O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Matheus 15/08/2022

Silmarillion
A história dos tempos antigos, tudo que você quis saber sobre o universo criado por J. R. R. Tolkien em um único livro.

DiihPaiiva 11/04/2023

Uma obra épica e mitológica que apresenta uma visão abrangente do mundo fictício de Terra-média, repleta de personagens cativantes, eventos épicos, e uma linguagem poética. É uma leitura desafiadora, mas essencial para os fãs de Tolkien e amantes da fantasia.

Filipe378 08/09/2022

Dificil fazer uma resenha de um livro como esse, com uma história tão vasta. Mas vou tentar resumir.
Esse livro vai da história da criação do mundo até o desfecho de o senhor dos anéis.
Começa com a musica dos ainur e todo o livro está contido nessa bonita metáfora de harmonia e dissonância.
Vc consegue, com base nessa canção primordial, fazer um paralelo com toda a história.
No princípio cada Ainur, ou Valar, contribui com sua própria criação e logo eles vão conhecendo um a criação dos outros e vão criando harmonia entre si. Melkor, invejoso, então introduz a dissonância e daí surgem todas as guerras e discórdias do mundo. Mas Eru Ilúvatar consegue incorporar toda esse dissonância em uma musica bela. E nisso está aquilo que Melkor não consegue prever: está os homens que são livres do destino do mundo e mais imprevisiveis e os outros seres, como os Hobbits, que são fracos frente aos demais, mas por isso msm são desconsiderados pelo mal e conseguem fazer a diferença no desfecho da história.
Amei esse livro. Recomendo a leitura demais.

Daniel.Victor 07/06/2021

Leitura obrigatória!
Quantas coisas descobri nesse livro! Deve ser lido com paciência e atenção, pois é riquíssimo em detalhes e são muitas estórias e personagens que sequer são mencionados nos filmes.

Não deixe de ler!

Edu_Andrade 15/05/2022

O Silmarillion é uma obra atípica da mitologia “tolkieniana”. De fato, se este romance de fantasia traça a história da Terra Média desde sua criação até os eventos que precederam os de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, é sobretudo uma obra póstuma publicada quatro anos depois da morte do autor. O projeto de Tolkien era maior e ficou inacabado, o que nos é apresentado aqui é uma coleção de lendas formando um todo coerente, assemelhando-se a um afresco cronológico, ao contrário dos contos perdidos e dos 12 volumes da História da Terra-Média, que reúnem os textos deixados por J.R.R Tolkien. No entanto, não se trata simplesmente de nomear e resumir os vários eventos que ocorreram neste mundo imaginário à maneira de um livro de história. Estes acontecimentos estão relacionados através dos destinos dos diferentes protagonistas, cada uma das personagens influencia a história deste mundo tanto quanto a ela estão sujeitas, muitas vezes é necessário durante a leitura fazer referência aos vários apêndices, em particular à árvore genealógica e o mapa da Terra-Média localizado no final do livro.

O Silmarillion nos auxilia a desvendar o mistério das origens de certos personagens de O Senhor dos Anéis, como Gandalf e Sauron, e a conhecer a genealogia da maioria dos principais protagonistas elfos e humanos. Este livro é, portanto, uma continuação de O Senhor dos Anéis, trazendo uma nova perspectiva. Mas se este livro é de fato muito interessante para quem se interessa pela história da Terra-Média, ele também tem qualidades próprias que justificam sua leitura. Em primeiro lugar, a grande coerência entre as histórias que se entrelaçam para formar um todo e que faz com que nenhuma delas pareça supérflua em relação às outras faz com que o leitor queira lê-las na íntegra e não apenas buscar eventos referentes a O Senhor dos Anéis. Sua grande complexidade de roteiro e as ligações entre os personagens exigem muita atenção na leitura. A narração é apresentada sob a forma de contos contando as façanhas e infortúnios dos vários protagonistas, o que reforça a atmosfera heroica medieval da obra.

Todos os personagens têm uma personalidade complexa e um papel a desempenhar. Este é o caso, por exemplo, de Faënor, que é um gênio criativo e um herói durante a guerra contra Morgoth, mas também um homem invejoso e arrogante que apressa a queda de seu povo e sua família.

Muitos temas são abordados nesta obra, muitos personagens são vítimas de sua própria arrogância ou de sua sede excessiva de riqueza ou poder, Túrin provoca a queda de Nargothrond ao incitar seu povo a sair em plena luz do dia para combater o inimigo. Da mesma forma Thingol, um rei porém até então muito sábio, deixa-se seduzir pela beleza e pelo poder das Silmarils.

As histórias nos encorajam a permanecer humildes e não sermos cegos por nossos desejos. Muitas referências culturais também podem ser encontradas ali, sejam bíblicas ou mitológicas, na verdade a atitude de Melkor, o mais talentoso de todos os Valar que tenta levantar uma rebelião contra seu Pai por ciúmes dos Elfos e dos humanos. é uma reminiscência de Lúcifer, da mesma forma o reino submerso de Númenor é uma reminiscência de Atlântida. O fato verdadeiramente perturbador nesta obra é o lugar preponderante da hereditariedade no destino dos personagens, de fato os personagens de filiação "má" parecem estar perpetuamente condenados a trair seus amigos ou seu povo. É o caso de Maeglin, filho de um elfo negro, cujo povo nunca viu a luz de Valinor, que primeiro trai seu pai e depois seu tio e provoca a queda de Gondolfin. Também é explicado que, além das três grandes famílias humanas, os elfos não confiam em outros povos, pois seus ancestrais os traíram.

O Silmarillion é uma obra complexa que, embora ligada ao Senhor dos Anéis, consegue se destacar e seduzir o leitor graças às suas próprias qualidades. Este livro pode, portanto, ser lido tanto por prazer quanto para aprender mais sobre o universo da Terra-Média.

Iagne 14/09/2022

O Silmarillion (J. R. R. Tolkien).
O universo de Tolkien, sempre foi um dos maiores responsáveis por me tornar fã do gênero de fantasia, desde que fiz a leitura de "O Senhor dos Anéis" (10 anos atrás), depois da leitura da trilogia também li "O Hobbit". Dessa vez motivado pela série "Os Anéis do Poder", resolvi voltar a ler sobre esse Universo, como vi que "O Silmarillion" se trata da origem desse Universo e que conta um pouco sobre os eventos em que a série é baseada, resolvi começar por ele.
Ao acabar a leitura eu fico mais uma vez deslumbrado com a genialidade de Tolkien, da mesma forma que fiquei quando li "O Senhor dos Anéis", 10 anos atrás, esse livro é perfeito para mim, que sempre me apaixono e tento entender todos os detalhes da criação dos Universos. Tolkien simplesmente fez um livro desenvolvendo todo o seu Universo, contando toda sua história, resumidamente, desde a criação. "O Silmarillon" me obriga agora a reler "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", além ler todos os demais livros do Legendarium.
'Ora', obrigado Tolkien!

Matheus 11/03/2021

Diferente do Hobbit, ou do Senhor dos Anéis, o Silmarillion é quase um antigo testamento das obras de Tolkien, heróis dos quais a história apenas lembra, mas que já não são presentes. Confrontado com os outros livros, a cronologia da história - da criação de Ea até o fim da Terceira Era - faz perceber que o Senhor dos Anéis é mais uma história dentro da História! Talvez essa seja uma boa reflexão para o leitor, além dos exemplos virtuosos a serem imitados, da compreensão que se pode ter de verdades escritas na história, por maior que pudessem ser nossos feitos, somos pequenos dentro da História!
Por fim, o livro deixa um gosto de eternidade, de que a história não acabasse, e mesmo assim com o desejo de conhecer sempre o final!

nando 27/03/2022

O genesis da terra-média de Tolkien
O silmarillion trata-se de um livro no qual conta-se como a terra-média se originou, e os antepassados dos personagens que conhecemos em O senhor dos Anéis. É um grande relato dos dias antigos, da genesis do mundo criado por Ilúvatar, de elfos, anãos e homens mortais. A primeira era.
Dividido em cinco partes, a historia trás contos de personagens diferentes que se interligam em torno do grande vilão: Melkor, o Morgoth. Em Ainulindale temos a criação da terra, precedida da criação dos Valar. Logo depois de Valaquenta, na Quenta Silmarillion, temos a criação das Silmarils, joias de grande poder e plano central do desenvolvimento da história.
ambicioso, Melkor se rebela contra seu povo e seu criador, tornando-se o senhor sombrio, tendo como principal objetivo a destruição dos demais. Ao roubar as silmarils, vários personagens tentam recuperá-las, mas sempre que elas aparecem, alguem acaba morrendo.
Um dos pontos que não gostei muito na história, é a falta de um personagem central ao qual se consiga estabelecer um vinculo durante toda a história. A não ser que você goste do vilão, pois ele perpassa por todo o enredo. Além disso, existem muitos personagens e muitas linhagens em um vasto território rico de detalhes, o que chega a confundir um pouco a cabeça do leitor que não é acostumado com Tolkien.
Não obstante, para quem leu O Senhor dos Anéis antes, assim como eu, é incrível ver as historias se interligando, e ver personagens já conhecidos, só que em outras eras.
Sobre Morgoth, ou Melkor achei um vilão meio fraco. promete muito e faz pouco. Sauron consegue tocar mais terror. Inclusive, minha parte favorita é Dos anéis de Poder e da Terceira Era. Gostei muito do inicio, só que no meio achei um pouco arrastado.
O que não tira o mérito e a beleza da experiência que tive com o livro.
E claro, tornou-se um favorito, cinco estrelas.
Leiturando Livros Paula 27/03/2022minha estante
Esse está na minha lista. Amo Tolkien

Lala 28/05/2021

Maravilhoso
Eu amei essa leitura!Pra uma fã da Terra Média foi simplesmente incrível ver o como Arda foi criada e conhecer as histórias das eras antigas. O Ainulindalë é muito poético e bem escrito , e , como a Terra Média foi criada através da música, eu li com a trilha sonora dos filmes do lado e fui imaginando as coisas surgindo no ritmo da melodia , foi uma experiência única.
A mitologia do livro é muito rica e expande demais o universo que a gente já conhecia de LOTR e O Hobbit. Eu me apaixonei pela história e pelas lendas dos tempos antigos. Minha favorita foi Beren e Luthien, que é muito emocionante e bonita. Também foi incrível conhecer a trágica história de Túrin Turumbar, as batalhas épicas contra Morgoth e a saga das silmarils.
Ou ainda o Akallabêth e a queda de Númenor, ou a forja dos Anéis por Sauron.
Quem é fã de LOTR vai sacar as referências. Eu me peguei várias vezes falando "Ahh então é assim que esse lugar surgiu!" e coisas do tipo. É incrível entender mais sobre o como esse universo funciona e explorar mais a sua história.
Não é uma leitura fácil, a forma do texto é bem diferente do que estou acostumada, a escrita é bem direta e isso as vezes cansa, a todo momento tem nomes novos e acontecimentos diferentes, então tem que ficar bem atento pra não se perder (recomendo um caderninho pra anotar aliás kkkk), mas vale muito a pena!
Amei conhecer os grandes personagens da primeira e da segunda era e ler sobre a queda dos noldor e os grandes conflitos dos tempos antigos.Foi fantástico revisitar a Terra Média e a ver nessa roupagem diferente e interessante.
É épico, mágico e tudo vai se interligando, o que eu achei muito legal de acompanhar. Imperdível. Recomendo pra todo fã de Tolkien
NayLyra 28/05/2021minha estante
Sensacional !!!!!

Layziane 02/09/2020

Sou suspeita para falar, porque sou apaixonada por Tolkien. Para quem gosta do Senhor dos Aneis, é uma leitura indispensável para entender o universo melhor

lisanalgaib 22/08/2023

"O SILMARILLION", um relato intenso da Terra-média.
"O Silmarillion" é oriundo de notas e textos escritos por J.R.R. Tolkien em muitos momentos de sua vida, e que, futuramente foram organizados e editados por seu filho, Christopher Tolkien e publicado originalmente em 1977, anos após a morte de seu criador.

E este sendo um relato em história, sobretudo, dos Dias Antigos ou a Primeira Era da Terra-média, narrando as guerras e batalhas travadas por Elfos, Homens e Anãos, mas também contando sobre os princípios dos dias no mundo, onde Eru Ilúvatar criou o mundo e após os Valar, os Sacros, que expandiram o mundo ainda mais com sua música divina, esta é um pequeno resumo do primeiro conto independente do livro: "Ainulindalë" ou "A Música dos Valar".

Recheados de personagens interessantíssimos e uma história cativante, "O Silmarillion" é um tipo de livro que você nunca igual em toda sua vida, tendo quatro contos independentes (Ainulindalë, dos princípios dos dias; Valaquenta, um relato dos Valar e Maiar; Akallabêth, da Queda de Númenor, e "Dos Anéis de Poder e da Terceira Era", que relatará sobre a terceira era do mundo e a forja e perdição dos Anéis de Poder) e a história em si: "Quenta Silmarillion", a história das Silmarils, que acompanhará desde a forja das Silmarils até os seus desamparos na Terra-média.

O livro conta-se mormente de Elfos e como se tornaram exilados do Reino Abençoado. Com uma narrativa eletrizante e que deixa o leitor pregado no livro, pois seus vilões são temíveis e seus "mocinhos" radicais. Uma forte presença do mal em sua ascensão e bem em seu derradeiro desamparo, com muitos reinos na Terra-média jazendo-se em seus fins e minguando.

Mas dois capítulos em questão fizeram-me perder o fôlego de tão bons: "De Beren e Lúthien" e "De Túrin Turambar" ambos capítulos eletrizantes e triste, uma experiência como nunca tinha visto.

Um dos melhores lidos desse ano por mim e uma grande obra deveras, não é atoa que é tão vangloriada.

@_leandropaixao 25/04/2021

Escrita complexa
Esse livro é ótimo para quem quer aprofundar o estudo sobre a terra média, já para para aqueles amantes de fantasia mas sem interesse de ter um conhecimento tão analítico sobre o universo criado por Tolkien, não recomendo.

Robin2 02/05/2021

Meu livro favorito? Com certeza.
O silmarillion é mais do que um simples livro de fantasia ? ele é toda a criação de um mundo. Não é a toa que chamam esse livro de a bíblia do Tolkien.

Para mim, ele é uma leitura fácil, porque você é consumido por aquele mundo todo e toda sua história. Você se envolve com os personagens, mesmo eles não sendo o foco desse livro. É tudo tão bem arrumado que é difícil pensar num ponto negativo desse livro. Até porque, quando você compreende que o desenvolvimento dos personagens aqui não é tão importante, você aproveita melhor a leitura.

Além disso, o fato de que diversas histórias possuem uma crítica ou verdade por trás nos dá a noção de que o silmarillion é um grande mito, na verdade.

O melhor dos livros de Tolkien, ums leitura obrigatória para todos que amaram senhor dos anéis, e um dos melhores livros de fantasia já feitos.

Pablo Augusto 21/10/2021

4.5/5
A narrativa realmente prender, porém o cansaço mental resultante de uma série de explicações e línguas estranhas dificultam a leitura.
Entendo que é um universo paralelo e tals, mas ficou muito cansativo para mim.

Fabricio.Campelo 18/09/2022

Tolkien foi um gênio que jamais se repetirá!
Eu pulei as genealogias? Pulei!
Eu pulei o crescimento demográfico, PIB e cadastro de moradores? Pulei!

Mas esse livro é maravilhoso. Saber que Tolkien CRIOU tudo isso, não copiou, passou anos fazendo bases para cada uma das suas histórias?. Eu só consigo admirar

Eu acho engraçado que Tolkien escreveu que os Hobbits podiam passar horas falando das árvores genealógicas sem nunca se cansar?. Acho que Tolkien era um Hobbit. Já eu com certeza não sou. Hahahahaha

Sério, conhecer a criação do mundo, e tudo mais que se desenrolou foi lindo. Me emocionei novamente

Indo pra Beren e Lúthien, pois se 20 páginas me tiraram o fôlego, imagina o livro inteiro?