onde o livro retira seu nome. O Quenta Silmarillion mostra a criação das pedras mágicas, a partir das árvores de luz de Valinor (a terra dos valar, dos deuses) e o rastro de sangue que elas deixam ao serem cobiçadas por elfos, humanos e criaturas da escuridão. O livro termina na transição entre o fim da segunda era e o começo da terceira, com a forja dos anéis de poder e a dominação de Sauron, o segundo senhor do escuro e ex-discípulo de Morgoth, o valar que, por ciúmes, se bandeou para o lado das trevas, numa alusão inegável a Lúcifer, o anjo caído que, também por inveja, introduz o mal no mundo e nos corações humanos.
Alana ! 09/09/2010minha estante
lindo!

Andreia Santana 11/09/2010minha estante

Tonych 12/09/2010minha estante
Bravo!

Andreia Santana 15/09/2010minha estante
Grata, Tonych :)

Gabi Pescarolo 15/02/2011minha estante
Parabéns pra vc, que resenha QUE-RI-DA! Boas leituras, muitos livros de VI-DA!

Andreia Santana 26/02/2011minha estante
Oi Gabi, obrigada pelo incentivo :)

José 11/03/2012minha estante
Parabéns pela sua resenha, fantástica.

Andreia Santana 11/03/2012minha estante

Rapha 19/09/2013minha estante
Parabéns, a partir de resenhas como estas podemos perceber quando alguém realmente entendeu o livro, mas nunca devemos subestimar O Silmarillion, pois cada vez que leio sempre percebo algo novo. :D

vinicius 18/10/2020minha estante
Que resenha linda! Parabéns pelo texto e por traduzir tão bem a grandeza desse livro e da obra do Tolkien!!

Andreia Santana 18/10/2020minha estante

Susana.Costa 15/01/2022minha estante
Amei este livro

Andreia Santana 15/01/2022minha estante
É uma excelente leitura mesmo. Um dos meus favoritos

Susana.Costa 18/01/2022minha estante
Também dos meus favoritos

Luciana.FAtima 10/03/2022minha estante
Que esplendor de exposição! Obrigada por isso! Livro maravilhoso é necessário para quem gosta de fantasia

Andreia Santana 10/03/2022minha estante
Obrigada, Luciana ?

Darklinne 04/05/2022minha estante
Da muito gosto de ler uma resenha dessa! Simplesmente apaixonada. ? parabéns.

Andreia Santana 04/05/2022minha estante
Obrigada, Darklinne?

Lucas Rebeque Machado 25/10/2022minha estante
Quem dera eu fazer uma resenha dessas ahahahahha Parabéns

Andreia Santana 25/10/2022minha estante
Comece a praticar e já já estará fazendo várias. Obrigada ?

Carolina 04/01/2023minha estante
Como faço pra ler?

Andreia Santana 04/01/2023minha estante
Para ler O Silmarillion tem disponível em ebook e livro físico na Amazon e em outros market places na internet, mas não sei o preço atual, o meu está comprado desde antes de postar a resenha aqui. Já pra ler a resenha, basta clicar no texto acima de todos os comentários. Espero ter ajudado!

NatAlia 15/10/2023minha estante
Que resenha é essa?? Muito obrigada, você me ajudou muito!!!?

Rosangela Max 23/10/2021

Interessante, mas sem o encanto dos demais livros do autor.
Para quem tem expectativas de que seja uma história de aventuras, a exemplo do Hobbit e do O Senhor dos Anéis, irá se decepcionar. Nos contos até tem algumas aventuras, mas de um tipo bem diferente dos outros livros.
Conta a história de como tudo começou. A criação da Terra-média, dos povos antigos e sua eterna batalha contra o mal e contra eles mesmos.
No começo as histórias lembram um pouco de algumas histórias do Antigo Testamento.
Nao é uma leitura fluída. Chega a ser cansativa, mas vai melhorando, conforme os contos avançam.
Recomendo para quem quer ler tudo que envolve O Senhor dos Anéis, mas confesso que não me agradou muito.
Joao 23/10/2021minha estante
Sim. Ele era cristão fervoroso. Colocou muito da "mitologia" nas histórias. Acho que por isso que te lembrou algo bíblico no início.
Tolkien misturava diversas mitologias na concepção de histórias dele.

Renner 23/10/2021minha estante
Exato, exato.. tanto ele quanto Lewis eram cristãos e tem uma relação muito proxima em suas obras.. basta pensar nos valar e nos maiar, que são representacoes de arcanjos e anjos.. melkor, que se torna morgoth (samael > Lucifer).. mas o Lewis era mais mais proximo da religiao, tanto que tem varios ensaios sobre .. eu gosto destes livros em formato enciclopedico, gostei mt de silmarillion

@pedro.h1709 30/01/2021minha estante
Amo esse livro.
Meu preferido da obra de Tolkien.

b1ktwpas 31/01/2021minha estante
Quero muito ler!

iamdudis 18/12/2021

O livro é chato ou eu não sou mais Cult?
Eu só não abandonei esse livro porque participo de leitura coletiva com amigos.

O livro em si não me acrescentou em nada, como SDA e Hobbit que são tudo pra mim.

Já começa que essa edição é horrível. Diagramação péssima, diálogos em "aspas" e a escrita difícil, morro de pena do tradutor.

Houve coisa boas como: Sauron, Melkor e a questão mitológica muito semelhante com a grega.

Quando eu achava que iria melhorar, piorava KKKKK. A melhor coisa do livro foi a questão das Silmas, Beren e Lúthien.

Mariane Sena 17/10/2022

Que livro!!!
Uma amiga muito próxima falou pra mim, quando terminei de ler LotR, que O Silmarillion era tão bom, mas tão bom que conseguia ser melhor que LotR, eu duvidei, mas nossa... entendo demais agora quem considere assim.

A grandiosidade e complexidade de Silmarillion são absurdas, é um livro sem igual, uma das leituras mais difíceis, criativas e profundas que já fiz, um mergulho tão profundo no universo que Tolkien criou, que passar vinte páginas de leitura é passar longoa minutos distantes da nossa realidade.

Eu AMEI esse livro, ele é muito denso, passei um bom tempo lendo ele, mas foi um tempo tão bom e tão gostoso, que leitura boa, queria até que tivesse mais, algumas das partes da história queria que fossem mais longas e aprofundadas, de tanta riqueza que percebemos que tem.

Ler Tolkien é sempre impressionante, mal dá pra acreditar que uma pessoa só criou tanta coisa! É um livro incrível mesmo, em todos os sentidos, talvez seja minha melhor leitura de 2022 até agora.

13marcioricardo 13/06/2022

Eterna batalha do bem contra o mal.
Obra essencial para conhecer a história e o universo de Tolkien. O Silmarillion conta desde a criação da terra média até à terceira era. Relata como surgiram os deuses e as diversas criaturas, sua evolução e seus conflitos. Algumas partes são mais interessantes que outras e às vezes fica um pouco confuso com tantos nomes, terras e personagens. Mas esta edição está muito boa e recomendo. Gostaria de viver pra ver uma boa adaptação para o cinema ou tv da primeira era. Embora seja muito difícil de transpor para as telas, tenho curiosidade de ver algo talentoso condizente com a obra, refletindo os valar, maiar, Melkor e os elfos. Seria demais.
Silas-sama 19/06/2022minha estante
É triste, ainda mais acompanhar o próximo lançamento da Terra-Média e ter quase certeza que vai ser horrível, mesmo sendo a série mais cara de todos os tempos.

Um diretor aleatório vai filmar o universo do consagrado Tolkien mas ele é superior ao Tolkien, vai criar uma história original e melhor, KKKKKKKKKK KKKKKKKKKK hilário.

Aiai, essa Amazon.

13marcioricardo 19/06/2022minha estante
Também estou com receio.. A agenda política progressista está se assolapando de tudo. Escolas, cinema, tv.. E não criam nada novo, corrompem o que já existe. E o problema é que estragam aquilo que já é perfeito e que está no coração dos fãs. Imagina ver essa série e de repente ouvir num diálogo com qualquer sobre privilégio branco? Kkk

Esse povo é sem noção.

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien
"Da bem-aventurança e da alegria na vida há pouco a ser dito enquanto duram; assim como as obras belas e maravilhosas, enquanto perduram para que os olhos as contemplem, são registros de si mesmas, e somente quando correm perigo ou são destruídas é que se transformam em poesia."
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2012/12/o-silmarillion-j-r-r-tolkien.html
Jéssica 04/08/2023minha estante
Eu amo esse livro

Mariana 01/08/2021

O Silmarillion, de J. R. R. Tolkien.
Resenha com atraso.
Um relato sobre a criação do mundo de Tolkien. Da primeira Era, até um introdução do que viria posteriormente: A Saga do Anel. Fantástico imergir no mundo de Tolkien, vale muito conhecer.

Reccanello 15/03/2022

Um dos mais importantes trabalhos de John Ronald Reuel Tolkien, e grande paixão de sua vida, "O Silmarillion" forma, junto com o restante de suas obras, uma extensa, mas incompleta, narrativa que descreve o complexo universo de Eä, onde se encontram as terras de Valinor, Beleriand, Númenor e da Terra Média, onde se passam O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
===
Abrangendo um período de tempo de milhares de anos, O Silmarillion descreve minuciosamente a criação de Eä por Eru Ilúvatar; fala sobre a natureza e as atribuições dos Valar e dos Maiar, os seres poderosos que moldaram o mundo, bem como a relação destes com Morgoth, o Inimigo, e seu servo Sauron; relata a criação e o roubo das Silmarils, que provocou a guerra dos elfos contra Morgoth; fala sobre o esplendor dos humanos do reino de Númenor e sua queda, causada pelo orgulho de seus habitantes e pelas mentiras de Sauron; e, finalmente, conta-nos como Sauron criou os Anéis do Poder num plano para estender seu domínio na Terra-média e como os Povos Livres, ajudados pelos Istari (os Magos), puderam resistir ao poder do Senhor do Escuro e destruí-lo (relato que é melhor detalhado na trilogia O Senhor dos Anéis). Obra incompleta - o autor trabalhou incessantemente nela até sua morte (os primeiros esboços do texto datam de 1927), deixando várias versões das mesmas histórias e algumas incompletas -, O Silmarillion é uma coletânea de obras literárias de mito-poesias na qual, como dito, Tolkien deu forma e vida ao universo de Eä, onde se passam todas as histórias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Editada e publicada postumamente em 1977 por seu filho Christopher Tolkien com a ajuda de Guy Gavriel Kay (em alguns casos foi necessário elaborar material completamente novo para resolver as lacunas e inconsistências na narrativa), é amplamente considerada como o grande repositório acerca de todas as informações relacionadas aos povos, aos idiomas, aos costumes e aos personagens da mitologia tolkeniana, sendo constantemente consultado pelos fãs e estudiosos quando de algum dúvida sobre detalhes das histórias.
===
Sobre a cosmologia de Tolkien, o padre James V. Schall disse: "Eu nunca li nada tão bonito como na primeira página de O Silmarillion"; e o padre Robert Murray comentou: "em toda a literatura, desde a formação dos livros sagrados da humanidade, é improvável que haja um mito de criação comparável, por sua beleza e poder imaginativo".

site: https://www.instagram.com/p/CYSQKOolRz4/

Vênus_Alice 11/11/2022

Silmarillion
Relata o universo de Senhor dos Anéis e Hobbit. Apresentando o início das civilizações de Elfos, Anãos e quando surgiu os Humanos. As mudanças, as guerras e os momentos em que o mal e o Sauron apareciam e destruiam, formando Eras.
Há contos e descrições lindas e profundas.

A leitura em si é um pouco cansativa, pois há muitos nomes, que são parecidos e podem confundir, alguns personagens e locais trocam de nome e geram confusão. Além disso, há trechos que são cansativos e nada fluídos.

A criação do universo em si, como o mundo vai se compondo e certos personagens é o que fazem valer a pena essa obra.
Allyne 13/11/2022minha estante
Tô sofrendo pra dar andamento nessa leitura. Eu gosto das histórias em si, mas são cansativas demais e por vezes se tornam confusas pra entender ?

Vênus_Alice 13/11/2022minha estante
eu demorei viu, levei mais de um mês, não é um livro fácil, mesmo gostando do universo e das histórias

Allyne 13/11/2022minha estante
Já tem mais de um mês que tô na luta com o livro. Eu estou lendo também A libélula no Âmbar, e apesar de ter 944 pg, é muito menos cansativo ?

Vênus_Alice 13/11/2022minha estante
kkkkkk realmente, eu me perdia muito com os nomes parecidos

Alex 29/07/2022

A menina dos olhos de Tolkien
O Simmarillion não é um livro para todos. Muito ao contrário, é um livro somente para aqueles que passaram pelo Hobbit, pelo Senhor dos Anéis e gostaram, e ainda desejaram ir além. É para estes viajantes da Terra-Média.

O silmarilion é também a menina dos olhos de Tolkien. O livro que ele sempre desejou publicar. Que sempre escreveu, reescreveu, corrigiu e refez por décadas a fio. Seu objetivo? A perfeição em tons mitológicos.

Mas é denso, pesado e cheio de nomes, datas, referências. Parece um livro de estudo, mais que um livro de contos. Também por este motivo, não é para qualquer um.

Mas ainda assim, é o melhor repositório de conteúdo da Terra-Média, então quando sentir saudade dela, é esta a estrada que você deve seguir.
Hector Zanini 02/08/2022minha estante
Estou em sintonia com a resenha!

Alex 02/08/2022minha estante
Pergunta: vc já terminou o LotR? Ou no meio enveredou para o silmarilion por curiosidade?

Hector Zanini 04/08/2022minha estante
Eu terminei inicio do ano, agora recentemente comecei a sociedade do anel mais uma vez enquanto iniciava o Silmarilion

Eduardo Spohr 04/03/2014

Enfim encerrada a leitura de "O SILMARILLION". E como eu sei que tem muita gente aqui que gosta do Tolkien, resolvi compartilhar esta (não tão) pequena resenha com vocês.

"O Silmarillion" acabou sendo bem melhor do que eu esperava. Fala-se que a leitura é lenta, e de fato é! Contudo, eu tenho uma "técnica" de leitura que em geral funciona: eu não só me preparo para entrar no clima do livro como espero o momento certo para ler, o momento em que eu estou preparado para encarar esse tipo de jornada.

Talvez por isso eu tenha demorado tanto para pegar essa obra. E agora ela veio na hora certa, nesta minha fase em que eu estou pesquisando sobre mitologia nórdica e relendo o Gênesis bíblico para escrever "Paraíso Perdido". Ou seja, não podia estar mais na atmosfera para mergulhar de cabeça nas narrativas de "O Silmarillion".

Levando isso em conta, a suposta lentidão não me incomodou em nada. Mas é importante repetir que ela existe de fato. Prepare-se para isso quando for ler.

Os primeiros capítulos / partes são mais morosos, justamente por seu caráter mais mitológico e portanto, mais subjetivo, como factualmente devem ser os relatos mitológicos. É difícil você imaginar concretamente o universo sendo criado por música, então é preciso saborear a coisa de forma poética. Aí funciona.

À medida que as eras (e as páginas) vão avançando, as lendas começam a se tornar mais palpáveis e na minha opinião, mais empolgantes. Sei que a galera adora a balada do Beren e da Lúthien (talvez por ele ter peitado o rei Thingol), mas o trecho que eu mais curti foi a luta do Fingolfin com o Melkor / Morgoth. Achei realmente IRADO e MUITO emocionante esse combate.

Do Akallabêth para frente fica mais digerível, pelo menos para um leitor de "O Senhor dos Anéis" como eu, porque já começa a aparecer tudo aquilo que vemos no livro e nos filmes. Fiquei impressionado em ver como a nação de Gondor (que me parecia antiga) é tão nova, e como o próprio Sauron é insignificante frente ao poder dos seres de outrora.

Como últimas palavras, digo que "O Silmarillion" encerra um paradoxo para mim. Em tese, o correto seria ler ele primeiro, já que se você pensar bem "O Senhor dos Anéis" é apenas um apêndice dessa peça, uma lupa sobre os eventos ocorridos durante a Guerra do Anel. Por outro lado, dificilmente alguém irá se interessar em ler essa obra sem ter lido OSdA antes…

Agora estou cogitando dar uma conferida em "Contos Inacabados". Quem já leu, recomenda?
Camis 07/04/2014minha estante
Concordo em parte com você Spohr, pois as partes mais mitológicas foram as que mais me prenderam a atenção ;) Penso também que a maioria dos leitores do 'O Silmarillion' são atraídos pelo OSdA, eu li as obras de Tolkien bem fora da ordem e não me senti tão prejudicada, mas é muuuito bom ler uma parte desse livro já conhecendo um pouco da história, acabei de ler 'Os Filhos de Húrin' e deliciei-me na história.....para depois encontrar 'a mesma' no 'O Silmarillion'. Também não li 'Contos Inacabados', mas com certeza lerei, pois um autor que passou a vida toda escrevendo e imaginado um mundo, merece ser lido.

João 12/02/2015minha estante
Muito legal seu resenha Eduardo Spohr. sobre o livro "Contos Inacabados" posso dizer que o livro todo em um grande apêndice, onde tem mais escritos do filho do que do pai onde parece um livro mais de estudo das obras do Tolkein do que um livro de literatura. O Livro possuir um capitulo bem interessante a "Terceira parte capitulo IV. A caçada ao Anel" onde faz um relação com "O Senhor dos Anéis" e o "Hobbits" e explicar o que são "Magos" e sua missão na terra media. O livro também tem o "conto dos filhos de Húrin" porem de forma menos completa e por essa razão e melhor ler o "Filhos de Hurin" que saio com o livro próprio.

Zatto 03/10/2017minha estante
Grande Eduardo Spor, inspiração para mim! Boa dica de leitura, entrar no "clima" faz com que a experiência se torne realmente imersiva, também utilizo muito deste método. Em geral não leio o coisas por obrigação literária e sim porque PRECISO LER AGORA!! HAHAH
Gostei muito da balada de Beren e Lúthien, e realmente concordo com Fingolfin ter sido o ápice adrenalina do livro, mas realmente amei as referencias que Tolkien conseguiu tão magnificamente adicionar do começo ao fim desta obra. Não li contos inacabados, e não pretendo ler, acho que de Tolkien já tive tudo que precisava, qualquer coisa que vier além do que eu já sei pode estragar minhas experiências!

Fenrir 06/02/2021

Cansativo e complicado , porém ...
É um livro muito bem escrito , cada capítulo uma estória , aqui não temos um personagem ou personagens principais , talvez somente Morgoth ou Sauron mesmo. E uma leitura cansativa e complicada , muitos nomes . Recomendo se vc quer entrar mais neste universo criado por Tolkien
Carol Amaro 14/02/2021minha estante
Um dia eu termino! :)