O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

trizisreading 29/09/2023

O Silmarillion
O Silmarillion tem a escrita bastante diferente dos livros de Tolkien que já li (O Hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis). Neste livro, ele utiliza uma linguagem mais bíblica, narrando o ínicio do mundo e, posteriormente, traz alguns contos do desenvolvimento do mundo até o momento em que entramos na história de Bilbo e de seu sobrinho, Frodo Bolseiro.

De início, foi uma leitura um tanto desafiadora pra mim, pois não estava acostumada aos nomes daquela época, além disso, muitos personagens daquela época não estão nas histórias do Um Anel, pois já faleceram. Contudo, com o desenrolar da história, o autor cuida de narrar por diversas vezes sobre os acontecimentos sob a vivência de um personagem diferente, o que acabou se tornando uma história fluída e muito enriquecida de detalhes.

Amo a forma como Tolkien escreve seus personagens com valores tão distintos dos que vemos nos livros de hoje em dia. Nos faz amar os personagens leais e tomarmos como se fossem nossas, as dores daqueles que foram traídos.

É um livro essencial para todos os que, assim como eu, são apaixonados nas escritas e no mundo de Tolkien.

Luana 03/10/2020

Leitura bem pesada e arrastada pela quantidade de informações e nomes, mas que esclarece várias coisas que não são comentadas nós outros livros. Tolkien tinha uma mente criativa e brilhante, esse livro é a prova.

Iani 05/06/2023

Silmarillion é a junção dos rascunhos de J.R.R Tolkien, editados pelo seu filho Christopher, leitura nada confortável, linguagem difícil e não muito dinâmico, conta a história da terra média, desde sua criação até a despedida dos Noldor. É incrível. É belo. É fantástico.
rita.viviane.3 05/06/2023minha estante
Eu achei extremamente lento e muuuuito descritivo. Eu nem terminei.

Iani 12/06/2023minha estante
O começo é muito lento mesmo, é a segunda vez que leio demorei meses pra terminar por causa da linguagem mas, amo demais as histórias são muito bonitas.

Wagner Coelho 08/08/2020

Quase desisti
Por pouco não desisti desse livro. Agora que terminei, fico muito feliz por ter continuado. O que acontece, ao meu ver, é que a parte inicial é demasiadamente demorada em descrições de nomes, locais e andanças, parecendo mais um livro da geografia dos elfos. Não me leve a mal, pode ter seu brilho para certos leitores, mas a mim cansou muito. Porém, após certo ponto tudo começa a se desenvolver e a parte lenta da leitura começa a fazer sentido como mapa mental dos atuais acontecimentos.
Pra quem é fã das obras do Tolkien é um prato cheio de conhecimento, para quem vai começar a ler por curiosidade eu aconselho a já ir preparado para um começo um pouco exaustivo ou criar amor pelas obras começando pelo O Hobbit ou O Senhor dos Anéis.
(Apenas por curiosidade, hoje estava jogando Middle Earth Shadow Of War e quando liguei a TV estava passando O Hobbit. Logo voltei pra minha leitura e não resisti ao sorriso por relembrar tantos personagens amáveis e inesquecíveis dessa obra prima!)

Mia_Lilly 21/02/2023

Por que ninguém me avisou que era uma enciclopédia?
Não que isso seja ruim. A questão é que, se eu soubesse desde o início, teria me poupado o sufoco que passei ao tentar experienciar isso como um romance comum.

A bem da verdade, o Silmarillion está longe de ser um livro como qualquer outro da ninhada Tolkien, muito por ser propositalmente escrito para se assemelhar a um bíblia, mas do universo de LotR.

A trama, basicamente, trata-se da linhagem cuja sina enredará todos os eventos posteriores: os Eldar, e principalmente os Noldor, em seu princípio imaturo e quase decadente quando comparado ao que deveria ter sido se não houvesse a interferência maligna de Melkor, na jornada incessante pelas Silmarils.

Meu conselho é acompanhar essa aventura provido de um mapa, sempre, e dos vários apêndices acerca da genealogia e afins. Do contrário, você não irá conseguir desfrutar da leitura, pois são muitos detalhes para se atentar ao mesmo tempo. Contudo, é justamente essa riqueza, somada à criatividade da obra, que a torna tão maravilhosa. Recomendo a todos os fãs de LotR ?

Rodrigo.Cabanne 30/08/2022

A obra mais épica já escrita
Não existem palavras para descrever a leitura deste livro. Uma obra excepcional e obrigatória a todos os amantes de fantasia.
Leandro.Cabanne 21/10/2022minha estante
Fantasia de carnaval?

Rodrigo.Cabanne 29/12/2022minha estante
Fantasia erótica-medieval-fantasiosa

Gabi Reads 31/03/2021

A Bíblia da Terra-média
Hoje decidi falar sobre meu livro favorito de Tolkien, O Silmarillion. Uma das maiores criações literárias da história do mundo.

?Em O Silmarillion é narrado sobre a criação da terra-media na qual acontecem as histórias de O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Tom Bombadil, Beren e Lúthien etc.

?Meu primeiro livro do Tolkien e quando comecei a ler, com muita dificuldade confesso, me surpreendi de uma forma que nunca esperava. Eu via a bíblia todo o tempo, eu conseguia imaginar a criação do mundo exatamente como foi descrita e senti que, de alguma forma, aquilo fosse o passado da terra que vivemos agora.

? Em uma entrevista com Tolkien, ele diz: ?Muitas pessoas cometeram esse erro de achar que a Terra-média é um tipo particular de terra ou é outro planeta do tipo de ficção científica, mas é apenas um velho termo moldado para esse mundo em que vivemos."

?O mais desafiador e mais incrível dessa obra são os inúmeros nomes de personagens presentes. Como são muitas histórias que vão se interligando e fazendo parte da criação do mundo, precisei ler sempre conferindo o índice de nomes no final do livro.
"Na escrita, comecei com um nome; me dê um nome e isso produz uma história, e não o contrário, como é feito normalmente. ? Tolkien

?Tolkien é um gênio, e um gênio católico e fervoroso. Não é à toa que sua obra é repleta de referências que, mesmo que não tenham sido intencionais, fazem parte das virtudes e crenças no coração do autor, que é cristão.

?Na primeira página do livro, Eru convoca todos os Ainur, seres criados por ele, e os dá um tema poderoso: ?Do tema que declarei a vós, desejo agora que façais, em harmonia e juntos, uma Grande Música?. Essa música foi o crescimento e o florescer do pensamento que deu início a criação de Eä, o mundo que É. Tudo começou com uma música.

?Sugiro que todos embarquem na aventura de conhecer a criação de mundo indescritível, criado pelo Senhor da Fantasia.

Lilian.Cava 20/04/2021

Uma leituras deveras difícil, mas recompensadora
Confesso que quase abandonei esse livro lá pela página cento e pouquinhos, porque tem umas horas que ele capricha na descrição e no parentesco dos personagens. É um bombardeio de informações.

Mas se você tiver paciência de ir consultando as árvores genealógica e relembrando quem é quem, vale muito a pena atravessar essa leitura. Muitas vezes tive que abstrair e seguir em frente, mas esse é meu perfil de leitora.

Mas dificuldades a parte, duvido você terminar esse livro sem vontade de devorar tudo que tem disponível desse universo!

Acho que teremos uma releitura de O Hobbit vindo por aí! ?
Gabriel1994 18/09/2022minha estante
O Silmarillion é a "Bíblia" da Terra-Média. Pelo que eu vi, Tolkien queria até publicar O Silmarillion dentro da história de Senhor dos Anéis (imagine o calhamaço de 2.000 pgs), e realmente é o divisor de águas para quem quer entrar no barco que navegará rumo a mitologia imersa da Terra-Média e quem prefere ficar na Baía e se da por satisfeito com a maré e o quebrar das ondas que foi O Hobbit e Senhor dos Anéis.

Mauricio Gonçalves 19/09/2023

Ótima releitura
É um livro muito bonito e possui uma narrativa muito agradável, com muita aventura, amores, agonias e medos.

Entendo quem se atrapalhe com o excesso de nomes e lugares. Mas há de se compreender que é um universo criado do zero e o background se faz necessário para não ser uma coisa "existe e pronto, aceita".

Após a releitura, e a leitura de Os filhos de Húrin, Beren e Luthién e A queda de Gondolin (Será o próximo), recomendo que a leitura dos quatro livros seja feita simultaneamente. Pois um capítulo do Quenta Silmarillion é dentrinchado em vários outros nesses livros, tornando a leitura mais completa e não ofusca o restante da narrativa de O Silmarillion. Basta começar a ler no momento certo do Quenta, que tem capítulos do mesmo nome.

Herick 26/01/2010

O Silmarillion
Para meu desespero o filho de Tolkien estava certo ao avisar no prefácio que a obra era um apanhado do que ocorrera nos dias antigos, baseado em rascunhos e anotações.
O livro todo parece muito com um grande quebra cabeças onde as peças não foram cortadas de um jeito que facilitasse ser montado.
Eventos por vezes detalhados, noutros superficiais, mas que no todo não seguiam uma linha, uma história completa.
A pior parte foi a saraivada de nomes.
Muitos, para tudo!
E não bastasse isso, as pessoas, coisas e lugares mudavam de nome a todo momento, piorando ainda mais a tentativa de entender e registrar os fatos.
Poucas histórias conseguiram prender minha atenção, no geral foram enfadonhas.
Uma pena.
Tielle | @raposaleitora 27/03/2010minha estante
nossa.. to axando a msma coisa q vc!! "/ nao ta me prendendo é muitoo nome..

Bruno Pereira 02/07/2014minha estante
Eu acho que bons livros necessitam de críticas para leitores como eu que querem se aventurar. Vim procurar resenhas justamente dessa forma. Seu comentário esclareceu muito minhas dúvidas sobre comprar ou não esse livro. Obrigado!

Pedro 03/01/2015minha estante
Ao meu ver o livro foi publicado bem depois justamente por isso,ele foi feito e organizado para pessoas que realmente gostasse mesmo deste universo criado pelo magnífico J.R.R.Tolkien. Eu mesmo terminei de ler recentemente e mesmo com tantos nomes para tudo fiz questão de anotar tudo(10 folhas de caderno) para que ao final da história eu estivesse realmente interligado as origens daquele universo espetacular,acho que quem realmente dedica tempo a uma obra como essa usufrui das inúmeras mensagens metafóricas que esse autor que jaz entre nós consegue transmitir.

fah 12/02/2015minha estante
Concordo em partes, tem muito nome e é meio que um quebra cabeças sim, mas nem por isso deixou de ser bom, não pra quem realmente gosta do Tolkien. Apesar disso, achei o livro ótimo e pretendo reler mais pra frente, com o intuito de absorver mais informações.

Luiz 21/11/2023

Criação genial
Admirável a imaginação do autor para criar, não um mundo, mas todo um universo e o desenrolar que vai culminar e O Senhor do Anéis

Dave.Christian 19/03/2021

Dificil mas Indispensável
Um livro de contos cronológicos que passa desde o inicio da criação do mundo - A Primeira Era até a Terceira Era, contando as historias de todas as raças, guerras, e todos os anéis.
Indispensável para entender todo o background mitologico da trilogia original.

Talita.Lobo 11/05/2021

?Não ame em demasia a obra de tuas mãos e os artifícios de teu coração?

Uma leitura difícil. Um livro que trata de origens e causas. Narrativa mítica. Mas é muito complicado acompanhar todas as linhagens familiares, os nomes em um monte de línguas, as descrições geográficas.
Talvez eu precise ainda ler umas 10x na vida.

Jahyne 29/01/2021

Fantástico!
Pra quem gosta de literatura fantástica, é maravilhoso!

Bem descritivo (demorei muito pra terminar), mas explica o universo de Tolkien de uma forma infinitamente mais complexa que "O Senhor dos Anéis".

Recomendo ?