O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

rafamassagardi 27/07/2023

Um tesouro élfico!????
O Silmarillion é uma obra de arte! Definitivamente um dos meus favoritos! O Tolkien é um ótimo escritor, e acho que se superou neste livro!
Este relato dos Dias Antigos conta deste a criação do Eä até as histórias a atinetes aos Anéis do Poder. É uma leitura essencial para fãs do universo do Tolkien, que explica a origem das mais diversificadas lendas, espécies, lugares, personagens e elementos da Terra Média, de Númenor e Valinor.
Ao abrir o livro, me sentia uma elfa lendo em uma biblioteca de Valfenda ou até mesmo uma Noldor que partiu para a Arda vivendo aventuras emocionantes. É simplesmente mágico!
Leiam, por favor!! O Silmarillion é sublime!
daniela!! 27/07/2023minha estante
Silmarillion supremacy??

LeoN.0 27/07/2023minha estante
"mágico" é pouco pra esse livro ?

rafamassagardi 27/07/2023minha estante
Verdade!! É perfeito

Poly 16/03/2023

Perspectiva de quem ainda não leu Senhor dos Anéis
Após assistir a série Anéis do Poder da Prime vídeo e ter concluído com muito gosto O Hobbit, decidi iniciar uma jornada me debruçando sobre os outros livros da mitologia de Tolkien.

Comecei com essa obra já que literalmente conta desde a criação do universo do autor, e meus amigos!!!! Foi o primeiro capítulo mais lindo que eu já li em toda a minha vida!

Além da criação do Universo ele conta a origem de diversas histórias que os personagens de O senhor dos anéis farão referências. A linguagem é bem rebuscada e as genealogias estão sempre presentes então não agradarão todos os leitores.

Eu passei um tempo delicioso com o livro, não tentando me tornar uma especialista no Universo, mas só me deliciando com a fantasia dos contos.

Animada pra continuar a conhecer Tolkien! ???

Gigi 03/04/2021

Conhecendo melhor...
O livro traz uma espécie de resumo da história da criação da terra até os acontecimentos de o retorno do rei. São muitos elementos novos no começo e isso pode deixar um pouco confuso, mas é um acréscimo maravilhoso àquilo que vemos de relance em o hobbit e o senhor dos anéis sobre as eras passadas.

William 13/07/2023

O Silmarillion
Excelente. Recomendo a leitura e a releitura. Incrível a mestria de Tolkien em criar um universo tão formidável, enorme e profundo.

Sinto dificuldade, e por esse motivo demoro a ler, de ler as vastas e exaustivas descrições feitas pelo autor, entretanto vale a pena conhecer um universo tão grande

Mika Busch 03/11/2022

Feito para ser revisitado
Muito feliz em ter finalizado tendo amado a leitura. Pra mim foi lento e tive que ler devagar e com muita atenção, muitas vezes voltei para reler, são muitos nomes de lugares e personagens, não é nada fluído, mas é lindo demais, dá uma satisfação enorme terminar. Li o senhor dos anéis faz muito tempo, e quis ler este antes de reler, foi a melhor coisa que eu fiz. E com certeza no final depois de reler a trilogia e o hobbit, vou pegar nesse de novo , e tenho certeza que vou perceber muito mais detalhes que não consegui pegar agora de primeira.

anaclaudiatorres 27/03/2020

O livro é bem complexo, tem muitos personagens e detalhes, mas é indispensável para quem quer entender melhor o mundo criado por Tolkien. Conta como surgiu a Terra Média, os seres que a habitavam, e os anéis do poder, que são o ponto central de Senhor dos Anéis. Excelente leitura.

Patrick 09/10/2011

Silmarillion - Para Ler Mais de Uma Vez...
Eu tinha lido O Silmarillion há alguns anos. Então comprei o Contos Inacabados e resolvi reler o primeiro para me situar melhor nas histórias. Aí percebi o quanto é importante lê-lo mais de uma vez.
O fato é que eu não lembrava de quase nada! Nem o mais básico de tudo, sobre a importância das silmarils, seu roubo e como isso afetou a vida de elfos e, posteriormente, homens, nos séculos que se seguiram.
Silmarillion é um livro para ser lido com calma, capítulo a capítulo, prestando atenção aos muitos e muitos nomes de personagens e lugares e, ocasionalmente, indo ao final do livro consultar os mapas.
Todo esse "processo" pode parecer um tanto cansativo ao leitor despreparado; mas não tem jeito: é assim que se lê O Silmarillion. Senão você termina o livro e nem se lembra mais como ele começou. Por isso também acho muito válido lê-lo pela segunda vez (ou terceita, ou quarta, até quando você agüentar, rs). Fica bem mais fácil de assimilá-lo assim.
E que livro maravilhoso ele é! Assim como um Gênesis, conta desde a criação de Arda, o despertar dos elfos, dos homens e todas as suas conquistas e derrotas na Primeira Era do mundo.
Nos apresenta a personagens inesquecíveis, com histórias interessantíssimas, como Fëanor, Fingolfin, Thingol, Húrin, Túrin, Tuor, Ëarendil, Beren, Lúthien, e tantos outros das duas raças de Filhos de Eru.

Enfim, é um livro para quem não se contentou em ler apenas Hobbit e Senhor dos Anéis e deseja avidamente saber mais sobre as histórias da Terra-média.

Ana Claudia 23/06/2020

Sou viciada
Como todas as obras de Tolkien, este livro é mais uma das perfeições existentes entre nós! Amoo!

Chelsea.Archer 16/07/2022

Genial
Comecei a ler esse livro meses atrás e é uma leitura incrível, porém densa de um jeito que eu nunca tinha experimentado.

No livro, o autor descreve em detalhes, a criação do mundo por Ilúvatar (Deus) e como Ele determinou todos os que nela habitariam.

Dentro do Silmarillion vemos um resumo de toda a história da Terra Média, seus habitantes, conquistas e derrotas, até a destruição do Um Anel.

Um livro que todo fã de Tolkien deve colocar na lista pois descreve muito bem os acontecimentos que antecederam a história do Senhor dos Anéis.

Amei! E venci! ?

Juno.Cz6 20/09/2023

O primeiro livro que li inteiro na minha vida
Mudou minha vida num dia que eu estava doente com 8 anos de idade, fiquei olhando a estante da minha irmã, achei tão linda a capa e passei os 3 dias doentes apenas lendo isso

Daniel.Victor 07/06/2021

Leitura obrigatória!
Quantas coisas descobri nesse livro! Deve ser lido com paciência e atenção, pois é riquíssimo em detalhes e são muitas estórias e personagens que sequer são mencionados nos filmes.

Não deixe de ler!

Gabriel1994 30/09/2022

"E a ajuda amiúde há de vir das mãos dos fracos...
O Silmarillion é o meu terceiro livro do Tolkien e o terceiro livro lido desse universo vasto, dessa mitologia imersiva e grandiosa que é A Terra-Média.

O Silmarillion é um livro de uma dificuldade demasiada. Muitos nomes, muitos detalhes, muitas coisas específicas e minimamente consideradas. São 396 páginas de história imersiva e que requer atenção e paciência. Por muitas vezes tive que voltar e ler novamente ou ir no índice me certificar do significado ou do porque de algo ou alguma palavra.

Cristopher tentou repassar com excelência a ideia, que por diversas vezes foi alterada por seu pai, para nós e acredito muito que tenha conseguido transmitir totalmente o que deveria e o que é está obra.

O Silmarillion é a bíblia da Terra-Média. O livro que reúne diversos outros livros e histórias resumidas desse universo extenso e vasto.

Do princípio de sua criação ao fim da terceira era tudo é relatado e um leque é aberto na mente e coração do fã dessa mitologia.

Um livro sensacional e épico. Com muitas batalhas, guerras, seres, povos, línguas e idiomas, reinos, reis, mistérios, heróis e anti-heróis.

Nomes marcantes para a história da Terra-Média com feitos gloriosos.

Um livro maravilhoso que vale a leitura para aqueles que se maravilharam com O Hobbit e se admiraram ainda mais com Senhor dos Anéis. Um livro para dividir aqueles que quedam com os dois primeiros e aqueles que avançam para conhecer e explorar tudo quanto possível desse universo que aprendemos a amar.

J.R.R. Tolkien é meu autor favorito da vida e muito gratificado sou por ler mais uma obra do mestre e pai da fantasia!

Gostei e entendi aonde o tradutor quis chegar. Em algumas partes ficou mais bíblico do que antigo, mas isso não atrapalhou. Edição feita pela Harper Collins é um trabalho impecável!

Excelente livro no conjunto da obra.

... Quando os Sábios falham".

Filipe378 08/09/2022

Dificil fazer uma resenha de um livro como esse, com uma história tão vasta. Mas vou tentar resumir.
Esse livro vai da história da criação do mundo até o desfecho de o senhor dos anéis.
Começa com a musica dos ainur e todo o livro está contido nessa bonita metáfora de harmonia e dissonância.
Vc consegue, com base nessa canção primordial, fazer um paralelo com toda a história.
No princípio cada Ainur, ou Valar, contribui com sua própria criação e logo eles vão conhecendo um a criação dos outros e vão criando harmonia entre si. Melkor, invejoso, então introduz a dissonância e daí surgem todas as guerras e discórdias do mundo. Mas Eru Ilúvatar consegue incorporar toda esse dissonância em uma musica bela. E nisso está aquilo que Melkor não consegue prever: está os homens que são livres do destino do mundo e mais imprevisiveis e os outros seres, como os Hobbits, que são fracos frente aos demais, mas por isso msm são desconsiderados pelo mal e conseguem fazer a diferença no desfecho da história.
Amei esse livro. Recomendo a leitura demais.

Jonatan 18/06/2023

Eu pensava que os Elfos eram mais passificos
Lindo, belo, bíblico. Algumas vezes fiquei perdido em tantos nomes de personagens e lugares, mas depois a gente entende as conexões. E como dá raiva acompanhar a queda dos Eldar ( Elfos), dos homens e de Numenor, tudo por causa de uma boa e velha má companhia. E é incrível, como a cada Era que se passa, o mundo e os Elfos vão perdendo suas forças, distantes de um glorioso passado. Melkor ( Morgoth) é covarde, invejoso e escroto, Sauron ( que é apenas um Maia) é uma sombra em maldade e poder se comparado ao seu Senhor, porém iguais na arte de enganar quem lhes dá ouvidos!

Luciana 05/12/2021

Uma história épica e também melancólica
Talvez o modo mais fácil de definir O Silmarillion seja dizer que é uma série de mitos que remontam a criação do mundo desenvolvido para O Senhor dos Anéis, não estando no entanto, restrito apenas a Terra Média.

Não para menos, o livro se inicia com um Deus chamado Eru (ou Ilúvatar), pai dos Ainur, os primeiros seres criados por ele, dotados de grande poderes que mudariam o destino do mundo e estando dividos entre Valar e Maiar, estes últimos menos poderosos do que os primeiros. Ilúvatar, também foi o responsável pela criação dos Primogênitos (Elfos) e os Segundo Filhos (Homens), sendo os anões uma criação de um dos Valar, Aulë.

Os Valar foram os Ainur que escolheram deixar o plano divino, assumindo novas formas e assim contribuindo para o desenvolvimento de Arda, mundo do qual faz parte a Terra Média, sendo Manwë (Rei de Arda) e Melkor os mais poderosos dentre eles. Melkor, posteriormente conhecido como Morgoth, era o mais poderoso entre os Ainur, mas virou-se para a escuridão sendo o antagonista definitivo de Arda, de quem todo mal do mundo se derivou, inclusive a corrupção de Sauron, um dos Maiar de Aulë que fora seduzido pela malícia e maldade de Melkor e é o grande antagonista de Arda durante a Terceira Era, quando se passa O Senhor dos Anéis.

Cosmologias a parte, o livro está dividindo em cinco partes realmente importantes, sendo elas : Ainulindalë (A música dos Ainur); Valaquenta (sobre os Valar e os Maiar); Quenta Silmarillion (A história das Silmarils); Akallabêth (A queda de Númenor) e Sobre os anéis de poder e a Terceira Era, que é basicamente um resumo da história que encontramos em O Senhor dos Anéis.

Apesar da poesia que encontramos nas primeiras partes do livro que envolvem a criação de Arda, em Quenta Silmarillion, a história se torna mais animada e sangrenta e é onde os elfos assumem o protagonismo dentro do livro. Tudo começa com a criação das Simarils por Faenor, o elfo de destaque entre os Noldor que criou as jóias mais cobiçadas do mundo durante a Primeira Era.

O legal de ter os elfos como protagonistas é que tudo o que eles fazem em um campo de batalha é absolutamente épico e assim vemos muitos deles lutando com lobos, dragões, balrogs e inclusive entre eles mesmos, pois um dos pontos altos do livro é certamente mostrar um lado mais sombrio de todos os elfos, descortinando muito aquela visão etérea e sábia transmitida a nós pelo O Senhor dos Anéis. Aqui eles cobiçam, sentem inveja, fúria, egoísmo, ciúme etc. Porém, em outros momentos, sua natureza mais pura e ingênua os tornavam mais fácil de enganar e corromper.

Muito também foi reservado aos homens e os contos De Beren e Luthien; De Túrin Turambar e Da Quinta Batalha: Nirnaeth Arnoediad foram certamente os meus favoritos. A parte envolvendo Túrin me lembrou muito as tragédias shakespearianas e deixou meu coração encolhidinho.

Em tese, O Silmarillion é um livro épico, mas também melancólico pois suas páginas estão imersas em grandes feitos, mas também em grandes perdas, tragédias e sacrifícios. E é muito legal perceber também toda a influência que Tolkien carregou para suas páginas. Seu conhecimento de linguística, sua filosofia/religião e partes da mitologia nórdica e grega.

É de fato uma leitura difícil, que exige muito do leitor e talvez seja uma leitura indicada para quem realmente curte todo o universo criado por Tolkien e deseja conhecer todos os detalhes deixado por ele.