O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Matheus 11/03/2021

Diferente do Hobbit, ou do Senhor dos Anéis, o Silmarillion é quase um antigo testamento das obras de Tolkien, heróis dos quais a história apenas lembra, mas que já não são presentes. Confrontado com os outros livros, a cronologia da história - da criação de Ea até o fim da Terceira Era - faz perceber que o Senhor dos Anéis é mais uma história dentro da História! Talvez essa seja uma boa reflexão para o leitor, além dos exemplos virtuosos a serem imitados, da compreensão que se pode ter de verdades escritas na história, por maior que pudessem ser nossos feitos, somos pequenos dentro da História!
Por fim, o livro deixa um gosto de eternidade, de que a história não acabasse, e mesmo assim com o desejo de conhecer sempre o final!

Pedro Spears 10/03/2023

Daria um excelente filme somente da Primeira e Segunda era.
O livro é muito bom e segue o mesmo padrão de fantasia que só Tolkien conseguiu criar e nos proporcionar. A história pode ficar lenta devido a tantos detalhes, nomes e palavras estranhas, mas no final do livro tem tudo bem explicativo, caso ocorra dúvidas durante a leitura. Eu amei os contos presente no livro e a história sobre as silmarils é tão fascinante quando sobre a criação do anel. Recomendo o livro caso seja fã de O Senhor dos Anéis.

Thiago548 09/06/2022

A história antes da história
É uma leitura digna de Tolkien mas um pouco mais parado, mas é muito mágico como todo o Legendário. Super recomendo.

Lala 28/05/2021

Maravilhoso
Eu amei essa leitura!Pra uma fã da Terra Média foi simplesmente incrível ver o como Arda foi criada e conhecer as histórias das eras antigas. O Ainulindalë é muito poético e bem escrito , e , como a Terra Média foi criada através da música, eu li com a trilha sonora dos filmes do lado e fui imaginando as coisas surgindo no ritmo da melodia , foi uma experiência única.
A mitologia do livro é muito rica e expande demais o universo que a gente já conhecia de LOTR e O Hobbit. Eu me apaixonei pela história e pelas lendas dos tempos antigos. Minha favorita foi Beren e Luthien, que é muito emocionante e bonita. Também foi incrível conhecer a trágica história de Túrin Turumbar, as batalhas épicas contra Morgoth e a saga das silmarils.
Ou ainda o Akallabêth e a queda de Númenor, ou a forja dos Anéis por Sauron.
Quem é fã de LOTR vai sacar as referências. Eu me peguei várias vezes falando "Ahh então é assim que esse lugar surgiu!" e coisas do tipo. É incrível entender mais sobre o como esse universo funciona e explorar mais a sua história.
Não é uma leitura fácil, a forma do texto é bem diferente do que estou acostumada, a escrita é bem direta e isso as vezes cansa, a todo momento tem nomes novos e acontecimentos diferentes, então tem que ficar bem atento pra não se perder (recomendo um caderninho pra anotar aliás kkkk), mas vale muito a pena!
Amei conhecer os grandes personagens da primeira e da segunda era e ler sobre a queda dos noldor e os grandes conflitos dos tempos antigos.Foi fantástico revisitar a Terra Média e a ver nessa roupagem diferente e interessante.
É épico, mágico e tudo vai se interligando, o que eu achei muito legal de acompanhar. Imperdível. Recomendo pra todo fã de Tolkien
NayLyra 28/05/2021minha estante
Sensacional !!!!!

jamine 22/06/2022

Enrolei pra caramba, mas valeu a pena
Demorei praticamente 1 ano para terminar o livro. Não é inteiramente culpa dele, afinal escolhi um livro denso para ser lido em um momento de ressaca literária, não foi a decisão mais sábia.

A obra é boa, Tolkien não decepciona. Uma narração gostosa da criação do mundo de Arda, que vai ficando interessante a medida que somos apresentados aos queridos (ou não) personagens da saga Senhor dos Anéis. Creio que o motivo de ser um pouco desafiador seguir a leitura, seja a maneira breve na qual grandes histórias são contadas. Vários séculos se passam ao longo das 400 páginas, e nelas os personagens vem e vão rapidamente, sem deixar tempo para que criemos algum apego. Mas com um pouco de determinação, a leitura flui e acaba por ser proveitosa.

Julls 22/03/2022

Como uma grande viciada na série devo dizer que esse livro é perfeito , vale muitoooooo a pena ler ????

Leonardo.H.Lopes 10/01/2021

Considerações breves
Quando se tem tantas resenhas de um mesmo livro em um mesmo lugar, como é o caso desse, acaba que outras resenhas contando a história acabam não fazendo tanta diferença para aqueles que batem aqui procurando referências se o enredo do livro pode ou não ser de seu agrado. Acaba, portanto, que não vou fazer uma resenha se O Silmarillion, mas apenas tecer umas considerações breves e pessoais.

Bom, o que dizer desse livro? Uma mistura de gosto, mas nem tanto. Existem histórias boas como a Música dos Ainur e a criação e o início de tudo; a saga das Silmarils; o Juramento de Fëanor; o Fratricídio de Auqualondë; Beren e Lúthien; a última parte que casa com os acontecimentos que gostamos em O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas no geral o livro me cansou, extremamente pedante em vários pontos que me fizeram pular linhas e parágrafos, e quando isso ocorre é porque está ocorrendo algo muito grave na experiência de leitura. No fim, o todo é maior do que a soma das partes, embora muitas dessas partes isoladas não vão fazer diferença para sua vida de leitor ou de apreciador de O Senhor dos Anéis, salvo se for um estudioso ou amante assíduo, no sentido pornográfico do termo.

Virginia Barros 16/05/2020

Histórias da Terra-Média
Esse livro conta toda a mitologia do universo de "O Senhor dos Anéis" desde o início do mundo, criado por Ilúvatar.

O criador mandou os Valar e os Maiar para prepararem a Terra para receber oa elfos e os homens, porém um deles se revolta contra os outros.

É Melkor, que faz de tudo para atrapalhar e criar confusão. Quando ele rouba as três Silmarils, começa uma longa guerra que traz muita dor e sofrimento.

A história também menciona o servo de Melkor, Sauron, que forja os anéis de poder para controlar todas as criaturas.

Achei esse livro importante para esclarecer algumas partes de "O Senhor dos Anéis" e muito interessante.

Fabiano 22/07/2021

Acho que minhas análises sobre livros do Tolkien já estão comprometidas pelo grau de admiração que adquiri por ele. A sua mitologia é tão incrível e me empolga tanto que tudo que consigo fazer é elogiar.

O Silmarillion é o início de todas as coisas da Terra Média, e aqui tudo é contado com muita beleza e poesia. A canção dos Ainur é uma das coisas mais lindas que já li em minha vida. É muito claro a cosmovisão cristã usada por Tolkien, mesmo sem usar nenhuma alegoria que remeta diretamente ao cristianismo. É simplesmente genial.

Mas não se engane, não é uma leitura fácil, e certos momentos podem dificultar o entendimento e comprometer os acontecimentos futuros em sua mente. Por isso, é uma leitura que deve ser feita sem pressa. É também extremamente importante utilizar as árvores genealógicas, mapas e o glossário de nomes que estão no final do livro para não se perder nos muitos nomes de personagens e lugares.

Enfim, pra mim é mais uma obra prima desse autor genial. E não posso também deixar de reconhecer o trabalho incrível de compilação e edição do Christopher Tolkien, sem o qual essa e outras obras jamais estariam em nossas mãos hoje.
Grazzi.Beletato 16/08/2021minha estante
Uauuuu ????

Hayra.Oliveira 24/06/2020

Uma obra prima
Acredito que esse tenha sido um dos livros mais belos e profundos de fantasia que eu li na minha vida.
A beleza como é narrada a história da criação do mundo de Tolkien e a complexidade com que ele expõe os detalhes desse vasto universo, faz com que qualquer pessoa se encante e queira aprofundar mais os conhecimentos nesse mundo.
Fernanda 06/07/2020minha estante
Siiiim! mana, com certeza. foi meu primeiro livro dele e nossa, que amor que tenho sobre esse livro. É tudo tão poético, lírico, aaaah! é a beleza em forma de escrita.

Hayra.Oliveira 09/07/2020minha estante
Justamente! Tudo isso que falaste eu também compartilho como opinião.
Esse livro é uma magia em palavras

Rafaela (@exlibris_sc) 11/06/2020

A bíblia de Arda
“Havia Eru, o Uno, que em Arda é chamado Ilúvatar; e ele fez primeiro os Ainur, os Sacros, que eram os rebentos de seu pensamento e estavam com ele antes que qualquer coisa fosse feita.”

Quando um livro começa numa prosa deliciosa que te remete aos céus através de um dedilhado primoroso contando o início de tudo o que veio a ser da Terra Média, em um tom bíblico e repleto de referências, gerando inspiração para várias outras obras que também estão guardadas do lado esquerdo do peito, como não favoritar para a vida?

O Silmarillion é sem dúvida, como muitos o afirmam, a Bíblia de Arda. E assim como na própria religião católica, Tolkien nos mostra como Ilúvatar criou tudo o que veio a ser; inclusive a própria semente maléfica que se rebela contra seus preceitos, espreitando nas sombras, articulando diversas formas para ver seu trabalho negro concluído.

Não vou nem tentar reproduzir todos os nomes presentes neste compêndio; é uma missão além das minhas capacidades, mas só acreditem quando lhes digo que cada um deles, Uno, Ainur, Valar, Maiar, Primogênitos, Atani, Naugrin e tudo o mais que passou a existir em Arda, tem sua importância extrema para o Legendarium de Tolkien. E que privilégio poder ler e degustar dessa obra!

Além dos relatos do início de tudo e das criações das raças e outros seres, O Silma também apresenta os Três Grandes Contos dos Dias Antigos: De Beren e Lúthien, De Túrin Turambar e De Tuor e da Queda de Gondolin, que leremos nesses próximos 3 meses na #lcterramedia ; bem como extras em formato de genealogia, apêndices, significados de alguns nomes em sindarin e quenya... Leiam Tolkien!

site: https://www.instagram.com/p/CBB7tNgjCdj/

Káren 09/05/2021

Ainulindalë
Para aqueles que são admiradores das obras do Mestre Tolkien "O Silmarillion" é uma leitura indispensável! Nela descobrimos como todas as estórias da Terra Média começaram, seus primeiros habitantes, as primeiras guerras e alianças entre os povos.

Não é um livro que recomendo para quem nunca leu nada do autor, pois possuí uma escrita mais rebuscada e para um leitor de primeira viagem, pode parecer muito difícil e cansativo (até para quem já conhece em alguns capítulos). Mas para aqueles que já leram "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" vai ser uma leitura que agregará bastante!

A obra é uma fantasia maravilhosa e necessita de uma dose de imaginação por parte do leitor, a edição acompanha alguns mapas que auxiliam na localização pelos lugares, possui uma árvore genealógica (a qual eu sempre utilizei como auxílio), além de um índice com os nomes e seus significados.

Vale ressaltar que o livro foi publicado após a morte do Tolkien, por seu filho Christopher Tolkien e que na minha humilde opinião de leitora (nada de especialista ou estudiosa) fez um excelente trabalho em arrumar as escritas de seu pai de forma que o livro tivesse uma sequência compreensiva e lógica. Afinal estamos falando da reunião de relatos das Três Eras!

Eu achei uma obra incrível! Me trouxe momentos de reflexão em diversos momentos, sobre Eru, a Criação, o poder da palavra dita e a influência do mal desde antes origem dos Elfos e Homens. E quem conhece um pouco mais do autor, encontra inúmeros valores do Cristianismo por toda obra.

Essa sem dúvidas foi a resenha mais longa que fiz e ainda poderia falar mais, mas se você leu até aqui, deixo meu muito obrigada e tenha uma excelente leitura!

Maria.Luiza 20/03/2020

O Silmarillion
O Silmarillion relata como Arda foi criada, e como surgiram elfos anões e homens,e como foram criadas as silmarils. Fala também como Morgoth (antes conhecido como melkor, o Ainur mai poderoso) se corrompeu e virou o primeiro senhor do escuro, e usou de suas maldades para conseguir as silmarils. Este livro tem também os relatos da guerra das Silmarils e de muitos outros acontecimentos dos dias antigos.

Bárbara 27/12/2022

Não tem muito mais o que eu possa efetivamente dizer além do quão mágico e imaginativo é esse universo. Só sinto falta mesmo do protagonismo e força feminina e de variedades culturais. Um mundo inteiro e a única forma de expressão é europeizada e patriarcal, mesmo que a mitologia seja uma mistura de muitas culturas. Ou ainda, do cristianismo com as lendas gregas e romanas, tudo bem ocidental. Apenas observações, a criação é fantástica, de toda forma. Eu amo que tudo surgiu com música e que tudo é música.

Guilherme.Oliveira 03/03/2022

Lá vem mais uma resenha parcial sobre Tolkien.

A maneira como ele criou todo o universo que culmina nos clássicos acontecimentos de Senhor dos Anéis é algo brilhante.

Certo é que existe uma infinidade de nomes e personagens que torna a leitura um pouco complexa, mas nada que afaste do prazer da leitura.

Vamos seguindo para os próximos eventos...