O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Kim 15/07/2022

A origem do Um.
O Silmarillion conta a história da origem da Terra Média, passando pela primeira, segunda e terceira eras. Trata-se de um livro que requer muita atenção do leitor por seu volume de nomes de pessoas e lugares. As histórias são riquíssimas, carregadas com aventuras e, principalmente, com muitas desventuras. Conforme disse Aragorn, "esta é uma bela história, embora triste, como todas as histórias da Terra Média; mesmo assim ela pode animar seus corações". Sendo assim, as mais emocionantes são as histórias de Beren e Luthien, Túrin Turambar e Tuor. Vale destacar o desempenho de Melkor e Sauron para movimentar a vida dos povos da Terra Média. Sem eles, a vida de elfos, homens e anões seria bem monótona.

Dave.Christian 19/03/2021

Dificil mas Indispensável
Um livro de contos cronológicos que passa desde o inicio da criação do mundo - A Primeira Era até a Terceira Era, contando as historias de todas as raças, guerras, e todos os anéis.
Indispensável para entender todo o background mitologico da trilogia original.

Talita.Lobo 11/05/2021

?Não ame em demasia a obra de tuas mãos e os artifícios de teu coração?

Uma leitura difícil. Um livro que trata de origens e causas. Narrativa mítica. Mas é muito complicado acompanhar todas as linhagens familiares, os nomes em um monte de línguas, as descrições geográficas.
Talvez eu precise ainda ler umas 10x na vida.

Debs 25/06/2021

"[...] um som se levantou de intermináveis melodias cambiantes tecidas em harmonia, que passou além da audição para as profundezas e para as alturas [...] e a música e o eco da música saíram para o Vazio, e ele não era mais Vazio."
Como é difícil escrever resenha sobre um livro que pouco te consegue fazer falar e muito te faz sentir...
Esta mitopoética de J.R.R. Tolkien narra as origens de Arda e as duas primeiras Eras. Cronologicamente, os acontecimentos contados aqui precedem a Saga do Anel.
Poucas vezes me interessei em histórias mitológicas que narrassem o início de tudo e provavelmente permanecerei assim, vai ser difícil outro autor me proporcionar um jorro de sentimentos ao ler sobre criação. A canção dos Anuir dando origem ao mundo foi certamente uma das coisas mais lindas que já vi na literatura.
Mas Tolkien pareceu empenhado em mostrar beleza em forma de texto, pois diversas vezes me peguei falando "isso é a coisa mais linda que já li"; então vou resumir: O Silmarillion é um dos livros mais belos que existe. Não consigo encontrar outros adjetivos.
É com tanta poesia que ele faz criações imagéticas exuberantes, assim como sequências de eventos de tirar o fôlego. E juro que nunca havia me arrepiado ao ler apostos, mas esse autor conseguiu me deixar assim ao falar de Aragorn.
Aqui é tudo tão bonito que dá vontade de chorar.
Christian.Meneses 25/06/2021minha estante
Eu sinto exatamente isso lendo Tolkien, especialmente nesse livro!!

Garcia 27/06/2021minha estante
Meu livro preferido!!!!

eduarda2418 14/04/2024

5??
Nunca li um livro tão complexo e de leitura tão complicada, mas vale a pena todas as anotações para conseguir lê-lo.
Todas as minhas dúvidas (e até dúvidas que eu nem tinha) durante a leitura de Senhor dos Anéis foi sanada em O Silmarillion.
Amei saber como o mundo foi criado desde o comecinho até o final da Guerra do Anel.
A minha parte favorita foi Akallabêth e a parte final (de longe a mais fácil de ser entendida, obviamente para quem já leu LOTR).
Para as pessoas que tem medo dessa leitura (eu), indico começar com um bloquinho para anotar nomes e ir pesquisando e ligando pessoas e lugares, fica bem mais fácil o entendimento, não tenham medo da leitura, no final, é perfeito!

Biel 12/01/2022

O Silmarillion
Esse é um livro incrível! Todos os fatores que fazem as obras de Tolkien serem épicas estão contidas aqui. Uma história de "origem de muitas coisas" e que se mantém constantemente ativa, sempre te apresentando algo novo e te inserindo em novas histórias a cada novo passo das Eras. É um livro essencial pra todo fã de fantasia.

RaabeF 07/09/2020

Universo fantástico, envolvente. Não há o que dizer, simplesmente leia.
@pedro.h1709 07/09/2020minha estante
Sou apaixonado por esse livro!

RaabeF 07/09/2020minha estante
Sou apaixonada por esse universo! Tolkien é incrível.

Alan.Felipe 04/06/2022

A Bíblia da Terra Média
Uma leitura obrigatória pra quem é fã de "O Senhor dos anéis". Neste livro são contados os relatos da criação da Terra Média, de suas terras e de seus povos e raças, assim como seus conflitos; do início da primeira era até o final da terceira era (que é onde termina "O senhor dos anéis").

É uma leitura um pouco complicada pra se entender tudo, por ter muitos personagens e lugares descritos, mas que lendo com cuidado da pra não se perder.

Apesar de ter alguns erros de continuidade (compreensível, pelo nível de complexidade desse universo), eu achei perfeito!
Flávia Menezes 04/06/2022minha estante
Motivada pela sua resenha a ler esse depois da trilogia ???

Alan.Felipe 04/06/2022minha estante
Fico feliz, Flávia! Espero que seja tão mágico pra vc quanto foi pra mim! =D

Mauricio Gonçalves 16/06/2021

Épico
É sem dúvida impressionante como o autor cria um mundo totalmente novo. Quando eu digo criar um mundo novo não é imaginar um determinado trecho histórico de um universo paralelo ou adaptado ao nosso e desenvolver uma narrativa, e sim criar um mundo do zero, imaginar o que ocorreu no princípio do tempo, as crenças, os idiomas, a geografia e como ela se alterou com o passar dos séculos, a origem dos povos e seu desenvolvimento. É uma obra prima.
Os personagens são cheios de personalidade, distintas e memoráveis, todas as narrativas são encantadoras, e o leitor consegue perceber o porquê dos sentimentos e ações de cada indivíduo.
Todos os acontecimentos são muito bem detalhados, física e emocionalmente. Um dos motivos que para mim perde a meia estrela na avaliação, é que muitas vezes o autor se dispersa um pouco nos detalhes aprofundando-os de maneiras que passam a parecer perda de tempo, o que não é comum na narrativa, onde o detalhamento já traz toda uma experiência de imersão com menos informação.
Outros pontos que poderiam melhorar, talvez até pela versão ou editora, são os mapas e árvores genealógicas no fim do livro, tive que pegar outros na internet que eram melhores para a experiência de leitura, e acreditem, o leitor realmente precisa desses suplementos, pois tudo o que é falado é relevante, todas as pessoas, locais, casamentos, casas, descendências, nada escapa da narrativa, que é muito entrelaçada, porém, sem pontas soltas. Sendo esses suplementos essenciais para quando em 10 páginas, Tolkien nos apresenta 30 nomes extremamente relevantes para a narrativa.
Normalmente se fala que o melhor para iniciar no universo Tolkien, é começar pelo O Hobbit, sinceramente acredito que é muito melhor a ordem cronológica, que inicia com esse livro, não li (ainda) os outros títulos, mas já percebo que faz diferença, até mesmo pelos filmes lançados. O que nos deixa a pergunta: Por que não fizeram um filme disso? Na minha humilde opinião, seria o melhor de todos.

Camilla296 18/12/2021

Obra - Prima
Primeiro devo ressaltar que a complexidade do Tolkien está aqui em seu auge. Os primeiros capítulos foram difíceis e demorou um pouco para eh entender, mas quando passei disso e consegui me achar, eu não sei o que dizer além de: incrível.

O fato de tudo aquilo ter sido inventado, uma criação da imaginação de Tolkien, me faz ter a certeza de que ele é, de longe, meu autor favorito. E, caramba, conta a história de tudo antes da trilogia mais conhecida e explica tanta coisa que eu poderia passar meses aqui explicando. Vale muito a pena a leitura e, Deus, eu só queria ir pra Terra Média...

Brenda 21/09/2022

A Bíblia do universo de Tolkien
Livro essencial para entender a terra média. Muito bom porém, em muitos momentos, foi para mim uma leitura arrastada, devido a infinidade de nomes de pessoas e lugares. Os apêndices com lista de nomes e mapas dessa edição foram fundamentais pra entender a história.
Vinicius 26/11/2022minha estante
Acho que a melhor parte deste livro e como surge a terra média e os povos que o resto fiquei bem perdido rsrsrsrs.

Brenda 26/11/2022minha estante
Nossa, o capítulo da criação do mundo composta pelos valar, a partir da música, é de uma lindeza tão grande...

Vinicius 26/11/2022minha estante
Sim, o começo do livro é sensacional mais depois fica muito confuso.

Dani 03/11/2020

Uma narrativa épica em moldes bíblicos contando toda a origem da Terra Média publicada postumamente. Sim, não é uma obra finalizada, e mesmo assim é genial. Não consigo nem imaginar como seria essa obra completa, se do jeito que está já foi praticamente o trabalho de uma vida inteira do autor, o maravilhoso J. R. R. Tolkien. Christopher Tolkien, seu filho mais novo, foi quem fez o minucioso trabalho de compilação e organização desses textos para serem apresentados aos leitores comuns. Que privilégio.

Tinha a intenção de fazer essa leitura desde a primeira vez que li Senhor dos Anéis, mas nunca me parecia ser o momento certo. Resolvi dar continuidade à visita à Terra Média depois de revisitar a história de Frodo e da Comitiva pela primeira vez desde aquela época, o que com certeza foi a melhor leitura deste ano difícil que está sendo 2020. Senhor dos Aneis me tocou de tal maneira que até agora acho difícil falar sobre ele, mas a emoção que O Silmarillion me proporcionou é muito maior.

Tendo a noção de que na filosofia, mitos são entendidos como narrativas de que tem por objetivo explicar a origem e a existência das coisas, e que uma de suas características principais é que sua aceitação decorre da fé e da crença (e não da racionalidade), o que Tolkien nos apresenta em O Silmarillion são mais do que apenas as histórias da Criação de Arda, mas sim toda a mitologia de um universo extremamente complexo criado por ele, que contextualiza as diferentes línguas que ele tanto gostava de criar.

Começando pelo princípio do princípio, com a canção que dá vida ao universo, a corrupção de Melkor - um dos seres angelicais que deseja dominar os FIlhos de Ilúvatar (o Deus único) -, passando pelo nascimento dos Elfos e dos Homens, e assim suas interações e desavenças, bem como a criação das Silmarils, as joias que tem em seu interior a luz sagrada, o roubo das pedras por Melkor, e a destruição que ele propaga pela Terra Média, a saga dos Elfos para recuperar as Silmarils, a queda de Númenor, remetendo ao mito de Atlântida, e a ascensão de Sauron, levando aos acontecimentos de Senhor dos Anéis. São ao total cinco textos diferentes, alguns de maior extensão, mas todos com a riqueza de detalhes pela qual Tolkien é conhecido, e com a emoção viva em cada página.

Pessoalmente, destaco como favoritos o Ainulindalë e o capítulo que conta a história de Beren e Lúthien. Ambos repletos de emoção e que mexem profundamente com meu coração.

O Ainulindalë conta o princípio de tudo, com ênfase na grande Música dos Ainur que leva à criação de Arda, e a repercussão da corrupção de Melkor. É um texto curtíssimo, de apenas nove páginas, mas retrata um momento imensamente comovente.

"(...) e a música e o eco da música saíram para o Vazio, e este não estava mais vazio."

Já a história de Beren e Lúthien retrata o amor entre um Homem e uma Elfa, que apesar de todos os obstáculos e provações se amam para além da vida. Não pude não relacionar o fim desse capítulo com a famosa frase de Arwen para Aragorn no filme: *I would rather share a lifetime with you than face all the ages of this world alone* (prefiro compartilhar uma vida com você a encarar sozinha todas as eras deste mundo).

"Entre os relatos de dor e destruição que nos chegaram das trevas daquele tempo, existem ainda alguns nos quais, em meio ao pranto, há alegria, e sob a sombra da morte, luz duradoura. E dessas histórias a que ainda parece mais bela aos ouvidos dos elfos é a de Beren e Lúthien."

Vale ressaltar que a obra do Silmarillion é muito maior do que apenas essas passagens. É um livro que mostra a disputa por poder, mostra a ascensão e queda de um universo que eu com certeza gostaria de habitar. Simplesmente épico.

Mika Busch 03/11/2022

Feito para ser revisitado
Muito feliz em ter finalizado tendo amado a leitura. Pra mim foi lento e tive que ler devagar e com muita atenção, muitas vezes voltei para reler, são muitos nomes de lugares e personagens, não é nada fluído, mas é lindo demais, dá uma satisfação enorme terminar. Li o senhor dos anéis faz muito tempo, e quis ler este antes de reler, foi a melhor coisa que eu fiz. E com certeza no final depois de reler a trilogia e o hobbit, vou pegar nesse de novo , e tenho certeza que vou perceber muito mais detalhes que não consegui pegar agora de primeira.