Beauvoir apaixonada

Beauvoir apaixonada Irène Frain

Resenhas - Beauvoir apaixonada

Lanzellotti 20/03/2014

Este é um livro que vale a pena ser lido, não só por se tratar de uma das intelectuais mais influentes do século XX, mas vale conhecer o lado da mulher carente, submissa, a perversidade de Sartre que a mantinha sob seu domínio. É uma parte pouco conhecida da história de Simone de Beauvoir, que apesar da fixação "doentia" por Sartre, viveu um intenso romance com Nelson Algren (um escritor americano pouco conhecido na época) Foi justamente esse romance a fonte de inspiração para as suas obras mais brilhantes.

Camila Félix 16/03/2021

Desde que descobri eu me apaixonei pela Simone, seus escritos, suas fotos, seu estilo, sua história, sua coragem.. já li muita coisa dela, sobre ela, para ela e quando tenho oportunidade leio mais. E claro que não ia deixar na loja esse livro, que achei a capa horrososa e desanimadora, ainda mais já que ele estava na sessão de promoção, por 9,90.
E foi uma leitura maravilhosa! O livro é um romance, completamente baseado em relatos, biografias, cartas.. mas escrito como romance mesmo. O livro conta toda a história de encontro, amor e brigas entre a Simone e o escritor americano Nelson Agreen. E como é um romance, apensar de ser um livro histórico, um pouco filosófico, fica fluido, leve, leitura rápida e muito próxima da realidade.
O que mais gostei na leitura foi o acompanhamento completo do relacionamento, de mostrar tudos os momentos, sejam eles bons ou ruins, dos dois lados. É como se você visse uma relação como verdadeiramente é, de forma que pouquíssimos romances ficcionais conseguiriam mostrar.
É uma leitura que chega em públicos diversos, naquelas pessoas que querem ler um romance apenas, e naquelas pessoas que querem se aprofundar mais na mente, na história de vida, e nas experiências de grandes pensadores e escritores da humanidade.

judeaquino - @juentreestantes 11/10/2017

Uma surpresa maravilhosa
O que chamou minha atenção e despertou minha vontade de ler o livro foi o fato de ele tratar de Simone de Beauvoir, principalmente sobre seu relacionamento bem diferente do convencional com Sartre.
A leitura é fácil e com muitos intervalos dentro de cada capítulo, o que a torna ágil e transmite a ideia de simultaneidade, pois temos a visão do que cada personagem está fazendo em determinado momento, mesmo que separados.
Fiquei muito surpresa com tudo, sobretudo com a influência/poder que Sartre exercia sobre ela, era quase um relacionamento abusivo.
Enfim, livro que vale muito ser lido. Já quero conhecer mais sobre Beauvoir.

Leila de Carvalho e Gonçalves 31/07/2018

Amor E Fixação
?Beauvoir apaixonada" é um romance semi-biográfico, escrito por Irène Frain, onde é recriado o envolvimento entre Simone de Beauvoir, a musa do existencialismo, e o grande amor de sua vida, o escritor estadunidense Nelson Algren.

Através da compilação de arquivos biográficos e da correspondência pessoal trocada durante anos pelos dois, a autora organizou e reconstruiu essa inusitada história de amor, porém, como ela esclarece no prefácio, apesar da obra ter sido inspirada em fatos reais, foi tomada uma certa liberdade para recriar algumas passagens que não ficaram bem esclarecidas durante a pesquisa.

Nele, o leitor é apresentado a "Simone" sem a imponente pele de "Castor", seu apelido entre a intelectualidade francesa e como era carinhosamente chamada pelo seu mestre, o grande filósofo francês Jean-Paul Sartre. Um livro de flagrante beleza poética, mesmo nos momentos mais vis, quando o ser humano, movido pela a arrogância e o narcisismo, revela seu lado mais nebuloso, tratando com crueldade, ferindo os sentimentos da pessoa amada. Apresenta também "o arrebatamento das grandes paixões, sejam elas por alguém ou alguma ideia, afinal, quantas loucuras não são cometidas em seu nome..."

Já havia ouvido falar sobre o "relacionamento aberto" entre Simone e Sartre que veio na contramão dos paradigmas morais da época. No entanto, desconhecia sua fixação por ele assim como o papel de Algren em sua vida. Essa aventura sentimental foi o fio condutor para a criação de suas obras mais influentes que a consagraram como uma das mais importantes intelectuais do século XX.

Enfim, um romance esclarecedor que, sem sombra de dúvida, recomendo.

Eliane406 10/01/2024

A paixão é passageira, o amor é infinito e mutável
Uma leitura que indico para qualquer pessoa que queira conhecer esse lado verdadeiro.

Beauvoir Apaixonada causou alvoroço em seu lançamento na França, permanecendo por meses nas listas de mais vendidos do país.
Este livro chegou até mim por um acaso, uma garota estava vendendo alguns livros no grupo do condomínio, me interessei pelo tema e fui pesquisar, mas nem imaginava que seria uma leitura tão apaixonante, Irène soube transmitir essa história biográfica com toques pessoais de romance de um modo a nos transpor para dentro desse relato apaixonado, e minha emoção acompanhou os fatos citados, foi possível sentir e conhecer a verdade sobre a vida pessoal de Simone de Beavouir a mulher considerada a Rainha do Existencialismo, uma ativista que lutou por várias causas e escreveu grandes livros premiados, alguns inclusive inspirados por esse amor por Nelson Algren.
Para mim, foi uma premissa para em breve ler O Segundo Sexo, pois ela escreveu o livro durante esse período de ondas e vindas, encontros e desencontros, o livro que a princípio lhe causou dorme dos, foi hostilizada de todas as formas por sua liberdade, obrigada a ir parado na por um tempo fugindo das ameaças, mas na volta o triunfo, a primeira mulher a falar a verdade com toda a liberdade a primeira a exaltar o feminino na filosofia.
É um livro belíssimo, um trabalho cheio de empenho de Irène, uma outra grande escritora.
Até hoje casais apaixonados vão até os locais citados no livro, os locais onde viveram e se amaram, levando os livros deles para homenagear.