O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Choppa 28/03/2024

Mundo?
Não sei muito bem o que comentar do livro porque eu diria que ele é ?apenas? uma extensão do mundo, mas o mundo é interessante pra caramba então eu recomendo?

Elaine 25/03/2024

O simarillion
O primeiro na ordem para leitura, seguirei com o próximo em breve.
"Muitos são os estranhos acasos do mundo e a ajuda amiúde há de vir das mãos dos fracos quando os sábios falham."

KiraLunna 24/03/2024

Eu achei que seria uma leitura mais rápida, mas esse livro é tão rico e tem tantas histórias que eu preferi avançar devagar; olhava o mapa a cada dois parágrafos e os apêndices (o glossário élfico e a genealogia) a cada três linhas, não porque era necessário, mas porque o Tolkien é capaz de nos imergir na história, e eu queria uma imersão completa.
Achei que o Silmarillion é, acima de tudo, um livro de mitologia, e dá para entender porque o Tolkien ficou 30 anos para aperfeiçoar esse livro. É um livro completo, denso e profundo sobre um mundo que pode, a primeira vista, parecer completamente distante do nosso, mas que, no fundo, não é tão diferente assim.
Com personagens complexos e humanos, Tolkien nos lembra que qualquer um é capaz de grandes atos, de bondade, de maldade, de coragem, de orgulho e que o mal pode vir de qualquer lugar, assim como o bem.
Somos apresentados a diversos personagens que impactam no rumo da história, e é possível notar como mesmo os pequenos atos tem grande força no contexto geral.
Acho que o que mais me fascina nos livros do Tolkien é o poder que nossas decisões têm, mesmo as pequenas; o quanto nossa gentileza e coragem podem ter desdobramentos enormes; e o quanto a inspiração pode ser poderosa (para todos os lados).
Adorei ler sobre toda a mitologia da Terra Média que nos leva ao tão famoso cenário do "Senhor dos Anéis" e poder entender todo o contexto que circunda esse cenário. É possível perceber o quanto o passado está ligado ao presente e ao futuro desse universo, assim como na vida real.

Lucas 20/03/2024

Magnifico
O Silmarillion pra quem é fã de Tolkien é uma obra magnífica, quem tem aquela sede de saber tudo sobre o universo da saga é um prato cheio eu fui alertado diversas vezes que não seria uma escrita fácil, e realmente não é muitas expressões foram traduzidas de uma forma parecida com a bíblia o que pode ser difícil e também algumas partes onde o livro foca muito em explicar regiões pode ser tedioso mas o livro no geral é muito bom diversos personagens fodas nessa narrativa épica se vc é fã de Tolkien o Silmarillion é necessário e como já digo pela terceira vez, magnífico.

Tatuzin 18/03/2024

Silmarillion
Simplesmente um dos (senão O) maiores cânons de universos de fantasia da história das histórias. Um livro que atravessa o conceito de história e narra o surgimento e o desenrolar de um mundo complexo e fascinante. Tolkien apenas criou uma mitologia, apenas isso...

Amal0 16/03/2024

Me diverti muito lendo esse livro. Fiquei com vontade de reler os outros.

Minha dica, leia com calma e sempre consulte a árvore genealógica no final do livro.
São muito nomes, muitas pessoas e lugares para confundir.

Vinicius 15/03/2024

O Silmarillion
Esse é de longe, um dos dos livros mais incríveis que já li! Ele consegue te prender do início ao fim, e ao final do livro, você é introduzido aos acontecimentos do Senhor dos Anéis, e percebe como Tolkien é genial, pois em algumas páginas do livro, ele consegue ampliar a história e escrever a trilogia do Senhor dos Anéis de maneira incrível!
Leiam esse livro, é sensacional!

Masully 11/03/2024

Não sei, só não gostei
Quando eu li esse livro eu estava simplesmente fascinada por Hobbits e senhor dos anéis, hj em dia eu ainda gosto muito, porém o Silmarillion é muito explicativo, eu confesso que me ajudou a entender muita coisa, porém eu esperava que fosse algo mais ação e história do que so explicativo sabe? por isso eu não gostei tanto, não é meu estilo de leitura

Thyerres 05/03/2024

Que mundo incrível e complicado Tolkien criou.
Sempre me encanta quem consegue além de contar histórias, criar mundos.
Mundos fantasiosos que possibilitam nos colocar em situações e dilemas que o mundo normal e chato impede.

Sinto até inveja de pessoas como Tolkien, e alguns outros.

Várias histórias da Terra Média contatadas de forma rápida. Não podia ser diferente já que é a proposta do livro juntar todos esses contos antigos.

Pra quem não conhece muito dessa mitologia, é uma porta de entrada pra abrir a vontade de ler todos os outros livros.

Lazaro60 05/03/2024

A épica cosmogonia de um clássico da fantasia
O Senhor dos Anéis é um clássico da fantasia, necessário para os fãs do gênero, e eu certamente posso dizer o mesmo de O Hobbit. Então certamente devemos reconhecer a importância desse grande livro que conta a história do mundo apresentado por esses clássicos.

Esse foi o primeiro livro do Tolkien que eu li, e devo dizer foi incrível. Várias histórias incríveis contadas nesse épico, desde a origem de Arda, até a expulsão dos Noldor, ao surgimento dos humanos, e da ascenção e queda de Númenor.

Recomendo para qualquer fã da Terra Média, e do gênero de fantasia.

mari.rsp 04/03/2024

Não tem como uma obra do Tolkien ser ruim, né?!

gostei muito dos contos e principalmente da terceira era e da criação dos anéis de poder

Alexsander.Rosa 26/02/2024

A Origem da Terra-Média
Que sensação incrível foi ler esse livro, acompanhar como este mundo surgiu, como a Escuridão caiu sobre ela e como essa sombra foi dissipada. Acompanhar essa jornada me trouxe sensações inimagináveis... ficava admirado com os laços que se criava ("Beren e Luthien" foi uma das histórias mais lindas deste livro, junto com a concepção das Árvores de Valinor), como também pelos conflitos que se gerava e suas consequências (como o juramento dos filhos de Fëanor pelas Silmarils).
Foi uma história épica, emocionante em muitas partes e inspiradora. Eu li para matar a saudade de "Senhor dos Anéis" e agora preciso de outro livro do Tolkien para matar a saudade de "O Silmarillion".